Homens de Pouca Fé

Homens de Pouca Fé
Texto: Mateus 8:26

Introdução: Em muitas ocasiões diferentes, enfatizamos a importância da fé na vida de um cristão. Nós definimos fé como alguém que confia em Deus e crê Nele.

Você não pode se tornar um cristão sem fé - Marcos 16:16, Romanos 10:9-10, João 8:24.

Nem você pode ser fiel a Deus sem fé. Hebreus 11:6 nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus. 2 Pedro 1:5 encontra a fé como o fundamento sobre o qual edificamos nosso caráter. 1 João 5:4 nos diz que vencemos o mundo com nossa fé. Repetidamente, uma fé adequada é enfatizada.

Mas a fé é frequentemente descrita em termos negativos. Existe fé morta - Tiago 2:17, fé destruída - 2 Timóteo 2:18, fé naufragada - 1 Timóteo 1:19, fé sem obras - Tiago 2, negação da fé - 1 Timóteo 5:8, afastando-se da fé - 1 Timóteo 6:10, etc.

Existe outro tipo de fé que se enquadra na categoria do inaceitável - “pouca fé”. Registramos pelo menos 4 ocasiões em que Jesus disse aos Seus discípulos: “Homens de pouca fé”. Em nosso sermão desta noite, queremos examinar essas passagens e observar as características que podem fazer com que tenhamos pouca fé.

 I. Quando Nos Preocupamos - Mateus 6:25-30

A. Jesus no Sermão da Montanha estava enfatizando a importância de confiar em Deus. Seu chamado era para não nos preocuparmos com as coisas desta vida. Jesus destacou que Deus sabe do que precisamos e pode prover o que precisamos. A questão é se confiamos Nele o suficiente para crer nisso!

B. O que a Bíblia diz sobre preocupação é algo de que precisamos nos lembrar com frequência.

1. Filipenses 4:6-7 diz para não estar ansioso por nada, mas com a oração permita que Deus guarde o seu coração

2. Provérbios 12:25, “A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra”

3. Mateus 6:27 - você não pode adicionar nada à sua estatura se preocupando.

C. Qual é a verdadeira fonte de porque nos preocupamos? Frequentemente, é uma falha em nos contentarmos com o que temos.

a. 1 Timóteo 6:6-8 - pede que estejamos contentes e observa que esse é um grande ganho.

b. Para muitos, a maior fonte de preocupação é a preocupação com as coisas materiais.

c. Colocamos muita confiança nas coisas deste mundo.

d. Amamos a Deus mais do que a Mamom - Mateus 6:24. Nossos tesouros estão nesta terra, onde a traça e a ferrugem podem destruir - Mateus 6:19-20.

D. Jesus em nosso texto no versículo 30 observou que aquele que se preocupa tem pouca fé. Quando você fica obcecado com as coisas desta vida, está demonstrando falta de confiança em Deus para prover o que você precisa. Isso deve ser motivo suficiente para superar as preocupações.

NOTA: Nisto, não nos esqueçamos de que muitas vezes NÃO precisamos tanto quanto pensamos que precisamos.

II. Quando Temos Medo - Mateus 8:23-26

A. Jesus havia feito grandes obras em Cafarnaum. Ele entra em um barco com Seus discípulos para ir para o outro lado. Durante a viagem através do mar, surgiu uma grande tempestade que fez com que Seus discípulos temessem por suas vidas. Mas Jesus estava dormindo. Enquanto as águas enchiam o barco e a tempestade de vento era forte, Seus discípulos o acordaram e imploraram que os salvasse. O relato de Marcos os encontra dizendo: "Você não se importa que estejamos morrendo?" (Marcos 4:38). Jesus acorda e diz aos seus discípulos: “Porque temeis, homens de pouca fé?” Ele então repreende o vento dizendo: "Cala-te, aquieta-te!" Eles ficam maravilhados com o milagre porque até os ventos obedeceram à Sua palavra.

B. O temor a Deus é bom!

1. O medo é uma emoção natural. É bom e dado por Deus. O medo pode nos manter no caminho certo. Filipenses 2:12 nos diz para desenvolver nossa própria salvação com temor e tremor. Este é um medo SAUDÁVEL que pode nos levar à obediência (com tremor).

2. O medo pode nos impedir de rejeitar a Deus - Mateus 10:28, Não tema aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma, ...

C. Mas às vezes o medo se transforma em covardia ou falha em confiar que Deus nos protegerá. Às vezes, as consequências de uma ação nos impedem de fazer ou dizer a coisa certa.

1. Deus NÃO se agrada dos covardes – Apocalipse 21:8.

2. Mateus 25:24-28, se o homem do talento disse a verdade nesta ocasião, ele temia o fracasso que o levou a não fazer nada. Ele foi totalmente condenado.

3. João 12: 42-43 descreve um grupo de crentes em Jesus, “mesmo entre os governantes”, que por medo covarde, não O confessavam.

4. Jesus disse que Ele os negaria - Mateus 10:32-33

D. A chave para lidar com o medo é enfrentá-lo!

1. Como cristãos, nossa fé DEVE nos conduzir às circunstâncias, mesmo quando temos medo de ir para lá. NÃO devemos ter medo do desconhecido a ponto de não fazermos nada.

2. Os cristãos devem se lembrar de passagens como Romanos 8:31-39 – “se Deus é por nós, quem pode ser contra nós” e

3. João 10:27-29 onde Jesus fala de Suas ovelhas que elas O ouviram e seguiram e Ele as protege.

E. Se você está com medo e isso o impede de fazer o que precisa ser feito, então, como aqueles discípulos naquele barco, você tem pouca fé.

III. Quando Duvidamos - Mateus 14:22-31

A. Temos outra ocasião no mesmo local. Desta vez, Jesus manda Seus discípulos embora antes do anoitecer para cruzar as águas para o outro lado. Jesus foi a uma montanha para orar. À noite, lemos que havia ventos contrários sacudindo o barco. Jesus, “na quarta vigília da noite” (cerca de 9 horas após o pôr do sol, o que colocaria isso em algum lugar entre 3 e 6 da manhã) foi até eles caminhando sobre as águas. Quando o viram pela primeira vez, pensaram que era um fantasma e ficaram com muito medo. Jesus os assegurou e confortou dizendo “Tende bom ânimo! Sou eu; não tenha medo". Pedro então perguntou a Jesus: “Se és tu, deixa-me ir ter contigo”. Jesus disse a ele para ir. Pedro saiu do barco e começou a andar sobre as águas, até que olhou para baixo e começou a afundar. Ele gritou: "Senhor, salve-me!" Jesus estendeu a mão, pegou-o e repreendeu-o, dizendo: "Homem de pouca fé, por que duvidaste?"

B. Como observamos, a própria definição de fé envolve confiar em Deus. A dúvida é a antítese da fé. Em qualquer grau de dúvida, sua fé é fraca.

C. Os cristãos não devem viver uma vida de dúvida!

1. Observe novamente Hebreus 11: 6 - aquele que vem a Deus DEVE crer que Ele existe!

2. Em Tiago 1:5-8, somos advertidos de que em nossas orações devemos ter fé. SE tivermos dúvidas, Deus NÃO nos dará o que pedimos (de acordo com a Sua vontade) e NÃO se agrada. 1 Timóteo 2:8 diz algo semelhante.

3. Hebreus 10:23 diz: “Retenhamos firmemente a confissão da nossa esperança, sem vacilar, pois aquele que prometeu é fiel”.

D. Pode haver momentos em que questionamos algo, mas isso NÃO deve nos impedir de obedecer à Sua vontade. Eu penso em duas coisas:

1. Quando a dúvida é resultado da ignorância, não temos desculpa (por muito tempo). Uma das melhores maneiras de superar a dúvida é o conhecimento. É por isso que estudamos continuamente Sua palavra - Efésios 5:17 - procurando entender a Sua vontade! No início dessa carta, Paulo nos desafiou a crescer para que não sejamos “jogados de um lado para outro e carregados por todo vento de doutrina ...” (Efésios 4:12-16)

2. Mesmo quando não entendemos as instruções de Deus, devemos AINDA obedecê-lo, “sem duvidar de nada”, assim como Pedro foi instruído a ir com os homens à casa de Cornélio. (Atos 10:20)

3. Amigos, uma das melhores maneiras de superar as dúvidas é agir com fé. À medida que Deus ajuda você e você a vencer, seus motivos para duvidar serão reduzidos.

E. Em qualquer grau de dúvida, ele não tem confiança em Deus! Se você duvida, você tem pouca fé.

IV. Quando Nos Falta Direção Espiritual - Mateus 16:5-12

A. Jesus acabara de encerrar um confronto com os líderes judeus. Seus discípulos cruzaram o mar da Galileia novamente e se esqueceram de levar pão com eles. Jesus os avisou: “Olhai, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”. Somos informados de que o discípulo argumentou que Jesus disse isso porque eles se esqueceram do pão. Jesus respondeu: "Homens de pouca fé." Ele continua a lembrá-los de que Ele havia miraculosamente alimentado grandes multidões DUAS VEZES, então não era uma questão de Ele não ser capaz de cuidar deles (ver ponto 1 sobre preocupação). O problema era a direção de seus pensamentos. Eles ainda estavam pensando em termos materialistas e mundanos.

B. Peço a cada um de nós que se examine e determine onde realmente está nossa mentalidade. Ao estudarmos o Novo Testamento, fica claro que nossos primeiros pensamentos devem ser sobre questões espirituais.

1. Romanos 12:1-2 fala de mentes renovadas que não mais se conformam ao pensamento mundano.

2. Colossenses 3:1-2 nos desafia a buscar as coisas que estão acima e, então, colocar nossa mente nessas coisas.

3. Mateus 6:19-20 - Jesus nos ensinou (novamente) a acumular para nós mesmos um tesouro no céu, pois “onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração”.

4. Filipenses 4:8 nos desafia a meditar nas coisas verdadeiras, nobres, justas, puras, etc., ao invés das coisas desta terra.

5. Filipenses 3:20-21 descreve nossa cidadania como estando no céu

6. Romanos 8:6 fala de ter uma mente espiritual que leva à vida e paz, ao contrário de ter uma mente carnal que leva à morte.

7. Podemos continuar e continuar com essas passagens. Eles são a base da vida cristã.

C. O problema que os discípulos tiveram que O levou a repreendê-los naquela ocasião foi sua contínua mentalidade mundana. Foi um obstáculo para que compreendessem a natureza do Reino que Jesus veio estabelecer e Sua obra. Eles nunca “entenderam” totalmente até depois que Ele morreu, ressuscitou e ascendeu de volta ao céu.

D. Amigos, se amarmos as coisas deste mundo mais do que a Deus e à Sua vontade (1 João 2:15-17), então nossa fé NÃO será tão forte quanto deveria ser. Se nossa primeira reação é sempre física, então, como Jesus descreveu Seus discípulos, temos pouca fé!

1. Precisamos nos concentrar em questões espirituais - passar tempo com nossos irmãos e fazer a obra do Senhor. Precisamos dedicar tempo à oração, estudo e meditação de Sua palavra. Precisamos buscar adorar a Deus sempre que pudermos. Precisamos ter cuidado para não sobrecarregar nossas vidas com tantas coisas que não tenhamos tempo adequado para "crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". (2 Pedro 3:18). A verdade é que VOCÊ SABE se é ou não tão “espiritual” quanto deveria ser! Você NÃO PODE separar isso da sua fé!

Conclusão: E assim podemos ver a preocupação de nosso Senhor com aqueles "de pouca fé". Também podemos ver que as causas estão muito vivas e ativas hoje. Que possamos nos esforçar para superar essas atitudes e buscar ter uma GRANDE fé que não pode ser movida. Onde está sua fé?

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem