Como combater a ansiedade

Texto: Filipenses 4:6-9

Introdução:

A Ansiedade é uma desobediência ao Mandamento de Deus, nada resolve, e ainda, faz adoecer afetando desfavoravelmente o coração, as glândulas, e o sistema circulatório e nervoso. Por essas e outras razoes, Deus ordena “não andeis ansiosos...” (Filipenses 4:6-9).

Diante desta realidade presente na raça humana, a pergunta é: Como Combater a Ansiedade?. Vejamos:

Com Orações de Petição e Gratidão –

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (V.6). O caminho da solução de qualquer situação adversa que gera ansiedade, preocupação, angustia, é a oração. Ana, diante de sua esterilidade derramou a sua alma perante o Senhor e teve a sua oração atendida. Jó, diante das perdas orou ao Senhor e teve em dobro tudo que perdera. Está ansioso? Ore, peça a Deus.

Com Pensamentos Positivos –

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (V.8). A ansiedade afeta profundamente os nossos pensamentos. A inclinação natural é enchermos os pensamentos com coisas negativas. “Não vai dar certo; estou perdido; ninguém se importa; quero sumir; quero a morte; etc.”. Diante das lutas devemos dominar os nossos pensamentos. Devemos pensar no que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama. Em todo tempo devemos encher o nosso coração com a Palavra de Deus, pois Ela é perfeita e restaura a alma; é fiel e dá sabedoria aos símplices; é reta e alegra o coração; e, é pura e ilumina os olhos (Sl. 19:7-8).

Com Atitudes Corretas –

“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (v.9). Paulo sempre enfrentou duras adversidades. Ele enfrentava sem murmurar ou contender (Fp. 2:14). Enfrentava vivendo contente em qualquer situação (Fp. 4:11). Por isso motivou os Filipenses dizendo: Vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram, agora pratiquem. No final do verso 9, Paulo afirma que o Deus da paz será convosco. Amados, Deus tem recursos infinitos e poderosos para nos ajudar. Entregue o teu caminho ao Senhor, confie no Senhor, descanse e espere em Deus. Amém.

Rev. Edson Dantas

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!