Vida de Davi - História de Contrastes

Vida de Davi - História de Contrastes
Texto: 2 Samuel 8.6b, 14b-18
Introdução: A história do Rei Davi é uma história de muitos contrastes. Podemos aprender muito através da história de sua vida. Vejamos alguns destes contrastes vistos a partir de demonstrações na vida de Davi, algumas dignas de serem imitadas, outras de serem evitadas:

I. Demonstração de Graça – 2 Samuel 9

– Ler e elucidar o texto.
– Aleijado, vivia escondido no deserto.
– Mefibosete certamente pensou que seria morto
– Da mesma forma que Davi usou de misericórdia com Mefibosete, Deus usou de graça para conosco. Estávamos enfermos por causa do pecado, vivíamos no deserto da separação de Deus. Todavia, Deus nos curou, nos aproximou dEle e nos fez assentar em sua mesa através de Jesus Cristo!

II. Demonstração de Falta de Vigilância – 2 Samuel 11

– Davi não havia ido à guerra como os outros reis – v.1
– Davi estava dormindo em plena tarde e estava um tanto quanto ocioso – v.2 – – Cuidado: A falta de vigilância muitas vezes ocorre como conseqüência da ociosidade. Portanto, é importante que sempre estejamos com nossas mentes ocupadas, aplicando nossas energia em algo útil e proveitoso.
– Ver Tiago 1.12-15
– Muito cuidado com a porta dos olhos, dos ouvidos e do coração.
– Cuidado: A falta de vigilância demonstrada através de um pecado, pode desencadear o cometimento de uma série de outros pecados
– Este acontecimento expressa toda a nossa necessidade de prudência, pois foi praticado por um homem que amava profundamente a Deus, mas que por falta de vigilância conseguiu descer tão baixo. Existe dentro de nós a capacidade de fazermos tudo de bom e tudo de ruim que Davi fez. Daí a necessidade de vigilância!
– Cuidado: Ninguém está isento de descer a um nível tão baixo de conduta. O potencial para isto está dentro de cada pessoa, mesmo daquelas que amam profundamente a Deus. Por isso, a necessidade de vigilância.

III. Demonstração de Arrependimento – 2 Samuel 12

– Ver 2 Samuel 11.27c
– Elucidar a abordagem de Nata a Davi – a parábola – ler até o v. 7 a, depois ler o v. 13 a.
– Davi se arrepende genuinamente – ver Salmo 51.1-4, 9-17
– Um homem segundo o coração de Deus não é aquele que não tem nenhum erro, mas aquele que se arrepende genuinamente e sabe se humilhar e se quebrantar diante de Deus.
– Deus é bondoso e capaz de perdoar todo e qualquer pecado, mas as conseqüências de nossos pecados podem perdurar durante o decorrer de ioda a vida.
– Depois disso: Amnom força sua meia irmã Tamar e comete incesto com eia; Absalão, irmão de Tamar, se vinga de Amnom matando-o; Absalão se revolta contra o próprio pai e Davi é obrigado a fugir de Jerusalém; Absalão é morto por Joabe a contragosto de Davi.

Pr. Ronaldo Guedes Beserra

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem