Não Descarte as Instruções

Não Jogue Fora as Instruções
Texto: 1 Coríntios 10:11

“Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”

Introdução: Toda vez que você compra algo desmontado, você encontrará as instruções sobre como montar esse item. Essas instruções foram colocadas nessa caixa para ajudá-lo a evitar ficar frustrado com a montagem desse item. As instruções que acompanham o item foram escritas, não porque o fabricante não cometeu erros ao fazer e montar o item, mas o fabricante está lhe dando instruções sobre como evitar seus erros para que você possa facilmente montar e usar o que você comprou.

Seria tolice rejeitar as instruções só porque os fabricantes cometeram erros; em vez disso, seria sensato seguir as instruções deles, porque eles estão ensinando como evitar os mesmos erros que eles cometeram para que você possa aproveitar plenamente o item que comprou.

Deus faz uma declaração interessante no versículo acima, quando diz: “... Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo …”. Essas coisas de que Deus estava falando são os erros que a geração anterior cometeu. Deus lembrou a igreja de Corinto como Israel cometeu muitos erros no deserto, o que custou a muitos deles a oportunidade de entrar na Terra Prometida, mas eles ainda eram os exemplos para a geração atual.

Infelizmente, há muitos em nossos dias atuais que estão descartando as instruções e exemplos do passado por causa dos erros percebidos que acham que eles cometeram. Em vez de usar os exemplos da geração anterior, eles querem descartar as instruções e tentar reescrever o manual de instruções para seu próprio dano. Deixe-me dar-lhe algumas observações que este versículo apresenta, espero que o impeça de jogar fora as instruções.

Primeiro, Deus nunca disse que a geração anterior era sem pecado, mas ainda são exemplos a seguir.

As instruções são escritas a partir de experiências; algumas experiências são aprendidas com o sucesso e algumas experiências são aprendidas com o fracasso. 

Nenhuma geração teria instruções para seguir se dependessem da geração anterior ser perfeita.

Em segundo lugar, a arrogância de descartar as instruções da geração passada é uma garantia para o fracasso.

O versículo 12 diz: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia”. Você pode pensar que é muito melhor do que a geração anterior, mas Deus está dizendo que você está prestes a cair porque não seguirá os exemplos que eles deixaram a você. 

Nunca seja tão arrogante ao ponto de jogar fora as instruções do passado para que você possa escrever suas próprias instruções. Lembre-se sempre de que Deus lhe dá o passado para que você possa evitar seus fracassos e desenvolver seus sucessos.

Terceiro, em vez de atacar o passado, deixe o passado ser o seu manual de instruções sobre o qual construir.

O tolo fala ignorantemente sobre quão terrível o passado é; enquanto que o sábio aprende com o passado e aplica essas lições à sua vida e constrói sobre elas. Meu amigo, você pode fazer muito mais do que o passado, se você simplesmente se basear nas instruções que eles lhe deram. As pessoas do passado eram sem pecado?

Absolutamente não! No entanto, você também não é sem pecado, e seria sábio parar de gastar sua energia tentando corrigir o passado e, em vez disso, seguir as instruções deles para poder construir um futuro melhor para a próxima geração.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem