Famílias em Conflito: O Que Fazer?

Famílias em Conflito: O Que Fazer?

Sermão Expositivo Sobre Gênesis 13:5-13 

Texto: Gênesis 13:5-13

Introdução: Muitas famílias estão em conflito... Sua família pode estar em um conflito que não é tão sério quanto o que acabei de descrever. Você e seu cônjuge podem ter uma pequena discussão de vez em quando. Você e seus filhos podem não concordar em uma série de coisas.

Esta noite, queremos examinar um conflito entre Abrão e seu sobrinho Ló e ver as lições que aprendemos.

Abrão e Ló tiveram problemas por causa de sua riqueza. Ambos os homens eram bastante ricos. Abrão é descrito como sendo “muito rico em gado, em prata e em ouro” (13:2). Ló tinha rebanhos e manadas (13:5) - um sinal de riqueza naquela época. A terra onde eles moravam não podia sustentar os dois homens. Seus rebanhos eram tão grandes que não havia espaço suficiente para os rebanhos pastarem. Por causa da falta de pasto, os pastores de Abrão e Ló estavam começando a brigar.

O conflito familiar ocorre quando alguém desobedece a Deus. Deus disse a Abrão: “Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gênesis 12:1). Abrão deveria deixar sua terra natal e sua família. No entanto, Abrão levou consigo Ló, seu sobrinho (Gênesis 12:5) - ao levar Ló com ele, Abrão não deixou sua família como Deus lhe disse para fazer. Só porque Abrão levou Ló é que eles tiveram problemas - se Abrão tivesse feito originalmente o que Deus instruiu, a contenda nunca teria surgido entre os pastores de Abrão e os pastores de Ló.

Hoje as famílias enfrentam problemas porque alguém desobedece a Deus. Talvez o adultério destrua uma família. Talvez deixar de honrar os pais traga dor de cabeça. Talvez a incapacidade de controlar seu temperamento coloque todos na casca de ovo. Nunca houve um divórcio onde não houvesse pecado de um lado ou do outro.

Vamos ver como gerenciar o conflito familiar.

I. Reconheça o Problema. V. 7-8

A. Abrão reconheceu o problema. Houve conflito entre os pastores de Abrão e os pastores de Ló. Abrão então foi a Ló para resolver as coisas.

B. Abrão poderia ter fingido que não havia um problema real. Muitas famílias fazem exatamente isso. Ambos os parceiros sabem que o casamento não é o que deveria ser, mas nenhum dos dois fala uma palavra sobre o problema. Um filho adulto raramente visita sua mãe, mas no Natal e nos aniversários trocam presentes e agem como se nada estivesse errado. Você tem problemas em sua família que está ignorando?

C. Abrão foi a Ló com o problema. Abrão poderia ter falado com Sara e lhe contado tudo sobre o problema. Precisamos ir até a pessoa que está causando o problema; se não o fizermos, provavelmente causaremos ainda mais problemas.

D. A Escritura nos admoesta a não expor desacordos abertamente. “O que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio” (Provérbios 11:13). “O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afasta amigos íntimos” (Provérbios 17:9). Cobrir uma transgressão significa manter o errado em privado. Quem repete um assunto privado corre o risco de piorar as coisas. Ao lidar com os problemas na igreja, Jesus nos disse para irmos primeiro ao nosso agressor (Mateus 18:15). Se o problema não puder ser resolvido, só então devemos envolver outras pessoas.

E. Se você está tendo dificuldades familiares, vá até aquele que está causando o problema.

II. Reconheça Que Vocês São Uma Família. V. 8

A. Abrão queria resolver o problema com Ló, porque eles eram uma família - Ele vai até Ló e diz a ele: “Somos irmãos”.

B. Embora as coisas se tornem difíceis na família, precisamos lembrar que ainda somos uma família. Independentemente do que seu filho possa fazer, vocês ainda são uma família. Independentemente de quão dominadora sua mãe seja, ela ainda é sua mãe. Independentemente de quantas vezes você diga a seu marido para pegar a cueca do chão, ele ainda é seu marido.

C. O amor deve permear as famílias.

1. A Escritura lembra aos cristãos que devemos ser um povo de amor.

- “e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós” (Efésios 5:2). O amor que Jesus nos deu foi um amor sacrificial - ele colocou os outros antes de si mesmo. Nós, como cristãos, devemos mostrar esse tipo de amor.

- “Mas sobretudo revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3:14).

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1 João 4:7).

2. As famílias devem ser construídas em torno do amor.

- “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25). Jesus amou a igreja sacrificialmente - ele morreu pela igreja. Nós, maridos, devemos amar nossas esposas com sacrifício.

- As esposas são instruídas a respeitar seus maridos (Efésios 5:33). Certamente, o respeito adequado inclui amor. As mulheres mais velhas devem admoestar as moças a “amarem seus maridos”, “amarem seus filhos” (Tito 2:4).

- Os filhos devem honrar seus pais (Efésios 6:2) - Certamente, honra inclui amor.

E. Demonstramos muito amor por meio de nossas ações - você está demonstrando amor em sua família?

III. Reconheça Que Existe Uma Solução

A. Abrão diz a Ló para se separar dele. Se Ló fosse para a esquerda, Abrão iria para a direita. Se Ló fosse para a direita, Abrão iria para a esquerda.

B. Uma solução real estava à vista. Abrão formulou a solução e depois foi até Ló. Quando temos dificuldades familiares, devemos estar dispostos a encontrar uma solução real. A solução pode não ser uma de que gostemos particularmente - Abrão arriscou perder a terra de Canaã que Deus havia prometido a ele.

C. A solução deve ser aquela que satisfaça todos os envolvidos.

IV. Reconheça o Membro da Sua Família Como Superior a Você. V. 9

A. Abrão permitiu que Ló escolhesse a terra que desejava. Abrão tinha todo o direito de tomar qualquer terra que quisesse. Abrão era o mais velho dos dois. Abrão cuidou de Ló quando seu pai morreu. Mesmo assim, Abrão desistiu de seu direito e permitiu que Ló escolhesse a terra; ele não insistiu em seus próprios interesses.

B. Em nossas famílias, não podemos insistir em nossos próprios interesses. O amor “não busca os seus interesses” (1 Coríntios 13:5). Um presbítero não pode ser “obstinado” (Tito 1:7).

C. Devemos humildemente colocar nossos familiares acima de nós mesmos. “nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2:3).

D. Você está colocando as necessidades de seus familiares antes de suas próprias necessidades?

Conclusão

As famílias são terrivelmente importantes; portanto, devemos fazer todos os esforços para manter o conflito fora de nossas famílias.

No entanto, embora as famílias sejam importantes, algumas coisas são mais importantes do que a família. “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:26). 

Nossa obediência a Deus é mais importante do que nossa família. Ainda assim, o paradoxo é que quando colocamos Deus em primeiro lugar em nossas vidas, nossas famílias se tornam mais fortes, mais seguras. Você está colocando Deus em primeiro lugar na sua vida?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem