O Que a Mentira Pode Fazer Por Você

O Que a Mentira Pode Fazer Por Você

Sermão Expositivo de Gênesis 12:10-20 

Texto: Gênesis 12:10-20

Introdução: Estamos muito familiarizados com a mentira. E na maioria das vezes preferimos ouvir a mentira porque a verdade dói, machuca, fere.

Precisamos ter cuidado para não cair na armadilha da mentira. Até os fiéis podem mentir. Afinal, Abraão, o “Pai dos Fiéis” mentiu. Vamos examinar esta narrativa para ver o que a mentira pode fazer por você.

I. Mentir Pode Torná-lo um Covarde. V. 10-13

A. Enquanto Abrão estava na Palestina, uma fome se abateu sobre a terra, então ele decidiu ir para o Egito. O Egito era conhecido por sua abundância de grãos.

B. Abrão temeu por sua vida. Sarai era linda. Abrão ficou com medo do que aconteceria quando os egípcios a vissem. Os egípcios desejariam Sarai - as esposas egípcias eram conhecidas por serem desprovidas de beleza. Eles saberiam que ela era sua esposa. Eles iriam matá-lo para que pudessem tê-la. Para evitar tudo isso, Abrão pediu a Sara que dissesse que ela era sua irmã. Tudo iria bem para Sarai e Abrão viveria.

C. Abrão era um covarde. Ele estava com medo de onde a verdade o levaria, então ele mentiu.

D. Mentir vai nos tornar covardes. Em vez de admitir a verdade, independentemente das consequências, nos escondemos atrás de uma mentira. Mentir é sempre errado.

II. Mentir Pode Torná-lo Popular. V. 14-16

A. Abrão foi para o Egito. Os egípcios notaram a beleza de Sarai. Os egípcios levaram Sarai para a casa de Faraó para ser sua amante.

B. Os egípcios abençoaram Abrão com abundância.

C. Mentir nos tornará populares.

III. Mentir Pode Fazer Você Desejar Não Ter Mentido. V. 17-20

A. Deus enviou grandes pragas sobre a casa de Faraó. As pragas aconteceram porque Sarai estava na casa de Faraó. Faraó sabia que tinha feito mal a Deus.

B. Faraó chamou Abrão. Faraó queria saber por que Abrão havia feito aquilo. Faraó queria saber por que Abrão não tinha lhe contado que Sarai era sua esposa. Faraó devolveu Sarai a Abrão.

C. Abrão nunca respondeu a Faraó.

D. Faraó mandou Abrão embora. Ele ordenou seus homens a respeito de Abrão. Os homens o mandaram embora com sua esposa e tudo o que ele tinha.

Conclusão

A. Deus pune a mentira. Ananias e Safira descobriram isso da forma mais dura (Atos 5:1-11). Os mentirosos têm seu lugar no lago que arde com fogo e enxofre (Apocalipse 21:8).

B. Mentir é contrário à natureza de Deus (Tito 1:2).

C. Satanás é mentiroso e pai da mentira (João 8:44).

D. Sejamos o povo de Deus e deixemos de mentir (Colossenses 3:9).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem