Evangélico ou Gospel?

Você é evangélico ou você é gospel?

Uma geração que sonha os sonhos de Deus, uma geração que busca transmitir a palavra viva, uma geração que não é gospel, mas uma geração evangélica, é isso que temos que nos comprometer, tão somente com o Reino de Deus, afinal foi responsabilizada a nós o proclamar da salvação aos homens e mulheres dessa terra, pois é isso que há de melhor nesse mundo, logo se não fosse assim, Deus o supremo de nossas vidas, não teria enviando o seu único Filho, Jesus Cristo para morrer por nós, pagando assim os nossos pecados, proporcionando a cada um de nós, grandes e pequenos, ricos e pobres, ou seja, proporcionar ao Ser Humano, Vida em abundancia.

Como cidadão dos céus, conhecedores e estudiosos da bíblia, observamos dia a dia vários fatos e acontecimentos que nos remetem a uma mensagem lógica: - O fim está próximo, Jesus Cristo está à porta dos céus para buscar a sua noiva, a Igreja que é propriedade Sua. Essa igreja não é aquele prédio luxuoso, templos faraônicos, essa igreja somos nós, pessoas que servem a Jesus Cristo.

Diante das ameaças aos que professam Jesus Cristo em nossos dias, por meio de armas modernas, que não são armas de destruição em massa, e nem tão pouco as armas a laser, mas as leis que objetivam inibir os embaixadores e representantes do Reino Celestial.  Nesse pequeno trecho acabo por lembrar-me dos filmes apocalípticos que assistia em minha infância, na igrejinha modesta onde congregava, e frequentava com minha família, filmes esses que no contexto das cenas o amor a obra e principalmente a negação a Jesus Cristo eram o pano de fundo do enredo, princípios de fidelidade a Jesus Cristo eram postos a prova, sob pena de morte aqueles que defendem a ordenança de pregar o evangelho a toda criatura, e defender aquilo que de fato a bíblia ensina, sabendo que por causa do nome de Jesus Cristo seriamos mortos. A perseguição aos cristãos acontece em alguns países, uns com intensidade e outros com descrição, mas é a realidade que não estamos isentos de sofrer com intensidade em nossa geração ou na geração dos nossos filhos, e nisso eu pergunto igual à cena do filme da minha infância: - Nega a Jesus Cristo ou morre? Algo assustador não acha? Ou algo longe de acontecer e sensacionalista e exagerado da minha parte? Essa resposta é individual, portando de exclusiva propriedade sua.

Semanas anteriores, conversava com um amigo sobre o ser cristão em nossos dias, e particularmente creio que a mensagem deve ser anunciada de todas as formas, sejam pregações na rua, pregação no interior dos meios de transportes coletivos, por sites, telefonema amigos, canais de relacionamentos na internet, rádios, TVs em resumo, como cristãos, temos que tomar posse daquilo dito por Jesus Cristo, e o parafraseado, digo: Nos evangélicos temos feitos coisas maiores que Cristo, por meio das nossas infinitas ferramentas tecnológicas e a crescente sabedoria humana, como está escrito em João 14-12: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. Lembrando sempre grandes coisas para que Cristo cresça não os canais, não para que eu e você apareçamos e isso é manter a essência, o foco que é Jesus Cristo a Verdade revelada a nós, cuido irmãos com a altivez!

Voltando a conversa com amigo, observo que temos dois seguimentos na atualidade: o ser gospel e o ser evangélico, e nesse contexto deixo claríssimo, não sou adepto do modernismo exagerado e nem tão pouco do conservadorismo hipócrita dos antepassados, mas mantenho a essência, o alvo que é Jesus Cristo, não esse “je-sus moderno” que defende a união homo afetiva como grupos que se dizem evangélicos e ecumênicos defendem como exemplo de amor, tolerância e dialogo, pois ser fiel é não negociar a sua fé, e outras tais correntes da prosperidade; onde a riqueza na terra é um clichê cristão, onde todo o crente tem que ser milionário, ainda o crente da super unção disso ou daquilo e por ai segue as “tendências gospel”.

Gradativamente observo o crescimento do pirotécnico e mercadológico do gospel e a perca da essência da simplicidade em transmitir Jesus Cristo e a sua proposta de salvação, o ser evangélicos onde é realizado um convite que você aceita ou não, mas educadamente Deus concede liberdade de escolha ou livre arbítrio para cada um dos seres humanos, isso é ser soberano, por meio da liberdade não controlada, mas o Deus que permite que façamos escolha, de ir para o céu ou não ir para o céu, mas Deus também é justiça e nossas escolhas têm as suas justas consequências. Esse é um assunto polêmico, que tratarei em outra oportunidade, mas atrelado a isso observamos em nossas igrejas um esfriamento e um falso esquentar, onde comprovamos que amor de muitos já esfriou.

O ser gospel e o ser evangélico são distintos, é semelhante à palha e o trigo, é o profeta verdadeiro e o profeta falso, algo presentes em nossos dias onde muitos poderão ser tragados por conhecer, mas não viver a palavra de Deus, vivendo um falso cristianismo, uma pessoa que tão somente se envolve com as coisas de Deus, mas não se comprometem com Ele, um ser humano que deseja a benção de Deus, mas não deseja o Deus da benção.

O individuo que é gospel ele apenas leva a bíblia debaixo do braço para o templo, leva o crucifixo no peito, dá a paz do senhor ou graça e paz, veste uma determinada roupa, terno, dá aleluia, frequenta a igreja evangélica ou católica, é isso? São essas as características? NÃO! Existem três coisas que diferenciam o ser evangélico do ser gospel: primeiro; temos que ser discípulo de cristo no imitar o mestre, ou seja, Um discípulo de Cristo quer estar onde Ele está, ou seja, quer estar junto a Cristo: - Jesus anda em prostíbulo? Não! Então você também não pode. Jesus anda em lugares em que se pratica iniquidades? Então você não pode.

Sejamos, pois como Paulo que foi determinante em dizer: “Sede meus imitadores”, ele não colocou Jesus em uma posição inferior a Ele, mas Paulo se colocou em uma posição imitador de Jesus Cristo, ser imitador é ser evangélico de fato, é ter compaixão, liberar perdão, amar ao próximo e ter sinceridade, ficando, portanto ratificado que só podemos ser um verdadeiro cristão se formos discípulos de Cristo e obrigatoriamente para ser discípulo dele é necessário, ser imitadores dEle, como está escrito em 1João 2-6; Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou, ou exemplo disse é quando estudamos o livro de Atos observamos claramente que na Antioquia, os discípulos de Cristo, receberam esse nome porque as suas vidas eram parecidas com a vida de Cristo, como está escrito em Atos 11:26.

Ser Evangélico e não gospel é produzir frutos, mas esses frutos não é fruto de espírito, não é o que está escrito em gálatas 5 – 22, mas o fruto do evangélico é tudo aquilo que produzimos que glorifica a Deus e que abençoa a outros, como está escrito em João 15 – 8; Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos e baseado nisso pergunto : - você está produzindo fruto bom ou fruto podre ? Ser evangélico e não gospel é ter uma profunda comunhão com outros discípulos, esse papo de cristão isolado, que não convive com os outros e entrar mudo e sair calado é correto? É obvio que não, pois você só ama construindo relacionamentos uns com os outros para que o mundo reconheça que Jesus Cristo é o único Senhor, e muitas vezes encontramos lideres que proíbem seus liderados a ter comunhão com outros cristãos de denominação diferente, esses lideres esquecem o que diz em João 13:35; Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. E João 17:21; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste, para ser evangélico discípulo de Cristo é indispensável haver um profundo relacionamento uns com os outros discípulos.

Enfatizei algumas características do individuo evangélico, mas farei o contrario nesse parágrafo, falo agora de uma característica particular do ser gospel, esse pensa que está na igreja para ser servido, que pensa que está pagando ingresso para assistir um show, e só que receber, esse está quadradamente enganado, um verdadeiro cristão é servo, como está escrito em Romanos 1:1 ; Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. E tantos outros capítulos e versículos são enfatizados o serviço, Filipenses 1:1, Tito 1:1, Tiago 1:1, II Pedro 1:1 e diversos trechos da bíblia.

Continuemos a falar e diferençar o ser gospel do ser evangélico, e isto está na fidelidade, aquilo que sempre abordo, é necessário que sejamos comprometidos e não envolvidos, sendo fiel, afinal o conceito disso é aquele que cumpre aquilo que se obriga, pois não foi você que quis aceitar a Cristo? Ele não é para você o Senhor da sua vida? Então cumpra aquilo que se obriga, seja servo! O ser gospel é não ser prudente no falar, fazendo comentários negativos da igreja, irmãos e assuntos diversos perto do ímpio e principalmente de pessoas que ainda não tiveram um encontro com Cristo, seja prudente irmão, você mesmo é o culpado de afastar teu irmão, marido, filho, amigos e vizinhos do encontro verdadeiro, esquecendo que somos humanos, e, portanto sujeitos a falhas, porém é prerrogativa de Deus julgar e não você, logo o servo, ou seja, o evangélico não causa dano ao seu Senhor nem a Sua obra, seja, portanto bom ou produtivo, eu pergunto: - O que você está produzindo no Reino de Deus? Ou será você um alisador de banco? Domingueiro cara-de-pau que só vai a eventos na igreja ou show gospel? O que você fez no Reino de Deus? O que já realizou? O que produziu para a edificação da Igreja? Será que o Cristianismo é oba-oba?

O evangélico é servo que trabalha de boa vontade, satisfeito e alegre, pois sem motivação em Cristo o resultado é ruim, não existe qualidade produtiva, mas insatisfação, e isso infelizmente têm gente uma meia dúzia de “gospel” altivo, ou seja, metidos a besta que não sabe servir a ninguém no Reino de Deus, parece até um artista na igreja que só aparecer e se promover na igreja, realizando pirotecnia gospel.

Queridão! Saiba que terá gente cheia de dons e unção com passaporte e suíte reservado no inferno! E não me venha com seus conceitos e interpretações eufimista sobre a bíblia, pois é palavra de Deus é enfático nisso, o próprio Jesus disse: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" Mateus 7.21-23, isso é bíblia! E afirmo ainda a você, nos textos e contextos do novo testamento Jesus Cristo pregou mais sobre o inferno do que o céu.

O evangélico é aquele que é Amigo de Cristo, tendo a marca dEle em sua vida, um pessoa que ama a Cristo, não aquele que só usa o nome dele na hora da dificuldade extrema ou sufoco, e quando está tudo bem, simplesmente dá as costa a Cristo. Você está obedecendo-o, pois se você não cumpri as sua palavras e não obedece os seus mandamentos, você não é amigo dEle. Pois saiba Jesus compartilha conosco os Ministérios de Deus para nossas vidas e nós compartilhamos as nossas necessidades. Quem é evangélico e não gospel, não tem vergonha de orar e falar o que necessita.

Jesus Cristo conhece as nossas fraqueza e necessidades, mas quer te ouvir, como está escrito em Filipenses 4-6; Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Lembre-se, portanto o que está escrito em João 15 – 13 a 15; Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

Pesquisando alguns minutos pela mídia eletrônica identificamos artistas não evangélicos, mas tão somente tipificados como gospel, esses personagens do mercado que comercializa em nome de Deus, eles mesmos deixam claro que são gospel, de fato para ser evangélico como relacionados nos parágrafos anteriores, é algo profundo, e continuando digo; “tem que ser filho de Deus”, pois todo o ser humano é criatura de Deus, você tem que nascer de novo, havendo uma mudança radical de vida, aonde aqueles vícios malditos, não te dominam, porque você nasceu de novo, está liberto do poder do diabo e do pecado e vai ser verdadeiramente livre pelo poder do evangelho. O filho de Deus que não aceita a Cristo? Não é filho de Deus!  Filho de Deus que só vive no adultério, que continua vivendo na prostituição, que toma da número 1 a 51 e só vive na manguaça, ou na cocaína, maconha, por vida devassa, enrolando, enganando, roubando, comprando e não pagando ? Esse é “gospel”, não é evangélico. É indispensável ser o que está escrito em 2 Coríntios 5 – 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

O filho aceita correção do Pai, como está escrito em Hebreus 12 - 6: Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho e em Salmos 119 – 71 diz; Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Tem talvez amado o que está acontecendo em tua vida é um aprimoramento de Deus, logo para que você tomar posse da vitória em outro patamar é essencial que você esteja aprimorado. O gospel tem dupla personalidade, pois na igreja tem uma imagem e fora dela tem outra, sendo fora da igreja um escândalo, a esses eu cito a bíblia, precisamente em Filipenses 2-15 e 16 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.

Concluindo ratifico que, temos que ser evangélicos e não gospel, e para ser evangélico tem que ser filho, e para ser filho tem que ser gerado e sendo filho zelamos pelo nome de Deus e consequentemente temos direito a promessa, que se cumpre em nossos dias, que é Mateus 28 – 20; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Afirmo categoricamente que você não está sozinho, pois a presença de Deus para aqueles que são dEle é proteção, companhia, segurança . Em Romanos 16-20 está palavra profética aos que são verdadeiros cristãos, ao que não é gospel, mas evangélico é decretada, logo está escrito; E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém, esse demônio do inferno que perturba já está decretado a sentença dele. A terceira promessa está em 1 João 3-2; Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

Veja nesse último trecho “seremos semelhantes a ele”, quero enfatizar no contexto bíblico de como era Cristo e como o veremos; em Isaias 53 – 1 a 3 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Agora analisemos como o veremos; Apocalipse 19 – 11 a 16: E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

Eu tenho direito, você tem um direito porque somos verdadeiros cristãos, não somos gospel, somos discípulos de Cristo, servos de Cristo e Filho de Deus e se você não tiver essas três características, és gospel; um individuo mero religioso de meia pataca, pois cristianismo como religião é fajuto, tão somente filosófico  e não presta para nada ! Sejamos evangélicos, comprometidos com Cristo, peregrinos nessa, embaixadores de Cristo no defender seus ensinamentos condenando as obras das trevas nesse mundo, tendo em vista que somos forasteiros, estamos de passagem nessa Terra, por que cremos que a trombeta soará e definitivamente estaremos com o Senhor Jesus!

Que essa palavra viva torne você um evangélico de direito e fato não para honra e glória de pastor, líder, ministério, mas tão somente para honra daquele que pagou um preço alto para que tivéssemos vida em abundancia, Jesus Cristo o único Salvador das nossas vidas hoje e sempre amém!

Érico Teixeira

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem