As Maiores Lições Que Você Pode Aprender Com a Vida do Apóstolo Bartolomeu

As Maiores Lições Que Você Pode Aprender Com a Vida do Apóstolo Bartolomeu
Há pouco que possamos ler sobre o apóstolo Bartolomeu. No entanto, isso não significa que não possamos aprender nada com a vida dele.

Neste estudo, vamos descobrir as melhores lições que você e eu podemos aprender com a vida de Bartolomeu.

Quando você pensa nos Apóstolos de Jesus, Bartolomeu pode não ser o primeiro que vem à sua mente. Eu não te culpo. Não há muita referência a ele nos Evangelhos nem na totalidade da Bíblia.

Versos da Bíblia Onde Bartolomeu Foi Mencionado

O nome de Bartolomeu foi apenas brevemente mencionado em várias passagens da Bíblia. Nós lemos o nome dele nos seguintes versos:

Mateus 10:2-4

“Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”.

Marcos 3:14-19

“Então designou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar; e para que tivessem autoridade de expulsar os demônios. Designou, pois, os doze, a saber: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”.

Lucas 6:13-16

“Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor”.

Atos 1:13

“E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago”.

Lição 1: Devemos Ser Dedicados a Jesus Cristo

Além dos versículos mencionados acima, não lemos muito sobre Bartolomeu. No entanto, se há uma lição valiosa da vida de Bartolomeu que devemos aprender, seria permanecer dedicado ao nosso Mestre e Salvador, Jesus Cristo.

Para ser um discípulo de Jesus Cristo, você precisa estar pronto para desistir de tudo por causa do Evangelho. Se a situação exigir, você deve estar pronto para desistir de sua vida.

Ele disse Mateus 16:24-25:

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á”.

Como discípulo de Cristo, Bartolomeu aprendeu a se submeter a Deus e a fazer Sua vontade em sua vida. Não apenas isso, mas ser ensinável e humilde são dois traços que Bartolomeu também pode ter aprendido com o tempo que passou com Jesus.

Lição 2: Deus Pode Nos Ajudar a Mudar

Naturalmente, todo discípulo de Cristo continuava sendo humano, dotado de fraquezas e fragilidades. Entre os erros mais inesquecíveis de Bartolomeu é quando ele abandonou a Cristo quando Ele mais precisava dele. Quando Cristo foi preso, todos os Seus discípulos O abandonaram, exceto João.

No entanto, quando Cristo ressuscitou, Bartolomeu foi mudado - de um apóstolo fraco e covarde para um servo ousado e zeloso de Deus. Como os outros apóstolos, ele permaneceu fiel e fiel ao seu chamado. Ele estava entre os apóstolos que estavam esperando no cenáculo no dia de Pentecostes (Atos 1:13).

Como recompensa por sua obediência e dedicação, ele recebeu o Espírito Santo junto com outros seguidores de Cristo.

Lição 3: A Grandeza é Encontrada em Servir

Outra lição que podemos aprender de Bartolomeu é o verdadeiro significado da grandeza. Foi registrado que Bartolomeu estava entre os discípulos de Cristo que queriam obter maior glória e reconhecimento.

Nós lemos em Lucas 22:24:

“Levantou-se também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior”

O ensino de Cristo é bem diferente do que eles esperavam. Para Bartolomeu, quanto mais servos você tiver, maior você será. Quanto mais as pessoas o respeitam e reconhecem, mais você se torna grande.
No entanto, a resposta de Cristo foi diferente. Nós lemos em Lucas 22:25-27:

“Ao que Jesus lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que sobre eles exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sereis assim; antes o maior entre vós seja como o mais novo; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior, quem está à mesa, ou quem serve? porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, estou entre vós como quem serve”.

Em suma, se você quer ser grande, então você precisa servir. Bartolomeu e os outros discípulos poderiam estar olhando para Cristo em incredulidade. Todas as suas vidas, seu conceito de grandeza estava errado e aqui, Cristo está corrigindo-os e ensinando-lhes a importância da humildade.

Bartolomeu e Natanael São os Mesmos?

Alguns estudiosos da Bíblia diriam a você que Bartolomeu e Natanael são os mesmos. Aqui estão algumas provas que eles mencionam:

Eles explicam que Bartolomeu não é um nome real, mas sim um nome patronímico, que basicamente significa filho de Talmai (Bar significa "filho de".)

Outra prova que eles mencionam é que no Evangelho de João, o nome Bartolomeu nunca foi mencionado quando fala sobre os discípulos, mas sim o nome Natanael aparece.

O nome Bartolomeu sempre segue o nome de Filipe quando os discípulos estão listados como evidenciado no Evangelho de Mateus, Marcos e Lucas. Isso pode indicar que eles foram amigos de longa data e coincidem com a instância de que foi Filipe que levou Natanael a Cristo.

Se a suposição é correta que Bartolomeu e Natanael são um e o mesmo, então podemos ter uma perspectiva melhor do caráter de Bartolomeu. Nós lemos um encontro de Jesus Cristo e Bartolomeu em João 1:43-50.

Filipe acaba de ser chamado por Cristo para segui-lo. Felipe então compartilhou as boas novas para Natanael, onde lemos sua primeira reação (verso 46):

“Pode haver coisa bem vinda de Nazaré?”

Talvez, outra razão pela qual ele tenha dito isso é que ele quer confirmar primeiro e não acreditar de imediato. Ele não quer ser ingênuo em aceitar qualquer notícia que surja em seu caminho. Ele quer primeiro examinar e provar para si mesmo que o relato de Filipe é verdadeiro ou não.

Natanael compartilha o mesmo preconceito e mentalidade que seu povo tinha naqueles dias. Nazaré é proverbialmente considerada uma cidade perversa. Certamente, ele poderia ter pensado que, se o Messias viesse, Ele não viria daquele lugar.

Felipe respondeu então a Natanael: “Vem e vê”.

O que acontece a seguir é apenas um encontro incrível com um Ser divino. Quando Natanael se aproximou de Cristo, ele ouviu o Messias dizer: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!” (verso 47)!

Cristo é um discernidor de nossos corações e pensamentos. Ele sabe quem somos antes mesmo de O conhecermos.

Jesus sabia que Natanael ou Bartolomeu não era apenas um israelita de nome, mas alguém que era digno de ostentar tal nome. Bartolomeu era de fato um israelita que se esforça para seguir os mandamentos de Deus e fazer Sua vontade em sua vida.

Cristo acrescentou que Bartolomeu não tinha mentiras em sua vida - o que significa que ele não era uma fraude nem um hipócrita. Jesus não está dizendo que Bartolomeu é perfeito, mas que ele era um homem sincero e reto.

Que grande bênção seria se o mesmo pudesse ser dito sobre nós. Devemos, portanto, nos esforçar também para obter o mesmo elogio e aprovação de nosso Senhor e Mestre.

Nós lemos o resto da conversa de Jesus e Natanael nos versículos 48-51:

Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces?

Respondeu-lhe Jesus: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.
Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel!

Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? coisas maiores do que estas verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

O desejo de Natanael em encontrar o Messias foi grandemente recompensado. Ele não foi apenas elogiado, mas lhe foi prometido ver coisas maiores!

Os cristãos de hoje devem ter o zelo e a disposição de estar com Deus exatamente como Natanael. Quando desejamos sinceramente estar com Deus, também somos recompensados ​​- recompensas por esta vida e pela vida que está por vir!

Aprendendo e Aplicando as Lições do Apóstolo Bartolomeu

Estas são apenas algumas das melhores lições que podemos aprender da vida do apóstolo Bartolomeu. Ele era de fato um discípulo que era completamente transformado e fez um grande trabalho em todos os lugares que passou.

Como cristãos de hoje, precisamos aprender a ser um discípulo como Bartolomeu. Como ele, também temos nossas fraquezas, mas, com a ajuda de Deus, podemos superá-las e nos tornar um servo melhor do Altíssimo. Enquanto desejamos estar com Deus e estar dispostos a fazer o que for preciso para ficar perto dele, também veremos “coisas maiores do que estas”.

E quanto a você? Você tem outras lições para compartilhar? Por favor, deixe-nos saber, na seção de comentários abaixo. Eu gostaria de ouvir de você. Não deixe de compartilhar este artigo também se ele o abençoou e inspirou.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem