Vencendo na Corrida Cristã

Texto: Hebreus 12:1-3

Introdução:

O escritor aos Hebreus (12.1-3) extrai, da figura de um estádio lotado em uma competição olímpica, uma ilustração, revelando-nos o que fazer para Vencer na Corrida Cristã:

I. Olhar para Trás. (v. 1) è aprender com a história.

Esta grande nuvem de testemunhas é uma referência àqueles grandes exemplos de fé que o escritor sagrado acabara de mencionar no capítulo 11. 

Devemos aprender com as histórias de fé, lealdade e perseverança do passado, extraindo delas, lições preciosas para o presente. Não podemos desprezar a nossa história. 

Precisamos olhar para os servos de Deus do passado, imitando os seus bons exemplos e tendo-os como instrumentos de motivação. 

II. Olhar para o Lado (v. 1) è encorajar aqueles que estão na corrida conosco.

Precisamos estar juntos a outros irmãos na vida cristã. A expressão “uns aos outros” e similares é usada mais de cinquenta vezes em o Novo Testamento, descrevendo a importância da comunhão. 

Cristianismo genuíno manifesta-se, através de relacionamentos íntegros e construtivos. Nestas relações, nós servimos e somos servidos. 

Deve haver um encorajamento mútuo entre os irmãos na corrida cristã, a fim de que juntos possamos obter vitória.

III. Olhar para Dentro (v. 1) è avaliar e dominar o nosso mundo interior pela ação do Espírito.

Peso não é pecado, mas é tudo aquilo, que na vida cristã, impede o nosso bom relacionamento com Deus e, consequentemente, com o próximo. 

Pecado é qualquer transgressão à Lei santa de Deus. Livremo-nos de tudo aquilo que nos atrapalha, que nos torna lentos ou nos faz cair na corrida cristã. 

Precisamos estar sempre nos avaliando, pedindo ao Espírito Santo que sonde o nosso coração e, conduza a nossa vida espiritual de acordo com a Sua vontade. 

Devemos buscar diligentemente a santidade na jornada cristã.

IV. Olhar para Frente (v.1) è Não viver vitimado pelo passado, mas rumar com perseverança para o futuro.

Á semelhança do corredor, o cristão deve estar numa atividade constante que o leva para o alvo final, apesar da oposição (Filipenses 3.13,14). Portanto, na corrida cristã devemos: superar os traumas passados; sonhar com vitórias futuras e dedicar-nos em direção a um alvo claro e específico, que Deus tem para nós. 

John Maxwell afirma: “Você precisa saber qual é o seu destino e navegar em direção a ele”.

V. Olhar para o Alto (v. 2) è ter a Cristo como nosso exemplo e fundamento para o êxito na Corrida Cristã.

Devemos olhar para Cristo sem distração, o qual está assentado à destra do trono de Deus, e aprender d’Ele como: Sofredor, Perseverante e Vencedor. 

O primeiro-ministro da Inglaterra, Winston Churchill afirmou ao povo britânico: “...sem a vitória não há sobrevivência”. Jesus é aquele que fortalece o corredor e o capacita a suportar e vencer os obstáculos. 

Olhar para Jesus renova a força cristã e aumenta a coragem, a fim de obtermos pleno triunfo.

O corredor John Stephen Akhwari, da Tanzânia, após concluir a maratona no Estádio Olímpico da Cidade do México em outubro de 1968, disse: “Meu país não me mandou aqui para começar uma corrida, mas para acabá-la”. 

Deus o criou, para que você não apenas comece, mas conclua a corrida cristã, a despeito das adversidades no percurso. Prossiga firme, não desista! Deus tem a vitória para você.

Pr. Jan Marke

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem