4 Ideias de Sermão Para o Dia Dos Pais Que Todo Cristão Pode Aplicar

4 Ideias de Sermão Para o Dia Dos Pais Que Todo Cristão Pode Aplicar

Introdução:

Os pais desempenham um papel crítico na vida de seus filhos: são chamados a serem professores (Provérbios 1:8, 22:6; Efésios 6:4), provedores (1Timoteo 5:8), disciplinadores (Provérbios 13:24) , e exemplos vivos de Deus (2 Coríntios 3:2-3). É uma tarefa difícil do maior Pai de todos eles.

Embora o Dia dos Pais seja um ótimo dia para ensinar sobre paternidade na Bíblia, também é a oportunidade perfeita para conectar sua congregação com exemplos bíblicos de paternidade com os quais todos podem aprender.

Aqui estão quatro ideias de sermão para o Dia dos Pais que podem desencadear algumas ideias para sua pregação.

1. O Modelo de um Pai Perfeito

Passagem chave: Lucas 15:11–32

Muitas vezes, pregar e ensinar sobre o filho pródigo se concentra mais no filho pródigo.

Porém, há muito mais nessa parábola:

- O pai aqui foi escolhido para ilustrar nosso Pai celestial.

- Ele teve dois filhos pródigos, não apenas um.

- Porque o Pai era o que era, o filho pródigo tornou-se o que deveria ser.

O pai era acessível, andava com Deus – e seu filho sabia disso – afetuoso e amoroso apesar dos fracassos.

Os pontos principais: enquanto os pais têm um modelo em Lucas 15, há mais para tirar. Todo cristão pode ser consolado porque nosso Pai celestial é tão amoroso e perdoador quanto aquele em Lucas 15. Assim como ele amou e aceitou seu filho pródigo, ele nos amará e nos aceitará quando formos a ele para pedir perdão.

2. Um Homem Justo Cercado Pela Maldade

Versículo-chave: “Mas Noé achou graça aos olhos do Senhor” (Gênesis 6:8)

A história de Noé é uma das mais conhecidas da Bíblia. A terra e todas as pessoas nela se tornaram corruptas – a maldade havia dominado, a terra estava “cheia de violência”, e as pessoas que Deus criou se tornaram endurecidas para com ele (Gênesis 6:5, 11) – entristecê-lo ao ponto que ele “se arrependeu de ter feito o homem na terra” (v. 6).

Então, Deus determinou “por fim a toda carne” e “destruí-los com a terra” (vv. 12-13). Por ordem de Deus, Noé se propõe a construir uma arca de grande capacidade exatamente como Deus disse. Ele juntou os materiais. Construiu a arca. Carregou os animais. Abasteceu a arca com alimentos e suprimentos. Os espectadores pensaram que ele havia enlouquecido.

Mas essa é a versão em flanelógrafo da história.

Há uma lição poderosa na história de Noé sobre a medida de um homem (ou mulher) de Deus que faríamos bem em prestar atenção.

Deus escolheu Noé dentre todas as pessoas da terra porque ele conhecia a condição do coração de Noé. Escondido entre os versículos sobre maldade e destruição vindoura, as Escrituras dizem que “Noé achou graça aos olhos do Senhor” (Gênesis 6:8). Mais tarde, em Gênesis 7:1, Deus diz que “viu que [Noé é] justo diante de mim nesta geração”. Noé era justo, irrepreensível entre as pessoas de seu tempo, e “andava com Deus” (Gênesis 6:9). Em suma, Noé foi fiel.

Pela fé ele:

- Confiou no aviso de Deus sobre o que estava por vir

- Protegeu sua família

- Preparou a arca

E por causa de sua obediência, Deus o salvou e outros sete (sua esposa e três filhos e suas esposas), e daquela pequena tripulação, repovoou a terra.

Séculos mais tarde, o escritor de Hebreus destacaria o caráter de Noé: “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hebreus 11:7).

Noé manteve seus olhos em Deus apesar do mal e da depravação ao seu redor. Ele não era um homem perfeito, de forma alguma, mas protegeu sua família, permaneceu fiel ao seu Criador e executou o que Deus o encarregou de fazer. Sim, a história da arca de Noé é uma divertida história infantil, mas traz uma lição profunda sobre como a fé inabalável de uma pessoa pode impactar gerações.

O ponto principal? Deus abençoa e protege aqueles que ouvem e obedecem a Deus.

3. Um Pai Terreno Com Uma Tarefa Divina

Versículo-chave: “E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente” (Mateus 1:19)

José é conhecido como o homem comprometido, noivo de Maria e pai do menino Jesus, que não era biologicamente dele (Mateus 1:18). A Bíblia não oferece muitas informações sobre José — na melhor das hipóteses, algumas referências.

Mas lendo nas entrelinhas, José possui um traço de caráter que muitas vezes perdemos. Considere o que sabemos.

A. Ele obedeceu a Deus inabalavelmente.

Várias vezes José recebeu em sonho a visita do anjo do Senhor, que o instruiu a fazer algo difícil. Ele é ordenado a ficar com Maria, grávida de uma criança que não é sua, e mais tarde instruído a fugir com ela e a criança para o Egito. Observe sua obediência inabalável:

22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. 24 E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; 25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS” (Mateus 1:22–25)

13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. 14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito” (Mateus 2:13-14)

Alguns anos depois, José teve mais dois sonhos — um informando-o de que era seguro deixar o Egito (vv. 19-21) e outro instruindo-o sobre onde se estabelecer: na Galileia (v. 22). Todas as quatro vezes ele obedece sem questionar.

B. Ele era um homem justo - apesar de enfrentar a humilhação entre seu próprio povo.

Embora ele não pretendesse ficar com Maria depois de saber de sua gravidez, seu plano de deixá-la secretamente partiu de um coração compassivo que queria protegê-la. Observe que Mateus 1:19 nos diz que:

“E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente” (Mateus 1:19)

A tradução da NVT diz que José não queria “envergonhá-la” e então decidiu “romper a união em segredo”. Sua justiça era em relação à sua observância da lei (Deuteronômio 22:13-31; veja também Lucas 1:6), e embora existam algumas maneiras de interpretar esse versículo, alguns comentaristas consideram José - como um bom judeu observante da Torá. – afirmaria esse zelo pela lei, tornando-a uma desgraça pública. (Por lei, ele poderia se divorciar legalmente dela por sua “indecência” [Deuteronômio 24:1]).

No entanto, José escolheu proteger sua reputação.

C. Ele amava Jesus.

Embora a Bíblia nunca diga isso diretamente, considere a história familiar em Lucas 2:47-50. Maria e José começaram seu retorno para casa em Nazaré de Jerusalém depois da Páscoa, mas logo perceberam que haviam perdido o rastro de Jesus. Eles voltam para Jerusalém e o encontram sentado entre os mestres no templo, ouvindo e fazendo perguntas (v. 46). Maria diz: “Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos” (v. 48) – ao que Jesus diz: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?” (v. 49).

Jesus corrige Maria e se refere ao seu verdadeiro Pai, um ponto crítico da história. Mas não devemos perder a dor profunda que José experimentou quando não conseguiu encontrar o Filho adotivo que Deus havia confiado a ele.

Embora seja provável que José não tenha vivido o suficiente para ver o ministério público de Jesus (esta é a última vez que a Bíblia menciona José, e as Escrituras não registram nada que indique o contrário), Deus escolheu esse homem íntegro para ser o pai terreno. a seu Filho Jesus - uma tarefa de bastidores difícil que ainda assim José abraçou.

O ponto principal? Deus honra a integridade.

4. Um Sogro Ousado Que Deu Conselhos Sábios

Versículo chave: “O sogro de Moisés, porém, lhe replicou: Não é bom o que fazes. certamente desfalecerás, assim tu, como este povo que está contigo; porque isto te é pesado demais; tu só não o podes fazer” (Êxodo 18:17-18)

Jetro é um daqueles personagens da Bíblia que tendemos a encobrir – e ainda assim seu envolvimento na vida de seu genro – e na vida da nação de Israel – foi primordial.

Os israelitas estavam acampados abaixo do Monte Sinai, sustentados com porções diárias de codornas e maná. O sogro de Moisés e sacerdote de Midiã, Jetro, observa as atividades diárias ininterruptas de Moisés – julgando disputas entre seu povo de manhã à noite sem delegar responsabilidades. Havia tantas pessoas descontentes que as Escrituras dizem que “o povo estava em pé junto de Moisés desde a manhã até a tarde” (v. 13). Imagine o caos!

Jetro observa tudo isso com preocupação e pergunta: “Que é isto que tu fazes ao povo? por que te assentas só, permanecendo todo o povo junto de ti desde a manhã até a tarde?” (v. 14), ao que Moisés responde: “É por que o povo vem a mim para consultar a Deus. Quando eles têm alguma questão, vêm a mim; e eu julgo entre um e outro e lhes declaro os estatutos de Deus e as suas leis” (vv. 15-16).

Moisés estava a caminho do esgotamento, e Jetro não podia ficar parado e assistir. Ele diz:

17 Não é bom o que fazes. 18 certamente desfalecerás, assim tu, como este povo que está contigo; porque isto te é pesado demais; tu só não o podes fazer. 19 Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e seja Deus contigo: sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; 20 ensinar-lhes-ás os estatutos e as leis, e lhes mostrarás o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. 21 Além disto procurarás dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens verazes, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; 22 e julguem eles o povo em todo o tempo. Que a ti tragam toda causa grave, mas toda causa pequena eles mesmos a julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. 23 Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo irá em paz para o seu lugar” (Êxodo 18:17-23)

Moisés poderia ter dispensado seu sogro e continuado julgando entre as pessoas, e provavelmente acabar frustrado. Mas ele não - ele humildemente ouve e age de acordo com o sábio conselho de Jetro. O versículo seguinte torna-se a dobradiça para o que levaria à “estratégia para Israel governar a si mesmo”:

“E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto este lhe dissera” (v. 24)

Moisés ouve a sabedoria de Deus (mediada através de Jetro – um estranho a Israel), escolhe anciãos sábios entre a nova nação e os estabelece como líderes (ou “juízes”) sobre o povo. Eles ouvem as disputas menores, enquanto Moisés decide apenas os casos mais críticos – e a obra redentora de Deus para Israel “expandiu-se para a obra de justiça entre seu povo”.

A história de Jetro e Moisés é um belo exemplo da intenção de Deus para o corpo trabalhar em conjunto, cada pessoa usando os dons que Deus deu, como Paulo ensina em 1 Coríntios 12. Deus “assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros” (vv. 24-25).

O ponto principal? Deus dá às pessoas diferentes responsabilidades como parte do corpo para proteger o indivíduo do esgotamento e realizar o trabalho necessário para que seu plano progrida.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem