5 Princípios Importantes Que Você Precisa Lembrar ao Tomar Decisões

5 Princípios Importantes Que Você Precisa Lembrar ao Tomar Decisões
Você quer tomar as decisões certas em sua vida? Se sim, aqui estão 5 princípios importantes que você deve usar ao tomar decisões.

Você já experimentou estar dividido entre duas decisões? Eu já.


Você já experimentou pedir a Deus um sinal como aquele raio do céu para que você pudesse saber o que deveria fazer? Bem, eu também já.

Acredito que a maioria de nós já experimentou como é difícil escolher entre duas opções, especialmente se todas as opções não são moralmente erradas.

Então, quando chega a hora de tomar uma decisão, como você faz isso? Se você está decidindo para qual faculdade ir, qual carreira tomar, onde morar, quais amigos escolher, ou qualquer coisa que precise de sua capacidade de tomar decisões, é sempre útil ter alguns princípios para se viver.

Assim, neste artigo, deixe-me compartilhar com você 5 princípios importantes que você deve lembrar ao tomar uma decisão.

1. Comece Com o Que é Claramente Ordenado na Bíblia

"Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33).

Seguir os mandamentos de Deus é sempre obrigatório.

Os outros são apenas opcionais.

Guardar a Palavra de Deus é obrigatório. Fazer um curso teológico é opcional. 

Congregar é obrigatório. A igreja que você vai congregar é opcional.

Com isso, você pode saber do que estou falando. Se uma escolha leva você a comprometer o mandamento de Deus, então você precisa tirar essa opção fora de sua lista. Se você realmente quer conhecer a vontade de Deus para você, então deixe que Ele o guie, sem comprometer seus valores cristãos.

2. Busque Conselhos Piedosos

“Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança” (Provérbios 11:14).

Buscar conselho com seu pastor ou líder pode ser uma grande ajuda. Eles foram dotados por Deus com sabedoria divina e podem dar-lhe um conselho sadio baseado em princípios da Bíblia.

Você ficará realmente impressionado com o quanto de sabedoria você pode obter deles. Além disso, você também pode abordar irmãos que já estiveram na mesma situação. Eles podem fornecer informações da perspectiva deles. Depois de receber conselhos, ore a Deus para que Ele permita que você veja com mais clareza os conselhos que recebeu.

3. Escolha a Opção Que Glorificará a Deus

“Porque fostes comprados por preço; GLORIFICAI pois a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:20).

Como o que já foi mencionado, algumas opções realmente não são moralmente erradas. Nesse caso, você deve se perguntar se a decisão que está prestes a tomar o ajudará a glorificar a Deus. Isso inclui ser uma luz do mundo para que, quando virem suas boas obras, as pessoas sejam levadas a glorificar a Deus.

Existem algumas escolhas que são menos benéficas quando vistas através das lentes do olho humano, mas mais espiritualmente observadas pelos olhos de Deus.

Dedicar sua vida ao trabalho de Deus é uma boa área para começar e, a partir daí, você pode começar a alinhar cada decisão de sua vida com essa escolha.

Há momentos em que ambas as escolhas não são moralmente erradas ou corretas. Neste caso, Deus nos deu a liberdade de escolha e o que você escolher, aprender de cor que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Romanos 8:28).

4. Liste os Prós e Contras de Suas Opções

“O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena” (Provérbios 22:3; 27:12).

É muito importante não apenas analisar suas opções em sua mente. Você precisa anotá-las para obter uma imagem melhor das suas opções.

No caso, se você tem duas opções, rotule-as como opção A e opção B. Concentre-se na opção A primeiro. Faça duas colunas desenhando uma linha entre elas. Escreva no topo da coluna da esquerda como os "pros" e o lado direito como "contras" ou vice-versa.

Tente listar todos os pontos positivos e negativos de sua opção A. Depois disso, você deve avaliar cada item, dependendo de quanto impacto eles podem causar em sua vida. Por fim, adicione todos os pontos em uma coluna e faça o mesmo com a outra coluna. Então você deve subtrair o negativo do positivo.

Quando você tiver a resposta, faça os mesmos passos para a outra opção e veja a diferença entre o negativo e o positivo. Por fim, compare os resultados de ambas as opções A e B. Aquela com a maior pontuação é provavelmente a melhor escolha.

5. Busque a Vontade de Deus

“E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1 João 5:14).

Todos nós oramos para que a vontade de Deus seja feita. Mas o quanto realmente queremos isso? Estamos realmente preparados para sair da nossa zona de conforto e confiar em Deus que o resultado final de segui-lo levará ao nosso próprio bem?

Ao fazer uma escolha crucial ou até mesmo simples, você precisa procurar o que é importante para Deus e o que Ele quer para você - NÃO o que você quer para sua vida.

Nós já somos contados “como ovelhas para o matadouro” (Romanos 31:36) e já devemos estar mortos, uma vez que fomos sepultados naquele sepulcro aquático (batismo).

Precisamos perceber que “não é mais (nós) que vivemos, mas Cristo vive em (nós)” (Gálatas 2:20) quando saímos da água. Portanto, não temos o direito de reclamar toda vez que sofremos por causa de Deus.

Quando começamos a seguir a vontade de Deus, lembre-se de que a Sua vontade é para o nosso bem SUPERIOR e "não negará bem algum aos que andam na retidão" (Salmos 84:11).

Tenha uma atitude submissa e humilde quando você orar. Peça um coração disposto a obedecer.

Tome as Decisões Certas na Vida

Esses são apenas alguns dos melhores princípios que você pode usar ao tomar decisões. Lembre-se de que Deus não é o autor da confusão e Ele está mais do que ansioso para direcionar seu caminho.

Embora, de vez em quando, façamos escolhas erradas, não se esqueça de que essas escolhas erradas permanecerão um erro se você não aprender com elas.

Eu sinceramente espero que todos nós façamos as escolhas certas em nossas vidas, enquanto nos esforçamos mais para chegar ao Reino de Deus!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem