Texto: Gálatas 5:22-23
“Vou crescer em alegria ao permitir que o Espírito dirija minhas emoções”
Introdução:
Nossa série de mensagens é sobre o fruto do Espírito e como o fruto do Espírito tem tudo a ver com crescer mais como Jesus. O fruto do Espírito é o caráter de Jesus que Deus quer desenvolver em você.
Na semana passada, examinamos o fruto do amor. Hoje queremos meditar sobre o fruto da alegria. Jesus era cheio de alegria por meio do Espírito Santo, e queremos aprender como podemos ser cheios de alegria também por meio do Espírito Santo. (Leia Gálatas 5:22-23 e ore)
Há tanta falta de alegria no mundo hoje. Claro, há muitas risadas e diversão, mas tudo isso desaparece assim que o filme acaba ou você desliga a TV. Tantas pessoas estão infelizes, insatisfeitas e vazias. Elas ficam com raiva e chateadas com tantas coisas. Elas continuam procurando alegria em todos os lugares errados – lugares como dinheiro, poder ou sexo. Bem, aqui está o segredo. O dinheiro não pode comprar amor e também não pode comprar alegria!
Agora, faz sentido que falte alegria no mundo. Mas não faz sentido para a igreja ou para o cristão. Como crentes em Jesus, devemos nos encher de alegria!
Deus quer que você seja cheio de alegria e, de fato, a alegria faz parte do fruto do Espírito de Deus em sua vida. Na verdade, é a segunda parte listada. Só o amor vem antes, como vimos que o amor vem primeiro e contém todo o resto do fruto.
Vimos na semana passada que o amor tem a ver com a sua atitude. Alegria tem a ver com suas emoções. “Vou crescer em alegria ao permitir que o Espírito dirija minhas emoções” Normalmente, nossas emoções estão em todo lugar. Falta-nos alegria porque deixamos que “coisas” dirijam nossas emoções em vez do Espírito Santo. Somente o Espírito Santo pode direcionar nossas emoções para uma alegria contínua no Senhor. Então, vamos olhar juntos para o fruto da alegria.
I. A Alegria e Deus
Primeiro, queremos ver o que a Bíblia nos diz sobre alegria e Deus. Lembre-se, o fruto do Espírito tem a ver com Deus desenvolvendo o caráter de Jesus em você por meio do Espírito Santo, então queremos ver como cada um dos frutos se relaciona com Deus. E embora nem sempre possamos pensar em Deus como alegre, realmente deveríamos.
A. Deus é a fonte de toda alegria – Neemias 8:10; Salmo 16:11
Deus está cheio de alegria, e Deus é a fonte de toda alegria. A Bíblia diz: “A alegria do Senhor é a nossa força”. (Neemias 8:10) Lemos no Salmo 16:11: “Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente”. (Salmo 16:11)
Há alegria na presença de Deus. Assim como todo amor vem de Deus, toda alegria também vem dele. É da natureza de Deus ser alegre. Ele é eternamente alegre. Ele é alegre consigo mesmo. Ele era alegre antes de criar o mundo. Ele ficou alegre depois que criou o mundo. Ele se deleita em sua criação e se regozija em nossa salvação. Deus é a fonte de toda alegria.
B. Deus deseja compartilhar sua alegria com você – Lucas 2:10; João 15:11
Não apenas isso, mas Deus deseja compartilhar sua alegria com você. Deus não é egoísta em guardar sua alegria para si mesmo, mas compartilha sua alegria conosco. Como o anjo disse aos pastores quando Jesus nasceu: “Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo”. (Lucas 2:10) Mais tarde, quando Jesus se encontrou com seus discípulos no cenáculo, deu-lhes instruções e disse-lhes: “Tenho-vos dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa” (João 15:11)
Alegria é para ser compartilhada. Há um velho provérbio: “Uma tristeza compartilhada é uma tristeza dividida; alegria compartilhada é dupla alegria”. Você aumenta sua própria alegria quando a compartilha com os outros. Ora, Deus não aumenta a sua própria alegria quando a partilha, porque já está cheio de alegria! Mas quando ele compartilha sua alegria conosco, a alegria ainda aumenta, pois ele aumenta nossa alegria. Deus deseja compartilhar sua alegria com você.
C. Como Jesus demonstrou o fruto da alegria em sua vida – Lucas 10:21, 15:5; João 17:13; Hebreus 12:2
E então, em terceiro lugar, a Bíblia nos mostra como Jesus mostrou o fruto da alegria em sua vida. Lucas 10:21 descreve Jesus como cheio de alegria, “exultou Jesus no Espírito Santo”. (Lucas 10:21) Lucas 15:5 descreve Jesus como o bom pastor que vai atrás da ovelha perdida e quando a encontra, “ele a coloca com alegria sobre seus ombros”. (Lucas 15:5) Em João 17:13, Jesus orou a respeito de seus discípulos: “Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos” (João 17:13) Hebreus 12:2 descreve Jesus como aquele “que pela alegria que lhe foi proposta suportou a cruz”. (Hebreus 12:2)
Jesus expressou perfeita alegria ao longo de sua vida terrena. Ele era cheio de alegria pelo Espírito Santo. Ele se alegrou e continua a se alegrar toda vez que uma pessoa é salva. Ele orou para que toda a medida de sua alegria repousasse sobre nós. Ele expressou alegria até mesmo indo para a cruz para sofrer e morrer por nossos pecados. Jesus certamente mostrou o fruto da alegria em sua vida.
II. Alegria e Felicidade
Então, olhamos para a alegria e para Deus. A seguir, precisamos ver o que a Bíblia diz sobre alegria e felicidade, porque alegria e felicidade não são a mesma coisa. Às vezes, confundimos os dois porque são semelhantes entre si – ambos são emoções positivas – mas também precisamos entender suas diferenças.
A. A alegria não depende das circunstâncias – Habacuque 3:17-18; 2 Coríntios 7:4; 1 Tessalonicenses 5:16-18
Talvez a maior diferença seja que a alegria não depende das circunstâncias. Somos felizes porque certas coisas acontecem conosco. A palavra feliz significa literalmente como você se sente quando coisas boas acontecem com você. Você fica feliz quando coisas boas acontecem com você e fica triste quando coisas ruins acontecem. Não dá para ficar feliz e triste ao mesmo tempo. Mas você pode ficar triste e alegre ao mesmo tempo.
E isso porque a alegria não depende das circunstâncias. Lemos em Habacuque 3: “17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. 18 todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”. (Habacuque 3:17-18) Habacuque estava alegre em Deus, apesar de todas as coisas ruins que lhe aconteceram.
Encontramos a mesma coisa quando nos voltamos para Paulo no Novo Testamento. A alegria de Paulo certamente não dependia das circunstâncias. Ele escreve em 2 Coríntios 7:4: “...transbordo de gozo em todas as nossas tribulações” (2 Coríntios 7:4) A vida de Paulo pode ter sido cheia de problemas, mas seu coração estava cheio de alegria.
Lemos em 1 Tessalonicenses 5:16-18: “16 Regozijai-vos sempre. 17 Orai sem cessar. 18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (1 Tessalonicenses 5:16-18) Observe que devemos estar sempre alegres - em todas as circunstâncias. Nos bons e nos maus momentos, podemos nos alegrar e agradecer porque a alegria não depende das circunstâncias.
A alegria não depende das circunstâncias, porque a alegria depende do Espírito Santo e, como crente, você sempre tem o Espírito Santo com você. Como acontece com todos os frutos do Espírito, os dois andam juntos. Quando você estiver cheio do Espírito, você ficará cheio de alegria. Se você não está cheio de alegria, então você não está cheio do Espírito. Alegria é diferente de felicidade antes de tudo porque a alegria não depende das circunstâncias.
B. A alegria é uma decisão que você toma – Salmo 32:11; Filipenses 4:4
Observe também que a alegria é uma decisão que você toma. A felicidade é algo que acontece com você, mas a alegria é uma decisão que você toma. O Salmo 32:11 nos diz: “Alegrai-vos no Senhor e exultai, ó justos; cantem, todos vocês que são retos de coração!” (Salmo 32:11) Filipenses 4:4 diz: “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos” (Filipenses 4:4)
Deus nos diz para nos alegrarmos nele e cantar. Deus nos ordena que nos regozijemos nele sempre. Ninguém pode dizer para você ficar feliz ou triste. Mas a alegria é um mandamento, o que significa que podemos escolher obedecer ou não. Habacuque escolheu se alegrar no Senhor apesar de suas circunstâncias. A alegria é uma decisão que você toma.
C. A alegria vem de conhecer e confiar no Senhor – Salmo 5:11, 105:3; Tiago 1:2-3
Você pode se perguntar: como pode escolher ser alegre quando as coisas ao seu redor estão ruins? O Salmo 5:11 diz: “11 Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome. 12 Pois tu, Senhor, abençoas o justo; tu o circundas do teu favor como de um escudo”. (Salmo 5:11-12) Você pode escolher ser alegre porque Deus é o seu refúgio. A alegria vem de conhecer e confiar no Senhor.
O Salmo 105:3 diz: “... regozije-se o coração daqueles que buscam ao Senhor” (Salmo 105:3) Alguns falam sobre a busca da felicidade. Mas a Bíblia fala sobre buscar a Deus. A alegria não vem de buscar a felicidade, mas de buscar o Senhor. O autor Malcolm Muggeridge escreveu: “Posso dizer que nunca soube o que era alegria até desistir de buscar a felicidade ou me preocupar em viver até decidir morrer. Por essas duas descobertas, devo a Jesus”.
A alegria vem de conhecer e confiar no Senhor. Tiago 1 nos diz: “2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, 3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança” (Tiago 1:2-3) Quando você conhece a bondade de Deus e confia em sua soberania, pode regozijar-se mesmo nas mais duras provações da vida.
E assim, alegria e felicidade são muito diferentes uma da outra. A felicidade é temporária; a alegria é permanente. A felicidade sobe e desce com as circunstâncias; a alegria é constante. A felicidade depende das coisas; a alegria é encontrada no Senhor. A alegria não depende das circunstâncias. A alegria é uma decisão que você toma. A alegria vem de conhecer e confiar no Senhor.
III. Crescendo em Alegria
Então, ouvimos tudo isso e dizemos: “Eu quero isso! Eu quero essa alegria na minha vida. Jesus tinha. Está disponível para mim por meio do Espírito Santo, então como posso obtê-la?” Então, finalmente, vamos falar sobre crescer em alegria. O fruto do Espírito tem tudo a ver com crescer mais como Jesus. Então, o que a Bíblia nos diz sobre crescer em alegria? Na verdade, isso nos diz muito! Aqui estão sete maneiras pelas quais você pode crescer em alegria em sua vida.
A. Lembre-se de sua salvação – 1 Pedro 1:8-9; Isaías 12:3
Em primeiro lugar, lembre-se da sua salvação. 1 Pedro 1: 8-9 diz que, como crente: “exultais com gozo inefável e cheio de glória, alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas”. (1 Pedro 1:8-9) Quando você se lembra da sua salvação, como pode não ficar cheio de alegria? Deus lhe deu o perdão de seus pecados, sua própria presença para confortá-lo e guiá-lo, o dom gratuito da vida eterna quando você morrer.
Isaías 12:3 diz: “Com alegria tirareis água das fontes da salvação” (Isaías 12:3) Volte com frequência ao poço da sua salvação e você extrairá baldes de alegria. Essa é a primeira maneira de crescer em alegria. Lembre-se da sua salvação.
B. Seja grato pelas muitas bênçãos de Deus – Salmo 118:24; Eclesiastes 3:13
Em segundo lugar, seja grato pelas muitas bênçãos de Deus. O Salmo 118:24 diz: “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”. (Salmo 118:24) Observe o que o Salmo diz. Este é o dia para se alegrar. Muitas pessoas estão sempre vivendo para “algum dia” em vez de “este dia”. Eles dizem a si mesmos: “Algum dia as coisas vão melhorar e então eu me regozijarei”. Mas quando você está sempre esperando por “algum dia”, você está perdendo “este dia”. “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”. (Salmo 118:24)
Eclesiastes 3:13 nos diz: “e também que todo homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho é dom de Deus”. (Eclesiastes 3:13) Às vezes, Eclesiastes é um livro difícil de entender, mas você pode resumir todo o tema do livro em duas frases: “Quando você deixa Deus fora de cena, a vida perde o sentido. Mas quando você receber a vida como um dom de Deus, você ficará cheio de alegria e satisfação”
Infelizmente, alguns de nós são melhores em contar nossos problemas do que contar nossas bênçãos. Não é de admirar que não sejamos alegres! Essa é a segunda maneira de crescer em alegria. Seja grato pelas muitas bênçãos de Deus.
C. Medite na palavra de Deus e obedeça - Salmo 19:8, 119:14, 111
Um terceiro conselho para crescer em alegria é meditar na palavra de Deus e obedecê-la. Lembra-se do que dissemos sobre cultivar o fruto do Espírito em nossa primeira mensagem? Você precisa regar o jardim! E como você rega o jardim? Você rega o jardim lendo a palavra de Deus.
O Salmo 19:8 diz: “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração”. (Salmo 19:8) O Salmo 119:14 diz: “Alegro-me em seguir os teus estatutos assim como alguém se alegra com grandes riquezas” (Salmo 119:14) O Salmo 119:111 diz: “Os teus estatutos são a minha herança para sempre; eles são a alegria do meu coração”. (Salmo 119:111)
Não basta ler a palavra de Deus e guardá-la. Leia-a e medite sobre ela. Pense nela ao longo do dia e faça o que ela diz. Você crescerá em alegria ao meditar na palavra de Deus e obedecê-la.
D. Adoração e louvor – Salmo 100:1-2, 122:1
Em quarto lugar, invista tempo adorando ao Senhor e louvando-o. O Salmo 100 diz: “1 Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra. 2 Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico”. (Salmo 100:1-2) Você quer crescer em alegria? Faça um barulho alegre ao Senhor! Adore-o com alegria! Cante louvores a ele! Melhor ainda, faça isso em comunhão com o povo de Deus na casa de Deus. O Salmo 122:1 diz: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” (Salmo 122:1).
E. Experimente a alegria da oração respondida - João 16:24
Em quinto lugar, experimente a alegria da oração respondida. Jesus nos diz em João 16:24: “Pedi e recebereis, e a vossa alegria será completa” (João 16:24) Você não pode experimentar a alegria da oração respondida se não orar! Portanto, ore com frequência. Ore em nome de Jesus. Leve seus pedidos a Deus e experimente a alegria da oração respondida.
F. Compartilhe sua fé com os outros – Atos 15:3; 3 João 4
Uma sexta maneira pela qual você pode crescer em alegria é compartilhar sua fé com outras pessoas. Lemos em Atos 15:3: “Eles, pois, sendo acompanhados pela igreja por um trecho do caminho, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos” (Atos 15:3) João escreve em 3 João 4: “Não tenho maior alegria do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade” (3 João 4) Todo o céu se alegra quando um único pecador é salvo, e você conhecerá grande alegria em sua vida quando compartilhar sua fé com os outros.
G. Peça a Deus para desenvolver o fruto da alegria em sua vida – Romanos 15:13
E finalmente, como acontece com todos os frutos do Espírito, peça a Deus para desenvolver o fruto da alegria em sua vida. Paulo escreve em Romanos 15:13: “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo” (Romanos 15:13) Em última análise, a alegria vem de Deus e do Espírito Santo, então peça a Deus para desenvolver esse fruto em sua vida.
Então, essas são sete maneiras pelas quais você pode crescer em alegria como crente. Qualquer uma delas o ajudará a crescer em alegria. Você pode imaginar se você fizer todas as sete?
Conclusão:
Crescer mais como Jesus significa crescer em alegria. Jesus foi a pessoa mais alegre que o mundo já conheceu. E como seguidores de Jesus, devemos ser pessoas alegres. Faz parte do nosso testemunho ao mundo que nos rodeia. As pessoas devem ver nossa alegria no Senhor e desejar o que temos.
Tudo se resume às nossas emoções, não é? Quando suas emoções estão em todo lugar, é difícil ser alegre. Mas quando seu foco está no Senhor, você pode conhecer a alegria mais profunda mesmo em meio à tristeza mais profunda. “Vou crescer em alegria ao permitir que o Espírito dirija minhas emoções”
Alegria é uma coisa maravilhosa. A alegria deriva do amor e conduz à paz. A alegria traz glória a Deus. Alegria ministra às pessoas ao seu redor. A alegria o levará através dos tempos difíceis.
Minha
oração por você é que você submeta suas emoções a Deus através do Espírito
Santo para que você possa conhecer o fruto de sua alegria em sua vida. Oro para
que você aprenda a buscar o Senhor em vez de buscar a felicidade. Oro para que
você encontre sua alegria em Jesus à medida que se torna cada vez mais
semelhante a ele por meio do fruto do Espírito Santo.