O orvalho do Hermom

Texto: Sl. 133
Introdução: Este cântico de degraus fala de um dos maiores princípios para uma vida de sucesso e conquistas, a união. Vejamos o que o Senhor tem a nos ensinar através do salmista, acerca deste assunto.
a) Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! (v.1).
1) A união faz a força - ( Ec. 4: 9-13 )
2) A união é comunhão - objetivos comuns
3) A desunião é malígna e turbulenta
I Cor. 1: 10 - "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome do Senhor Jesus Cristo, que digais a todos a mesma coisa, e que não haja entre vós divisões, para que sejais unidos no mesmo sentido e no mesmo parecer".
II Cor. 13: 11 - "Quanto ao mais, irmãos, adeus. Regozijai-vos sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz. E o Deus de amor e de paz será convosco".
Ef. 4: 3 - "Procurando guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz".
4) Para unir é necessário perdão.
Mc. 3: 28 - "Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda sorte de blasfêmias, que blasfemarem".
Mc. 11: 25 - "E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai, que estás nos céus, vos perdoe a vossas ofensas".
Lc. 17: 4 - "Se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, e disser: arrependo-me; perdoe-lhe.
Ef. 4: 32 - "Antes sede um para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo".
Cl. 3: 13 - "Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, e se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai-vos".
b) "É como óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes"(v.2)
1) O óleo simboliza unção
Is. 10: 27 - "E acontecerá naquele dia, que a carga será tirada do teu ombro,e o jugo do teu pescoço: e o jugo será despedaçado por causa da unção".
2) O óleo simboliza autoridade
Veja a unção sobre Davi, feita pelo profeta Samuel, em que, um pastor de ovelhas foi ungido rei sobre Israel.
3) O óleo só desce sobre vestes brancas, limpas, puras...
Ec. 9: 8 - "Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça".
Vide a história do arminho.
c) "É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião.." (v.3a).
A característica principal do Monte Hermom, é que ele mantêm-se coberto do meio para cima o ano inteiro, apresentando-se branco, e à noite ele libera um orvalho que rega a terra aos seus pés, e os montes mais baixos da cadeia de Sião, proporcionando fertilidade contínua.
Conclusão: "...ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre" (v.3b)
Se vivermos em união a qualidade de vida, a saúde, a prosperidade estarão sempre presentes em nossas vidas.
Somente em Cristo, através do seu amor, conseguimos exercer o verdadeiro perdão, que traz a união, pois, Ele deu o maior exemplo na cruz do calvário, morrendo pela nossa salvação, para que o ser humano fosse reconciliado com o Pai.

Faça hoje uma aliança com Cristo, entregando a sua vida a Ele, e receba a salvação

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!