Jesus: O Pão Da Vida

Jesus: O Pão Da Vida
Texto: João 6:26-35; 47-51
Introdução: O Evangelho de João relata episódios selecionados da vida de Jesus para defender um tema principal: Jesus Cristo é o Filho de Deus, que oferece a vida aos que creem nele (João 20:30-31). Ao longo do livro,  Jesus se apresenta através de uma série de afirmações poderosas, normalmente combinadas com sinais e milagres reveladores. Jesus disse: 
1. Eu sou o pão da vida (6:35,41,48,51); 
2. Eu sou a luz do mundo (8:12); 
3. Eu sou a porta das ovelhas (10:7,9); 
4. Eu sou o bom pastor (10:11,14);
5. Eu sou a ressurreição e a vida (11:25); 
6. Eu sou o caminho, e a verdade e a vida (14:6); 
7. Eu sou a videira verdadeira (15:1,5).

Cada afirmação ensina algo importante sobre a missão de Jesus, mostrando que ele veio para ensinar, salvar e proteger o seu povo. Mas muito mais que revelar o que ele veio fazer por nós, estas afirmações revelam quem Jesus é. Jesus é Deus. A capacidade dele de ser e oferecer tantas coisas vem de sua natureza divina. É exatamente esta natureza que ele destaca em João 8:24,28 e 58, quando se apresenta com as simples palavras: “Eu Sou”. Ele não é apenas o pão, ou a luz, ou o bom pastor, mas ele é o Eterno Deus. Ele não foi criado e não veio a existir. Nas suas próprias palavras, Jesus disse: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou” (João 8:58).

Jesus usou palavras carregadas de poder e eternidade para se apresentar ao mundo. Nós devemos crer no único “Eu Sou” para termos a vida eterna. Jesus disse: “Porque, se não crerdes que Eu Sou, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24).

Nesta nova série de estudos para as células, o nosso tema é um só: JESUS. Vamos conhece-lo melhor, vamos nos relacionar com ele e deixar que ele seja tudo o que deseja ser em nossa vida, o nosso Deus.

Jesus, a pessoas mais extraordinária que já andou por este planeta, fez declarações extraordinárias sobre si mesmo, sempre em meio à realização de um grande milagre. Ele queria que as pessoas o conhecessem e conhecessem a sua missão.

Ele sabia que muitos os seguiam apenas por causa dos milagres que ele realizava. E ao fazer estas declarações extraordinárias, Jesus demonstra que, além de nos abençoar com suas obras maravilhosas e transformadoras, deseja que nós o conheçamos e que tenhamos um relacionamento pessoal com ele.

Neste episódio, Jesus tinha acabado de multiplicar pães e peixes de modo a alimentar uma grande multidão necessitada (João 6.1-15). Em seguida, Jesus questiona a motivação do povo (verso 26) e declara ser ele mesmo o “pão da vida, capaz de saciar a fome mais profunda do ser humano. Deste texto podemos destacar:

1. A multidão seguia a Jesus apenas pelos sinais e milagres que ele realizava.

O versículo 2 diz que “grande multidão continuava a segui-lo, porque vira os sinais miraculosos que ele tinha realizado nos doentes”.

Pergunta: Vocês poderiam citar alguns milagres que Jesus já tinha realizado?

A fama de Jesus se espalhava por toda parte e por isso, uma grande multidão seguia a Jesus. O fascínio era tão grande que, conforme o versículo 14, o povo queria até proclamá-lo rei, começando a olhar para ele como a solução para os problemas políticos, econômicos e sociais que enfrentavam. A multidão não conhecia Jesus e não entendia que Jesus era Deus.

Pergunta: Por que você tem buscado e seguido a Jesus? Qual tem sido sua motivação? Quem é Jesus para você? Um homem de sinais e milagres? Um grande profeta? Um líder político? Um bom mestre? Qual é a sua visão de Jesus?

Esta talvez seja a pergunta mais importante a responder em toda a nossa vida: quem é Jesus?

2. Apesar da motivação errada do povo, Jesus não deixou de fazer milagres.

Relatando o mesmo milagre de Jesus, Marcos 6.34 afirma: “Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas”. Lucas 9.11 declara: “mas as multidões ficaram sabendo, e o seguiram. Ele as acolheu, e falava-lhes acerca do Reino de Deus, e curava os que precisavam de cura”. Em síntese, Jesus se compadeceu da multidão, a acolheu e agiu em seu favor, curando os doentes e ensinando sobre o Reino de Deus.

Jesus jamais vai rejeitar aqueles que dele se aproximavam com necessidades. Ele olhava para as pessoas com compaixão e misericórdia, procurando suprir as carências apresentadas. Ele amava tanto às pessoas, que não se incomodava com o trabalho que o cuidar delas traria. As necessidades eram importantes e precisavam ser sanadas.

Pergunta: Quais são as suas maiores necessidades hoje? Você acredita que Deus se importa com as suas necessida- des também?

3. O principal interesse de Jesus está na nossa salvação e no nosso relacionamento com ele.

O versículo 27 diz: “Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará”. Apesar de reconhecer as necessidades físicas e materiais imediatas, Jesus queria mesmo é que as pessoas comessem o pão da vida (Se alguém comer deste pão, viverá para sempre, João 6.51).

O que significa comer do pão da vida? Significa crer em Jesus e considerá-lo como fonte pessoal de vida.  Crer vai muito além do simples acreditar. Biblicamente, crer tem como sinônimo se entregar em confiança e dependência (cf. Salmo 37.5). O que Jesus quis dizer à multidão que o ouvia é que eles deveriam tê-lo como Deus, como a única e verdadeira fonte de vida, entregando-se em confiança e dependência a ele.

As pessoas não deveriam procurá-lo simplesmente para terem suas necessidades físicas e materiais supridas. Elas deveriam procurá-lo porque ele é Deus, fonte de vida eterna. Em um primeiro momento de aproximação, seria até aceitável e normal que uma pessoa viesse a Jesus por causa daquilo que ele poderia fazer em favor dela. Entretanto, o amadurecimento espiritual significa deixar de procurar apenas as bênçãos para buscar um relacionamento com o abençoador.

Pergunta: Honestamente, você já entendeu que Jesus é Deus, única e verdadeira fonte de vida eterna? Você já entre- gou sua vida a Jesus?

4. Alguns discípulos pararam de seguir a Jesus

Os versículos 60 e 66 relatam: “Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: ‘Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?’... Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo”. Que triste! Ao serem confrontados com a verdadeira razão pela qual deveriam estar seguindo a Jesus, muitos voltaram atrás. Não haviam entendido quem ele era e qual era a sua missão. Queriam apenas os benefícios, e não o compro- misso da fé. Não eram verdadeiros discípulos. Poderíamos chamá-los de meros seguidores.

Pergunta: E você, considera-se um verdadeiro discípulo de Jesus ou um mero seguidor?

5. Os verdadeiros discípulos creem e sabem que só Jesus Cristo oferece a vida eterna

Após o acontecimento acima descrito, Jesus perguntou aos Doze, seu grupo mais íntimo de discípulos: “Vocês tam- bém não querem ir?” (João 6.67). Percebe-se com essa pergunta, que Jesus não estava preocupado com a quanti- dade de seguidores que possuía. Não se deixava impressionar com as grandes multidões que o seguiam. Ele estava interessado em verdadeiros discípulos.

A essa pergunta, Pedro, que havia entendido, respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus” (João 6.68,69). O verdadeiro discípulo é aquele que compreende que Jesus é a única fonte de vida eterna. Por isso, crê e entrega-se a ele totalmente, comprometendo-se a segui-lo e obedecê-lo por toda a vida.

Pergunta: Você responderia como Pedro respondeu?

Conclusão: Mais uma vez podemos ver como Jesus é extraordinário, cheio de compaixão e amor pelas pessoas. Por isso, podemos e devemos apresentar a Deus as nossas necessidades e buscar nele a solução para as nossas mais diversas lutas e problemas. Jesus tem poder, ele opera milagres e se importa conosco.

Mas precisamos avaliar sinceramente as nossas motivações em seguir a Jesus. É apenas o “pão” o que buscamos ou desejamos mesmo segui-lo com Senhor e Deus, e desenvolver um verdadeiro relacionamento com ele?

Ao dizer que é o Pão da Vida, Jesus está afirmando que, por mais que ele possa nos dar tudo o que precisamos, inúmeras bênçãos, não é disso que precisamos. Ele disse: aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa (João 6:57). Não nos alimentamos de algo que ele nos dê, mas dele mesmo. Ele é a nossa vida. Muito mais que de bênçãos, precisamos do abençoador.

Momento de evangelismo: Conduza uma oração de conversão caso haja algum não convertido presente. Ou conduza o grupo a fazer uma lista de pessoas que estejam em seu circulo de amizades, uma lista VIP. Orem por eles para que eles se unam à célula e sejam alcançados para Jesus

Momento de oração: incentive e permita que orem uns pelos outros antes de encerrar a reunião.

4 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Muito bom...Deus abençoe sempre....

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo,bem explicado. Que o Senhor te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. Gostei do esboço, estou montando uma mensagem com base nesse mesmo tema, e esse conteúdo me ajudou muito.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem