O Tempo Está Próximo

O Tempo Está Próximo

Texto: Apocalipse 22:6-11

Introdução

Durante anos, as pessoas fizeram perguntas que não pude responder sobre o Arrebatamento, a Grande Tribulação e o retorno de Cristo. Eu aprendi um pouco ao longo do caminho, mas ainda há coisas que eu não sei. Tenho absoluta certeza de algumas coisas. Por exemplo, quando Jesus começou Seu discurso sobre a destruição de Jerusalém e Seu retorno, em Mateus 24, com a advertência: “Ninguém vos engane”, Ele sabia que precisávamos dessa advertência. Tenho observado muitas pessoas revisarem suas previsões sobre o fim dos tempos. As Testemunhas de Jeová estavam erradas em 1919. Outras estão erradas desde então.

Lembro-me das discussões sobre o que Jesus quis dizer com “esta geração”. Alguns aplicaram isso à destruição de Jerusalém. Outros começaram a contagem regressiva em 1946, quando os judeus começaram a retornar a Israel. Eles previram que Jesus retornaria e arrebataria Sua igreja dentro da geração atual, que eles finalmente expandiram para 40 anos, significando que Ele teria que retornar em 1986. Então eles mudaram para 1963. Eu não farei tais previsões hoje, mas isto direi: acredito que o fim está próximo e rejeito qualquer sistema que negue que o tempo esteja próximo. Eu rejeito qualquer interpretação que diga que Jesus não pode retornar até que as nações sejam realinhadas na Europa ou no Oriente Médio. Acredito que há um sinal que devemos ter em mente. Antes que Ele volte, o Evangelho terá sido pregado a todo o mundo. Também estou convencido de que o Evangelho pode ser recebido por ondas curtas ou por transmissão via satélite em qualquer lugar do mundo hoje. Os muçulmanos monitoram nossas notícias em todo o mundo todos os dias. Eles podiam ouvir o Evangelho se quisessem ouvi-lo.

Uma coisa eu sei: em Apocalipse 1:3, nos é prometida uma bênção se lermos o Apocalipse, ou ouvi-lo ser lido. Fui abençoado ao preparar essas mensagens. Provavelmente preguei 75 ou mais sermões do Apocalipse deste púlpito, mas ainda há muitas coisas que não sei. Há, no entanto, muitas coisas que todos nós podemos saber, e ao analisarmos nosso texto hoje, acho que você concordará que fomos abençoados. A beleza de tudo isso é que as maiores bênçãos estão esperando por nós. Eu confio em Jesus explícita e completamente. Há uma razão para isso.

I. Ele é Fiel e Verdadeiro. V. 6

“E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer”

A. As Palavras de Nosso Senhor São Fieis e Verdadeiras. V. 6a.

Foi observado que este versículo inicia o epílogo do Livro. Ele contém três temas proeminentes: (1) a autenticidade das visões do documento (22:6, 7, 16-19); (2) a iminência do retorno de Cristo (22:6, 7, 10-12); e (3) a exigência de santidade (22:10-15). Que esses ditos são fiéis e verdadeiros é ressaltado que são repetidos três vezes (aqui, e em 19:9 e 21:5).

Nenhuma palavra de Deus deve ser tomada levianamente. Quando encontramos repetição na Bíblia devemos prestar muita atenção. A repetição afirma a verdade da Palavra. No Salmo 16:10, Ele é o fiel. No Salmo 18:25, Davi escreve: “Para com o fiel te mostras fiel, e para com o homem perfeito te mostras perfeito”. Novamente, Davi escreve: “Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu pacto e os seus testemunhos” (Salmos 25:10). Mais uma vez, ele escreve: “Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! Os filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas” (Salmos 36:7). Em 1 João 1:9, Deus é fiel e justo para perdoar nossos pecados quando os confessamos a Ele. Muitos, muitos versículos afirmam que nosso Deus é um Deus fiel.

Fiel e verdadeiro andam juntos. Como ele poderia ser fiel se Ele não é verdadeiro. Moisés escreveu: “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniquidade; justo e reto é ele” (Deuteronômio 32:4). O próprio Jesus declarou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14:6).

Aqui, as palavras de nosso Senhor são proclamadas fiéis e verdadeiras. Se Ele é fiel e verdadeiro, Suas palavras devem ser fiéis e verdadeiras. Posso não ser capaz de entender a profundidade de Suas palavras, mas estou absolutamente convencido de que elas são fiéis e verdadeiras, e isso se aplica a cada palavra da Palavra de Deus. Posso não ser capaz de entender tudo o que Ele diz no Apocalipse, e se eu entendesse, nunca poderia explicar tudo, mas de uma coisa estou absolutamente convencido, Ele é fiel e verdadeiro.

B. As Palavras desta Profecia Devem se Cumprir em Breve. V. 6b.

João escreve que Deus “enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer”. Pregadores e comentários têm procurado nos ensinar a diferença entre breve, de repente e rapidamente.

Outros enfatizam que a promessa no primeiro capítulo e novamente aqui, não significava que Jesus retornaria no primeiro século, mas que quando essas coisas começassem a acontecer, elas aconteceriam rapidamente. Tenho uma teoria que gostaria de passar para você. Não vou culpar ninguém por isso, veio a mim muitos anos atrás, enquanto ouvia várias pessoas perguntarem: “Você não acha que o fim está próximo?” Ou: “Você não acha que os sinais estão se cumprindo?” Não posso citar as Escrituras ou citar referências, mas gostaria de tentar esta teoria com você. Todos conhecemos os três tempos verbais que usamos o tempo todo: passado, presente e futuro. No grego, há outro tempo, o aoristo, que mostra ação instantânea, ação completada. Eu tenho um novo tempo verbal (é claro que estou sendo brincalhão aqui). Não sei como chamá-lo, mas deixe-me apresentar um termo para você: o tempo contínuo de antecipação. Este é o tempo de vigia e oração! Acredito que as profecias sobre os eventos do fim dos tempos são construídas de modo a fazer com que todo estudante sério da Palavra de Deus em todas as épocas antecipe Seu retorno iminente. Deus quer que olhemos para o retorno de nosso Salvador para reivindicar Sua noiva em sua vida, e esse espírito de antecipação fará duas coisas: (1) fornecerá motivação para a obediência fiel a Deus e (2) nos dará esperança de bons e maus momentos. Não compro nenhuma posição que impeça a promessa que Jesus fez. Ele virá como um ladrão de noite, não sabemos o dia nem a hora, mas sabemos que Ele vem. Essa promessa é a esperança abençoada que nos manterá olhando para seu cumprimento todos os dias de nossa vida. Ele nos faria orar com João: “Amém; vem, Senhor Jesus!”

II. Jesus ​​Diz Que Vem Cedo. V. 7.

“Eis que cedo venho; bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”

A. Jesus promete vir em breve. V. 7a.

Eu gostaria de ter contado todos os sinais para os quais várias pessoas apontaram e perguntaram: “Você não acredita que isso é um sinal de que a vinda do Senhor está muito próxima?” Alguém olha para a guerra no Iraque e diz: “O fim está próximo, porque a Bíblia diz que haverá guerras e rumores de guerras antes que Jesus volte”. Você aponta que o que Jesus realmente disse foi: “Haverá guerras e rumores de guerras, mas ainda não é o fim”. Durante a Tempestade no Deserto, fomos lembrados de que o Iraque moderno ocupa a antiga Babilônia. Houve quem previsse que estaríamos lá cem anos. Outros estavam convencidos de que a contagem regressiva havia começado.

No versículo 6, Ele enviou Seu anjo para fazer este anúncio. Aqui, Jesus está falando a Si mesmo. Encontramos essas palavras três vezes neste capítulo final (22:7, 12, 20). Há pouca dúvida em minha mente que aqueles santos do primeiro século em Éfeso, Sardes, Esmirna, Filadélfia e todas as outras igrejas acreditavam que veriam Seu retorno. Quando eu era criança, havia crentes que acreditavam que estariam vivos quando Ele voltasse. Quando me tornei pastor, houve pessoas que me perguntaram sobre os “sinais” que apontavam para seu retorno. Ao longo de todo o meu ministério, ouvi pessoas expressarem sua sincera convicção de que estariam vivas quando Jesus voltasse. Eu não estou em sinais neste momento, estou ouvindo o grito! Sim, acredito que Ele pode muito bem retornar em um futuro muito próximo. Eu acredito que meu Senhor quer que eu antecipe Seu retorno, e eu sei que quando os eventos do fim dos tempos mencionados neste livro começarem a acontecer, eles acontecerão rapidamente.

B. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. V. 7b.

Deixe-me lembrá-lo novamente da bênção prometida em 1:3. Todos aqueles que lerem este livro, ou ouvirem sua leitura, serão abençoados. Aqui, vemos o que pode ser considerado a última bem-aventurança: “Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”. Eu vejo o que Ele diz, e eu entendo o que Ele diz. A questão é, como fazemos isso? Como guardamos as palavras proféticas deste livro? Não estou tentando ser jocoso aqui. Vamos pensar sobre isso. Quando você olha para o livro inteiro, um livro cheio de palavras proféticas, como posso guardá-las? Só Deus pode guardar as grandes profecias deste livro! Eu não posso derrotar a besta do mar ou a besta da terra. Não posso lançar o dragão no poço sem fundo. Não posso derrotar os inimigos de Deus com a espada da minha boca. Não posso preparar um lugar no céu para os redimidos. Eu não posso arrebatar a igreja. Não posso estabelecer um reinado milenar. Não posso construir a nova Jerusalém. O que posso fazer para guardar as palavras proféticas deste livro?

Podemos confiar em Deus. Podemos confiar no que Jesus diz. Podemos confiar no Espírito Santo, que habita no coração de cada crente. Qual foi o seu papel na Criação? Deus fez toda a criação - você foi o beneficiário. Qual foi o seu papel na redenção? Deus fez toda a salvação, eu me humilhei diante dele. Eu me submeti a Ele. Eu confiei Nele. Somos salvos pela graça por meio da fé - a graça de Deus, minha fé - ou não? Paulo escreveu que essa fé é um dom de Deus, não algo que eu possa gerar.

Agora, como posso guardar as palavras proféticas deste livro? Eu posso crer Nele. Eu posso me humilhar diante Dele. O que posso fazer? Eu posso obedecê-Lo. Há mais, posso me juntar aos santos que gritam “Aleluia, meu Senhor reina!” O que posso fazer? Eu posso vigiar e orar. Posso olhar para aquele que está me santificando para me glorificar e me preparar para reinar com Ele.

III. O Testemunho Pessoal de João Afirma a Revelação. V. 8-11.

A. João Testificou, Eu “sou o que ouvi e vi estas coisas”. V. 8.

“Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar. Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus"

1. O altamente respeitado Apóstolo João acrescenta seu testemunho pessoal. V. 8a. É interessante que no Evangelho que leva seu nome, ele não se identifica pelo nome. Ele simplesmente chama a si mesmo de discípulo que Jesus amava. Eu concordo com aqueles que acreditam que depois que ele viu o Senhor ressuscitado (o primeiro a crer na Ressurreição), testemunhou a Ascensão e experimentou o Pentecostes, seu coração não estava mais cheio do tipo de orgulho e ambição mundana que enfureceu os outros. discípulos. Ele não estava mais buscando glória pessoal, honras e posição.

Aqui, ele é inspirado pelo Espírito Santo para incluir seu nome e seu testemunho pessoal. As igrejas da Ásia reconheceriam seu nome e saberiam que ele não acrescentaria seu testemunho a um livro cheio de todas essas estranhas imagens, símbolos e profecias. Todos os outros apóstolos estavam mortos. As igrejas entenderam que João é o apóstolo final da era apostólica. Havia pastores em algumas dessas igrejas que haviam sido alunos de João. Seu testemunho pessoal encorajaria as igrejas a levar essa profecia a sério.

2. João escreve: “E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar” V. 8b. Como ele pôde fazer isso? Como ele poderia se prostrar diante de um anjo para adorá-lo? Não era isso que os pagãos estavam fazendo quando tentaram adorar Paulo e Barnabé?

Antes de condenar João, tente se lembrar de certas coisas. Primeiro, a revelação que ele recebeu foi de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, o Alfa e o Ômega, embora às vezes Ele enviasse um anjo com uma mensagem, ou para realizar alguma tarefa, como derramar as sete últimas taças do julgamento sobre a terra.

Lembre-se também de que ele está no Espírito, e viu imagens do Senhor ressuscitado e ouviu Sua voz.

A revelação que ele recebeu foi mais surpreendente do que qualquer coisa que ele já tinha visto antes. João confessou o que havia feito. Confessamos nossos pecados quando somos culpados de falsa adoração hoje? Eu não disse quando você adora um falso deus - quero dizer, quando somos culpados da falsa adoração ao Deus verdadeiro. E aqueles que pregam que não existe inferno (apenas aniquilação), não existe Trindade (apenas interpretação de papéis por Deus), que a Bíblia não é inerrante (é inspirada em alguns pontos), que não houve nascimento virginal (apenas um nascimento natural, possivelmente em circunstâncias menos do que desejáveis). E quanto àqueles que adoram através de rituais, cerimônias e imagens, em vez de em verdade e espírito.

E aqueles que vêm à casa de Deus, mas sua mente está em outro lugar. E as igrejas que convidam pessoas divorciadas para vir a uma aula de solteiros e encorajam pessoas perdidas a um futuro cônjuge - ou encorajam pessoas divorciadas a entrar em relacionamentos sem se preocupar com Deus ou seus filhos!

Não surpreendentemente, o anjo do Senhor parou João imediatamente: “Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus". O anjo se identificou como conservo.

Não devemos adorar anjos ou qualquer outro ser espiritual, nem anjos celestiais ou anjos satânicos. O Brasil teve uma obsessão por anjos por toda uma geração. Poucas pessoas perceberam que os anjos retratados, embora morais e descendentes, eram anjos da Nova Era, não anjos bíblicos. No Novo Testamento, a ênfase é colocada na obediência e atenção ao Espírito Santo - que nunca atrai a atenção para Si mesmo, mas sempre nos aponta para Jesus. Se você estudar a Palavra de Deus e orar sem cessar, o Espírito Santo focará sua atenção no Filho. A Terceira Pessoa da Trindade nos capacitará e nos capacitará a ir ao Pai por meio do Filho. Não adoramos anjos - nem mesmo procuramos anjos. O Espírito Santo irá abençoá-lo quando você estudar as Escrituras e quando você orar conforme Ele lidera.

B. O Tempo Está Próximo. V. 10-11.

“Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda”

1. Primeiro, Ele é informado: “Não sele as palavras proféticas deste livro”, v. 10. É interessante que Daniel foi informado de que suas profecias seriam “seladas até o tempo do fim” (Daniel 12:9), mas João foi instruído a não selar as palavras dessas palavras proféticas. Deve-se enfatizar que o ponto de vista de alguns estudiosos de que o Livro do Apocalipse é um quebra-cabeça impenetrável é expressamente contrariado por esta e outras passagens. A revelação, tanto por meio de suas declarações claras quanto de seus símbolos, é projetada para revelar fatos e eventos relacionados à segunda vinda de Cristo.

2. Quando Cristo vier, não haverá mais tempo para decisão ou mudança, v. 11. João escreve: “Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda”. Esta exortação parece intrigar alguns estudantes da Palavra. Nem Jesus, nem Seu anjo aprovam o comportamento vil e mal, nem Jesus ignora o pecado. O ponto aqui não é que devemos tolerar o que é mau. O que parece mais provável é que João é informado de que aqueles que não “atenderem às palavras proféticas deste livro” continuarão pecando e vivendo uma vida vil e perversa. Aqueles que derem ouvidos às palavras proféticas deste livro, no entanto, continuarão a fazer o que é certo aos olhos de Deus.

Vamos ser sinceros, se o retorno de nosso Salvador é iminente, e acredito que seja, você não verá uma mudança radical no comportamento de pessoas perdidas, carnais e más. Eles vão continuar em seu pecado.

Os cristãos, por outro lado, devem ser encorajados a continuar no Senhor, amando-o, adorando-o e servindo-o. Relativamente falando, o tempo da volta do Senhor está próximo e nenhuma mudança importante na conduta da humanidade pode ser esperada.

Conclusão

Acredito que o retorno do Senhor está se aproximando. Considero uma possibilidade distinta, até mesmo uma probabilidade. À medida que a população continua a explodir, e à medida que o Brasil mergulha cada vez mais fundo no abismo moral que é o mundo, vejo muitos problemas que o homem tentou resolver, que estão piorando, não melhorando.

Há muitas pessoas de todas as raças que trabalham juntas para ajudar a resolver problemas, mas há muitas outras que parecem sempre encontrar uma maneira de agravar o problema. No Oriente Médio hoje, existem três grandes religiões, o islamismo, o judaísmo e o cristianismo. Duas dessas religiões acreditam no olho por olho. Apenas uma acredita no perdão, e nunca haverá paz até que o perdão seja pregado e praticado. As relações raciais nunca serão resolvidas até que aqueles que professam a fé em Jesus apliquem a Regra de Ouro nos relacionamentos. Não precisamos apenas de confissão, precisamos de perdão.

A fome no mundo é uma séria ameaça. As armas nucleares estão chegando às mãos de pessoas cada vez mais perigosas e más. Moralmente, a América está caindo cada vez mais fundo em uma fossa moral. A taxa de divórcio entre os membros da igreja rivaliza com a das pessoas perdidas. O comportamento na escola está piorando a cada ano.

Depois, há a ameaça do Islã, que busca a dominação mundial. Devemos também considerar aquele segmento do Islã que é agressivamente anticristão e anti-Israel. O presidente do Irã pediu a destruição de Israel. Poderíamos continuar, nomeando questões morais, sociais e econômicas que parecem estar piorando, não melhorando. A fome é uma ameaça crescente em alguns países.

O que a igreja está fazendo para ajudar na batalha contra o mal? Na França, a igreja perdeu sua influência. A Alemanha virou as costas para a igreja. A Inglaterra, que viu os grandes pregadores de outro dia, como John Wesley, George Whitefield e Charles Haddon Spurgeon, está se tornando mais secular – eles pensam. No entanto, quando o Islã estiver em vantagem, veja quanta liberdade religiosa eles terão. Neste momento, os muçulmanos representam apenas cerca de dez por cento da população da França, mas estão se revoltando por toda Paris.

Se você quiser ver um exemplo da igreja do Novo Testamento em nossos dias, olhe para a igreja perseguida na China. Um líder enfatizou que devemos parar de orar pelo fim da perseguição na China, porque foi a perseguição que fez a igreja crescer. Na verdade, ele disse que aqueles nas igrejas domésticas na China estão orando para que a perseguição vá para a América para que a igreja lá possa experimentar esse tipo de crescimento.

Eu realmente acredito que estamos na contagem regressiva hoje. Acredito que quando Jesus diz: “Eis que cedo venho”, é melhor pararmos de procurar sinais e começarmos a ouvir o grito. Já orei com João, “Amém; vem, Senhor Jesus”.

E se fosse hoje? Você estaria pronto? Se você tiver um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, passará a eternidade com Ele no céu. Se você não tem um relacionamento pessoal com Ele, deixe-me exortá-lo de todo o meu coração a confiar Nele, confessar seu pecado, arrepender-se e buscar seu perdão. Ele só entrará no coração que Ele purificou. Jesus está voltando, e se fosse hoje. Você pode estar pronto - por que não hoje?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem