O Homem Aprovado Por Deus

O Homem Aprovado Por Deus

Texto: 2 Timóteo 2:15

“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

Introdução: Esmagadora é uma regra da humanidade de que todos nós precisamos de alguém. Ao longo da vida, queremos ser aceitos pelos outros. Buscamos a aprovação daqueles que nos rodeiam. Ninguém gosta de ser rejeitado e muitas vezes tomaremos medidas para evitar isso. Algumas das tragédias pessoais sobre as quais lemos, se examinássemos os motivos e as circunstâncias por trás delas, encontraríamos aqueles que duvidavam de sua autoestima e aqueles que não conseguiam lidar com a rejeição dos outros.

Há alguns que farão grandes esforços para encontrar aprovação. Alguns comprometerão suas crenças, enquanto outros se envolverão em má conduta simplesmente por desejarem a aprovação dos outros.

Buscar a aprovação dos outros não é necessariamente errado ou ruim. Na verdade, pode ser uma coisa boa, DESDE QUE estejamos buscando aprovação com base no que é CERTO. Romanos 14:18 diz: “Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens”. As coisas que ele fez que foram aceitáveis ​​a Deus foram justas e atenciosas para com seus irmãos. Às vezes, nosso desejo de ser aprovado pelos outros resulta em fazermos a coisa certa.

Por exemplo, uma criança que busca a aprovação de seus pais pode ser encorajada a fazer a coisa certa. Pode ser que seu amor por seus pais a mantenha no caminho certo. Certa vez ouvi dizer que a atitude de uma criança que honra seus pais não diria: “Se eu fizer isso, meus pais vão me matar”. Em vez disso, ela dirá: “Se eu fizer isso, matará meus pais”.

Se nos importamos com nossos irmãos, buscaremos sua aprovação em nossas ações, mesmo que isso signifique sacrificar nossas liberdades pelo bem do corpo (sem concessões, é claro). Paulo tratou disso ao escrever aos coríntios.

Dito tudo isso, a aprovação do homem não é a coisa mais importante. Há a aprovação de uma pessoa que deveria significar mais para nós do que qualquer outra. Devemos buscar a aprovação de Deus. Em nosso texto (2 Timóteo 2:15) descobrimos que tal deveria ser nosso objetivo. Com isso em mente, vamos aplicar este texto como ele se aplica à busca da aprovação de Deus.

I. O Que a Aprovação de Deus Não é

A. Perfeição sem pecado

1. Romanos 3:9, 23 nos diz que somos todos culpados de pecado.

2. 1 João 1:8-10 diz que se alguém disser que não peca, ​​é mentiroso.

3. O que precisamos entender é que PODEMOS ser perdoados. Não importa quais pecados cometemos. Se nos arrependermos verdadeiramente, podemos ser perdoados.

B. Aquele que elogia a si mesmo

1. Somos frequentemente lembrados nesta sociedade daqueles que exalta a si mesmos.

2. 2 Coríntios 10:18, Paulo lembrou a esses irmãos que não se trata do que você pensa, mas do que Deus pensa. É aquele a quem Ele recomenda que será salvo.

3. SE queremos a aprovação de Deus, não podemos estabelecer nossos próprios padrões.

C. Alguém simplesmente aprovado pelos outros.

1. A aprovação de Deus não depende de os outros gostarem ou não de nós. Mencionamos em nossa introdução que buscar a aprovação de alguém não é necessariamente ruim, MAS há aqueles que, para obter aprovação, comprometerão a palavra de Deus.

2. Quanto tempo este mundo gasta buscando a aprovação dos outros? Olhares, ações, fingir, ir a psicólogos, etc.

3. A Bíblia dá exemplos de buscar a aprovação dos homens:

a. 1 Samuel 16:17 – porque Deus rejeitou o rei Saul, lemos que um espírito angustiante o perturbou. Para aliviar seus problemas, Saul disse: “Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-me”. Observe como a preocupação do rei Saul NÃO era encontrar alguém que o ajudasse a encontrar a aprovação de Deus. Sua aprovação foi baseada na aparência externa. ao buscar o rei Davi, lemos que Deus não olha para a aparência.

b. João 12:42-43, “Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus”

c. Mateus 23:5-7 Jesus disse sobre os escribas e fariseus: “Todas as suas obras eles fazem para serem vistos pelos homens…”

4. Mas Deus não busca aprovação da mesma maneira. Ele não olha para as aparências externas e padrões:

a. 1 Samuel 16:7, quando Deus a Samuel para encontrar um substituto para o rei Saul entre os filhos de Jessé. Foi observado olhando para seus filhos mais velhos, “Certamente está perante o Senhor o seu ungido” (verso 6) o verso 7 diz: "Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração"

b. Mateus 23:27-28 – Jesus ao repreender os fariseus e escribas notou que suas aparências eram enganosas.

c. Lucas 16:15 “E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação”

II. O Que o Homem Aprovado Por Deus é:

A. Ele é diligente

1. Uma palavra que significa apressar-se a fazer uma coisa. Envolve fazer um esforço sincero. Este não é alguém que lida levianamente com as circunstâncias.

2. A palavra também sugere um grau de urgência. Assim como alguém mordido por uma cobra venenosa toma uma ação rápida para se salvar, também percebe que agradar a Deus não é algo que pode ser adiado para mais tarde.

3. Abraão, “o amigo de Deus” (Tiago 2:23), pela fé ofereceu Isaque (Hebreus 11:17-19). Se você voltar ao texto original, você notará que depois que o Senhor lhe disse para oferecer seu filho que “Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera” Gênesis 22:3

4. A KJV usa a palavra Estude para apresentar-te aprovado a Deus” que temos observado em várias ocasiões não pode ser totalmente realizado sem diligência. Mas a palavra também é encontrada em outros textos que devemos considerar:

1. Efésios 4:3 “procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz”

2. Hebreus 4:11 “procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência”

3. 2 Pedro 1:10: “Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis”

4. 2 Pedro 3:14 “...procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em paz”

4. SE não fizermos um esforço diligente, não receberemos a aprovação de Deus.

B. Ele é trabalhador (Obreiro)

1. Isso anda de mãos dadas com a diligência que acabamos de discutir.

2. O termo é encontrado 10 vezes nos ensinamentos de Jesus (Mateus e Lucas) e geralmente é traduzido como trabalhador. Indica aquele que faz o esforço necessário para realizar seu trabalho.

3. SE quisermos ser aprovados por Deus, TEMOS QUE TRABALHAR! O mundo religioso às vezes implica que o trabalho é opcional para a salvação.

a. Filipenses 2:12 diz: “efetuai a vossa salvação com temor e tremor”

b. 2 Coríntios 5:9 “Pelo que também nos esforçamos para ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes”

c. Coríntios 15:58, devemos ser “sempre abundantes na obra do Senhor”.

C. Ele não se envergonha

1. Mateus 10:32, 33 – Jesus disse da confissão, o que fizermos determinará o que Ele fará por nós quando estivermos diante do Pai buscando aprovação.

a. Marcos 8:38 diz: “Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”

2. Romanos1:16 Paulo não se envergonhou do evangelho

3. Paulo encorajou Timóteo: “Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu;...” (2 Timóteo 1:8). No versículo 12, Paulo disse: “Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”

4. Amigos, nós realmente deixamos nossa luz brilhar? Vamos colocá-la em um candelabro para que todos vejam? Ou nós O servimos em silêncio e falhamos em defendê-Lo quando deveríamos? Se você se envergonha de Deus, COMO você pode esperar que Ele o aprove?

d. Ele maneja bem a palavra da verdade

1. Aqui está o exemplo específico em nosso texto. Ele aplica a palavra de Deus com precisão. Isso significa que Ele não usa truques para chegar a uma conclusão imprecisa.

2. A NVT diz que ele “ensina corretamente a palavra da verdade”

3. Devemos levar a palavra de Deus a sério! Ela não é um brinquedo para ser manipulado. É a palavra de Deus (Hebreus 4:12), os "oráculos de Deus" (1 Pedro 4:11), é "inspirada" e "útil para..." (2 Timóteo 3:16,17), contém “todas as coisas que pertencem à vida e à piedade”. (2 Pedro 1:3)

4. Manejar bem a palavra de Deus significa que aceitamos TODA ela. NÃO apenas as partes que gostamos.

a. O pregador prega “a tempo e fora de tempo” (2 Timóteo 4:2)

b. Ele prega “sem parcialidade”, 1 Timóteo 5:21

c. Filipenses 1:10 diz que é preciso “aprovar as coisas excelentes, para que você seja sincero e sem ofensa no dia de Cristo”.

5. Infelizmente, a palavra de Deus nem sempre é manejada corretamente:

a. Alguns torcem para sua própria destruição – (2 Pedro 3:16)

b. Alguns a pervertem (Gálatas 1:6-9)

c. Alguns a tiram do contexto, abordam-na com motivos errados, etc.

6. Manejar bem a palavra da verdade é mais do que ler e estudar. É também APLICAR às nossas próprias vidas

a. Tiago 1:21, com mansidão a receberemos

b. Tiago 1:25 – praticantes e não apenas ouvintes.

c. Lucas 6:46 Jesus disse: “E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?”

Conclusão: Verdadeiramente, DEVEMOS buscar a aprovação de Deus. A falha em fazê-lo terá consequências eternas. E tornará esta vida mais insuportável. Ninguém pode buscar Sua aprovação sem aprovar as coisas que Ele aprova. Aceitaremos Sua igreja, Suas condições de perdão, Sua obra e adoração? Vamos, portanto, estudar Sua palavra regularmente e aplicá-la completamente em nossas vidas.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem