As Consequências de Rejeitar a Luz - Um Estudo Sobre Romanos 1:24-32

As Consequências de Rejeitar a Luz

Um estudo sobre Romanos 1:24-32

Introdução: Existem algumas mensagens que um verdadeiro ministro do evangelho adora apresentar, mas há outras que ele preferiria ignorar, se possível. Eu preferiria excluir esta mensagem, mas como expositor de todo o conselho de Deus, devo apresentá-la com convicção. Eu realmente espero que você não fique ofendido por causa da imagem horrível e degradada do homem que Paulo pinta nesses versículos.

Em Romanos 1:18; 3:20, Paulo está se preparando para provar que todos os homens, gentios e judeus, são desprovidos de qualquer justiça diante de Deus. Ele procura provar que todos os homens são culpados diante do Deus santo, estando sob sua ira, e no final das contas enfrentarão o castigo eterno a menos que recebam a única resposta de Deus para o problema do pecado - a morte de Jesus Cristo pelo pecado.

Em Romanos 1:18-32, Paulo mostra que todos os gentios são culpados diante do Deus santo e estão sob sua ira. Esses gentios são de todos os tipos: os gregos instruídos; o romano culto; o brasileiro rico; o cientista russo; e o bosquímano ignorante. Todos pecaram e carecem da glória de Deus.

O que Paulo quer dizer é que em algum momento no passado os gentios tinham um conceito verdadeiro de Deus quando ele se revelou a eles na natureza, mas os gentios, sendo pecadores por natureza, rejeitaram essa revelação. Eles tiveram revelação suficiente de Deus para serem condenados, mas não o suficiente para serem salvos. A salvação é encontrada apenas em Cristo. Eles sabiam que Deus existe, mas não gostavam de reter pensamentos sobre ele porque isso trazia convicção para suas almas. Assim, eles se voltaram para a idolatria. Os gentios eram originalmente monoteístas, mas por causa do pecado eles se tornaram politeístas.

O processo de rejeição foi mais ou menos assim:

1) Os homens rejeitaram deliberadamente a Deus como ele se revelou a eles.

2) Eles criaram seu próprio código para viver e conceberam seu próprio conceito de Deus, criando um sistema de salvação baseado em obras.

3) Eles então fizeram substitutos para Deus: ídolos.

4) Com o coração endurecido para com Deus e suas leis, eles se tornaram imorais.

O propósito desta mensagem é mostrar o que acontece quando os homens rejeitam a luz que Deus lhes deu. O que foi dito dos gentios é verdade para cada um de nós, pois eles são nossos ancestrais, e todos nós herdamos uma natureza pecaminosa de nosso pai humano original, Adão. O que foi dito dos gentios é verdade tanto para as nações quanto para os indivíduos. Tentarei aplicar esta mensagem ao mundo gentio dos dias de Paulo, a nós hoje como indivíduos e a nós hoje como nação.

Devemos lembrar, ao lermos essa lista horrível de pecados, que nem todas essas coisas irrompem em todos os membros da raça humana, mas que as sementes de todas essas coisas são uma parte inerente da constituição de cada um de nós. Um dos erros colossais da raça humana é pensar que todos os homens são naturalmente bons, ou que existe uma centelha divina em cada homem que deve ser simplesmente atiçada.

Três vezes Paulo disse que Deus desistiu dos gentios por rejeitarem o conhecimento de Deus que eles tinham (1:24,26,28).

I. Deus os Deu Entregou a Imoralidade - Romanos 1:24,25

- "Por isso". A consequência da rejeição da luz que Deus deu aos gentios sobre si mesmo foi que Deus os abandonou. Ele os entregou às suas próprias más ações e permitiu que se destruíssem por meio de sua própria imoralidade. (Veja "o processo de rejeição" acima.)

- "... Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si". Porque eles O rejeitaram, Deus retirou dos gentios sua graça restritiva e os abandonou ao pecado. Os homens abandonaram a Deus, então Deus abandonou os homens e os deixou entregues à sua própria loucura para se destruírem pela imoralidade.

- Quando os homens rejeitam a luz que Deus lhes deu, Deus não tem obrigação de dar mais luz e tem todo o direito de abandoná-los por causa dessa rejeição. O pecado na esfera religiosa é frequentemente punido pelo pecado na esfera moral. Os rejeitadores então caíram na imoralidade, fazendo suas próprias regras de moralidade e transgredindo as leis de Deus para a santidade de vida. O resultado foi perversão sexual de todo tipo, deixando a ordem de Deus para o sexo conforme declarado nas Escrituras. Em sua raiz, a imoralidade sexual é a rejeição de Deus.

- Existem pessoas em posições de responsabilidade no Brasil que estão preocupadas com o crime, a imoralidade e a vida desenfreada neste país. A América teve uma base cristã sólida, mas a nação hoje está rejeitando sua base e o resultado é a imoralidade. Os americanos dizem: "Acreditamos em Deus. Não somos idólatras!" A idolatria não envolve necessariamente a adoração de uma pedra ou pau. É qualquer substituto de Deus (Colossenses 3:5 onde a cobiça é idolatria). Materialismo, sexo, prestígio e prazer se tornaram os deuses da maioria dos americanos. Todos os homens são idólatras se rejeitarem o Deus das Escrituras.

- "pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém". Os gentios deliberadamente trocaram a verdade que tinham sobre Deus pela mentira. Isso pode se referir à idolatria em geral porque o Antigo Testamento chama os deuses dos gentios de mentiras (Jeremias 13:25). No entanto, isso também pode se referir a Satanás, o pai da mentira e da idolatria. “Vós sois de vosso pai, o diabo ... Quando ele fala mentiras, fala por si mesmo; porque é mentiroso e pai dela” (João 8:44). Os homens se voltaram de Deus para Satanás. Eles adoraram qualquer coisa criada, até mesmo Satanás, ao invés de adorar a Deus. Que desprezo!

II. Deus os Entregou a Práticas Antinaturais - Romanos 1:26,27

- "Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza". A palavra para "mulheres" aqui é uma forma inferior da palavra "fêmeas", indicando que elas eram inferiores aos animais. O grego diz "fêmea e macho", não "mulher e homem", omitindo propositalmente o termo mais digno para mostrar como suas ações eram contrárias à natureza e à propriedade. Essas mulheres eram culpadas de lesbianismo, relacionamentos não naturais com outras mulheres.

- Semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro". Os homens se tornaram culpados de homossexualidade. Este versículo ensina que na raiz da homossexualidade está a rejeição de Deus. Os homens aprenderam e se dedicaram intencionalmente à homossexualidade, manifestando total desprezo por Deus e pela ordem que ele criou.

- Os gregos e os romanos, embora produzissem algumas mentes brilhantes, não condenaram a homossexualidade. Até Platão, a grande mente grega, a praticou. A prática também fazia parte de muitas religiões pagãs.

- Poucos pecados são mais degradantes do que a homossexualidade. Isso prejudica a saúde dos homens, muda suas disposições, torna muitos de seus praticantes efeminados, rebaixa seu caráter, traz uma culpa horrível e produz grande tensão mental. O Brasil em particular é culpado como nação desses mesmos pecados, assim como eram as nações gentias dos dias de Paulo. Assim como os homossexuais gentios nos dias de Paulo, nossos homossexuais modernos estão presos sob o peso de seus pecados e precisam desesperadamente do perdão oferecido em Cristo.

III. Deus os Entregou a um Sentimento Depravado - Romanos 1:28-31

- "E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus". Os gentios se recusaram a reter um conceito exato de Deus. Eles amavam seu pecado e queriam seu próprio tipo de deus. Eles queriam viver como se o Deus verdadeiro não existisse e como se não lhe prestassem contas. Os homens hoje falam em acreditar em um ser supremo, mas têm seu próprio conceito de Deus, conjeturando que ele tolerará sua imoralidade grosseira. Eles rejeitam a ideia de um Deus de santidade e justiça que julgará seus pecados. O quadro que Paulo pinta retrata perfeitamente a maioria dos brasileiros, que desejam religião o suficiente para serem respeitados por todos, mas pouco o suficiente para se sentirem confortáveis ​​em seus pecados.

- "Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm". As mentes dos gentios foram testadas com a revelação de Deus, e eles rejeitaram a Deus e falharam no teste. A mente dos homens tornou-se tão corrompida que eles não podiam mais distinguir o certo do errado.

- "...estando cheios". Essas pessoas estavam cheias até a borda com todos os tipos de pecados. O que Paulo diz desses pagãos é verdade em todas as suas características essenciais para os homens de todas as gerações. Onde quer que os homens tenham existido, eles se mostraram pecadores, ímpios e injustos, e assim, com justiça, foram expostos à ira de Deus. A implicação é que esses gentios cometeram esses pecados sem se importar se eram pecados ou não. Quando os homens pecam e não sabem que pecam, são condenados diante de Deus. Mas quando os homens pecam e não se importam com isso, eles aguardam um juízo ainda mais terrível.

- Nesta lista representativa, Paulo cita vinte e três pecados que eram comuns em seus dias, e que de forma alguma são incomuns hoje:

1. "Injustiça" é a injustiça que os homens fazem uns aos outros. É o desejo de oprimir os outros, de tratá-los de forma desumana.

2. "Fornicação" é qualquer tipo de atividade sexual promíscua, antes ou depois do casamento. Cícero disse que a fornicação era irrepreensível, algo universalmente permitido e praticado, e que ele nunca ouvira ser condenado, nem na antiguidade nem nos tempos modernos. Da mesma forma, raramente se levanta uma voz contra as relações sexuais pré-matrimoniais hoje. Esta é a era da liberdade sexual, da liberação de todas as restrições de Deus e dos "ensinamentos puritanos". O clamor por "nova moralidade" é simplesmente um pecado antigo, coberto de açúcar em termos filosóficos. Os cristãos não são contra o sexo - eles são a favor - mas sempre na união matrimonial. Nesta união, e somente nesta união, Deus ordenou que o sexo deveria acontecer.

3. "Iniquidade" é deficiência moral de todo tipo.

4. "Cobiça" é o desejo de ter mais, uma coceira por mais e mais. Este é o materialismo em seu auge!

5. "Maldade" é o mal feito intencionalmente e sem medo de infringir a lei. Infelizmente, também vivemos em uma época em que há muito pouco respeito pela lei e pela autoridade.

6. "Cheios de inveja" significa cobiçar o que outra pessoa possui, estar descontente com a superioridade ou vantagem de outra pessoa.

7. "Homicídio" é tirar a vida de outra pessoa por um motivo maligno. Parece que hoje nossa sociedade protege o assassino e o criminoso para que os homens não tenham mais medo da lei da terra.

8. "Contenda" descreve uma pessoa contenciosa, um criador de problemas, alguém que tem um problema. Há muita agitação social em nossa terra hoje.

9. "Engano" é um ato de engano ou uma tentativa deliberada de enganar. Em nossos dias, o engano é parte integrante da política, dos negócios e até da religião. Tornou-se, simplesmente, um modo de vida.

10. "Malignidade" é uma disposição que faz com que tudo seja pior.

11. "Murmuradores" são aqueles que secretamente contam informações que irão ferir o caráter de outras pessoas.

12. Os "caluniadores" praticam a fofoca aberta e desenfreada que difama os outros. Crisóstomo disse: "Fofoca é pior do que canibalismo".

13. "Aborrecedores de Deus" são aqueles que têm mentes carnais que estão em "inimizade contra Deus" (Romanos 8:7). Hoje, os homens odeiam o verdadeiro Deus das Escrituras e frequentemente blasfemam contra Deus abertamente e com orgulho.

14. "Soberbos" significa insolente e insultuoso.

15. "Presunçosos" descreve uma pessoa arrogante, que se coloca acima dos outros.

16. "Injuriadores" são fingidos e fanfarrões.

17. "Inventores de males" são pessoas que constantemente pensam em novos vícios, luxos, torturas, etc. Infelizmente, em nome do entretenimento, escritores e produtores de cinema e televisão frequentemente se envolvem neste tipo de atividade. Algumas pessoas também tentam estimular suas mentes nessa área tomando drogas.

18. "Desobedientes aos pais" descreve o desrespeito pela unidade familiar. Nunca antes as crianças neste país alardearam sua desobediência à autoridade dos pais como fazem hoje.

19. "Néscios" mostra uma incapacidade de apreender ou compreender os fatos. Pessoas sem compreensão podem racionalizar seu comportamento. Os alcoólatras são um bom exemplo disso. Existem mais alcoólatras em nosso país hoje do que nunca.

20. "Infiéis nos contratos" são aqueles que não têm fé e são desleais, aqueles que não cumprem sua palavra. Hoje a palavra de um homem não significa nada. Nem a palavra de uma nação - os tratados muitas vezes não passam de pedaços de papel.

21. "Sem afeições naturais" é falta a capacidade de amar "entes queridos", como os membros da família. Nos Estados Unidos, um em cada dois casamentos termina em divórcio. Uma grande porcentagem dos homicídios neste país ocorre em famílias ou com "amantes".

22. "Implacável" é a incapacidade de se relacionar com outras pessoas. Descreve alguém que não pode ser apaziguado.

23. "Impiedoso" significa não ter piedade natural pelo sofrimento, ser implacável e duro.

IV. O Julgamento de Deus - Romanos 1:32

- “... conhecendo bem o decreto de Deus”. Aqueles que cometem os pecados listados acima têm uma "voz mansa e delicada" que lhes diz que o que estão fazendo é errado e que no final serão julgados por um Deus justo.

- "dignos de morte os que tais coisas praticam". Os gentios, conhecendo o julgamento de Deus, percebem que essas coisas trarão punição e morte moral, física e espiritual. Mesmo assim, eles continuam a pecar porque "amam as trevas em vez da luz".

- "não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam". O ímpio não apenas comete seu próprio pecado, mas também se deleita, aplaude e aprova quando outros fazem a mesma coisa. "A miséria adora companhia" e "pássaros da mesma pena voam juntos". Os homens racionalizam seus pecados porque "todos estão cometendo". Isso salva a consciência, mas não afasta a ira de Deus que arde "contra toda a impiedade e injustiça dos homens" (Romanos 1:18).

Conclusão

Pintei um quadro sombrio dos gentios, nossos ancestrais, se não formos judeus, e mostrei que os crimes e pecados desses antigos são os mesmos que atormentam a nós e ao nosso país hoje. Porque? Porque os homens ainda rejeitam a luz que Deus lhes deu.

As culturas grega e romana eram muito corruptas, mas "onde abundou o pecado, superabundou a graça". É verdade que este é um dia sombrio para nosso país; nossa sociedade nunca precisou de Jesus Cristo mais do que agora. Pode ser que Deus esteja prestes a abandonar nossa nação por rejeitar o evangelho. Mesmo assim, este ainda pode ser um dia glorioso para o evangelho, pois os homens hoje precisam desesperadamente do perdão dos pecados e de um propósito de vida que somente Cristo pode dar. Somente Cristo pode salvar uma pessoa ou nação de se autodestruir por meio de um profundo envolvimento e prazer no pecado.

A igreja primitiva era composta de pecadores vis que foram salvos pela graça (1 Coríntios 6:91-11). Quantas pessoas hoje dariam qualquer coisa por um novo começo na vida porque elas bagunçaram tanto suas próprias vidas? Se ao menos eles pudessem encontrar perdão pela culpa que assola suas almas! Para todos os que correm para ele para a salvação, Cristo diz: "Seus pecados estão perdoados. Vá e não peques mais"

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem