O Fruto do Amor

O Fruto do Amor

Texto: Gálatas 5:22-23 

“Vou crescer em amor ao permitir que o Espírito transforme minha atitude” 

Introdução: 

Nossa série de mensagens é sobre o fruto do Espírito. O fruto do Espírito tem tudo a ver com crescer mais como Jesus. Quando você se torna cristão, Deus lhe dá o Espírito Santo para ajudá-lo e transformá-lo. O Espírito Santo trabalha para desenvolver o caráter de Cristo dentro de você. O fruto do Espírito é uma bela imagem ou retrato de Jesus. E Deus quer que sua vida reflita essa bela imagem. 

Como dissemos na semana passada, há um fruto do Espírito, mas nove partes, então veremos uma parte diferente a cada semana. Hoje começamos com o fruto do amor. Jesus foi a pessoa mais amorosa que já andou neste planeta. Então, quando você cresce em amor, você está se tornando mais parecido com Jesus (leia Gálatas 5:22-23 e ore). 

Então, hoje estamos olhando para o fruto do amor na vida do crente. O fruto do amor tem a ver com a sua atitude para com as outras pessoas. Você tem uma atitude amorosa ou desamorosa? Você está sendo generoso para com os outros, ou você tende a ser egoísta? Você vê os outros da pior maneira possível ou da melhor maneira possível? Você julga as pessoas ou dá graça a elas? Você tende a guardar rancor ou perdoa outras pessoas livremente? Tudo isso tem a ver com sua atitude em relação às outras pessoas – você é amoroso ou desamoroso em sua atitude? 

Observe que sua atitude é diferente de seus sentimentos. Às vezes pensamos no amor apenas como um sentimento, mas a Bíblia diz que o amor é tanto um mandamento quanto uma escolha. Isso significa que você pode escolher amar outras pessoas mesmo quando não tem vontade. Tudo se resume à sua atitude em relação à outra pessoa. Você adotará uma atitude de amor para com os outros ou não? 

Às vezes falamos sobre a necessidade de um ajuste de atitude, mas a Bíblia diz que precisamos de uma transformação de atitude! Nascemos egoístas e continuaremos nesse caminho até que Deus nos ajude e nos mude. Precisamos da ajuda de Deus para amar outras pessoas como Deus deseja que as amemos. 

“Vou crescer em amor ao permitir que o Espírito transforme minha atitude”. O amor tem a ver com a sua atitude para com as outras pessoas. Então, vamos olhar juntos para o fruto do amor. 

I. O Amor e Deus 

Primeiro, queremos ver o que a Bíblia nos diz sobre amor e Deus. O fruto do Espírito tem a ver com Deus desenvolvendo o caráter de Jesus em você por meio do Espírito Santo, então queremos ver como cada um dos frutos se relaciona com Deus. 

A. Deus é amor, e todo amor vem de Deus - 1 João 4:7-8 

A Bíblia nos diz que Deus é amor, e todo amor vem de Deus. Lemos em 1 João 4:7-8: 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (1 João 4:7-8) 

Embora Deus seja descrito de muitas maneiras na Bíblia – amoroso, bondoso, paciente, glorioso, majestoso, onipotente, onisciente, onipresente – há apenas algumas vezes em que a Bíblia descreve Deus em termos do que ele é. Somos informados de que Deus é espírito (João 4:24), Deus é luz (1 João 1:5) e duas vezes nos é dito que Deus é amor (1 João 4:8,16). 

Em outras palavras, Deus não é apenas amoroso, mas ele é amor. Ele é a personificação espiritual do amor, assim como Jesus em sua encarnação foi a personificação física do amor. Deus não é amor em distinção de nenhum de seus outros atributos; ao contrário, todos os seus atributos são marcados e caracterizados pelo amor. Então, Deus é poderoso, e seu poder é marcado pelo amor. Deus é santo, e sua santidade é marcada pelo amor. Tudo o que Deus é inclui o atributo do amor, porque Deus é amor. 

Deus não é apenas amor, mas todo amor vem dele. Ele é a fonte de todo amor verdadeiro. Nosso amor um pelo outro é marcado pela fraqueza e manchado pelo pecado, mas tudo o que é verdadeiramente amor neste mundo vem de Deus. Então, essa é a primeira coisa que a Bíblia nos diz sobre amor e Deus. Deus é amor, e todo amor vem de Deus. 

B. Deus mostrou seu amor enviando Jesus - 1 João 4:9-10 

Em seguida, a Bíblia nos diz que Deus mostrou seu amor enviando Jesus. Lemos em 1 João 4:9-10: 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. 10 Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:9-10) 

Mais uma vez, o amor não é simplesmente um sentimento ou uma emoção. O amor é uma ação determinada por uma atitude fixa. Deus nos ama e nos mostrou seu amor enviando Jesus. Deus nos amou tanto que enviou seu único Filho ao mundo para morrer na cruz por nossos pecados. Isso nos mostra que o amor verdadeiro envolve sacrifício e está totalmente voltado para a outra pessoa. O verdadeiro amor não pergunta: “O que posso ganhar com esta situação?” mas “O que posso dar?” Deus mostrou seu amor enviando Jesus. 

C. Deus quer desenvolver o amor dele em sua vida – 1 João 4:11-12 

E em terceiro lugar, a Bíblia nos diz que Deus quer desenvolver o amor dele em sua vida. Lemos em 1 João 4:11-12: 11 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado”. (1 João 4:11-12) 

Deus nos amou, então nós também devemos amar uns aos outros. Lembre-se, o fruto do Espírito faz parte do seu testemunho de Cristo. As pessoas não podem ver Deus, mas podem ver Deus em você quando você permite que Deus desenvolva o amor dele em sua vida. Uma das maneiras mais fortes de ser uma boa testemunha de Cristo é quando você mostra o fruto do amor de Deus em sua vida. 

Então, começamos com o que a Bíblia nos diz sobre amor e Deus. Deus é amor, e todo amor vem de Deus. Deus mostrou seu amor enviando Jesus. Deus quer desenvolver o amor dele em sua vida. 

II. O Amor Vem Primeiro 

Em seguida, a Bíblia nos diz como o amor vem em primeiro lugar. O amor vem primeiro de três maneiras: 1) O amor é o maior mandamento. 2) O amor é a maior coisa de todas. E 3) O amor é o primeiro fruto que contém todos os outros. 

A. O amor é o maior mandamento - Mateus 22:37-39 

Primeiro, o amor é o maior mandamento. Jesus disse em Mateus 22: 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37-39) 

O amor é o maior mandamento porque é a base de todos os outros mandamentos. Claro, todos os mandamentos são importantes. Não podemos nos livrar dos outros mandamentos e apenas guardar o mandamento do amor. Precisamos dos outros mandamentos para nos dizer como devemos amar a Deus e aos outros. Portanto, todos os mandamentos são importantes. Mas o amor é o maior mandamento. 

B. O amor é a maior coisa de todas  – 1 Coríntios 13:13 

A Bíblia nos diz que não apenas o amor é o maior mandamento; mas também é a maior coisa de todas. Lemos em 1 Coríntios 13:13: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor” (1 Coríntios 13:13) 

No início do mesmo capítulo, Paulo nos diz como o amor é maior do que qualquer coisa que você possa falar, saber, entender, possuir ou dar. O amor é maior que a fé ou a esperança. A fé tem a ver com o dom, e a esperança é com o futuro, mas o amor é para sempre. A fé se tornará vista, a esperança finalmente se cumprirá, mas somente o amor continua por toda a eternidade. Essa é a segunda razão pela qual o amor vem em primeiro lugar. O amor é a maior coisa de todas. 

C. O amor é o primeiro fruto que contém todos os outros – 1 Coríntios 13:4-7; Colossenses 3:12,14 

E então, em terceiro lugar, o amor é o primeiro fruto que contém todos os outros. Há uma razão pela qual o amor vem em primeiro lugar na lista do fruto do Espírito. Não é apenas o maior e mais importante, mas também contém todos os outros frutos. 

Vemos isso na bela descrição de amor de Paulo em 1 Coríntios 13. Paulo escreve: 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:4-7) Você vê quantos frutos do Espírito estão listados na descrição de amor de Paulo? Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio – estão todos ai porque fazem parte das primícias do amor. 

Encontramos uma lista semelhante, embora mais curta, em Colossenses 3:12, 14. Lá lemos: “Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,…. E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição”. (Colossenses 3:12,14) Aqui temos uma lista parcial dos frutos do Espírito, mas, novamente, todos eles estão contidos no amor que os une em perfeita unidade. O amor une todos os outros frutos; você não pode comer nenhum dos outros frutos sem amor. 

Jonathan Edwards chamou o amor de “a soma de toda a graça”. Ele escreve: “Todos os frutos do Espírito, sobre os quais devemos dar peso como evidência da graça, são resumidos na caridade, ou amor cristão; porque esta é a soma de toda a graça”. 

Gosto de como o pregador Donald Barnhouse descreve cada um dos frutos do Espírito como brotando do único fruto do amor. Ele escreve: 

O amor é a chave.

A alegria é o amor cantando.

A paz é o amor descansando.

A paciência é amor duradouro.

A bondade é o toque do amor.

A benignidade é o caráter do amor.

A fidelidade é o hábito do amor.

A mansidão é o auto-esquecimento do amor.

O domínio próprio é o amor segurando as rédeas. 

O amor vem em primeiro lugar porque o amor é o maior mandamento. O amor é a maior coisa de todas. E o amor é o primeiro fruto que contém todos os outros. 

III. Crescendo no Amor 

Finalmente, vamos falar sobre crescer no amor. O fruto do Espírito tem tudo a ver com crescer mais como Jesus. O que a Bíblia nos diz sobre crescer em amor? Há uma série de coisas que você pode fazer aqui. 

A. Medite muito no amor de Deus por você em Cristo – João 13:34; 1 João 3:16 

Em primeiro lugar, medite muito no amor de Deus por você em Cristo. Lembre-se, o amor tem a ver com a sua atitude, e quando você percebe o quanto Deus o ama, não pode deixar de mudar sua atitude para com os outros. 

Jesus nos diz em João 13:34: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros”. (João 13:34) Observe como Jesus nos remete ao seu próprio amor por nós, assim como ele nos ordena a amar uns aos outros. O amor de Jesus por nós é tanto nosso exemplo primário de amor quanto nossa motivação final para amar uns aos outros. 

1 João 3:16 diz: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos” (1 João 3:16) Todos nós conhecemos João 3:16, que fala sobre o amor do Pai ao enviar Jesus. 1 João 3:16 fala do amor de Jesus ao se entregar por nós. 

Não podemos amar os outros a menos que primeiro saibamos o que é o amor. 1 João 3:16 nos diz como sabemos o que é o amor. Nisto sabemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós. Essa é a primeira maneira pela qual você pode crescer em amor como crente. Medite muito no amor de Deus por você em Cristo. 

B. Escolha perdoar os outros quando eles errarem com você – Efésios 4:32; Colossenses 3:13-14 

Outra maneira de crescer no amor é escolher perdoar os outros quando eles errarem com você. Lemos em Efésios 4:32: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”. (Efésios 4:32) Colossenses 3 nos diz: 13 suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição”. (Colossenses 3:13-14) 

Nem sempre é fácil perdoar. Nem sempre temos vontade de perdoar. Mas lembre-se, o amor é mais do que apenas um sentimento. É um mandamento. É um compromisso. É uma escolha. Quando você escolhe perdoar alguém, você está escolhendo o caminho do amor de Deus. Você ainda pode não sentir vontade de perdoar, mas tudo bem. Às vezes, você só precisa fazer a escolha certa primeiro e deixar que seus sentimentos o alcancem mais tarde. Então, essa é uma segunda maneira de crescer no amor. Você nunca é mais parecido com Jesus do que quando perdoa alguém que o prejudicou. 

C. Procure honrar outras pessoas acima de si mesmo – Romanos 12:10; Filipenses 2:3-4 

Uma terceira maneira de crescer no amor é procurar honrar outras pessoas acima de si mesmo. Romanos 12:10 diz: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12:10) Observe como honrar outras pessoas acima de si mesmo está diretamente ligado a amar uns aos outros neste versículo. 

Encontramos a mesma coisa no livro de Filipenses. No contexto de amar uns aos outros,

Filipenses 2:3-4 diz: 3 nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; 4 não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros”. (Filipenses 2:3-4) 

Mais uma vez, nossa atitude natural é honrar a nós mesmos acima dos outros, cuidar de nossos próprios interesses antes de cuidar dos interesses dos outros. Mas esse não é o caminho do amor. Uma terceira maneira de crescer no amor é procurar honrar outras pessoas acima de si mesmo. 

D. Peça a Deus para desenvolver o fruto de seu amor em sua vida – Lucas 11:9,13; Tiago 4:2 

Claro, não podemos fazer nada disso sem a ajuda de Deus. Lembre-se do que aprendemos na semana passada: o fruto do Espírito é algo que Deus faz e não você. Então, finalmente, peça a Deus para desenvolver o fruto de seu amor em sua vida. 

Lemos em Lucas 11:9,13: “Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á…. Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Tiago 4:2) 

Deus quer desenvolver o amor dele em sua vida, então peça e você receberá. Você sabe que está pedindo de acordo com a vontade dele e, portanto, também sabe que ele responderá. Este passo final será verdadeiro para todos os frutos do Espírito. Peça a Deus. Peça a Deus para desenvolver o fruto de seu amor em sua vida. 

Conclusão: 

Quando você estiver cheio do Espírito Santo, você será cheio de amor. Se você não está cheio de amor, você não está cheio do Espírito Santo. É simples assim. Deus é amor, e ele quer desenvolver o amor dele em sua vida. O amor é o primeiro fruto do Espírito e contém todo o resto. Quando você cresce em amor, você está se tornando mais parecido com Jesus. 

“Vou crescer em amor ao permitir que o Espírito transforme minha atitude”. Minha oração por você nesta noite é que você submeta sua atitude a Deus e peça a ele para torná-lo mais parecido com Jesus. Saiba que o amor é uma escolha. Apoie-se no Espírito Santo todos os dias para ajudá-lo a fazer a escolha certa de amar o próximo como a si mesmo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem