Filadélfia - O Tipo de Igreja Que Deus Usa

Filadélfia - O Tipo de Igreja Que Deus Usa

Texto: Apocalipse 3:7-13

Introdução: Das sete cartas de nosso Senhor às igrejas da Ásia Menor, apenas duas não receberam nenhum tipo de correção ou repreensão. Uma foi a carta à igreja em Esmirna, Apocalipse 2:8-11, e a outra é esta carta à igreja em Filadélfia. Embora a carta à igreja em Esmirna seja um desafio para eles permanecerem fiéis até a morte, esta carta está cheia de elogios. As outras cinco cartas contêm palavras de reclamação e correção, mas esta igreja não recebe nada além de louvor do Senhor Jesus Cristo.

Ao ler esta carta, você rapidamente percebe que esta é uma igreja que o Senhor está usando para Sua glória. De fato, ao longo da história, o tipo de igreja que Deus usou com mais frequência se encaixa no molde de Filadélfia. Eu quero que esta igreja seja uma igreja que Deus possa usar, você não quer? Quero que o Senhor olhe para nós e diga: “Há uma igreja com a qual posso fazer algo para minha glória”. Eu gostaria que nos encaixássemos nesse molde da Filadélfia. Acredito que valeria a pena esta noite examinar esta passagem e examinar por nós mesmos as características de uma igreja que Deus usa. Então vamos ver se nossa igreja se encaixa ou não no molde. Se isso acontecer, então louve a Deus! Vamos em frente! Se não, então não vamos perder nosso tempo tentando mudar o molde, vamos mudar a igreja para se adequar ao molde!

I. O Cristo Desta Igreja. V. 7-8a

A. Seus Atributos - Este versículo mostra como é o Capitão desse tipo de igreja.

1. Ele é Santo - Ou seja, Ele é sem defeito! Ele é absolutamente perfeito e sem pecado. Esse é o Senhor a quem servimos, 1 Pedro 2:22; Hebreus 4:15! (Nota: Aqueles que desejam andar com Ele devem aprender a andar em santidade também - Amós 3:3; 1 Pedro 1:16)

2. Ele é verdadeiro - A palavra verdadeiro significa “genuíno, aquilo que é real”. Em outras palavras, Ele é o único digno de fé, confiança e obediência! Ele é o único a seguir! A igreja que Deus usa sempre será uma igreja que valoriza muito o Senhor Jesus Cristo, João 12:32; Colossenses 1:18!

B. Sua Atividade - Aqui está o que o Capitão deste tipo de igreja está fazendo.

1. Seu trabalho nas portas da vida - Ele está ocupado abrindo e fechando portas. Quando diz que Jesus tem a chave de Davi, é uma referência a Isaias 22:22. Esta era uma profecia a respeito de um servo de Davi chamado Eliaquim, mas era uma figura da vinda do Messias que morreria na cruz! A ideia de chaves transmite dois pensamentos: Acesso e Autoridade. A pessoa que tem as chaves pode deixá-lo entrar ou pode mantê-lo fora. Ele tem as chaves e com as chaves vem a autoridade para deixar as pessoas entrarem ou mantê-las fora a Seu critério. (As chaves do seu carro e da sua casa) Jesus é descrito aqui como aquele que tem a chave! Ele detém as chaves de acesso e autoridade para toda a vida!

a. Ele detém as chaves da salvação - Apocalipse 1:18 - Só Ele pode abrir o Céu e trancar o Inferno e só Ele pode trancar o Céu e abrir o Inferno para você! (Você não pode morrer até que Ele destrave a porta da morte para você e você não pode viver uma vez que essa porta seja destrancada!)

b. Ele detém as chaves do ministério - Apocalipse 3:8 - Só Jesus abre as portas do ministério! É Ele quem decide quais igrejas e ministérios prosperam e até que ponto! Quando Ele abriu uma porta de ministério, você pode esperar que Ele o abençoe grandemente se você passar por ela. Quando Ele fecha uma porta de ministério, você faria o mesmo em aceitá-la e seguir em frente. Nenhuma quantidade de súplicas, empurrões ou pancadas irá reabrir a porta!

2. Sua Vigilância nas Obras da Vida - O Senhor está constantemente observando a vida de Seu povo, Provérbios 15:3, Hebreus 4:13. Ele sabe o que fazemos com as oportunidades que nos dá. Ele observa nossas obras e vê nossos sucessos e nossos fracassos. (Nota: A ideia aqui é que Jesus está no meio de Sua igreja - Apocalipse 1:13, 20. Ele está no meio de Sua igreja para criar oportunidades de bênção e utilidade. Ele está no meio de Sua igreja para julgar nossos motivos e nossos ministérios. No entanto, Seu próprio povo muitas vezes não reconhece o Criador no meio! Acredito que muitas igrejas ganhariam nova vida se aprendessem a reconhecer, adorar e honrar o Cristo que se move entre elas!)

II. A Condição Desta Igreja. V. 8b

A. O Privilégio Que Eles Desfrutavam - Esta era uma igreja abençoada pelo Senhor. Ele lhes deu uma porta aberta para o ministério e prometeu manter essa porta aberta para eles, apesar de tudo que os outros pudessem fazer para fechá-la! (A cidade de Filadélfia foi fundada como uma cidade missionária. Foi fundada como uma porta de entrada para a Ásia para que a cultura grega pudesse se espalhar para os povos do Oriente. Eles estavam, portanto, familiarizados com a ideia de portas abertas) (Nota: Há momentos em que o Senhor abre portas diante de uma igreja ou ministério. A coisa sábia a fazer é passar por essas portas porque, quando o Senhor decidiu abençoar uma igreja, ninguém pode impedi-lo de acontecer!) (Nota: Às vezes, Deus permitirá que uma igreja ou um ministério enfrente as portas fechadas. O que você faz? Você espera diante dele pacientemente até que Ele abra as portas que precisam ser abertas! Não é fácil! Elias doente pelo riacho que secou - 1 Reis 17) (Nota: Todas as portas de Deus, tanto as abertas quanto as fechadas são bênçãos! O que fazemos com as portas da vida, no entanto, determina o curso do nosso ministério!)

B. O Poder Que Eles Demonstraram - Jesus diz “tens pouca força”. Isso provavelmente significa que eles eram uma pequena igreja com recursos limitados e poucos obreiros. No entanto, o que eles provavelmente viam como fraquezas, Jesus via como força! (Nota: Muitas vezes somos culpados das mesmas comparações. Muitas vezes somos culpados de olhar para o que não podemos fazer em vez do que Deus nos chamou para fazer. Se pudéssemos aprender a tomá-Lo em Sua Palavra, confiar Nele pela fé e simplesmente seguir em frente para Sua glória, independentemente do que pensamos, sentimos ou vemos, experimentaríamos a obra de Deus de maneiras novas, profundas e tremendas! Lembre-se do que Deus disse a Paulo, 2 Coríntios 12:9? Lembre-se do que Paulo disse aos romanos - Romanos 8:31?)

C. A Prova Que Eles Deram - A última parte do versículo 8 nos diz por que o Senhor abençoou esta igreja e os usou como Ele usou. Eles tinham suas prioridades certas! Eles deram prova positiva de que eram Dele e que estavam comprometidos em servi-Lo!

1. Eles possuíam o padrão correto de fé - Esta era uma igreja que estava andando em obediência à Palavra de Deus! A Bíblia era seu padrão de fé e eles se recusaram a se desviar dela! Meus amigos, o Senhor abençoará uma igreja que é fiel à Palavra de Deus! Por quê? A obediência à Palavra de Deus é prova de nosso amor por Deus, João 14:15. Porque nós O amamos, temos Sua Palavra em alta consideração e isso O honra e Ele, por sua vez, honra isso! Em Seu tempo, o Senhor abrirá todas as portas certas para a igreja que tem o padrão correto de fé!

2. Eles possuíam a declaração correta de fé - Eles não negaram o Seu nome. Ou seja, eles eram um povo que era tudo sobre Jesus! Ele era a peça central de sua adoração e louvor. Ele era o motivo pelo qual eles se reuniam e Ele era muito importante. Sua declaração carrega a ideia de que esta igreja não se envergonhou da morte de Cristo na cruz. Eles não se envergonhavam de pregar a salvação pela fé por meio da graça. Eles queriam que o mundo soubesse sobre seu glorioso Senhor. Porque eles tinham muito de Jesus, Ele fez muito deles! (Este é o tipo de igreja que devemos nos esforçar para ser!)

III. Os Desafios Desta Igreja. V. 9-11

Esta igreja teve seus desafios! Enquanto Jesus os elogia por seus padrões, Ele também os desafia a continuar a seguir em frente para Sua glória!

A. O ​​Desafio da Perseguição. V. 9  - Nem todos estavam felizes com esta igreja. Na verdade, eles tinham alguns inimigos poderosos de alguns que afirmavam conhecer Jesus, mas não eram salvos. Meus amigos, a verdadeira igreja sempre será o alvo daqueles que não conhecem o Senhor! Quando as pessoas que não estão andando com Jesus Cristo começam a criticar a igreja, devemos louvar ao Senhor porque é a prova de que somos Dele! A promessa do Senhor a esta igreja é que o tempo provará quem o Senhor estava realmente abençoando! O desafio é permanecer fiel apesar de tudo o que as pessoas estão dizendo sobre você! Apenas continue servindo, continue vivendo, continue pregando, continue adorando! Quando a poeira baixar no final da trilha, todos saberão onde todos os outros estavam em relação a Jesus Cristo!

B. O Desafio da Perseverança. V. 10-11a  - Aqui, esta igreja recebe a gloriosa promessa de que será removida do mundo antes de algum grande desastre. Eu pessoalmente acredito que esta é uma referência ao arrebatamento da igreja, 1 Tessalonicenses 4:16-17. Este é um desafio para essas pessoas continuarem firmes no Senhor, sabendo que um dia Ele voltará para tirá-los deste mundo. Obviamente, o Senhor não voltou em seu tempo de vida, mas isso não muda o fato de que Ele está vindo! Nosso dever para com Ele é viver todos os dias como se Ele voltasse a qualquer momento e trabalhar todos os dias como se Ele nunca mais voltasse. Devemos permanecer com Ele até que Ele venha, quer passemos pela sepultura ou pelas nuvens, somos chamados a perseverar! (Nota: Aqueles que genuinamente pertencem a Ele perseverarão! Aqueles que não o fizerem cairão ao longo do caminho!)

C. O Desafio da Proteção. V. 11b  - O Senhor também os adverte sobre suas recompensas futuras. Eles devem manter a guarda para que não sejam puxados do caminho certo e, como resultado, percam suas recompensas. Ele não está falando sobre salvação! Ele está falando sobre recompensas no céu, 1 Coríntios. 3:10-15. Não deixe a multidão do diabo ou a multidão da igreja mundana fazer com que você tire os olhos do prêmio a ser ganho no final da corrida. Corra com os olhos no Senhor Jesus, Hebreus 12:1-2.

IV. O Conforto Desta Igreja. V. 12-13

O Senhor encerra esta passagem com uma maravilhosa palavra de promessa ao povo da igreja de Filadélfia.

A. O Conforto de Sua Estabilidade – A eles são prometidos que permanecerão como pilares no Templo de Deus no Céu. A história registra que cidadãos influentes da Filadélfia costumavam ser homenageados na cidade com um pilar colocado em seu nome em um dos templos pagãos. Não é muito provável que algum membro da igreja de Filadélfia tenha sido reconhecido como cidadão de destaque nesta cidade pagã. No entanto, o Senhor diz a eles que Ele está observando e que Ele os colocará no Templo de Seu Pai em glória! (De todos os templos pagãos que existiam na Filadélfia, com todos os seus milhares de pilares, exatamente nenhum ainda está de pé hoje! Veja, a honra dos homens é passageira, mas a honra que o Senhor promete a essas pessoas no Céu é eterna! ) (Nota: O que você prefere: reconhecimento temporário aqui ou estabilidade eterna lá?)

B. O Conforto de Sua Proteção – A eles são prometidos “donde jamais sairá”. Esta é uma referência ao fato de que a Filadélfia foi construída perto de um vulcão ativo. Quando aquela montanha começasse a ruir, os cidadãos da cidade seriam forçados a fugir. De muitas maneiras, era um lugar muito inseguro para se viver. Jesus os lembra que eles estão indo para um lugar seguro no céu. Este mundo pode estar mudando e pode haver perigos por todos os lados, mas aqueles que têm a porta do Céu aberta para eles encontram um lugar de eterna segurança, paz e descanso!

C. O Conforto de Sua Segurança - Essas pessoas recebem a maravilhosa promessa de que serão identificadas como o povo de Deus para sempre. Eles terão Seu Nome sobre eles. Eles serão identificados como cidadãos do Céu. Eles até têm a preciosa promessa de que levarão o Nome do Salvador. O que Ele está falando aqui é sobre a segurança deles. Aqueles que confiam no Senhor são reivindicados por Ele, Hebreus 2:11; Hebreus 11:16! Eles têm cidadania garantida em Seu Céu, Filipenses 3:20. Eles possuem o conforto de Sua segurança ao passarem por este mundo.

Conclusão: Amigos, este é o tipo de igreja que Deus usa! Veja mais uma vez o versículo 8. A igreja de Filadélfia demonstrou os atributos de confiabilidade, dedicação e devoção. Como resultado, o Senhor os abençoou e os usou para Sua glória. Você se juntaria a mim esta noite para pedir ao Senhor que nos ajude a ser uma igreja que Ele pode usar? Você se juntaria a mim pedindo a Deus para nos limpar, nos encher e colocar diante de nós as portas abertas para agradar a Ele? Você se juntaria a mim em oração por essa igreja esta noite? Amigos, quero que Ele nos use grandemente, e Ele o fará, se cumprirmos Suas condições. Precisamos trabalhar em nossa caminhada com Deus como indivíduos e como igreja. Você se juntará a mim enquanto busco o Senhor para o futuro desta igreja? Percebo que nosso futuro no céu é brilhante, mas quero que nossos dias aqui sejam abundantes com as bênçãos de Deus também. E Você?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem