A Graça de Deus - Um estudo de Romanos 1:5-7

A Graça de Deus - Um estudo de Romanos 1:5-7
Um estudo de Romanos 1:5-7

Introdução: A graça de Deus. O que isso significa? Os cristãos falam sobre isso com muita liberdade, mas entendem e apreciam muito pouco.

Se alguém lhe desse um milhão de dólares de presente sem amarras, qual seria sua reação - surpresa, agradecimento, indignidade, retribuição? Você provavelmente ficaria primeiro grato e depois se perguntaria: "Por que eu? Não fiz nada para merecer isso". Então, você pode pensar na pessoa que lhe deu o presente: "Que pessoa graciosa. O que posso fazer para mostrar minha gratidão?" Deus é um Deus de graça que faz muito mais do que dar um milhão de dólares. Ele dá a salvação sem amarras a quem quer, e tudo o que qualquer um pode fazer é receber o presente e dizer: "Obrigado".

A graça de Deus está centrada na pessoa e obra de Jesus Cristo. No início de Romanos, Paulo nos diz que ele foi separado para o evangelho - as boas novas de que Cristo veio para dar aos pecadores o perdão dos pecados e a vida eterna. O evangelho se refere a Jesus Cristo.

Cristo era verdadeiramente homem: "que nasceu da descendência de Davi segundo a carne" (Romanos 1:3); e ele era verdadeiramente Deus: “e que com poder foi declarado Filho de Deus” (Romanos 1:4). Cristo é humanidade perfeita e divindade intacta, unida para sempre em uma pessoa - a pessoa única do universo.

Por causa da pessoa e obra de Cristo, a graça de Deus foi trazida aos homens.

Graça ao Apóstolo Paulo. V. 5

- “pelo qual” - Foi por meio do Cristo vivo e ressurreto que Paulo e outros apóstolos (nós) recebemos a graça de Deus. Isso mostra que Paulo cria no Cristo ressuscitado que dispensou graça e apostolado.

- “Recebemos a graça” - Paulo colocou a graça antes do apostolado, pois uma pessoa deve ser salva antes de poder servir a Jesus Cristo. "Graça" significa "favor imerecido". Significa que ninguém pode comprar sua salvação, não pode trabalhar por sua salvação, não é digno de sua salvação. É tudo um presente do Deus soberano. A salvação e a santificação vêm somente de Deus.

- Paulo sabia que era um pecador indigno e não tinha direito a uma salvação gratuita e graciosa: "Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo” (1 Coríntios 15:9-10). Paulo sabia que Deus poderia tê-lo condenado com justiça ao inferno eterno como pecador. Mas por causa da graça de Deus, Paulo se tornou um cristão e Deus o fez um apóstolo. A salvação é sempre "pela graça por meio da fé" (Efésios 2:8). Deus é sempre a causa última da salvação de um homem - uma pessoa só se apropria do dom de Deus pela fé. A graça de Deus não fez de Paulo um fatalista, mas ele trabalhou mais duro do que os outros porque apreciava sua salvação. Ele percebeu que até mesmo o trabalho era pela graça de Deus.

- "Apostolado" - Tendo sido salvo, Paulo foi designado por Deus para ser um apóstolo. A graça e a salvação sempre precedem o serviço! Paulo sabia que havia recebido seu apostolado de Cristo.

- Um homem deve ser chamado para o ministério de tempo integral. Um pregador, professor ou evangelista deve ter um chamado de Deus. Devemos pedir a Deus que chame nossos jovens para o ministério. Quantos jovens foram forçados ao ministério? Ou quantos levantaram a mão em alguma reunião emocionante pedindo serviço cristão de tempo integral e nunca conseguiram ou, se conseguiram, não tiveram sucesso e foram infelizes?

Donald Gray Barnhouse disse:

"Não seja um ministro se puder evitar. Se puder ser feliz como presidente de um banco, ou como chefe de uma fábrica, ou como lançador do New York Yankees, ou como chefe de justiça da Suprema Corte, ou presidente dos Estados Unidos, ou qualquer outra coisa nesta terra, então Deus nunca o chamou para o ministério"

- No seminário, nossos professores costumavam nos dizer: "Se você pode fazer outra coisa na vida, não entre no ministério". Em seguida, eles continuavam: "Se o seu coração bate apenas por Cristo e pela Bíblia, e para alcançar os homens, então você foi chamado para o ministério"

- Cada pessoa que Deus já chamou para o ministério está no ministério, mas há muitas pessoas que nunca foram chamadas para o ministério que estão tentando pregar e ensinar e são infelizes e malsucedidas.

- “por amor do seu nome, para a obediência da fé entre todos os gentios” - Paulo foi chamado por Deus para proclamar as boas novas de Jesus Cristo a todas as nações do mundo para que os indivíduos pudessem obedecer ao evangelho. Isso poderia ser traduzido como "obediência que é resultado da fé" ou "fé que é obediência". Os homens são chamados a obedecer ao evangelho.

- A fé obedece ao comando para crer. Isso não é apenas consentimento intelectual, mas também compromisso com a pessoa de Jesus Cristo. Os homens são chamados ao arrependimento: “Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam” (Atos 17:30). Eles são chamados a crer: "Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa" (Atos 16:31). Os homens devem obedecer a esses comandos. (Outras passagens que tratam da obediência da fé incluem: Romanos 10:14-16; 2 Tessalonicenses 1:8; Hebreus 5:9).

- O evangelho deve ser declarado; não é implorar para que as pessoas creiam. Os cristãos devem declarar esta mensagem fielmente a todos, mas não têm a responsabilidade de mudar o coração das pessoas ou de convencê-las por meio de seu poder de persuasão. Somente o Espírito Santo tem o poder de mudar corações e levar os homens ao arrependimento e à fé.

- A propagação do evangelho deve ser "por amor do seu nome". Deve ser feito para a glória de Deus e não para a nossa.

- Observe que Romanos começa e termina com a frase "obediência da fé" (Romanos 1:5 e Romanos 16:26).

Graça Aos Cristãos Romanos. V. 6-7

V. 6 “entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo” - Dentre as nações, Deus está chamando um povo para a salvação. Os cristãos romanos faziam parte desse pequeno grupo de chamados nos dias de Paulo.

- A Bíblia fala de dois tipos de chamados. Há um apelo geral quando o evangelho sai chamando os homens a colocarem sua fé em Cristo: "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos" (Mateus 22:14). Muitos homens ouviram esse chamado e se recusaram a ir a Jesus Cristo. O outro chamado é o chamado eficaz de Deus para a salvação. É quando Deus chama uma pessoa diretamente para a salvação e a pessoa responde crendo em Jesus Cristo:

“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).

"nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus" (1 Coríntios 1:23-24).

- Quando Deus faz este chamado, os homens sempre respondem a Jesus Cristo! A salvação começa com Deus e termina com Deus - é tudo pela graça.

- “a todos os que estais em Roma” - Esta carta não foi escrita a todas as pessoas em Roma, mas a todos os que creram em Jesus Cristo.

- "Amado de Deus" - Por causa da graça de Deus, o cristão é um objeto especial do amor de Deus. Deus ama o mundo por providenciar um Salvador (João 3:16), mas os cristãos são objetos especiais de seu amor - ele nos ama porque somos seus filhos pela fé em Cristo Jesus. O cristão foi aceito no amado Jesus Cristo (Efésios 1:6). Ele é amado por Deus por causa de seu relacionamento com Jesus Cristo.

- "chamados para serdes santos" - Isso deve ser traduzido como "santos chamados", não "chamados para serem santos". Deus chamou cada um desses santos romanos à santidade.

- "Santo" vem da mesma raiz que "santificado", da palavra grega que significa "separar". No momento da salvação, todo cristão é separado para Deus para a salvação: "à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso" (1 Coríntios 1:2).

- A Igreja Católica Romana ensina que após a morte as pessoas podem se tornar santas, mas ninguém é santo nesta vida. Quando uma pessoa foi um membro excepcionalmente bom da igreja nesta vida, seu tempo no purgatório é limitado. Enquanto a pessoa ainda está no purgatório, a igreja nomeia um comitê para examinar a vida passada da pessoa e encontrar as razões pelas quais ela deve ser santificada. (O comitê é organizado como uma sala de tribunal e seu chefe é conhecido como "avocatus diaboli", o advogado do diabo). Se a pessoa for considerada inocente (a essa altura provavelmente já saiu do purgatório), ela se torna um santo. Essa visão está longe do ensino bíblico sobre o assunto de um santo.

- A Bíblia ensina que uma pessoa não se torna santa pela igreja, mas é santa no momento em que crê em Jesus Cristo. Ele está separado para Deus. Aqueles que são santos devem viver vidas de santos! Se você creu em Cristo, você é santo.

O Dr. H. A. Ironside, de Chicago, um grande professor da Bíblia de alguns anos atrás, estava a caminho da costa do Pacífico para uma conferência bíblica. Naquela época, a viagem durava cerca de quatro dias de trem. No trem havia uma festa de freiras. O Dr. Ironside as conheceu e começou a ler a Bíblia para elas e a falar-lhes de Jesus Cristo. Elas ficaram maravilhadas e interessadas ​​no que ele tinha a dizer, pois elas próprias não liam a Bíblia. No terceiro dia, o Dr. Ironside perguntou-lhes se já tinham visto um santo. Todas disseram que não tinham e nunca poderiam ver um - que dariam qualquer coisa para ver um santo. Então o Dr. Ironside as surpreendeu ao dizer: "Eu sou um santo; eu sou o Santo Harry". Ele então abriu o Novo Testamento no primeiro capítulo de Romanos e no primeiro capítulo de 1 Coríntios e mostrou a elas que todo aquele que crê em Jesus Cristo é um santo.

- “Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” - Paulo começou com graça para a salvação e então exortou seus leitores a experimentarem em suas vidas a graça e a paz de Deus, para tornar essas coisas uma realidade pela fé. Um cristão pode ter paz interior ou segurança enquanto está em meio a um conflito. A fonte dessa paz e graça é Deus!

Conclusão

A Bíblia diz que é pela graça por meio da fé que alguém é salvo. Se alguém, a qualquer momento, se torna cristão, é somente pela graça de Deus. No entanto, esse gracioso dom de salvação só pode se tornar realidade quando se crê que Cristo morreu por seus pecados e que Cristo é o Senhor de sua vida.

Se você sentir uma luta dentro de você, este é o chamado geral de Deus, que diz que você deve responder a Jesus Cristo ou enfrentar a separação eterna de Deus. Se você se voltar para Cristo e crer nele como Senhor e Salvador pessoal, você pode ter certeza de que recebeu o chamado eficaz de Deus para a salvação.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem