O Bom Deus Todo Poderoso

O Bom Deus Todo Poderoso

Texto: Naum (consolo)

Introdução: Como você acha que Deus o vê, definirá a maneira como você se vê e as situações que enfrenta.

I. A Natureza Consumidora de Deus:

“O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de indignação; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos” (Naum 1:2)

A. O pré-requisito de Deus é fidelidade: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3)

B. Deus procura sua adoração: “porque não adorarás a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso” (Êxodo 34:14)

C. Deus pressiona por sua atenção: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças”. (Deuteronômio 6:5)

II. A Natureza Convincente de Deus:

“O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira alguma terá por inocente; o Senhor tem o seu caminho no turbilhão e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Naum 1:3)

A. Deus é paciente na Salvação: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9)

B. Deus é persistente na firmeza: E ele passou na frente de Moisés, proclamando: “Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade” (Êxodo 34:6)

C. Deus é perdoador do pecado: “O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniquidade e a transgressão....”. (Números 14:18)

III. A Natureza Atraente de Deus:

“O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia; e conhece os que nele confiam” (Naum 1:7)

A. Deus é puro em motivos: “bom” “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há variação nem sombra de mudança” (Tiago 1:17)

B. Deus é proteção contra o caos: “fortaleza” “pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas” (2 Coríntios 10:4)

C. Deus é pessoal em misericórdia: “conhece” “Certamente bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e eu habitarei na casa do Senhor para sempre”. (Salmo 23:6)

Conclusão: Ou estamos construindo um Deus à nossa própria imagem ou Deus está nos conformando à Sua imagem.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem