Quão Majestoso é o Teu Nome

Quão Majestoso é o Teu Nome

Sermão Expositivo do Salmo 8

Texto: Salmo 8

Introdução: João Calvino costumava contar a seus alunos a história de Cícero sobre Simônides, o poeta grego antigo, a quem Hierão, o Tirano, perguntou o que era Deus. Simônides pediu um dia para considerar a questão, depois outro dia, depois outro dia. Finalmente, ele concluiu que a questão só se tornava mais desconcertante quanto mais ele pensava sobre ela.

Imagine tentar descrever Deus - nosso vocabulário simplesmente não é grande o suficiente para descrever a santidade de Deus, o amor de Deus, o perdão de Deus e assim por diante. Nosso vocabulário falha especialmente quando tentamos descrever a majestade de Deus. Este salmo descreve a majestade de Deus em linguagem humana débil. Queremos explorar este salmo esta noite para que possamos ter uma melhor imagem da majestade de Deus.

I. A Majestade do Senhor. V. 1-2

A. O salmista começa e termina este salmo com "Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!" O fato de este salmo começar e terminar com o nome majestoso de Deus demonstra que este é o tema do salmo - este salmo é sobre o quão grande é o nome de Deus. Curiosamente, esta é a primeira vez que vemos o nome Yahweh no livro dos Salmos - isso é bastante apropriado, uma vez que este salmo é sobre a grandeza do nome de Deus.

B. O nome do Senhor é majestoso em toda a terra. A raiz hebraica da palavra “majestoso” refere-se a algo que é superior a outra coisa. Consequentemente, o uso da versão King James de "excelente" no versículo. O nome do Senhor não se refere simplesmente ao seu nome Yahweh, mas seu nome se refere ao seu caráter, seu ser. O nome de Deus descreve quem ele é. O significado é que Deus é superior sobre tudo; ele é o soberano do universo. Deus tem poder e soberania absolutos sobre este mundo. “O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de equidade é o cetro do teu reino” (Salmos 45:6). “Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono” (Apocalipse 4:2).

C. A glória de Deus é cantada pela boca de bebês e crianças. Esta é, reconhecidamente, uma passagem bastante difícil de entender; como é que a glória de Deus é cantada acima dos céus pela boca de bebês e crianças? Precisamos lembrar que os salmos são poesia, e assim como não podemos levar tudo na poesia moderna literalmente, não podemos levar tudo nos Salmos em sua leitura mais literal. Esta parece ser uma forma poética de dizer que a humanidade, mesmo a mais jovem entre nós, deve louvar a Deus. O Salmo 148 exorta toda a humanidade a louvar a Deus - “reis da terra e todos os povos; príncipes e todos os juízes da terra; mancebos e donzelas; velhos e crianças! Louvem eles o nome do Senhor..” (versos 11-13). Assim, todos nós, do mais velho ao mais novo, precisamos dar louvor e devoção a Deus. Você está dando louvor e devoção a Deus? Esta passagem é usada citada por Jesus em Mateus 21:16 quando ele foi louvado por crianças no templo.

D. A fortaleza mencionada no versículo 2 pode se referir ao louvor ou à humanidade ou aos céus - nós realmente não podemos ter certeza. Independentemente do que o baluarte se refere, o significado desta passagem é bastante óbvio: Deus tem grande majestade, e nós, como humanidade, precisamos dar-lhe louvor.

II. A Majestade da Criação do Senhor. V. 3-8

A. O Senhor cuida do homem - “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?”. A obra de Deus é incrível. Deus criou o universo e tudo o que ele contém. “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1). “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens” (Atos 17:24). Eu sei que usei os seguintes números anteriormente, mas tente entender a implicação desses números. Acredita-se que a Via Láctea tenha cerca de cem a duzentos bilhões de estrelas e tenha cerca de cem mil anos-luz de diâmetro. A galáxia mais próxima, maior que a Via Láctea, é a Galáxia de Andrômeda, contendo cerca de duzentos a trezentos bilhões de inícios e localizada a cerca de dois milhões de anos-luz de distância.

B. Deus se importa com o homem e se preocupa com o homem. Foi dito que a palavra “importar” na Versão Padrão Revisada ou “visitar” na Versão King James causou mais problemas para os tradutores do que qualquer outra palavra na língua hebraica. O significado básico do termo parece ser mudar a condição de um subordinado para o bem ou para o mal. O paralelismo com “importar” obviamente mostra que esse cuidado é positivo - Deus está preocupado com a situação difícil do homem.

C. Deus se preocupa com o que acontece em nossas vidas. “Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valeis vós do que muitos passarinhos” (Lucas 12:7). “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). Independentemente dos fardos que carregamos, independentemente das lutas que enfrentamos, independentemente dos pecados que cometemos, Deus se preocupa conosco. Essa é a ironia de tudo. O salmista está pintando intencionalmente essa dicotomia - uma dicotomia entre o homem humilde e um Deus poderoso. Deus criou todas as coisas, Deus tem todo o poder, Deus tem o louvor incessante dos anjos no céu - e Deus se preocupa com o que acontece em sua vida!

D. "Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste". Deus fez o homem um pouco menos do que Deus. O termo hebraico “Elohim” aqui traduzido como “Deus” pode significar uma de três coisas: Deus, seres divinos ou anjos. Muitas das traduções antigas traduziram isso como “anjos”; esta passagem é usada em Hebreus 2:7 e a palavra lá é “anjos”. O significado é que, de alguma forma, Deus tornou a humanidade um pouco inferior à divina. O homem carrega a imagem de Deus: “Então Deus disse:‘ Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). “O homem não deve cobrir a cabeça, visto que esta é a imagem e glória de Deus” (1 Coríntios 11:7). Uma maneira pela qual Deus tornou o homem um pouco menos que divino é por meio da soberania que Deus deu ao homem. O versículo 6 afirma que o homem tem domínio sobre as obras de Deus; Deus tem domínio sobre o universo e o homem exerce domínio sobre o reino animal.

E. Deus coroou o homem com glória e honra. O homem é o ápice, a realização culminante da criação de Deus, Deus deu ao homem glória e honra. Infelizmente, o homem aprende que ele não é a coroa da Criação; o homem é, de acordo com muitos, simplesmente o resultado de eras e eras de desenvolvimento evolutivo. É de se admirar, então, que tantas pessoas ajam como animais? Se somos feitos à semelhança de um chimpanzé e não à imagem de Deus, que obrigações éticas temos? Acredito firmemente que, se as pessoas entendessem que foram a realização da obra de Deus, elas se comportariam de maneira muito diferente - o homem provavelmente trataria seus semelhantes de maneira mais humana.

F. O homem tem domínio sobre a obra das mãos de Deus. A palavra hebraica para “domínio” significa “exercer supervisão ou governar”. Deus deu ao homem a supervisão de sua Criação. Deus criou o homem com a intenção de que ele supervisionasse a Criação - “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra” (Gênesis 1:26).

G. Todas as coisas foram colocadas sob os pés do homem - todas as ovelhas e bois, e também os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que passa ao longo dos caminhos do mar. Esta passagem - junto com outras passagens - apresenta uma visão bíblica dos animais. Deus disse a Noé: “Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues” (Gênesis 9:2). “E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonozor, rei de Babilônia, meu servo; e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam” (Jeremias 27:6).

H. Aqui está o que a Bíblia nos ensina sobre os animais. A humanidade recebeu domínio sobre os animais, porque o homem é um ser criado superior a eles. Animais foram colocados aqui para o homem usar - o tratamento ético bíblico para os animais é que temos domínio sobre eles e devemos usá-los - Deus os colocou aqui para esse propósito. Embora não devamos maltratar intencionalmente os animais, precisamos entender que os animais foram colocados aqui para o homem, e não o contrário.

Conclusão

A. Como mencionado anteriormente, este salmo termina da mesma forma que começa: “Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!”

B. Já disse que o fato de este salmo começar e terminar com uma declaração do nome majestoso de Deus nos diz que esse é o ponto principal deste salmo: o nome de Deus é majestoso. Este salmo demonstra que o nome de Deus é majestoso de duas maneiras: por meio da criação do universo e da criação do homem.

C. Você foi criado com o único propósito de trazer majestade ao nome de Deus, glória ao nome de Deus. Você está cumprindo seu propósito?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem