O Fruto da Bondade

O Fruto da Bondade

Texto: Gálatas 5:22-23 

“Vou crescer em bondade ao permitir que o Espírito purifique meu coração” 

Introdução: 

Continuamos nossa série de mensagens sobre o fruto do Espírito e nos tornamos mais semelhantes a Jesus. Quando você se torna um cristão, Deus lhe dá seu Espírito Santo, e o Espírito começa a mudar você. Assim como acontece com os frutos comuns, isso não acontece de uma só vez, mas com o tempo você se torna mais parecido com Jesus à medida que o Espírito desenvolve esse lindo fruto em sua vida. Até agora, em nossa série, examinamos o amor, a alegria, a paz, a paciência e a benignidade. Hoje chegamos ao fruto da bondade. (Leia Gálatas 5:22-23 e ore) 

Usamos a palavra bom para descrever todos os tipos de coisas. "Como você está hoje? Bom. Como foi o filme? Bom. Como estava aquela fatia de torta de limão? Muito bom!" Deus usou a palavra bom para descrever os vários dias da criação. No final de cada dia, Deus olhava para o que havia criado e via que era bom. Na verdade, no final do sexto e último dia da criação, é-nos dito que Deus viu tudo o que havia feito, e era muito bom. 

Mas todos esses são exemplos referentes a coisas. Também usamos a palavra bom referindo-se a pessoas. Dizemos: “Ele é um bom garoto” ou “Ela é uma boa mulher” ou “Ele é um bom homem”. Quando usamos a palavra bom com as pessoas, estamos nos referindo tanto ao seu caráter quanto ao seu comportamento. E é assim que a Bíblia usa a palavra bom. Bondade na Bíblia se refere à retidão de coração e vida. É um comportamento bom e adequado. É uma questão de integridade e vida justa, onde você faz a coisa certa simplesmente porque é a coisa certa a fazer. 

E isso porque a bondade começa no coração. Temos uma frase para cada um dos frutos do Espírito, e nossa frase para o fruto da bondade é o seguinte: “Crescerei em bondade ao permitir que o Espírito purifique meu coração”. Assim como uma árvore boa dá frutos bons e uma árvore ruim dá frutos ruins, nós também somos assim. Suas obras fluem do coração. Você não pode produzir o fruto da bondade a menos que Deus primeiro purifique seu coração. 

E assim, a bondade na Bíblia não é simplesmente quem você é, mas também o que você faz e como você age. De muitas maneiras, é semelhante à benignidade. Tanto a bondade quanto a benignidade têm a ver com graciosidade e generosidade para com os outros. Mas a ênfase é diferente. A benignidade tem a ver com atos graciosos para com os outros que fluem de um coração compassivo, enquanto a bondade tem a ver com uma retidão interior que se manifesta em obras exteriores. É uma bela combinação de pureza e generosidade. 

Assim, o fruto da bondade tem a ver com ser bom e fazer o bem. Tem a ver com boas ações que fluem de um bom coração. Se você faz o bem, mas não de bom coração, não é fruto da bondade. E se você não fizer o bem, então você não tem um bom coração. Então, vamos dar uma olhada mais de perto no fruto da bondade juntos. 

I. A Bondade e Deus 

Primeiro, queremos ver o que a Bíblia nos diz sobre a bondade e Deus. 

A. Deus é bom (o tempo todo!) – Salmo 34:8, 145:9; 1 João 1:5 

E a Bíblia nos diz que Deus é bom – o tempo todo! O Salmo 34:8 diz: “Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia”. (Salmo 34:8) O Salmo 145:9 diz: “O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas obras”. (Salmo 145:9) 

Vemos a bondade de Deus demonstrada em sua criação. Vemos sua bondade com os israelitas no Êxodo, com seu Filho para a salvação, com o envio do Espírito Santo e na vinda da glória eterna no céu. 

1 João 1:5 nos diz que: “Deus é luz; nele não há escuridão alguma”. (1 João 1:5) A luz é símbolo de tudo o que é bom, verdadeiro e puro, e por isso João está dizendo que Deus é todo bom e não há nada nele que não seja bom. Uma das coisas mais básicas que você pode dizer sobre Deus é que Deus é bom – o tempo todo! 

B. Só Deus é bom – Marcos 10:18; Romanos 3:23 

Deus não é apenas bom. A Bíblia também nos diz que só Deus é bom. Quando o jovem rico se aproximou de Jesus e se dirigiu a ele como “bom mestre”, Jesus respondeu dizendo: “Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus” (Marcos 10:18) 

Algumas pessoas ficam confusas com a resposta de Jesus aqui. Jesus estava dizendo que ele não era bom porque só Deus é bom? Mas não é isso que Jesus diz. Ele está realmente fazendo a pergunta: “Por que você me chama de bom, a menos que também esteja disposto a me chamar de Deus? Só Deus é bom, então você não pode realmente me chamar de bom sem também me chamar de Deus” 

Não há ninguém bom, exceto Deus. Certamente não somos bons! A Bíblia diz em Romanos 3:23: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23) Infelizmente, não somos bons. Todos nós carecemos da bondade e da glória de Deus. Só Deus é bom. 

C. Deus só faz o bem – Salmo 119:68; Romanos 8:28; Tiago 1:17 

Deus é bom. Só Deus é bom. E Deus só faz o bem. O Salmo 119:68 diz sobre o Senhor: “Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus estatutos”. (Salmo 119:68) Tudo o que Deus faz é bom, porque ele é bom e só faz o bem. 

Lembre-se de que a bondade na Bíblia não é apenas bondade interior, mas também bondade exterior. Na verdade, é a bondade exterior que flui especificamente da bondade interior. E assim, quando dizemos que Deus é bom, não estamos apenas dizendo que ele é intrinsecamente bom, mas também que ele faz o bem e só faz o bem. 

Romanos 8:28 nos diz: “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Romanos 8:28) Como crente, você pode ter certeza de que tudo o que Deus faz em sua vida é para o seu bem. Em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito. 

Tiago 1:17 nos diz: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1:17) Todas as coisas boas vêm de Deus, porque Deus é bom e tudo o que ele faz é bom. 

D. Jesus sempre fez o que é bom – João 8:29; Atos 10:38 

Deus é bom. Só Deus é bom. Deus só faz o bem. E então, finalmente, Jesus sempre fez o que é bom. Jesus como Filho de Deus quando esteve aqui na terra sempre fez o que é bom. 

Jesus, falando de seu Pai, disse em João 8:29: “E aquele que me enviou está comigo; não me tem deixado só; porque faço sempre o que é do seu agrado”. (João 8:29) Jesus sempre agradou ao Pai. Deus só se agrada quando fazemos o bem, e isso significa que Jesus sempre fez o que é bom. 

Pedro em Atos 10:38 descreve: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus era com ele”. (Atos 10:38) Pedro foi um dos discípulos de Jesus que o seguiu e teve acesso em primeira mão a como Jesus viveu sua vida. E resume toda a vida de Jesus como alguém que andou fazendo o bem. 

Então, o que a Bíblia nos diz sobre a bondade e Deus? Deus é bom. Só Deus é bom. Deus só faz o bem. E Jesus sempre fez o que é bom. Deus é bom o tempo todo! 

II. A Bondade e o Coração 

Então, vimos o que a Bíblia nos diz sobre a bondade e Deus. A seguir, queremos ver o que a Bíblia nos diz sobre a bondade e o coração. Se o fruto da bondade tem a ver com boas ações que brotam de um bom coração, então precisamos entender o que a Bíblia nos diz sobre o coração. 

A. O bem e o mal vêm do coração – Mateus 15:19; Lucas 6:43,45 

Primeiro, a Bíblia nos diz que o bem e o mal vêm do coração. Boas ações fluem de um bom coração, e más ações fluem de um coração perverso. Jesus disse em Mateus 15:19: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os furtos, os falsos testemunhos e as calúnias”. (Mateus 15:19) As más ações não acontecem por conta própria. Elas brotam do coração.

Jesus disse em Lucas 6: “Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto... O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Lucas 6:43,45) Em outras palavras, nossas ações mostram quem somos. Essa é a primeira coisa que a Bíblia nos diz sobre a bondade e o coração. O bem e o mal vêm do coração. 

B. Nossos corações fora de Cristo são desesperadamente perversos – Jeremias 17:9; Romanos 3:10-12 

Em seguida, a Bíblia nos diz que nossos corações fora de Cristo são desesperadamente perversos. Jeremias 17:9 diz: “"O coração humano é mais enganoso que qualquer coisa e é extremamente perverso; quem sabe, de fato, o quanto é mau?” (Jeremias 17:9 NVT) Muitas pessoas pensam: “Sou uma boa pessoa. Meu coração não é tão ruim assim”. Bem, adivinhe? Isso é o seu coração falando, e o coração é enganoso acima de todas as coisas e desesperadamente perverso. O que você esperava que ele dissesse? A NVI traduz a frase “extremamente perverso” neste versículo como “incurável”. Em outras palavras, nossos corações estão em péssimo estado e não há nada que possamos fazer a respeito! 

Romanos 3:10-12 diz: 10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um. 11 Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. 12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”. (Romanos 3:10-12) A razão pela qual não fazemos o bem é porque nossos corações não são bons. Felizmente, Deus não nos salva porque somos bons, mas porque ele é bom. 

Nossos corações fora de Cristo são desesperadamente perversos, e isso é um problema! Assim como uma árvore ruim não pode dar bons frutos, nosso coração mau também não pode produzir boas ações que agradem a Deus. Para fazer boas ações que realmente agradem ao Senhor, você precisa de um novo coração. Você não precisa de cirurgia cardíaca. Você precisa de um transplante! Você precisa de um coração totalmente novo se quiser ser bom. 

C. Deus lhe dá um novo coração quando você confia em Cristo – Ezequiel 36:26; 2 Coríntios 5:17 

E louvado seja Deus, é exatamente isso que Deus faz por você quando você coloca sua confiança em Jesus como Salvador. Deus prometeu em Ezequiel 36:26: “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”. (Ezequiel 36:26) Deus sabia que nossos velhos corações eram incapazes de fazer o bem, então ele oferece a você um novo coração para substituir o antigo. 

Deus diz em 2 Coríntios 5:17: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17) Todas as coisas se tornam novas em Cristo, incluindo aquele seu coração velho e enganoso que só poderia produzir o mal. Deus lhe dá um novo coração quando você confia em Cristo, e agora você pode fazer boas ações que glorificam a Deus a partir da bondade de seu novo coração. 

O que a Bíblia nos diz sobre a bondade e o coração? O bem e o mal vêm do coração. Nossos corações fora de Cristo são desesperadamente perversos. Deus lhe dá um novo coração quando você confia em Cristo. 

III. Crescendo em Bondade 

Nós olhamos para a bondade e para Deus. Nós olhamos para a bondade e o coração. Finalmente, queremos falar sobre crescer em bondade. Como você cresce em bondade? É claro que, antes de tudo, você precisa desse novo coração, mas depois de receber seu novo coração por meio da fé em Cristo, há várias maneiras pelas quais a Bíblia diz que você pode crescer em bondade. 

A. Confesse seus pecados e busque viver uma vida santa para Deus – Salmo 51:10; 1 João 1:9 

Em primeiro lugar, a Bíblia diz para você confessar seus pecados e buscar viver uma vida santa para Deus. O Salmo 51 é a grande oração de confissão de Davi ao Senhor. E como parte de sua confissão de pecado, Davi ora no versículo 10: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito reto”. (Salmo 51:10) Somente Deus pode criar um novo coração para nós, e somente Deus pode renovar nossos corações quantas vezes precisarmos. O Salmo 51:10 é uma oração apropriada para fazer quando você vai a Deus por meio de Jesus, e também é uma oração apropriada para fazer todos os dias depois disso. 

1 João 1:9 nos diz: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9) Lembre-se do que dissemos no início da mensagem: “Crescerei em bondade ao permitir que o Espírito purifique meu coração”. A confissão do pecado leva a um coração puro. Quando você confessa seus pecados, Deus é fiel e justo para perdoar seus pecados e purificá-lo de toda injustiça. Essa é a primeira maneira de crescer em bondade. Confesse seus pecados e busque viver uma vida santa para Deus. 

B. Procure glorificar a Deus fazendo boas obras – Mateus 5:16; Efésios 2:10; 1 Pedro 2:12 

Em segundo lugar, procure glorificar a Deus fazendo as obras de Deus. Jesus disse em Mateus 5:16: “Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem a vosso Pai que está nos céus”. (Mateus 5:16) Efésios 2:10 diz: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10) 1 Pedro 2:12 diz: “tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pedro 2:12) 

Fomos criados para boas obras. Somos chamados a imitar o bem e não o mal (3 João 11). Somos instruídos a nunca nos cansarmos de fazer o que é certo (2 Tessalonicenses 3:13). O livro de Amós diz: “Busque o bem, não o mal, para que você possa viver” (Amós 5:14). O livro de Romanos diz que o homem que faz o bem busca glória, honra e imortalidade (Romanos 2:7). Romanos 12:21 diz: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:21). Gálatas 6:10 diz: “Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gálatas 6:10). 

Lembre-se, o fruto da bondade não é apenas ser bom, mas fazer o bem. Essa é uma segunda maneira pela qual você pode crescer em bondade. Procure glorificar a Deus fazendo boas obras. 

C. Concentre-se nas coisas que são boas e puras – Romanos 12:9; Filipenses 4:8 

E então, uma terceira maneira pela qual você pode crescer em bondade é se concentrar nas coisas que são boas e puras. Romanos 12:9 diz: “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem” (Romanos 12:9) Filipenses 4:8 diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8) Concentre-se nas coisas que são boas e puras e você se verá crescendo em bondade. 

D. Peça a Deus para desenvolver o fruto da bondade em sua vida 

E finalmente, peça a Deus para desenvolver o fruto da bondade em sua vida. Lembre-se de que o fruto do Espírito é, em última análise, algo que Deus faz, e não você. Então, peça a Deus para desenvolver o fruto dele em sua vida. 

Conclusão: 

A Bíblia nos diz que o coração humano é enganoso mais do que todas as coisas e desesperadamente perverso. É assim; sim, você precisa de um novo coração se quiser crescer no fruto da bondade. Louvado seja Deus, você recebe esse novo coração quando confia em Jesus como seu Salvador. 

Mas mesmo depois de recebermos nosso novo coração, ainda lutamos com o problema do pecado interior. Devemos estar constantemente em guarda, purificando nossos corações em reverência a Deus, confessando o pecado e pedindo a Deus que nos purifique continuamente de toda injustiça. 

“Vou crescer em bondade ao permitir que o Espírito purifique meu coração”. Oro para que, como resultado de nosso estudo da palavra de Deus nesta noite, você entenda que a bondade de suas ações depende da bondade de seu coração. Então, peça a Deus para purificar seu coração para que você seja cheio de boas ações que beneficiarão as pessoas ao seu redor e trarão grande glória a Deus. É disso que se trata o fruto da bondade.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem