Texto: Gálatas 5:22-23
“Vou crescer em fidelidade ao permitir que o Espírito fortaleça meu caráter”
Introdução:
Nossa série de mensagens é sobre o fruto do Espírito e crescer mais como Jesus. Até agora, vimos os primeiros seis frutos listados: amor, alegria, paz, paciência, benignidade e bondade. Hoje chegamos ao sétimo fruto da lista – o fruto da fidelidade. (Leia Gálatas 5:22-23 e ore)
Alguém importante em sua vida já te decepcionou? Alguém lhe disse que faria algo e depois esqueceu ou simplesmente mudou de ideia? Alguém já fez uma promessa para você e depois quebrou essa promessa? E então a maior questão de todas. Você já fez alguma dessas coisas com outra pessoa?
Hoje chegamos ao fruto da fidelidade. A palavra “fidelidade” está relacionada com a palavra “fé”. Quando uma pessoa é fiel, você pode confiar nela. Você pode colocar sua fé nela, e ela não vai te decepcionar. É a mesma coisa com Deus. Quando dizemos que Deus é fiel, queremos dizer que ele é confiável; ele é confiável; ele pode ser confiável.
A fidelidade é uma qualidade tão importante para desenvolvermos como crentes. Todos os relacionamentos são construídos na confiança. Quando você crescer em fidelidade, as pessoas aprenderão que podem contar com você e você terá relacionamentos mais fortes e saudáveis com as pessoas de sua vida. Outra razão pela qual a fidelidade é tão importante é porque Deus recompensa a fidelidade. Deus está procurando pessoas que serão fiéis a ele e ao seu reino para que possamos trazer grande glória e honra a ele.
Há tantas áreas em que precisamos ser fiéis na vida. Precisamos ser fiéis em casa, fiéis no trabalho, fiéis no casamento, fiéis aos nossos compromissos, fiéis à nossa palavra, fiéis ao nosso dinheiro, fiéis à família e aos amigos, fiéis à igreja, fiéis ao Senhor. Como você pode ver, a fidelidade é uma grande virtude.
A fidelidade tem a ver com o seu caráter. “Vou crescer em fidelidade ao permitir que o Espírito fortaleça meu caráter”. À medida que seu caráter for crescendo, você se tornará uma pessoa mais forte, confiável em todas as áreas de sua vida. Então, vamos olhar juntos para o fruto da fidelidade.
I. A Fidelidade e Deus
Primeiro, queremos ver o que a Bíblia nos diz sobre fidelidade e Deus. Lembre-se, podemos traçar todos os frutos do Espírito de volta a Deus porque todos os frutos do Espírito estão enraizados em seu caráter. Deus é a raiz, e nós damos o fruto! Vimos isso com cada um dos frutos do Espírito até agora, e é o mesmo com a fidelidade.
A. Deus é fiel em todos os seus caminhos - Salmo 25:10, 100:5
A Bíblia nos diz que Deus é fiel em todos os seus caminhos. O Salmo 25:10 diz: “Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu pacto e os seus testemunhos”. (Salmo 25:10) O Salmo 100:5 diz: “Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração” (Salmo 100:5)
Nosso Deus é um Deus fiel. Ele é absolutamente confiável. Ele é fiel à sua criação. Ele é fiel ao seu povo. Ele foi fiel em enviar Jesus. Ele é fiel para julgar o pecado e é fiel para salvar os pecadores que confiam nele. Como é maravilhoso saber que Deus é fiel e que você sempre pode contar com ele!
B. A palavra de Deus é fiel e verdadeira – Números 23:19; Salmo 19:7
Deus não é apenas fiel em todos os seus caminhos, mas sua palavra é fiel. A palavra de Deus é confiável e verdadeira. Lemos em Números 23:19: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19) Deus é fiel em todos os seus caminhos e, portanto, Deus é fiel em todas as suas palavras. Os dois andam juntos, não é? Temos até um ditado: você é tão bom quanto sua palavra. Quando uma pessoa é fiel, você também pode confiar em sua palavra.
Deus nos deu sua palavra na Bíblia, e sua palavra revelada nas Escrituras é absolutamente confiável e verdadeira. O Salmo 19:7 diz: “A lei do Senhor é perfeita, e vivifica a alma. Os estatutos do Senhor são dignos de confiança, e dão sabedoria aos simples”. (Salmo 19:7)
Você provavelmente já ouviu a frase: “Deus falou. Eu creio. Isso resolve! É uma boa frase, mas você pode realmente deixar de fora a parte do meio. Realmente não importa se você acredita ou não. Se Deus disse, está resolvido! A palavra de Deus é fiel e verdadeira.
C. Jesus mostrou o fruto da fidelidade em sua vida – João 17:4; Hebreus 3:5-6; Apocalipse 1:5
Quando pensamos em Deus e na fidelidade, queremos olhar também para Jesus e sua vida. E quando o fazemos, vemos que Jesus, como Filho de Deus, também demonstrou esse fruto de fidelidade em sua vida.
No final de sua vida aqui na terra, Jesus pôde dizer ao Pai em João 17:4: “Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer”. (João 17:4) Hebreus 3 nos diz: “5 Moisés, na verdade, foi fiel em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; 6 mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança”. (Hebreus 3:5-6) Apocalipse 1:5 fala de “… Jesus Cristo, que é a fiel testemunha” (Apocalipse 1:5) A palavra “testemunha” neste versículo é a mesma que a palavra “mártir” em português, significando alguém que é fiel até a morte em seu testemunho da verdade.
E assim, Jesus certamente mostrou o fruto da fidelidade em sua vida. Ele foi fiel para terminar a obra que o Pai lhe deu para fazer. Ele foi fiel como um Filho sobre toda a casa de Deus. Ele é a testemunha fiel que foi fiel à verdade até a morte. Quando você olha para a fidelidade e para Deus, pode ver que a fidelidade está na própria raiz do caráter de Deus e é plenamente demonstrada na vida de Jesus como o Filho de Deus.
II. Fidelidade e Caráter
Então, nós olhamos para a fidelidade e Deus. A seguir, queremos ver o que a Bíblia diz sobre fidelidade e caráter. Lembre-se, fidelidade tem a ver com caráter. “Vou crescer em fidelidade ao permitir que o Espírito fortaleça meu caráter”
A. A fidelidade é uma questão de integridade – Provérbios 11:3; Daniel 6:4
Fidelidade é antes de tudo uma questão de integridade. Provérbios 11:3 diz: “A integridade dos retos os guia; porém a perversidade dos desleais os destrói” (Provérbios 11:3) Aqui, os infiéis são contrastados com os íntegros.
Integridade tem a ver com integridade como pessoa. A pessoa fiel é a mesma pessoa por dentro e por fora. Eles são a mesma pessoa em particular e em público. Seu coração e suas ações combinam e se alinham.
Daniel no Antigo Testamento é um bom exemplo de fidelidade e integridade. Lemos em Daniel 6:4: “Nisso os presidentes e os sátrapas procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino mas não podiam achar ocasião ou falta alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem falta”. (Daniel 6:4)
Quando os administradores babilônicos procuraram alguma forma de acusar Daniel, não encontraram nada. Como você se sairia se um grupo de investigadores fosse designado para desenterrar a sujeira em sua vida? Daniel se saiu bem, porque era um homem íntegro, fiel e confiável em tudo o que fazia.
B. Fidelidade é uma questão de prioridades corretas – Mateus 6:33; Efésios 5:15-17
A fidelidade também é uma questão de ter as prioridades certas em sua vida. Jesus disse em Mateus 6:33: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6:33) Efésios 5 nos diz: “15 Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. 17 Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”. (Efésios 5:15-17) A pessoa fiel busca primeiro o reino de Deus e procura viver sua vida com sabedoria, aproveitando ao máximo cada oportunidade.
C. Fidelidade é uma questão de perseverar – Colossenses 4:17; 2 Timóteo 4:7
Fidelidade é uma questão de integridade. A fé é uma questão de prioridades corretas. E então a fidelidade também é uma questão de perseverar. Em Colossenses 4:17, Paulo disse a um de seus colegas de trabalho: “Cuida do ministério que recebestes no Senhor, para o cumprires” (Colossenses 4:17) Em 2 Timóteo 4:7, Paulo pôde dizer a respeito de si mesmo: “Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7)
A pessoa fiel trabalha arduamente em suas tarefas, terminando a obra que Deus lhe deu para fazer, assim como Jesus completou toda a obra que o Pai lhe deu para fazer. No final da vida, eles podem dizer com Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé"
A fidelidade tem a ver com o seu caráter. A pessoa fiel é uma pessoa íntegra. Eles estabelecem prioridades corretas em suas vidas. E eles seguem em frente, mantendo sua palavra e trabalhando duro para completar as tarefas que lhes são impostas. A fidelidade tem a ver com o seu caráter.
III. Crescendo em Fidelidade
Nós olhamos para a fidelidade e para Deus. Examinamos a fidelidade e o caráter. Finalmente, queremos ver o que a Bíblia diz sobre crescer em fidelidade. Precisamos de mais pessoas fiéis neste mundo. E precisamos de mais cristãos fiéis na igreja. Então, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para crescer no fruto espiritual da fidelidade em sua vida.
A. Lembre-se da fidelidade de Deus a você - sete maneiras pelas quais Deus é fiel a você
Em primeiro lugar, lembre-se da fidelidade de Deus para com você. Deus é fiel a você de muitas maneiras. Vamos observar sete maneiras pelas quais Deus é fiel a você. (Esta poderia ser uma mensagem totalmente diferente em si mesma, então você está recebendo duas mensagens pelo preço de uma!) Como Deus é fiel a você?
1) Primeiro, Deus é fiel para cumprir suas promessas. Lemos em Josué 21:45: “Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Josué 21:45)
2) Em segundo lugar, ele é fiel em seu amor e compaixão por você. Lamentação 3 diz: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lamentações 3:22-23)
3) Em terceiro lugar, Deus é fiel em tempos de provação ou tentação. 1 Coríntios 10:13 diz que: “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar”. (1 Coríntios 10:13)
4) Em quarto lugar, ele é fiel para prepará-lo para o céu. Lemos em 1 Tessalonicenses 5: “23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, e ele também o fará”. (1 Tessalonicenses 5:23-24)
5) Em quinto lugar, Deus é fiel para protegê-lo do maligno. 2 Tessalonicenses 3:3 diz: “Mas o Senhor é fiel, e ele os fortalecerá e os protegerá do maligno” (2 Tessalonicenses 3:3)
6) Em sexto lugar, Deus é fiel mesmo quando você não é. Lemos em 2 Timóteo 2:13: “Se formos infiéis, ele permanecerá fiel, pois não pode negar-se a si mesmo”. (2 Timóteo 2:13)
7) Finalmente, ele é fiel para perdoar seus pecados. 1 João 1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)
Essa é a primeira maneira de crescer em fidelidade. Lembre-se da fidelidade de Deus para com você. Deus é fiel a você de muitas maneiras, e quando você se lembra de sua fidelidade a você, isso o encorajará a ser fiel em sua própria vida.
B. Seja um bom mordomo dos dons de Deus para você - 1 Coríntios 4:2
E então, uma segunda maneira de crescer em fidelidade é ser um bom mordomo dos dons de Deus para você. A Bíblia nos diz em 1 Coríntios 4:2: “Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel” (1 Coríntios 4:2)
Tudo o que você tem vem de Deus e pertence a Deus. Nós realmente não possuímos nada na vida. Somos apenas mordomos das coisas que Deus nos confiou. Você recebeu uma confiança de Deus, e é necessário que aqueles que receberam uma confiança se mostrem fiéis. Essa é uma segunda maneira pela qual você pode crescer em fidelidade. Seja um bom mordomo dos dons de Deus para você
C. Examine seus compromissos à luz da palavra de Deus – Eclesiastes 5:4-5; Malaquias 2:14
Outra maneira de crescer em fidelidade é examinar seus compromissos à luz da palavra de Deus. Eclesiastes 5 diz: “4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. 5 Melhor é que não votes do que votares e não pagares”. (Eclesiastes 5:4-5) Nunca faça votos levianamente. Como cristãos, precisamos manter os compromissos e votos que fazemos ao Senhor e uns aos outros.
Isso se aplica especialmente aos seus votos de casamento. No livro de Malaquias no Antigo Testamento, as pessoas se perguntavam por que Deus não estava mais se atentando para suas ofertas ou orações. Malaquias disse a eles: “Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança” (Malaquias 2:14) Como cristãos, precisamos ser fiéis a nossos cônjuges e aos votos que fizemos um ao outro.
D. Seja fiel nas pequenas coisas – Mateus 25:21; Lucas 16:10
Outra maneira de crescer em fidelidade é ser fiel nas pequenas coisas. Na parábola dos talentos em Mateus 25, o servo que recebeu cinco talentos colocou seu dinheiro para trabalhar e ganhou mais cinco. Quando o patrão voltou, disse ao servo: “Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25:21) Jesus disse em Lucas 16:10: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito” (Lucas 16:10) Você quer crescer em fidelidade? Seja fiel nas pequenas coisas, e Deus lhe confiará mais.
E. Mantenha sua palavra mesmo quando doer - Salmo 15:4
Outra maneira de crescer em fidelidade é manter sua palavra mesmo quando dói. Isso está de acordo com o que dissemos anteriormente sobre cumprir os votos e compromissos que você faz com Deus e com os outros. O Salmo 15 do Antigo Testamento responde à pergunta: “Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte?” (Salmo 15:1) O salmo descreve a pessoa íntegra que anda sem culpa, que faz o que é justo, que fala a verdade de coração e “aquele que, embora jure com dano seu, não muda”. (Salmo 15:4)
Você fez uma promessa que não é mais fácil ou conveniente para você cumprir? Deus diz para cumpri-la de alguma maneira. Outra maneira de crescer em fidelidade é manter sua palavra mesmo quando dói.
F. Peça a Deus para desenvolver o fruto da fidelidade em sua vida
E finalmente, como acontece com todos os frutos do Espírito, peça a Deus para ajudá-lo com isso. Peça a Deus para desenvolver o fruto da fidelidade em sua vida, e ele o fará. E assim, estas são seis maneiras pelas quais você pode crescer em fidelidade como cristão: 1) Lembre-se da fidelidade de Deus para com você. 2) Seja um bom mordomo dos dons de Deus para você. 3) Examine seus compromissos à luz da palavra de Deus. 4) Seja fiel nas pequenas coisas. 5) Mantenha sua palavra mesmo quando doer. 6) Peça a Deus para desenvolver o fruto da fidelidade em sua vida.
Conclusão:
Provérbios 20:6 diz: “Muitos há que proclamam a sua própria bondade; mas o homem fiel, quem o achará?” (Provérbios 20:6) Salomão teve dificuldade em encontrar uma pessoa fiel em sua época, e as coisas não são diferentes hoje. Como cristãos, precisamos ser homens e mulheres fiéis que mostram por meio de nossas vidas e ações diárias que podemos confiar em nós. “Vou crescer em fidelidade ao permitir que o Espírito fortaleça meu caráter”
Oro
como resultado desta mensagem hoje para que você procure se tornar uma pessoa
mais confiável, em quem Deus e os outros possam confiar para cumprir suas
obrigações, concluir suas tarefas e manter sua palavra mesmo quando doer. Que
possamos nos tornar um povo totalmente fiel, confiável e leal. E quando você
chegar ao fim de sua vida, você pode ouvir essas belas palavras de nosso Senhor
Jesus: “Muito bem, servo bom e fiel... entra
no gozo do teu senhor” (Mateus 25:21)