A História de Dois Caminhos - O Caminho Dos Justos e o Caminho Dos Ímpios

A História de Dois Caminhos - O Caminho Dos Justos e o Caminho Dos Ímpios
Sermão Expositivo do Salmo 1

Texto: Salmo 1

Introdução: Frequentemente, ponderamos sobre a direção que nossa vida tomará. Gastamos tempo procurando o cônjuge certo. Gastamos tempo treinando para a carreira certa.

No entanto, existem apenas duas direções que nossas vidas podem tomar (Mateus 7:13-14). Existe o caminho dos justos e o caminho dos ímpios. Esta noite, queremos examinar esses dois caminhos.

I. O Caminho Dos Justos. V. 1-3

A. O homem justo é abençoado. “Bem-aventurado” significa ter o favor divino. Deus se agrada daqueles que são justos.

B. O homem justo não se associa com o mal. Este homem não segue o conselho dos ímpios. “Ímpio” refere-se àqueles que são imorais. Esses são aqueles que não têm padrões morais. Muitos não têm padrões morais. “Conselho” refere-se à sua “maneira de pensar”. O homem justo não pensa como o ímpio - ele se recusa a viver imoralmente; ele tem padrões.

C. Este homem não se detém no caminho dos pecadores. “Pecadores” se refere àqueles que são abertamente pecadores - todos na cidade conhecem seus pecados. “Caminho” se refere à sua vida. O homem justo não passa sua vida em pecado declarado.

D. Este homem não se assenta na roda dos escarnecedores. “Escarnecedores” refere-se àqueles que zombam das coisas sagradas; as pessoas realmente zombarão do divino. “roda” refere-se ao local de reunião. O homem justo não se reúne com aqueles que zombam da religião verdadeira.

E. Os justos são separados do mal e daqueles que cometem o mal. Os justos devem ser separados do mal (1 Pedro 2:24). Os justos devem ser separados dos indivíduos maus. A Escritura nos admoesta a ser separados (2 Coríntios 6:14-15). A Escritura nos admoesta a nos separarmos porque nos tornamos como nossos amigos (1 Coríntios 15:33).

F. Em vez de participar do mal, o justo ama a lei. Este homem se deleita com a lei. A lei faz o homem justo feliz. Como fica claro pelo contexto, esse homem tem prazer em fazer, não apenas em conhecer, a lei. Este homem fará todos os esforços para conhecer e cumprir a lei. Cumprir a lei de Deus te deixa feliz?

G. Ele medita sobre a lei dia e noite. Visto que nem todos tinham sua própria cópia das Escrituras, os indivíduos memorizavam grandes seções. Eles internalizavam a lei - permitiam que a lei se tornasse parte deles. Não podemos apenas conhecer a lei. Devemos permitir que a lei se torne parte de nós. Devemos fazer um esforço para entender a lei. Devemos ver como a lei se aplica a nós.

H. O homem justo não se abala facilmente. Este homem é como uma árvore firme e imóvel. Esta árvore é plantada junto às águas. Esta árvore dá seus frutos. As folhas desta árvore não murcham. Esta é uma árvore saudável e imóvel; os justos são saudáveis ​​e imóveis. Muita coisa na vida tentará nos abalar, mas não ousamos nos abalar (1 Coríntios 15:58). Você está imóvel?

I. O que quer que o homem justo faça, prospera. Este versículo mostra que Deus abençoa os justos. José recebeu essa bênção de Deus (Gênesis 39:3). Deus está abençoando seu trabalho?

II. O Caminho Dos Ímpios. V. 4-5

A. Os ímpios são como palha. O vento vem e afasta essa palha. Eles estão longe de ser imóveis - os ímpios simplesmente se movem com o fluxo.

B. Os ímpios não subsistirão no juízo. Devido à sua maldade, os ímpios não subsistirão no juízo. Em outras palavras, os ímpios não sobreviverão. O fim dos iníquos pode não estar claro nesta vida, mas ele chegará.

C. Os ímpios não estarão na congregação dos justos. A “congregação dos justos” aqui se refere aos que são salvos. Os ímpios não farão parte desse número.

Conclusão

A. Deus conhece o caminho dos justos. Deus sabe como vivemos. Quando ninguém mais nos vê lutando contra o pecado, Deus vê.

B. O caminho dos ímpios perecerá. Os perversos não escaparão impunes. Pode parecer que escaparão nesta vida, mas não.

C. Deus conhece o seu caminho ou o seu caminho perecerá?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem