Crescendo Mais Como Jesus

Crescendo Mais Como Jesus
Texto: Gálatas 5:22-23 

Introdução: 

Estamos iniciando uma nova série de mensagens nesta noite sobre o Fruto do Espírito. Há nove frutos do Espírito, e hoje é uma mensagem introdutória, então temos dez mensagens no total que nos levarão a conhecer mais sobre o Fruto do Espirito. 

Intitulei nossa série sobre o Fruto do Espírito, “Crescendo Mais Como Jesus”, porque é disso que se trata o fruto do Espírito. Quando você se torna cristão, Deus lhe dá o Espírito Santo para ajudá-lo e transformá-lo. O Espírito Santo trabalha para desenvolver o caráter de Cristo dentro de você. 

E assim, a mensagem de hoje é chamada “Crescendo mais como Jesus”. É uma mensagem introdutória que estabelecerá o contexto para toda a série, ajudando você a entender três coisas:

  1. O que é o fruto do Espírito?
  2. Por que o fruto do Espírito é importante em sua vida?
  3. Como você desenvolve o fruto do Espírito em sua vida? 

I. O Que É O Fruto do Espírito? 

Então vamos começar. O que exatamente é o fruto do Espírito? Já lemos suas partes individuais na leitura das Escrituras, mas o que é o fruto do Espírito em geral? 

A. É um fruto, não muitos - Gálatas 5:22 

Em primeiro lugar, é um fruto, não muitos. Observe que a Bíblia chama de “fruto” do Espírito, não “frutos” do Espírito. Gálatas 5:22 diz: “O fruto do Espírito é…” (Gálatas 5:22), não “Os frutos do Espírito são…”. Em outras palavras, não há vários frutos do Espírito dos quais você colhe e escolhe, mas há um fruto que flui do Espírito Santo que se manifesta nessas várias características. 

Portanto, não devemos pensar nessas várias características como diferentes tipos de frutos. Em vez disso, eles são um fruto, como uma maçã cortada em várias partes. Cada uma dessas partes faz parte da mesma maçã. Cada uma dessas partes é tão deliciosa quanto a próxima e todas fazem parte de uma fruta. Portanto, devemos consumir a fruta inteira para nos sentirmos satisfeitos. Uma parte sozinha não será suficiente. 

Esta é uma das várias diferenças entre os dons do Espírito e o fruto do Espírito. Os dons do Espírito são plurais. Existem muitos dons do Espírito, mas o fruto do Espírito é um. Outra diferença é que Deus não lhe dá todos os dons; ele dá dons diferentes para cada crente como ele escolhe. Mas todos nós recebemos o único fruto do Espírito. Deus não quer que você tenha todos os dons. Mas ele quer que você coma todos os frutos. 

O Que é o fruto do Espírito? Em primeiro lugar, é um fruto, não muitos. 

B. É algo que Deus faz e não você 

Em segundo lugar, observe que é algo que Deus faz e não você. 

1) O Espírito de Deus produz o fruto de Deus (Gálatas 5:16-18) 

Nós o chamamos de fruto do Espírito porque o Espírito de Deus produz o fruto de Deus. Vemos isso em Gálatas 5:16-18, os versículos imediatamente anteriores à descrição do fruto: 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”. (Gálatas 5:16-18) 

Aqui Paulo nos diz para vivermos pelo Espírito e sermos guiados pelo Espírito. Quando você vive pelo Espírito de Deus e permite que o Espírito lidere sua vida, ele produzirá seu fruto em você. Você não pode cultivar o fruto do Espírito por conta própria, porque somos todos cativos de nossa natureza pecaminosa separados de Cristo. O Espírito de Deus produz o fruto de Deus, então você precisa viver pelo Espírito – andando no Espírito dia a dia, rendendo-se ao Espírito hora a hora, dependendo do Espírito momento a momento. 

Gosto da história do menino que costumava escapar pela janela de seu quarto no segundo andar descendo de uma velha árvore frutífera. Um dia ele ouviu seu pai dizer que ia cortar a árvore porque ela não dava frutos há anos. Então, o menino comprou um punhado de maçãs e naquela noite ele e seus amigos as amarraram nos galhos. Na manhã seguinte, o pai gritou para a mãe do menino: “Maria, não consigo acreditar no que vejo. A velha árvore frutífera que esteve estéril por anos está coberta de maçãs. É um milagre – porque é uma pereira!” (Thomas Trask, O Fruto do Espírito, pp. 3-4) 

Tentar cultivar o fruto do Espírito em sua vida sem o Espírito Santo é como amarrar maçãs a uma pereira. O fruto do Espírito é algo que Deus faz e não você. Precisamos do Espírito Santo em nossas vidas porque não podemos produzir seu fruto por nós mesmos. O Espírito de Deus produz o fruto de Deus. 

2) Compare o “fruto” do Espírito com as “obras” da natureza pecaminosa (Gálatas 5:19) 

Isso fica ainda mais claro quando você contrasta o “fruto” do Espírito com as “obras” da natureza pecaminosa. Lemos em Gálatas 5:19: “Ora, as obras da carne são manifestas...” (Gálatas 5:19) Por que os chamamos de obras da natureza pecaminosa? Porque são ações. As obras da natureza pecaminosa são coisas que você faz. São seus atos, suas ações. Mas o fruto do Espírito é algo que Deus faz. Ele desenvolve seu fruto em você por meio do Espírito Santo. 

Observe também que as obras da natureza pecaminosa são muitas. Elas são listadas no plural em oposição ao fruto do Espírito que é um. Nós praticamos as obras da natureza pecaminosa. Mas o fruto do Espírito é algo que Deus faz. O Espírito de Deus produz o fruto de Deus. Deus desenvolve seu fruto em você por meio do Espírito Santo.

C. É o caráter de Jesus que Deus cresce em você  – 2 Coríntios 3:18; Colossenses 3:9-10 

Então, o que exatamente é esse fruto do Espírito Santo? É o caráter de Jesus que Deus cresce em você. Observe que o fruto do Espírito não é tanto uma lista de coisas para fazer, mas sim traços de caráter que Deus deseja desenvolver em você. Mas eles não são quaisquer traços de caráter. Eles são os traços do caráter de Jesus. 

É por isso que o chamamos de um só fruto, porque juntos esses traços de caráter formam o único caráter de Jesus. É também por isso que estamos chamando nosso estudo sobre o fruto do Espírito de “Crescendo Mais Como Jesus”. A Bíblia descreve todo o processo de crescimento como cristão para ser mais semelhante a Jesus. 

Por exemplo, lemos em 2 Coríntios 3:18 que “somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. (2 Coríntios 3:18) O Espírito Santo às vezes é chamado de Espírito de Deus e às vezes de Espírito de Cristo. A vida cristã é uma vida de transformação onde você cresce para ser cada vez mais parecido com Jesus por meio do Senhor, que é o Espírito. 

Novamente, lemos em Colossenses 3:9-10: 9 não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, 10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Colossenses 3:9-10) Você é uma nova pessoa em Cristo e está sendo renovado à imagem de Deus. Jesus reflete perfeitamente a Deus Pai e, por meio do Espírito Santo, podemos refletir o caráter de Jesus, o Filho. 

O fruto do Espírito é uma bela imagem ou retrato de Jesus. E Deus quer que sua vida reflita essa bela imagem. Esta é outra diferença entre os dons do Espírito e o fruto do Espírito. Todos os dons do Espírito têm a ver com serviço, mas o fruto do Espírito tem a ver com caráter. Os dons do Espírito são o que nos torna diferentes uns dos outros no corpo de Cristo. Cada um de nós recebe dons diferentes para servir uns aos outros. Mas o fruto do Espírito é o que nos torna iguais no corpo de Cristo. Deus quer que cada um de nós reflita o mesmo caráter de Jesus. 

Então, o que é o fruto do Espírito? É um fruto, não muitos. É algo que Deus faz, e não algo que você faz. É o caráter de Jesus que Deus cresce em você. 

II. Porque o Fruto do Espírito é Importante em Sua Vida? 

Agora vamos falar sobre o “porquê”. Por que o fruto do Espírito é importante em sua vida? Aqui queremos ver três razões: 1) Deus quer que você cresça em um caráter piedoso. 2) Faz parte do seu testemunho cristão para os outros. 3) A vida é muito melhor quando você tem o fruto do Espírito! 

A. Deus quer que você cresça em um caráter piedoso – Efésios 4:22-24; Filipenses 1:11 

Em primeiro lugar, Deus quer que você cresça em um caráter piedoso. Mais uma vez, esta é uma das razões pelas quais Deus salvou você. Isso faz parte do que significa ser um cristão. 

Lemos em Efésios 4: 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade”. (Efésios 4:22-24) Você é uma nova pessoa em Jesus, e Deus quer que você cresça neste novo eu que foi criado para ser como ele em verdadeira justiça e santidade. 

Paulo escreve em Filipenses 1:11 como, como crentes, devemos ser “... cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus”. (Filipenses 1:11) Mais uma vez, o fruto do Espírito é o caráter de Jesus, que reflete a justiça do próprio Deus. 

Essa é a primeira razão pela qual o fruto do Espírito é importante em sua vida. Deus quer que você cresça em um caráter piedoso. 

B. Faz parte do seu testemunho cristão para os outros – João 15:8; 1 Pedro 2:12 

Uma segunda razão é porque faz parte do seu testemunho cristão para os outros. Jesus disse em João 15:8: “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (João 15:8) 1 Pedro 2:12 nos diz: “tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pedro 2:12) 

O fruto do Espírito faz parte do seu testemunho cristão para os outros. Quando você mostra o fruto do Espírito em sua vida, as pessoas verão a Cristo e serão atraídas a Ele. As pessoas podem sentir a diferença entre aqueles que estão andando no Espírito e aqueles que não estão. Eles podem não saber o que há de diferente no crente, mas podem sentir que há algo diferente e são atraídos para isso. 

Essa é a segunda razão pela qual o fruto do Espírito é tão importante em sua vida. Faz parte do seu testemunho cristão para os outros. 

C. A vida é muito melhor quando você tem o fruto do Espírito! – contraste Gálatas 5:19-21 com 5:22-23 

E então uma terceira razão é que a vida é muito melhor quando você tem o fruto do Espírito. Vamos voltar a Gálatas 5 novamente e desta vez vamos ler as obras da natureza pecaminosa. Lemos em Gálatas 5:19-21: 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5:19-21) 

Agora compare isso com o fruto do Espírito em Gálatas 5:22-23: 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei” (Gálatas 5:22-23) 

Você me diz, o que você prefere ter em sua vida? Imoralidade sexual, impureza, ódio, discórdia, ciúme, ambição egoísta, dissensão e facções, inveja, embriaguez? Ou amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio? Qual pessoa você acha que é mais feliz? Qual pessoa você acha que é mais realizada em sua vida? O que você prefere ser? 

Por que o fruto do Espírito é importante em sua vida? Três razões: 1) Deus quer que você cresça em um caráter piedoso. 2) Faz parte do seu testemunho cristão para os outros. 3) A vida é muito melhor quando você tem o fruto do Espírito! 

III. Como Você Desenvolve o Fruto do Espírito em Sua Vida? 

Então, vimos o que é o fruto do Espírito. Vimos porque o fruto do Espírito é tão importante em sua vida. Finalmente, queremos falar sobre como você desenvolve o fruto do Espírito em sua vida? E há três coisas que queremos ver aqui. 

A. Capine o jardim (“Matar o pecado…”) – Romanos 8:13; Colossenses 3:5-6 

Primeiro de tudo, você precisa remover ervas daninhas do jardim. Você precisa estar matando o pecado em sua vida. Lemos em Colossenses 3:5-6: 5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; 6 pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”. (Colossenses 3:5-6) Há uma citação famosa: “Mate o pecado, ou ele estará matando você”. (John Owen) Você precisa mortificar as coisas que pertencem à sua natureza pecaminosa. 

Mas como você faz isso? Como você mata o pecado em sua vida? Lemos em Romanos 8:13 diz: “porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis”. (Romanos 8:13) Como você mata o pecado em sua vida? Pelo Espírito Santo! 

É a mesma coisa que vimos anteriormente em Gálatas 5. A natureza pecaminosa deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrário à natureza pecaminosa. Qual foi a solução de Paulo para esse problema? Viver pelo Espírito. Seja guiado pelo Espírito. Ele diz a mesma coisa aqui em Romanos 8. Você mata as obras pecaminosas do corpo pelo Espírito. Se você quer que o fruto de Deus cresça em sua vida, primeiro você precisa capinar o jardim. 

B. Regue o jardim (leia a palavra) – Salmo 1:2-3; Colossenses 3:16 (Efésios 5:18) 

E, em segundo lugar, você precisa regar o jardim. Você pode arrancar todas as ervas daninhas, mas se não regar o jardim, ele ainda não crescerá. Então, como você rega o jardim? Você rega o jardim lendo a palavra de Deus. 

Lemos sobre a pessoa piedosa que é cheia do fruto do Espírito no Salmo 1: 2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará” (Salmo 1:2-3) 

Você não quer ser assim? Você não quer ser como uma árvore plantada junto a correntes de água, que dá o seu fruto na estação e cujas folhas não murcham? Tudo o que você faz prospera? Então você precisa ler, estudar, deleitar-se e meditar na palavra de Deus. 

A palavra de Deus e o Espírito de Deus andam juntos. Colossenses 3:16 diz: “Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês…” (Colossenses 3:16) O versículo paralelo a esse em Efésios 5:18 diz: “Enchei-vos do Espírito…”. (Efésios 5:18) Em outras palavras, os dois andam juntos. Você é cheio do Espírito de Deus ao permitir que a palavra de Deus habite em você ricamente. 

A Bíblia diz que você deve ser cheio do Espírito continuamente. Alguém certa vez perguntou a D. L. Moody por que ele precisava ser cheio do Espírito continuamente, em vez de apenas uma vez. Moody respondeu: "Porque eu vazo!" Bem, isso é todo o nosso problema, não é? Vazamos! E assim, precisamos estar continuamente cheios do Espírito, o que acontece quando habitamos continuamente na palavra de Deus e permitimos que a palavra de Deus habite em nós. Você precisa regar o jardim! E você faz isso lendo a palavra de Deus. 

C. Permanecer na videira (permanecer em Cristo) – João 15:4-5; Colossenses 2:6-7 

Você precisa capinar o jardim. Você precisa regar o jardim. E, finalmente, você precisa permanecer na videira. Jesus disse em João 15:4-5: 4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:4-5) 

Mais uma vez, você pode ter capinado o jardim. Você pode estar regando fielmente. Mas se o galho não estiver ligado ao tronco, não vai dar fruto. Você pode regar um galho caído no chão o quanto quiser. Não vai dar frutos. 

Se você quer dar frutos, precisa permanecer na videira. Se você quer dar o fruto do Espírito, você precisa permanecer em Cristo. Fazendo isso, você dará muitos frutos. Mas longe de Cristo, você está apenas amarrando maçãs a uma pereira. Sem Jesus, você não pode fazer nada. 

Colossenses 2:6-7 diz a mesma coisa: 6 Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai, 7 arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças" (Colossenses 2:6-7) Viva em Cristo. Desenvolva um relacionamento próximo com ele. Os ramos não produzem frutos sozinhos. Eles precisam estar conectados à árvore. É preciso haver uma entrega constante de sua vida a Jesus se você quiser dar frutos. 

Você está habitando em Cristo? Esta é a condição primária que Deus estabelece para nós antes que possamos realmente produzir o fruto do Espírito. Existe algum pecado não confessado em sua vida que o esteja impedindo de caminhar com Cristo? Existe alguma falta de disciplina? Existe algum relacionamento quebrado com outra pessoa que precisa de cura? Qualquer que seja a causa, leve-a a Cristo em confissão e arrependimento. E então aprenda o que significa cada dia “Permanecer em Mim”. 

Como você desenvolve o fruto do Espírito em sua vida? Você precisa capinar o jardim. Que ervas daninhas você precisa arrancar da sua vida? Você precisa regar o jardim. Você está lendo a palavra de Deus todos os dias? Você precisa permanecer na videira. Você está andando em um relacionamento íntimo com Jesus através do Espírito Santo a cada dia? 

Conclusão: 

Espero que você esteja sendo edificado com esta série. Espero que você esteja animado para aprender mais sobre o fruto do Espírito. 

Se você é um cristão, então você já tem o Espírito Santo em você. Minha oração é que, ao estudarmos essas coisas juntos, você procure se tornar mais semelhante a Jesus. Oro para que você se entregue ao Espírito Santo e peça a Deus que desenvolva o fruto do Espírito Santo em sua vida. O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não consigo pensar em uma maneira melhor de viver. Você consegue?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem