Jesus: A luz do mundo

Jesus: A luz do mundo
Texto: João 8.12 e 9.1-11; 39-4
Introdução: Luz e trevas são opostos que estão bem presentes em nossas vidas. Eles podem ser usados como ilustração da situação espiritual em que as pessoas se encontram. É sobre isso que vamos estudar na lição de hoje, mostrando que Jesus é a luz do mundo e que, sendo assim, pode transformar a realidade de trevas.

1. O mundo em que vivemos está em trevas

Ao olharmos para o mundo em que vivemos, não é difícil concluirmos que ele está em trevas. Basta sair às ruas. Basta consultar a mídia. Basta conversar com pessoas. A Bíblia diz, em 1João 5.19, que “o mundo todo está sob o poder do Maligno”. Toda a criação está sob o poder do mal, isto é, mantida em submissão pelo diabo, o qual, segundo Jesus, é o príncipe deste mundo (cf. Jo 12.31; 14.30; 16.11).

Satanás governa o mundo e lhe incute os seus valores. Essa autoridade lhe foi dada na ocasião em que o homem desobedeceu e pecou contra Deus. A desobediência afastou o ser humano de seu criador (morte espiritual) e mergulhou todo o mundo em maldição (cf. Gn 3). A criação passou a ser corrupta e escravizada ao pecado. Em Gênesis 6.12, está escrito: “Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra”.

Pergunta: Quais são, em sua opinião, algumas das evidências que mostram que o mundo está em trevas?

2. Jesus é a luz do mundo

A palavra luz aparece 23 vezes no Evangelho segundo João. Dessas, 21 se referem a Jesus.  Em João, luz é uma metáfora acerca de Jesus. Quando ele disse ser a luz do mundo, quis dizer que é a solução para as trevas em que o mundo está. O mundo jaz em trevas, o diabo é o príncipe das trevas e viver no pecado é andar na escuridão. O diabo cegou o entendimento das pessoas, por isso, aqueles que são prisioneiros do pecado vivem em densas trevas.


No princípio desse evangelho, está escrito: “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram” (João 1.4,5). Em Jesus está a vida, a qual, como uma luz, pode tirar os homens das trevas em que vivem. Isso é algo muito poderoso, pois não há como as trevas resistirem à luz. Quando a luz chega, as trevas são necessariamente dissipadas. Jesus veio ao mundo para desfazer as obras do diabo, libertar os cativos e dar vista aos cegos.

Jesus é a luz do mundo e a luz prevalece nas trevas. Onde o evangelho é proclamado, a escuridão é vencida. Onde a verdade de Deus prevalece, a alma humana é iluminada. Onde Jesus é anunciado como Salvador, aqueles que vivem presos pela impiedade e desconhecimento de Deus são libertos. Jesus é a luz que veio ao mundo para iluminar todos os homens. Aqueles que nele creem não andam em trevas. Aqueles que nele confiam sabem para onde vão. Ele disse que é a luz do mundo, não uma luz no mundo. Só em Jesus há salvação. Só em seu nome há perdão.

3. Quem o segue não anda em trevas, pelo contrário, tem a luz da vida

Possibilidade não é realidade. Cristo, de fato, é a luz do mundo e derrotou a morte. Entretanto, as trevas só são dissipadas onde a luz está presente. Para sermos livres das trevas e da morte, precisamos nos aproximar da luz, ou seja, seguirmos a Cristo. Conforme João 8.24,51, isso é feito através de fé e obediência. É necessário crermos em Cristo (acreditarmos e confiarmos nele) e obedecermos à sua palavra para não andarmos em trevas e termos a vida.

João 12.46 diz: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”. Apesar de todo o benefício trazido pela luz, muitos insistem em continuar caminhando em trevas. Por quê? Esta é a grande questão que precisamos encarar: por que tantos não querem a luz de Jesus?

Pergunta: Em sua opinião, porque tantos tem medo de um relacionamento com Jesus? Se Ele é sensacional e mara- vilhoso, por que tantos o evitam?

De acordo com João, é porque não desejam que os seus pecados sejam revelados e questionados. Não querem abandonar a vida pecaminosa. “Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus” (João 3.19-21).

As grandes e decisivas perguntas que cada um de nós precisa responder são:

1.  Você tem andado em luz ou em trevas?
2.  Você tem se aproximado da luz de modo que suas obras sejam reveladas e questionadas?
3.  Você tem se escondido de Deus?

Conclusão: A obra de Cristo de nos tirar das trevas e nos levar para a luz é ilustrada pela história da cura de um cego de nascença. Assim como aquele homem que era cego e, por isso, mendigava (cf. Jo 9.8), nascemos cegos, em trevas, vivendo em miséria espiritual. Mas Cristo se compadece de nós e quer nos tirar dessa situação. Para tanto, precisamos nos aproximar dele, reconhecendo os nossos pecados e abandonando-os.

Mesmo uma pessoa que já se entregou a Cristo e experimentou de sua luz transformadora pode viver momentos de trevas. O pecado nos envolve na escuridão, nos afastando de Deus. João escreveu que se um crente afirma que está em comunhão com Deus mas anda em trevas, está mentindo (1Jo 1.6). No verso seguinte (v.7), a Bíblia nos desafia a andarmos na luz, ou seja, a termos a luz como estilo de vida. Essa é uma atitude totalmente coerente com o Deus que seguimos. Nosso Deus é luz. Conforme João mesmo diz, “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” (1Jo 1.5). Para sermos como ele, devemos evitar as trevas e sempre nos aproximarmos da luz; de Deus, da comunhão transparente com os irmãos e buscar uma vida de sinceridade e pureza.

Para esta semana, queremos propor os seguintes desafios:

1.  Verifique com sinceridade se você está andando em trevas ou em luz. Quais áreas da sua vida estão em trevas?
2.  O que Deus te mostrar que ainda é treva em sua vida, confesse cada pecado a Deus e receba total purificação (cf. 1Jo 1.9);
3.  Veja se existem pessoas que você precisa procurar para pedir perdão, ou fazer uma reparação

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem