O Maior Presente de Uma Mãe Para Seus Filhos

O Maior Presente de Uma Mãe Para Seus Filhos

Texto: 2 Timóteo 1:3-5

Introdução

Boas mães querem que seus filhos tenham sucesso na vida. Mães piedosas querem que seus filhos tenham a vida eterna. Eunice deu ao seu filho Timóteo o maior presente que uma mãe pode dar aos filhos. Ela lhe deu sabedoria através das Escrituras para conhecer o caminho da salvação em Cristo pela fé. Sua maior alegria, sem dúvida, foi ter Timóteo no céu com ela e Jesus por todos esses anos.

I. O Testemunho de Sua Mãe

A. Família Divina.

1. Breve história.

Sabemos muito pouco sobre a família de Timóteo. Seu pai era grego e, portanto, provavelmente era um incrédulo. Sua avó e sua mãe eram judias. Eles moravam em Listra. Eunice era a mãe de Timóteo. Seu nome significa “boa vitória”. O apóstolo Paulo pregou o evangelho e um homem foi curado em Listra. Judeus e gregos em Listra e Icônio creram e foram salvos. Entre os salvos estaria Loide, a avó de Timóteo.

2. Bendita herança.

Visto que a mãe e a avó de Timóteo eram judias, elas teriam sido ensinadas sobre a vinda do Messias. Sua avó Loide e sua mãe Eunice creram em Jesus e se converteram. Timóteo foi muito influenciado por essas mulheres piedosas em sua vida. Provavelmente foram elas que levaram Timóteo ao Senhor. Mais tarde, Paulo e Silas voltaram para Listra. Paulo soube que de Timóteo “do qual davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio”.

B. Fé genuína.

Eunice era uma mãe salva, pois a Bíblia falava da fé "não fingida" que havia nela. Ela aceitou a Cristo; então Ele fez toda a diferença na vida dela. A palavra "não fingida" tem a ideia de genuinidade ou sinceridade. Tem a ideia de ser sem hipocrisia ou fingimento. Embora Paulo tenha sido fundamental no treinamento de Timóteo, foi sua mãe piedosa que lançou o fundamento espiritual em sua vida.

Mãe, seus filhos precisam saber que você tem Cristo em sua vida como seu Senhor e Salvador. Que bênção ter uma mãe na qual você pode ver o amor de Deus em sua vida. Se sua mãe é uma mãe não salva ou ímpia, ore por sua mãe e procure trazê-la a Cristo.

II. Tesouro Para Sua Mãe

Jesus disse: “Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”

O coração de uma mãe está com seus filhos. Seus pensamentos são para seus filhos. Suas orações são oferecidas a Deus por seus filhos. Os filhos são um tesouro para a mãe. Ela os protege mais do que um homem protegeria seu ouro. Ela provê para eles antes que ela proveria para si mesma. Timóteo era um tesouro para sua mãe.

A. O Amor de Uma Mãe.

1. No amor uma mãe corrige seus filhos.

A Bíblia declara: “Pois o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe”. (Hebreus 12:6) Uma mãe piedosa corrigirá seus filhos porque os ama. Ela sabe a importância de ensinar aos filhos a diferença entre o certo e o errado. “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga” (Provérbios 13:24)

2. No amor, a mãe consola os filhos.

Nenhuma palavra de outra pessoa, exceto uma mãe, pode encorajar, confortar e acalmar o coração de uma criança. Inúmeras vezes por dia uma mãe faz o que ninguém mais pode fazer tão bem. Ela enxuga uma lágrima, sussurra uma palavra de esperança e alivia o medo de uma criança.

3. No amor uma mãe cuida de seus filhos.

Lembro-me do cuidado que minha mãe teve comigo quando criança. Ainda me lembro quando jovem daquelas conversas que tivemos juntos. Ainda estou espantado com as coisas que ela sabia sem que eu lhe dissesse. Uma boa mãe nunca está ocupada demais para ouvir seus filhos.

B. O Anseio de uma Mãe.

Uma mãe piedosa anseia que seus filhos sejam salvos. As orações de uma mãe são as expressões de seu mais forte apelo para que seus filhos sejam salvos. Eunice desejava que Timóteo fosse salvo.

Charles Spurgeon disse sobre sua mãe: “Não posso dizer o quanto devo às orações de minha boa mãe. Lembro-me dela orando uma vez: 'Agora, Senhor, se meus filhos continuarem em pecado, não será por ignorância que eles perecerão, e minha alma deve testemunhar rapidamente contra eles no dia do julgamento, se eles não se apegarem a Cristo e reivindicarem Ele como seu Salvador pessoal"

III. Ensinado Por Sua Mãe

A. O Ensino de Timóteo.

Dr. G. Campbell Morgan teve 4 filhos e todos eles eram pregadores. Alguém uma vez entrou na sala quando toda a família estava reunida. Eles pensaram que veriam do que Howard, um dos filhos, era feito, então fizeram a ele esta pergunta: "Howard, quem é o maior pregador da sua família?" Howard tinha uma grande admiração por seu pai e olhou diretamente para ele, mas então, sem um momento de hesitação, respondeu: "Mãe". Eunice teve tal influência sobre seu filho Timóteo.

1. Quando Timóteo foi ensinado

(2 Timóteo 3:15) Observe primeiro que Timóteo foi ensinado quando criança. A palavra “criança” significa literalmente “desde a infância”. Sua mãe piedosa começou a ensinar a Timóteo sobre Deus quando ele era criança. Eunice estava aplicando o princípio bíblico: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, quando envelhecer, não se desviará dele”. (Provérbios 22:6)

Regras de Susanna Wesley para criar filhos:

a. Subjugue a vontade própria em uma criança e assim trabalhe junto com Deus para salvar sua alma.

b. Ensine-o a orar assim que puder falar.

c. Não dê a ele nada que ele chore e apenas o que é bom para ele se ele pedir educadamente.

d. Para evitar a mentira, não castigue nenhuma culpa livremente confessada, mas nunca permita que um ato rebelde e pecaminoso passe despercebido.

e. Elogie e recompense o bom comportamento.

f. Cumpra rigorosamente todas as promessas que fez ao seu filho.

2. O que Timóteo foi ensinado? (2 Timóteo 3:15)

Primeiro, observe que Timóteo aprendeu as Sagradas Escrituras. Sua mãe Eunice ensinou-lhe as verdades do Antigo Testamento. Ela o ensinou sobre o Deus de Israel. Ela teria falado a Timóteo sobre o Criador, sobre Seu poder e Suas promessas. Ela o teria ensinado sobre a vinda do Messias.

Em segundo lugar, Eunice ensinou Timóteo das Escrituras como ser salvo. As Escrituras “podem fazer-te sábio para a salvação pela fé”.

Em terceiro lugar, Eunice ensinou a Timóteo que Jesus era o Salvador e ele teria que colocar sua fé em Jesus Cristo para ser salvo. Timóteo creu em Jesus e foi salvo. Timóteo poderia dizer o que D. L. Moody disse de sua mãe: "Tudo o que consegui, devo à minha mãe!"

É uma bênção ter uma mãe salva. Nem todos nós tivemos esse privilégio, mas a maioria de vocês tem. Significa muito ter uma mãe que pode voltar a um tempo e um lugar onde ela conheceu o Senhor Jesus e recebeu perdão gratuito e perdão dos pecados.

B. O Testemunho de Timóteo.

Na segunda viagem de Paulo a Listra, ele encontrou Timóteo seguindo o Senhor. Em Atos 16:2 lemos sobre Timóteo: “do qual davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio”. Timóteo tinha um bom testemunho.

Uma razão pela qual a Palavra de Deus teve um impacto tão profundo na vida de Timóteo foi porque ele viu a Palavra de Deus sendo vivida através da vida de sua mãe. Ele sabia que a Palavra de Deus era genuína, por causa da vida espiritual genuína que ela havia produzido em Eunice.

Lições Para a Vida

1. Uma mãe deve ter como objetivo de sua vida, primeiro, dar a seus filhos um fundamento bíblico para a vida, segundo, dar-lhes a verdade das Escrituras para torná-los “sábios para a salvação pela fé que há em Cristo Jesus”.

 2. Uma mãe piedosa cuja vida é um testemunho vivo da graça salvadora em Cristo é uma tremenda influência para seus filhos. Este é um legado poderoso para uma mãe deixar com seus filhos.

3. O desejo de toda mãe piedosa é que seus filhos estejam no céu. Comece hoje a investir seu tempo e influência em direcionar o coração de seu filho para o Senhor. Eles serão eternamente gratos e você também!

Diz-se que, depois de uma das terríveis batalhas da Guerra Civil, um moribundo soldado confederado pediu para ver o capelão. Quando o capelão chegou, para sua surpresa, a primeira coisa que o soldado pediu foi que ele cortasse uma mecha de cabelo para sua mãe. Então, ele pediu ao capelão que se ajoelhasse e agradecesse a Deus. O capelão perguntou: "Por que estou agradecendo a Deus?" O soldado ferido respondeu: "Agradeça a Ele por me dar uma mãe tão piedosa, que tanto influenciou minha vida, que agora estou salvo e pronto para encontrar o Senhor!"

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem