Substituindo Uma Caminhada Carnal Por Uma Caminhada Espiritual?

Substituindo Uma Caminhada Carnal Por Uma Caminhada Espiritual?
Texto: Gálatas 5:16-26; Efésios 5:15-20 

Introdução: Turistas ao longo dos séculos visitam a famosa Acrópole, a antiga cidadela religiosa em Atenas. Milhares de turistas de todo o mundo pegam pedaços de mármore como lembranças.

Porque o suprimento de peças não foi exaurido há muito tempo? A resposta é muito simples. A cada poucos meses, um caminhão cheio de fragmentos de mármore de uma pedreira a quilômetros de distância espalha pedaços por toda a área da Acrópole. Assim, os turistas vão para casa felizes com o que eles acham que são autênticas peças da história antiga. 

Podemos ser enganados com tipos espirituais de imitações também. Linguagem religiosa e música, objetos religiosos e cultos podem nos enganar e imaginar que estamos experimentando um relacionamento de primeira mão com Deus quando, na realidade, estamos simplesmente passando por rotinas vazias. 

Algo é autêntico quando se conforma ao que é representado ou reivindicado ser. Tem a ver com a consistência entre palavras e ações e entre os valores reivindicados e as prioridades reais. Inautenticidade significa que reivindicamos ser uma coisa e depois provamos ser outra coisa. 

Substituindo Uma Caminhada Carnal Por Uma Caminhada Espiritual? 

Podemos nos encontrar ensinando teologia sem o desejo interior de praticá-la. Na reunião anual de 1993 da The American Heart Association, milhares de médicos, enfermeiros e pesquisadores reuniram-se em Atlanta para discutir, entre outras coisas, a importância de uma dieta pobre em gorduras para manter nossos corações saudáveis. No entanto, durante as refeições, eles consumiam fast food recheado de gordura - como hambúrgueres e batatas fritas - na mesma proporção que pessoas de outras convenções. Quando um cardiologista foi questionado se o fato de ele participar ou não de refeições gordurosas era um mau exemplo, ele respondeu: "Eu não, porque tirei o crachá com meu nome". 

O maior desafio para mim é substituir um andar carnal com Deus por uma caminhada espiritual com Deus. Uma pessoa que está andando em carne e osso pode não parecer muito diferente de uma que anda no espírito. Ambos podem fazer exatamente as mesmas coisas. Ambos podem reconhecer o mesmo código moral pelo qual devem viver. Ambos podem frequentar a igreja, dar seus dízimos e cantar as mesmas canções, enquanto um é motivado pela carne e o outro é motivado pelo espírito do Deus vivo. A confiança está nas obras da carne e a confiança do outro está no Espirito que dá a vida de Deus. 

Um homem relatou uma história que transpirou em sua vida quando ele era criança, meu pai trouxe para casa um menino de 12 anos chamado Roger, cujos pais haviam morrido de overdose de drogas. Não havia ninguém para cuidar de Roger, então meus pais decidiram que eles apenas o criariam como se ele fosse um dos seus próprios filhos. 

No começo, foi muito difícil para Roger se adaptar à sua nova casa - um ambiente livre de adultos viciados em heroína! Todos os dias, várias vezes ao dia, ouvi meus pais dizendo para Roger: 

"Não, não. Não é assim que nos comportamos nesta família" 

"Não, não. Você não precisa gritar ou brigar ou machucar outras pessoas para conseguir o que quer" 

"Não, não, Roger, esperamos que você mostre respeito nessa família". E com o tempo Roger começou a mudar. 

Agora, Roger tinha que fazer todas essas mudanças para se tornar parte da família? Não. Ele foi feito parte da família simplesmente pela graça de meu pai. Mas ele teve que fazer muito trabalho duro porque estava na família? Foi difícil para ele mudar, e ele teve que trabalhar para isso. Mas ele foi motivado pela gratidão pelo incrível amor que recebeu. 

Você tem muito trabalho a fazer agora que o Espírito te adotou na família de Deus? Certamente. Mas não para se tornar um filho ou uma filha do Pai celestial. Não, você faz essas mudanças porque é filho ou filha. E toda vez que você começar a voltar aos antigos vícios do pecado, o Espírito Santo dirá a você: "Não, não. Não é assim que agimos nesta família".

Crescimento Espiritual é um Verdadeiro Desafio

A alma está com fome de Deus. A fome é a mesma para a pessoa no palácio do governo ou a pessoa em um abrigo para os sem-teto; é o mesmo para o último ídolo de Hollywood e para a devotada esposa e mãe. É tão real para Bill Gates quanto para o trabalhador comum. Não importa o quanto temos ou não, há uma fome de mais - algo mais rico, mais profundo, mais bonito, mais saboroso, mais rápido ou mais satisfatório. 

Quando me encontro com fome de algo mais do que o que tenho, me leva mais fundo na mensagem de Deus. Às vezes é uma indicação de que estou tentando andar na carne e não no Espírito. Graças a Deus, existe uma inquietante e infindável fome infinita dentro de cada um de nós, que nada além de Deus pode satisfazer. Muitos reconhecem sua fome e tentam satisfazê-la de maneiras socialmente aceitáveis: educação, carreira, família, amigos ou trabalho. Há inúmeros outros que nunca percebem que o vazio é comum a todos. Eles ficam irritados e tentam satisfazê-lo de maneiras socialmente inaceitáveis: álcool, drogas, sexo ilícito, violência etc. 

Nosso eu interior mais profundo anseia por transformação espiritual. É uma transformação que requer treinamento. A transformação espiritual é um esforço de longo prazo. Envolve tanto a Deus quanto a nós. John Ortberg compara isso a atravessar um oceano. Algumas pessoas tentam, dia após dia, ser boas, tornar-se maduras espiritualmente. É como pegar um barco a remo pelo oceano. É cansativo e geralmente malsucedido. 

Outros desistiram de tentar e se lançam inteiramente "confiando na graça de Deus". Eles são como navegantes em uma jangada. Eles não fazem nada além de esperar que Deus os leve até lá. 

Nem tentar nem derivar são eficazes em trazer a transformação espiritual. Uma imagem melhor é o veleiro, que se move, é um presente do vento. Não podemos controlar o vento, mas um bom marinheiro percebe onde o vento está soprando e ajusta as velas de acordo. 

Trabalhar com o Espírito Santo, que Jesus comparou ao vento em João 3, significa que temos uma parte no discernimento dos ventos, em conhecer a direção que precisamos seguir e em treinar nossas velas para capturar a brisa que Deus provê. Isso é verdadeira transformação. 

Billy Sunday disse: “Às vezes me pergunto se a igreja precisa de novos membros metade do que precisa do velho grupo. Julgando pelo modo como multidões na igreja vivem, você pensaria que imaginavam que tinham um ingresso para o céu num carro do palácio, e deixara ordens para o porteiro acordá-los quando se dirigissem para os pátios da Nova Jerusalém”. 

Muito conforto é perigoso. Literalmente. 

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley fizeram um experimento há algum tempo que envolveu a introdução de uma ameba em um ambiente perfeitamente livre de estresse: temperatura ideal, concentração ideal de umidade, fornecimento constante de alimentos. A ameba tinha um ambiente para o qual não tinha que fazer nenhum ajuste. 

Assim, supomos que essa era uma pequena e feliz ameba. Seja o que for que produz úlceras nas amebas e a pressão alta se foi. 

No entanto, curiosamente, ela morreu. 

Aparentemente, há algo sobre todas as criaturas vivas, até mesmo amebas, que exigem desafio. Exigimos mudança, adaptação e desafio à maneira como necessitamos de comida e ar. O conforto sem desafio nos matará.

A Necessidade de Ser Preenchido Com o Espírito de Deus

Ser cheio do Espírito de Deus é a verdadeira marca de um cristão. Muitas vezes tentamos imitar a adoração do primeiro século duplicando o que eles fizeram. Nós tentamos praticar o que eles praticaram, mas simplesmente passar pelos movimentos praticando o que eles praticaram pode nos deixar vazios do Espírito de Deus. 

Há, no final, apenas dois caminhos abertos para nós: honesta e honrosamente fazer uma admissão de quão longe estamos do cristianismo do Novo Testamento, ou realizar truques habilidosos para esconder a verdadeira situação. 

Há duas pessoas que querem encher nossos corações. . . Satanás e o Espírito Santo. Pedro disse: "Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?" (Atos 5:3). Ananias estava procurando substituir um andar carnal com Deus por uma caminhada espiritual com Deus enquanto ele procurava mentir para o Espírito Santo. 

Paulo nos adverte para sermos cheios do Espírito. 

Efésios 5:15-20 “15 Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. 17 Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, 20 sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” 

Esses versículos levaram a nossa adoração não instrumental ao enfatizarmos a necessidade de fazer uma resposta pessoal a Deus quando estamos cheios de seu Espírito. O mandamento nesses versículos é ser cheio do Espírito de Deus. O tipo apropriado de adoração é o tipo em que os indivíduos são cheios do Espírito de Deus até o ponto em que seus corações explodem em louvor a Deus. A ênfase nesses versículos está em nosso papel individual na adoração, e não em como os outros se apresentam no palco. 

Quando somos cheios pelo Espírito do Deus vivo, nos leva além da adoração a um relacionamento vivo com Deus que tem um efeito transformador sobre nós e sobre os outros. Quando as necessidades das viúvas gregas estavam sendo negligenciadas, os apóstolos reuniram os crentes em Jerusalém e disseram: "2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra" (Atos 6:2-4) 

É óbvio que a igreja do primeiro século cresceu quando discípulos cheios do Espírito foram designados para realizar o trabalho. Eu acredito que é o poder capacitador do Espírito de Deus que preenche o cristão à medida que ele faz sua vida se concretizar. 

Há um grande contraste entre a obra do Espírito e as obras da carne. Embora nem sempre seja fácil distinguir a caminhada espiritual da caminhada carnal. Há momentos em que ambos podem parecer muito diferentes. 

Gálatas 5:16-26 “16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”. 

Muitas das coisas mencionadas nestes versos seriam manifestações muito óbvias de um andar carnal. Eles podem ser totalmente contrários à maneira como sabemos que devemos viver. Imoralidade sexual, devassidão, acessos de raiva, embriaguez, orgias e afins podem ser muito óbvios. 

No entanto, é possível que um andar carnal seja disfarçado de caminhada espiritual. 

Lucas 18:9-14 “9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado". 

O fariseu colocou toda sua ênfase nos externos. A maior ameaça à autenticidade ocorre quando colocamos mais ênfase nos métodos externos do que na mudança interna, o que resulta em tentativas de uma forma de piedade, mas não tem o poder de Deus. 

Os fariseus procuravam limpar o exterior sem nunca serem verdadeiramente convertidos. Isso acontece quando procuramos nos convencer de que podemos viver uma vida piedosa unicamente através dos esforços da carne. Isso acontece quando estamos fazendo coisas para Deus em nossa própria força. Isso geralmente nos deixa desgraçados. 

2 Timóteo 3:1-5 “1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; 2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, 3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses”. 

É óbvio que a própria religião pode se tornar uma obra da carne que gera ódio, inveja, dissensão, discórdia, ambição egoísta e facções. Thomas Shepard escreveu: "A trombeta de um fariseu será ouvida até o fim da cidade, mas a simplicidade caminha invisível pela cidade". 

O poeta inglês John Keats escreveu: "Nada se torna real até que seja experimentado ... Mesmo um provérbio não é um provérbio para você até que sua vida o tenha ilustrado". Para sermos autênticos, devemos deixar de falar sobre Jesus para deixá-lo falar dentro de mim, de pensar em Jesus para deixá-lo pensar em mim, de agir por e com Jesus até deixá-lo agir através de mim. Eu sei que a única maneira de eu ver o mundo é ver através dos olhos dele. 

Estamos vivendo em uma época que buscar santificar o andar carnal para um andar espiritual. Pode se tornar muito confuso, porque a caminhada carnal é sancionada por pessoas aparentemente respeitáveis. 

Gálatas 1:6-9 “6 Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, 7 o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. 9 Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”. 

Havia aqueles nas igrejas na Galácia que procuravam conquistar os membros, mas eles não eram bons. 

Gálatas 4:17-18 “17 Eles vos procuram zelosamente não com bons motivos, mas querem vos excluir, para que zelosamente os procureis a eles. 18 No que é bom, é bom serdes sempre procurados, e não só quando estou presente convosco”. 

Podemos nos surpreender com a rapidez com que podemos ser afastados por uma perversão do evangelho de Cristo. A. W. Tozer diz que há áreas em nossas vidas onde, em nosso esforço para estar certo, podemos errar, tão errado a ponto de levar à deformidade espiritual. Para ser específico, deixe-me citar alguns:

  • Quando em nossa determinação de sermos corajosos, nos tornamos descarados.
  • Quando em nosso desejo de sermos francos nos tornamos rudes.
  • Quando em nosso esforço de estar atentos, ficamos desconfiados.
  • Quando procuramos ser sérios e nos tornarmos sombrios.
  • Quando queremos ser conscienciosos e nos tornamos escrupulosos.

Quando isso acontece, a carne suprimiu o desejo do Espírito de nos conduzir no caminho da justiça. Quando a carne apaga o Espírito de Deus, cria em nós uma fome implacável e incansável que só Deus pode preencher. 

Conclusão: Como você resolve um problema pessoal? Digamos que você tenha uma queda por fofocas ou brigas. Como você para? Ou suponha que você tenha um vício em controlar a vida de álcool, drogas ou sexo. Como você se liberta? 

Às vezes a resposta é algo que parece totalmente não relacionado. Por exemplo, no meio do inverno, quando seus pés estão frios, você pode tentar colocar meias mais grossas ou um cobertor. Ainda seus pés podem estar gelados. Um segredo para aquecer os pés é parar de se concentrar em seus pés e olhar para sua cabeça. É isso mesmo, vá para a outra extremidade do seu corpo e coloque uma toca. Embora o pescoço e a cabeça tenham apenas 10% da superfície do corpo, no frio está onde você perde 30% do calor do corpo. Não ter nada em sua cabeça é como abrir uma janela em sua casa no auge do inverno. Se você mantiver esse calor em seu corpo com uma touca, seu sangue o levará até os dedos dos pés. 

Da mesma forma, quando as pessoas têm problemas, os líderes espirituais geralmente recomendam que façam algo que não tenha relação - como ler a Bíblia, orar, ir à igreja ou se concentrar em servir outras pessoas. Essas coisas aparentemente não relacionadas trazem graça para ajudar a superar os problemas. 

1 Timóteo 4:7-8 “7 mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade. 8 Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir”.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem