Nicodemos Visita Jesus

Nicodemos Visita Jesus
Texto: João 3:1 "Ora, havia um homem dos fariseus chamado Nicodemos, príncipe dos judeus"

Introdução: Nicodemos não era apenas um judeu, ele era um fariseu, além de um membro do Sinédrio (o mais alto corpo legal, legislativo e judicial dos judeus), e ele fera considerado "mestre" de Israel (João 3:10), então por que Nicodemos foi a Jesus, à noite? Possivelmente porque ele não queria que ninguém o visse ou Jesus estava tão ocupado durante o dia em seu ministério que Nicodemos tinha pouca chance de conversar com Jesus em privado. Eu acredito que é o último caso, mas Nicodemos era um homem muito importante como um "príncipe dos judeus" e "mestre" de Israel e ele vai a Jesus, talvez querendo saber mais sobre Cristo e a salvação.

  • Porque você acha que Nicodemos foi à noite?
  • Porque você acha que Nicodemos foi visitar Jesus?
  • Por que "o mestre", Nicodemos não entendeu?

Nascer de Novo

João 3:4 "Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?"

Somos lembrados novamente do status de Nicodemos logo depois que ele pergunta a Jesus como um homem pode nascer de novo quando ele é velho, "Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto? Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?" (João 3:9-10). Jesus não está apenas identificando Nicodemos como "um" mestre de Israel, mas "o" mestre de Israel, então é por isso que Jesus disse: "Você é um mestre de Israel" e "não entende essas coisas?" Uma vez que Nicodemos é um "mestre de Israel", ele deveria saber várias passagens como Ezequiel 11:19, que fala de uma mudança dramática, como o nascimento; "E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne". Uma nova criatura em Cristo significa que você tem um novo coração e mente para Cristo (2 Coríntios 5:17-21). Que você nasceu de novo, de cima, de Deus (João 3:3-7).
  • Nicodemos estava zombando de Jesus, fazendo-lhe a pergunta em João 3:4?
  • Você acha que Nicodemos foi sincero ao perguntar a Jesus sobre este novo nascimento? Se sim, porquê? Se não, por que não?
  • Ezequiel 11:19 e muitos outros versículos semelhantes a ele (Ezequiel 36:26; 37:14) e Jeremias tem passagens que parecem como um novo nascimento (Jeremias 24:7; 31:33)?

Injustiça

João 7:50-51 "Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: A nossa lei, porventura, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz?"

Esta é a primeira evidência que mostra que Nicodemos creu em Jesus. Ele agora coloca em jogo sua posição e reputação para defender Jesus, pois lembre-se, Nicodemos era um mestre altamente respeitado das Escrituras do Antigo Testamento, um fariseu, um membro do Sinédrio e "o mestre" de Israel. Não importava porque os sumos sacerdotes e os fariseus superavam em número a Nicodemos e ignoravam o ponto que ele defendia, violando a lei judaica. 

Uma pessoa não podia legalmente ser julgada sem audiência e sem que ela soubesse porque ela estava sendo julgada. Eles com ira responderam a Nicodemos: "És tu também da Galileia? Examina e vê que da Galileia não surge profeta" (João 7:52). Por si mesmo, Nicodemos não foi suficiente para deter a maior farsa da justiça no "julgamento", veredicto, e execução de Jesus na cruz, mas devemos reconhecer o fato de que Nicodemos levantou-se por Jesus. Ele tentou levá-lo a julgamento justo (que ele não conseguiu). O fato de que Nicodemos disse ter ido antes a Ele aponta de volta para o Nicodemos de João 3 e o "ele" de João 7:50 é Jesus, mas o mais importante, é que diz Nicodemos "era um deles", que significa claramente que Nicodemos era um dos discípulos de Jesus. Incrível!

  • Será que as passagens bíblicas acima são suficientes para acreditar que Nicodemos confiava em Cristo?
  • Por que os judeus ficaram tão irritados com Nicodemos?

Seguidor de Cristo

João 19:38-39 "Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos lho permitiu. Então foi e o tirou. E Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus de noite, foi também, levando cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés"

Isto é tudo o que precisamos ler para ver que Nicodemos recebeu à fé salvadora em Cristo quando Ele e José de Arimatéia foram levar o corpo de Jesus e enterrá-lo, sendo responsáveis por todas as despesas. Nicodemos trouxe cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés e José de Arimatéia deu a Jesus "um sepulcro novo, em que ninguém ainda havia sido posto" (João 19:41). Estes dois homens devem ter sido vistos por outros e isso deve ter sido relatado as autoridades judaicas, embora por um tempo "José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus" (João 19:38). A história da igreja indica que ambos os homens foram expulsos do conselho e do templo judeu e ambos perderam tudo, mas eles ganharam mais do que qualquer coisa!
  • Você já foi um cristão "oculto por medo dos" outros?
  • Por que você acha que Pilatos deu a José de Arimatéia e a Nicodemos permissão para levar o corpo de Jesus?
  • Por que é importante sabermos que o túmulo de Jesus foi "um sepulcro novo, em que ninguém ainda havia sido posto" (João 19:41)?

Conclusão

Recomendo em seu estudo a examinar todos os versículos da Bíblia e lê-los em voz alta para que você possa tirar o máximo proveito deste Estudo sobre Nicodemos. A história da igreja registra que Nicodemos perdeu tudo por amor a Cristo, mas eu espero ver Nicodemos no reino porque há toda razão para crer nas Escrituras que ele finalmente creu em Jesus. Na primeira escritura, ele procurou-o (João 3:1-7), então Ele creu nEle (João 7:50-51), e, finalmente, Deus o salvou. Tendo perdido tudo havia nada a ganhar mais do que qualquer coisa.
  • Você acha que Nicodemos sabia que ele ia perder tudo, se ele seguisse a Jesus?
  • E quanto a José de Arimatéia?
  • O que mudou na sua compreensão sobre Nicodemos após este estudo?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem