O Guardião - Sermão Expositivo do Salmo 4

O Guardião - Sermão Expositivo do Salmo 4

Sermão Expositivo do Salmo 4

Texto: Salmo 4

Introdução: O texto desta noite fala longamente sobre o sofrimento nas mãos de outros. Não sabemos exatamente que sofrimento Davi estava enfrentando nas mãos de outros, mas muitos estudiosos acreditam que o sofrimento descrito aqui ocorreu quando ele foi forçado a fugir de Absalão. O Salmo 3 descreve a fuga de Davi de seu filho, e há algumas semelhanças entre esses dois Salmos. No entanto, as semelhanças não apontam necessariamente para a mesma situação que está sendo discutida.

Seja qual for a situação, a colocação do Salmo 4 é bastante informativa. Não temos ideia de quem organizou o Livro dos Salmos da forma que o temos hoje. Embora Davi tenha escrito muitos Salmos, ele não escreveu todos e o Livro dos Salmos não foi concluído até bem depois da morte de Davi. O Salmo 137 foi escrito durante o cativeiro na Babilônia; portanto, o livro como um todo não poderia ter sido compilado antes da escrita do Salmo 137. Os israelitas guardaram esses Salmos individuais e inspirados e então alguém, inspirado por Deus, compilou esses Salmos na ordem que agora os temos.

Eu falei tudo isso para dizer que colocar os Salmos 3 e 4 juntos nos informa muito sobre como seguir a Deus. O Salmo 3 é um “Salmo da manhã” e louva a Deus pela sua proteção: “Eu me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta. Não tenho medo dos dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor” (versos 5-6). O Salmo 4, por outro lado, é um Salmo da tarde, cantado antes de se deitar: “Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” (verso 8). Sem dúvida, o que está sendo enfatizado aqui é que o dia precisa ser “envolvido” em oração do começo ao fim.

Embora este Salmo fale do sofrimento dos outros e da necessidade de oração ao longo do dia, ele exalta Deus como O GUARDIÃO. Davi fala do GUARDIÃO como:

I. Um Guardião Persistente. V. 1

“Responde-me quando eu clamar, ó Deus da minha justiça! Na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração”

A. Davi declara que Deus é sua justiça. Nesta passagem, a justiça de Deus não se refere ao seu caráter moral reto. Em vez disso, a justiça de Deus se refere à sua fidelidade. Em outras palavras, porque Deus é justo, ele cumprirá suas promessas de ajudar Davi. Quando Davi foi lutar contra Golias, ele disse a Saul: “O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos deste filisteu” (1 Samuel 17:37). Essa declaração não faz absolutamente nenhum sentido; ser libertado das garras de um leão e urso é uma coisa, mas ser libertado de um gigante com um dardo e uma lança era outra bem diferente!

B. Por que Davi estaria tão confiante de que Deus o livraria de todo Golias? Provavelmente, pode ser nada mais do que uma afirmação confiante por causa das libertações passadas de Deus. No entanto, Davi já havia sido ungido rei. Depois que Samuel ungiu Davi, lemos: “E o Espírito do Senhor se apoderou de Davi daquele dia em diante” (1 Samuel 16:13). Embora seja conjectura, é demais pensar que o Senhor havia prometido abençoar a Davi ricamente e, portanto, Davi sabia que não tinha nada a temer daquele filisteu incircunciso? Quando o Senhor prometeu que Salomão construiria o templo, o Senhor prometeu a Davi: “A ti, porém, darei descanso de todos os teus inimigos” (2 Samuel 7:11). Qualquer que fosse a situação na vida de Davi, ele sabia com certeza que Deus o ajudaria porque o Senhor é o Deus da justiça de Davi.

C. O Senhor deu alívio a Davi quando ele estava em perigo. Repetidamente o Senhor abençoou Davi - ele o livrou de Golias, das mãos de Saul, de vários inimigos de Israel. Davi, portanto, sabia que Deus poderia providenciar libertação novamente.

D. Davi apresenta Deus como um Guardião Persistente - Aquele que prometeu libertação e a providenciou no passado. Deus prometeu que seja o que for que Satanás lance em nosso caminho, ele será nosso guardião. Os cristãos hebreus estavam enfrentando vários problemas - perseguição, perda de seus bens, apostasia. O autor os lembra das promessas do Antigo Testamento e escreve: “...Não te deixarei, nem te desampararei. De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?” (Hebreus 13:5-6). O fato de o Senhor nunca nos deixar demonstra que ele é nosso Guardião Persistente. Não importa se acabamos de saber que a empresa está demitindo, o exame de sangue não parece bom ou não sabemos quanto tempo mais nosso casamento vai sobreviver. Deus será nosso Guardião.

II. Um Guardião Perceptivo. V. 3

A. Ao longo deste Salmo, Davi está confrontando os líderes de Israel. O hebraico "filhos dos homens" (verso 2) deixa claro que estes são os grandes e poderosos da sociedade israelita que Davi está enfrentando. Na verdade, uma tradução diz assim: “Por quanto tempo, homens exaltados, minha honra será insultada?” É óbvio que estes são os principais homens de Israel de verso 7: “Puseste no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho”

B. Aos líderes de Israel, Davi diz: “Sabei que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo a ele”. Não tenho certeza do que Davi quis dizer ao dizer que o Senhor separou os piedosos para si. Por outro lado, Davi pode simplesmente querer dizer que todo aquele que é piedoso foi separado para Deus. Isso certamente estaria de acordo com outras Escrituras. No entanto, estou mais inclinado a pensar que Davi fala de si mesmo aqui como o rei ungido de Deus. Estou inclinado a pensar que por causa do versículo 2: “Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?”

C. O ponto certamente parece ser que Deus concedeu honra a Davi ungindo-o como rei e os homens de Israel querem depor Davi como rei. Isso certamente se encaixaria com este Salmo vindo do tempo de Absalão. “Absalão furtava o coração dos homens de Israel” (2 Samuel 15:6). Depois que Absalão teve os homens de Israel atrás dele, ele conspirou para tomar o trono de seu pai.

D. Davi, porque o Senhor o ungiu rei, foi santificado - separado - para Deus. Quando Davi teve a oportunidade de matar Saul, disse aos seus homens: “O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor” (1 Samuel 24:6). Ser o rei do povo de Deus colocou Davi em uma posição que deveria ser honrada, porque, se não por outra razão, Deus escolheu colocá-lo acima de seu povo.

E. O Senhor ouviu Davi quando ele orou. Certamente, parte do motivo pelo qual o Senhor ouviu Davi foi que ele era o ungido do Senhor. No entanto, ser ungido do Senhor não era suficiente para Deus ouvir as orações de Davi. Saul ainda era o ungido do Senhor depois que o Espírito do Senhor o deixou e Davi foi ungido rei. Para que o SENHOR ouvisse as orações de Davi, ele precisava ser uma pessoa piedosa. “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” (Salmo 24:3-4). “Se eu tivesse guardado iniquidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido” (Salmo 66:18).

F. O Senhor é Um Guardião Perceptivo - ele ouve as orações de seu povo. “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido” (1 João 5:14-15). Mas, são as orações dos justos que Deus percebeu: “A súplica de um justo pode muito na sua atuação” (Tiago 5:16). Deus ouve suas orações por causa da sua justiça?

III. Um Guardião Provedor. V. 7-8

"Puseste no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho"

A. Davi estava enfrentando uma grande provação quando escreveu estas palavras. Como ele colocou alegria no coração de Davi? Com muita frequência, confundimos "alegria" e "felicidade". "Felicidade" refere-se a circunstâncias externas - as crianças ficam felizes quando ganham aquele brinquedo que estavam querendo no Natal, mas essa felicidade não estará lá quando o brinquedo quebrar. “Alegria” se refere a um estado de espírito que nem mesmo as circunstâncias podem apagar.

B. Muitos daqueles que enfrentam grandes provações têm grande alegria. Antes da crucificação, Jesus disse aos discípulos: “Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará” (João 16:22). No início de João 16, Jesus disse: “vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus” (verso 2). Jesus disse: “Você vai morrer por minha causa, mas ninguém será capaz de tirar a sua alegria”. “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos” (Filipenses 4:4). Gostamos dessas palavras - não é incomum cantá-las ou vê-las em ímãs de geladeira. Mas, não podemos esquecer que Paulo escreveu essas palavras da prisão. Paulo estava sentado em uma prisão romana, mas ele sabia que a alegria não dependia das circunstâncias.

C. Como podemos ter alegria quando as circunstâncias parecem tão sombrias?

- Não podemos esquecer que Deus é O GUARDIÃO - ele nos protegerá, não necessariamente nossos corpos ou nossas finanças ou nossas circunstâncias. Mas, ele protegerá nossas almas - nosso verdadeiro eu.

- Não devemos esquecer o que Paulo escreve aos romanos. “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:37-39). Nada impedirá o amor de Deus de brilhar e Deus acabará por nos levar para nossa casa celestial onde não haverá mais sofrimento. Se isso não proporciona uma grande alegria, não sei o que proporcionará!

D. “Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança”. Davi diz que vai se deitar e dormir em paz. Se ele escreveu isso durante a rebelião de Absalão, ele não sabe se Absalão o encontrará no meio da noite e o matará. Se ele escreveu isso durante alguma outra crise, ainda é bastante plausível que Davi não saiba se iria acordar de manhã ou não.

E. No entanto, Davi vai dormir em paz. Quantas pessoas esta noite não dormirão em paz? Quantas pessoas ficarão acordadas preocupadas com seus empregos ou filhos ou com seu casamento ou com algum pecado do passado? Davi não estava preocupado com sua vida, pois o Senhor o fez habitar em segurança. Mais uma vez, estou convencido de que precisamos traçar uma linha entre a realidade física e a espiritual. Porque o SENHOR ungiu Davi como rei, é muito provável que ele tivesse a garantia de que acordaria fisicamente pela manhã. Mas, por outro lado, existem vários casos nas Escrituras em que os justos foram mortos por fazerem o que é certo. Mesmo assim, Davi teve a calma certeza de que Deus estava em seu trono e que tudo, portanto, estava bem com o mundo.

F. Essa é uma garantia que também nos deve proporcionar paz. Aos santos que sofrem nas mãos do Império Romano, João registra esta voz de uma grande multidão: “Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 19:6). Bem no final de sua vida, Paulo escreve: “Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2 Timóteo 4:6-8). Por ter sido fiel ao Senhor, Paulo estava confiante de que o Senhor agora seria fiel a ele, embora Nero logo ordenasse sua decapitação.

Conclusão: Deus é, da mesma forma, seu GUARDIÃO? Você sabia que, por causa da sua fidelidade, Deus será fiel a você?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem