Porque Devemos Valorizar a Igreja de Cristo?

Porque Devemos Valorizar a Igreja de Cristo?
Texto: Mateus 16:18

Introdução: Não é segredo que vivemos em um mundo dividido religiosamente. Com isso quero dizer que existem inúmeras crenças diferentes sobre Deus, a Salvação e a Sua palavra. Mesmo entre os professos crentes de Jesus, existe uma vasta diversidade de crenças, muitas vezes contraditórias. Embora haja alguns que rejeitam ou diminuem a divisão doutrinária, devemos buscar a verdade.

Mas com tanta diferença de crenças, como você pode determinar quem está certo e quem não está? Aqui na nossa congregação, acreditamos que estamos ensinando a verdade e que ela é importante. Com isso em mente, gostaria de passar alguns minutos considerando porque isso é importante e, em seguida, observar alguns motivos pelos quais você deve valorizar a igreja de Cristo.

I. O Que Queremos Dizer Com Igreja de Cristo?

A. Ela identifica quem somos. Não se destina a ser um título, mas uma descrição.

1. Efésios 1: 22-23 - Cristo é a cabeça e a igreja é Seu corpo.

2. Romanos 16:16 - igrejas de Cristo vos saúdam; isso é típico das descrições da igreja - "igreja de Deus em Corinto" (1 Coríntios 1:2), "igreja dos primogênitos" (Hebreus 12:23), ou simplesmente na "igreja" e às vezes identificada com onde aquele grupo se reúne (por exemplo, 1 Tessalonicenses 1:1- a igreja dos Tessalonicenses, ou Romanos 16:5 fala da igreja que estava se reunindo na casa de Áquila e Priscila).

B. Existe apenas UMA igreja verdadeira - quando a Bíblia se dirige à igreja de Cristo, descobrimos que existe apenas uma. Mateus 16:18 - “Minha igreja”. Novamente Efésios 1:22-23, “Seu corpo” é singular. É geralmente aceito que Jesus pretendia estabelecer apenas uma igreja - a Dele. No entanto, o que temos agora entre as igrejas que professam fé em Cristo Jesus NÃO é o que Ele pretendia. João 17:20-21, Jesus orou “para que todos sejam um ...”.

1. Por causa da divisão denominacional, os nomes se tornaram mais do que simplesmente nos identificarmos com Cristo, mas sim uma designação que distingue um grupo de outro com base em crenças doutrinárias. Isso NÃO é o que Deus pretendia (1 Coríntios 1:10, 4:17).

C. Existem igrejas locais - várias vezes a Bíblia se refere a “igrejas” no plural - Gálatas 1:2, Apocalipse 1:4, Atos 15:41 - Paulo e Silas fortaleceram as igrejas da Síria e da Cilícia. Atos 14:23 fala da nomeação de presbíteros em “cada igreja” - aqui é singular, mas claramente “cada” indica que houve um múltiplo.

1. Em CADA uma delas, é claro que havia muitas congregações (chamadas de igrejas). Isso NÃO é o equivalente ao denominacionalismo hoje - pois havia uma unidade de crença (1 Coríntios 4:17).

2. E um estudo da palavra de Deus mostra que Ele deseja que você encontre uma igreja local que esteja fazendo a Sua vontade.

D. Importa quem somos - entender o ensino bíblico de unidade nos ajuda a entender que IMPORTA quem somos e no que acreditamos. Mateus 7:21-23, Jesus enfatizou que a mera crença Nele não era suficiente. Precisamos fazer a vontade do pai. Lucas 6:46, em outra ocasião, "Por que você me chama de 'Senhor, Senhor' e não faz as coisas que eu digo?"

1. Além disso, somos lembrados de que a igreja fazia parte dos planos de Deus desde o início (Efésios 3:10-11). Se isso fazia parte de Seu plano, não devemos pensar que podemos melhorar Seu plano. Grande parte da divisão religiosa em nosso meio não é sobre o que a palavra de Deus diz, mas o que o homem QUER em vez da vontade de Deus - Romanos 10:1-3, como exemplo - Paulo se entristeceu com os judeus que buscavam estabelecer sua própria justiça ao invés de se submeterem a Deus. Eu afirmo que há muito disso hoje.

E. Então, como podemos determinar se uma igreja faz parte do padrão de Deus? Vamos observar algumas coisas que podemos considerar.

II. Quais São Algumas Qualidades Que Devo Procurar?

A. A Bíblia é nossa única fonte de autoridade? Há apenas um caminho para a verdadeira unidade - todos devemos apelar para o mesmo padrão. Novamente 1 Coríntios 1:10 fala a mesma coisa.

1. Uma razão pela qual há tanta divisão religiosa é porque muitos estão apelando para fontes diferentes e feitas pelo homem.

2. Paulo expressou preocupação sobre isso em Gálatas 1:6-9. 1 Coríntios 4:6 - Paulo observou que não devemos pensar além do que está escrito.

3. Outro fator para isso é entender que precisamos usar o Antigo Testamento de forma correta. Devemos entender que não estamos mais sob a Lei Antiga. Foi pregada na cruz - Colossenses 2:14. Paulo explica isso em Romanos e Gálatas. O livro de Hebreus mostra como o que Cristo oferece é melhor do que a Antiga Lei enfatizando que foi cumprida. Hebreus 8:13 observa que ao prometer uma nova aliança (uma profecia de Jeremias 31:31-34), a primeira (a Antiga Lei) tornou-se obsoleta.

4. É importante entendermos isso para que possamos usar o Antigo Testamento corretamente (Romanos 15:4).

5. A igreja pertencente a Cristo buscará autoridade bíblica para tudo o que ela fizer (Colossenses 3:17).

B. Estamos seguindo Seu padrão? Quando determinarmos que seguiremos a Palavra. Em seguida, procuramos o padrão que Deus estabeleceu.

1. Quando se trata do lugar onde Deus se encontra com Seu povo, sempre encontramos um padrão. Tanto o tabernáculo quanto o templo tinham padrões. As instruções para o tabernáculo foram dadas diretamente de Deus (Êxodo 25:9, 40, 26:30). A igreja provavelmente é parte do que Deus tinha em mente quando fez isso (Hebreus 8:4-6, 9:11). 1 Pedro 2:4-5, 9-10 - somos uma casa espiritual, um santo sacerdócio, para oferecer sacrifícios espirituais.

2. Se temos um padrão para a igreja, precisamos segui-lo em tudo o que fazemos. Respeitamos seus limites? (1 Coríntios 4:6).

3. Encontramos nas escrituras instruções e / ou exemplos da estrutura organizacional de uma congregação (igrejas locais - autônomas e independentes) sem sede terrestre e sem estrutura denominacional. Os presbíteros (e diáconos) eram limitados em sua autoridade ao trabalho local (Atos 20:17, 28; 1 ​​Pedro 5:1-3, Atos 14:23 onde os presbíteros eram nomeados em cada igreja, etc.)

4. Também encontramos instruções e exemplos sobre sua adoração e trabalho.

5. Vamos nos esforçar para seguir Seu padrão em tudo o que fizermos.

C. A quem procuramos agradar na adoração?

1. Um exemplo do padrão de Deus que nos ajuda a determinar se uma congregação pertence ou não a Cristo é como ela adora a Deus.

2. A adoração sempre foi especificada por Deus. Ele exige que O adoremos “em espírito e em verdade” (João 4:24).

3. Desde o início, Deus deu instruções. Mesmo com Caim e Abel oferecendo sacrifícios em Gênesis 4, embora o tempo não seja dado, é óbvio que eles tinham instruções porque Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim (Gênesis 4:3-5). A idolatria, independentemente das intenções, sempre foi condenada. Levítico 10:1-4 - Nadabe e Abiú foram queimados até a morte por oferecerem “fogo profano”.

4. No Novo Testamento, nossa adoração é delineada e é simples:

- Canto congregacional - Colossenses 3:16, Efésios 5:19, 1 Coríntios 14:15 (claramente na assembleia). Descobrimos que era exclusivamente cantar.

- Coleta no primeiro dia da semana - 1 Coríntios 16:1-2 (2 Coríntios 9:6-7). Era uma coleta para os santos, não de arrecadação de fundos, etc.

- Participar da ceia do Senhor. Atos 20:7 nos dá o único exemplo de quando eles participaram - o primeiro dia da semana. Alguns discutem com que frequência, mas de acordo com este texto, está implícito que era feito regularmente - tão frequentemente quanto no primeiro dia da semana. Observamos este memorial todas as semanas.

- 1 Coríntios 11:23-26 e o ​​contexto indicam os elementos - pão (sem fermento porque foi o que Jesus usou como parte da Páscoa (Mateus 26:26-28, Êxodo 12:18-20) e fruto da videira (suco de uva) Paulo em 1 Coríntios 11 deixa claro que esta não é uma refeição comum, ou PARTE de uma refeição comum, embora pareça ter sido abusada por esses irmãos.

- Nós também pregamos e oramos em tudo - 1 Coríntios 14:15, e conhecimento em tudo.

- Isso é tudo que descobrimos que eles faziam quando se juntavam. Não se tratava de entreter a multidão ou apelar aos desejos dos homens. Tratava-se de adorar a Deus e, quando feito de maneira adequada, edificamos espiritualmente uns aos outros.

D. Que obra Deus deu a Sua igreja para fazer?

1. O trabalho da igreja nos tempos bíblicos era simples. Eles apoiavam a pregação do evangelho - tanto localmente quanto no exterior. O que quer que tenha sido feito, era feito mantendo sua autonomia como congregações locais. Poderíamos nos envolver em um estudo que mostra como as igrejas apoiavam os pregadores sem pensar em alguma organização central (2 Coríntios 11:8, Filipenses 4:15-16, etc.).

2. Eles socorriam seus necessitados localmente e no exterior, mas era uma benevolência limitada - destinada SOMENTE aos santos necessitados. Benevolência NUNCA foi usada como ferramenta evangelística para alcançar a comunidade. Encontramos isso em Romanos 15:25-28, 2 Coríntios 8-9, 1 Coríntios 16:1-4, Atos 11:27-30, etc.)

NOTA: Isso não descarta a responsabilidade individual de se lembrar dos pobres sempre que podem fazê-lo (Tiago 1:27, Gálatas 6:10, etc.).

3. Eles edificavam os santos espiritualmente - os edificavam na palavra (Efésios 4:11-16, etc. Esta edificação não era sobre "diversão e jogos". Novamente, os cristãos individuais podem e devem estar envolvidos em tais coisas regularmente, ambos uns com os outros e com os outros, mas o trabalho da igreja é limitado.

E. O plano de salvação de Deus - finalmente, vamos considerar como alguém se torna um cristão. Há muitos mal-entendidos sobre como alguém se torna filho de Deus, e muitas vezes falsas acusações são feitas contra aqueles que discordam.

1. Que seja entendido, existe apenas UM plano de salvação - João 14:6 - Jesus é o caminho. Nós só vamos ao Pai por meio Dele. Então, como é isso?

a. . NÓS devemos ter fé - com base em ouvir a palavra de Deus (Romanos 10:17, 9-10, Marcos 16:16, etc.)

b. Devemos nos arrepender - obedecer ao evangelho envolve mudar sua vida. Você está matando o homem do pecado. O arrependimento é uma mudança de mente que leva a uma mudança de vida. Atos 2:38 eles foram instruídos a se arrepender e ser batizados. Lucas 13:3 e 5, Jesus também enfatizou isso!

c. Devemos confessar Jesus - como Senhor e Cristo - Romanos 10:9-10, Atos 8:37 (questionado por alguns se isso pertence ao texto). Independentemente disso, sabemos que devemos confessá-lo! Mateus 10:32 (embora isso envolva mais de um ato único).

d. Precisamos ser batizados - imersos em água para a remissão de nossos pecados. Romanos 6:3-4 - nos coloca em contato com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus onde Seu sangue foi derramado;

e. Gálatas 3:27 nos diz que quando somos batizados em Cristo, nos revestimos de Cristo.

f. 1 Pedro 3:21 - O batismo é fundamental - baseado na fé.

g. Atos 22:16 - Paulo recontando Sua conversão - no ato do batismo você “lava seus pecados” e “invoca o nome do Senhor”.

h. Permaneça fiel - tornar-se um cristão é apenas o começo. Depois disso, devemos permanecer fiéis a ele. Nosso serviço deve ser amor verdadeiro e não mera compulsão. Mas entenda que devemos permanecer fiéis - 1 Coríntios 9:27 - até mesmo Paulo teve que trabalhar nisso “para que eu não fosse desqualificado”. Numerosas passagens alertam contra o retorno ao mundo (2 Pedro 2:20-22, Hebreus 6:4-6, 10:26-31, 38, Lucas 9:62 e uma série de outras passagens.

i. Uma igreja que ensina um plano de salvação diferente está ensinando “um evangelho diferente” (Gálatas 6: 6-9). É importante que entendamos isso.

Conclusão: Essas são algumas coisas que devemos considerar quando pensamos sobre a igreja. Eu peço que você valorize a "igreja de Cristo" - não algum nome denominacional, mas uma igreja que segue a palavra de Deus e padrão em todas as coisas. É isso que estamos tentando fazer. Se você tiver alguma dúvida, vamo-nos sentar e raciocinar juntos sobre essas coisas. Acreditamos que isso é importante e que almas estão em jogo. E você? Você faz parte da igreja do Senhor?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem