O Segredo da Alegria Permanente - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida

O Segredo da Alegria Permanente - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida
Texto: “…que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa” (João 15:11)

Introdução: Estas palavras foram ditas por nosso Senhor Jesus Cristo, e é muito importante que observemos quando Ele as pronunciou. Era um momento muito estranho para falar de alegria e regozijo, pois em pouco tempo Ele estaria na escuridão do Getsêmani, e logo depois disso Ele estaria enfrentando Seus acusadores e ouvindo as provocações e zombarias daqueles que O odiavam.

Sim, foi justamente antes de enfrentar as agonias do Calvário que Ele falou de “Minha alegria…”, e é muito significativo que, no que diz respeito aos registros das escrituras, esta é a única vez que Ele falou de Sua alegria.

Quão única deve ter sido a alegria do Senhor se ainda permanecia com Ele no tempo de tão grande provação e sofrimento! - e Seu desejo e provisão para nós (isto é, para todo crente), é que Sua alegria, que é tão diferente da alegria do mundo, deveria ser nossa alegria - “… que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa”

1. A Alegria Cristã Deve Ser a Característica Predominante da Vida de Todo Cristão

Muitas vezes ficamos tristes, abatidos e desanimados; mas como cristãos devemos ser alegres em tudo - veja Filipenses 4:4 e 1 Tessalonicenses 5:16.

O A-a-Z da nossa experiência cristã deve ser marcado pela alegria:

A. alegria pela conversão (Atos 8:39);
B. alegria ao ler a Santa Palavra de Deus (Jeremias 15:16);
C. alegria em oração (João 16:24);
D. alegria no meio das provações (Tiago 1:2);
E. alegria ao sofrer (Atos 5:41);
F. alegria ao servir (2 Coríntios 1:24);
G. e alegria no final da jornada (Hebreus 12:22).

Se pertencemos ao Senhor, devemos sempre nos regozijar.

2. O Que, Então, é a Alegria Cristã, a Alegria Que Nós, Como Cristãos, Devemos Experimentar?

A. É a alegria de Cristo: "... que a minha alegria esteja em vocês" (João 15:11). “Minha alegria… em vocês…”. A vida cristã é a vida do Senhor Jesus Cristo em um homem ou uma mulher - veja Gálatas 2:20 e Colossenses 3:4. A alegria cristã é a alegria de Cristo em um cristão, e isso significa que essa alegria duradoura não é encontrada em nenhum outro lugar, exceto Nele. Existem outros tipos de alegria encontrados em outros lugares, mas Sua alegria é encontrada somente nEle.

B. É a plenitude de alegria: “... e a alegria de vocês seja completa” (João 15:11). Há uma grande diferença entre a alegria e a plenitude de alegria. O recipiente pode estar parcialmente preenchido ou completamente preenchido. O desejo de nosso Senhor por nós é que experimentemos a plenitude de alegria continuamente - observe o Salmo 16:11; João 17:13 e 1 Pedro 1:8.

C. É uma alegria permanente: "... que a minha alegria esteja em vocês" (João 15:11). Observe a palavra “esteja” nestes versos - 4, 5, 6, 7, 9, 10. “permanecer” nEle e “permanecer” em nós significa que a alegria Dele sempre estará em nós. Nossa alegria não é uma experiência intermitente, mas permanente. É uma alegria que não é afetada pelas circunstâncias - veja o que o Senhor disse a Seus discípulos em João 16:22. Esses primeiros seguidores de nosso Senhor deveriam passar por muitas provações e adversidades, mas Ele lhes disse que nada poderia privá-los de sua alegria - Sua alegria neles.

Considere as seguintes três ilustrações da natureza duradoura da alegria cristã e do fato de que a alegria de Cristo em nós não é afetada por circunstâncias externas:

a) João 15:11 - como vimos, nosso Senhor experimentou essa alegria à sombra da cruz - compare João 17:13.
b) Lucas 10:20 - certamente nosso Senhor quis dizer com isto: “Não permita que a sua alegria dependa de qualquer coisa terrena ou temporal, mas que dependa daquilo que permanece… no céu”
c) Atos 16:25 - Paulo e Silas, embora em grande dificuldade, ficaram cheios da alegria de Cristo, que lhes permitiu cantar louvores à meia-noite - compare Isaías 61:3; 2 Coríntios 8:2 e Hebreus 10:34.

É uma coisa extraordinária e maravilhosa que a verdadeira alegria cristã não somente seja afetada por circunstâncias adversas, mas na verdade é promovida por tais provações e adversidades - veja Tiago 1:2.

3. Como Podemos Ter Essa Alegria?

A. Tendo-o. Se esta alegria duradoura é a alegria de Cristo, só podemos tê-la através de tê-lo. Em Atos 8:8, lemos que: “Houve grande alegria naquela cidade”. Por que isso aconteceu? O versículo 5 nos diz! O versículo 35 nos diz! Se possuirmos a alegria Dele, devemos possuí-Lo - procure João 17:13.

B. lendo a Sua Palavra. Quando lemos a Bíblia e recebemos a verdade, sentimos grande alegria - observe 1 João 1:4. Isto é semelhante a ter um “coração ardente” como resultado da comunhão com o Senhor quando Ele fala conosco - observe Lucas 24:32.

C. Através da submissão a ele. Observe em Lucas 10:21 que nos é dito duas coisas: primeiro, que “Jesus estava cheio de alegria…”; e segundo, que Ele era completamente submisso à vontade do Pai. Sua alegria foi a alegria da completa e contínua submissão à vontade de Seu Pai Celestial. Foi Madame Guyon quem disse: “Oh, a bem-aventurança de uma tristeza aceita!”. Quando aceitamos o sofrimento de Suas mãos, tristezas e prazeres, então nossa alegria será plena de fato.

D. Através do Espírito Santo. A tradução literal de Lucas 10:21 é: “Jesus regozijou-se no Espírito Santo”, e uma tradução diz: “Naquela hora Jesus foi cheio do Espírito Santo com alegria arrebatadora” - olhe e compare Romanos 15:13.

Neste exato momento o Senhor Jesus é exaltado, o homem perfeito em um corpo humano perfeito, no céu. Seu desejo é que Sua alegria seja completa em nós. Como isso pode ser possível, uma vez que Ele está lá e nós estamos aqui? Ele está no céu e nós estamos na terra! A resposta é - pelo Espírito Santo. “O fruto do Espírito é ... alegria…” - veja Gálatas 5:22 e compare com Atos 13:52 e Efésios 5:18!

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!