A Ressurreição de Jesus ​​Cristo

A Ressurreição de Jesus ​​Cristo
Um Estudo Sobre Romanos 1:4

Introdução: Existe vida após a morte? Existe uma ressurreição do corpo após esta existência temporal? Os céticos dizem que é um faz de conta. O secularismo chama isso de fantasma. O materialismo o ignora. O escarnecedor desconsidera. No entanto, nos recônditos interiores do coração de cada homem, uma voz mansa e delicada faz a pergunta sobre a vida após a morte. Deus teria colocado esse desejo de viver após a morte tão profundamente no coração humano se fosse apenas um mito? O cristianismo diz que há vida após a morte e uma ressurreição do corpo de cada homem.

Jesus Cristo, por meio de sua própria ressurreição dos mortos, veio para assegurar aos homens que há vida após a morte e que todos os homens receberão um corpo ressuscitado. A certeza da ressurreição está diretamente relacionada à ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos!

Em um mundo de ciência ateísta, confusão filosófica e superstição religiosa, o cristão tem alguma base objetiva para crer na ressurreição de Jesus Cristo? É intelectualmente sensato acreditar na ressurreição ou é apenas uma farra religiosa e emocional, um mito esperançoso sem realidade? Todo cristão deve enfrentar isso honestamente.

A Bíblia ensina que o Cristianismo depende da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. A ressurreição resistirá ao exame mais rigoroso e exigente e permanecerá inabalável.

Um estudioso disse: "A ressurreição é o fato mais bem atestado da história". Qualquer um que deseje lançar dúvidas sobre o fato da ressurreição pode fazê-lo, mas ao fazê-lo ele rejeitará todos os padrões reconhecidos de prova histórica e duvidará da confiabilidade de todos os registros históricos. Em toda a história, uma certa quantia deve ser tomada em confiança. Algumas fontes têm que ser aceitas, caso contrário não pode haver história. Como fonte histórica, o registro do Novo Testamento se qualifica sem preconceitos. Mesmo que uma pessoa não reconheça a inspiração das Escrituras, ela deve, se for intelectualmente honesta, reconhecer o Novo Testamento como uma história confiável.

Os Fatos da Ressurreição

- As provas da ressurreição não convencerão um incrédulo da verdade de Cristo. Ele não aceitará a ressurreição até que seja convertido. As provas, entretanto, podem ajudar o crente a ser fortalecido em sua fé.

- O Antigo Testamento profetizou a ressurreição. “Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção” (Salmo 16:10).

- Cristo disse a Seus discípulos que Ele ressuscitaria: "Começou então a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas, que fosse rejeitado pelos anciãos e principais sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto, e que depois de três dias ressurgisse" (Marcos 8:31)

- Como o Deus-homem, Cristo teve que manter sua palavra a respeito de sua ressurreição. Se ele enganou seus discípulos, não era confiável. Se não podemos aceitar suas palavras a respeito de sua ressurreição, então não podemos aceitar nada mais que Cristo ensinou.

- Na primeira manhã de Páscoa, o corpo de Jesus não estava no túmulo - o túmulo estava vazio. Alguma explicação deve ser dada para este fato. A única evidência que teria esmagado a fé dos primeiros cristãos no Cristo ressuscitado não foi produzida pelo mundo: o corpo morto de Jesus Cristo (Lucas 24:38-43, o corpo ressuscitado).

- Uma coisa é rejeitar o fato da ressurreição; outra bem diferente é tentar explicar o registro bíblico. Os homens tentaram explicar o túmulo vazio de várias maneiras:

1. A teoria da "tumba errada": Alguns dizem que as mulheres que encontraram a tumba vazia estavam na tumba errada. Havia quatro mulheres. Todas elas cometeram o mesmo erro? Maria Madalena foi ao mesmo túmulo mais tarde naquela manhã e ela não se enganou. Se as mulheres se enganaram sobre a tumba, o mesmo aconteceu com os anjos, pois estavam na tumba.

2. A teoria do "desmaio": Alguns dizem que Jesus apenas desmaiou na cruz e não estava realmente morto quando foi colocado no túmulo. Os soldados e o centurião declararam Jesus morto, e Pilatos se convenceu de que ele estava morto. O lado de Jesus foi perfurado com uma lança para assegurar a morte. É lógico que Jesus, depois de ter sido espancado e crucificado com um ferimento horrível no lado, poderia ter sobrevivido por 36 horas em uma tumba fria e úmida, sem comida, água ou cuidados médicos? Ele teria força suficiente para sair de um invólucro de sepultura semelhante a uma múmia e remover a pesada cobertura de pedra da sepultura? Seria preciso mais fé para acreditar nessas coisas do que para acreditar na ressurreição!

3. A teoria dos "discípulos" ou do "corpo roubado": Alguns dizem que os discípulos de Jesus levaram o corpo de Jesus. Como eles passaram pelos guardas? Os discípulos estavam céticos e descrentes. Eles não tinham nenhum motivo real para roubar o corpo. Os discípulos mais tarde pregariam uma mentira? Eles seriam espancados, presos e martirizados pelo que sabiam ser um conto de fadas?

4. A teoria da "ressurreição espiritual": alguns que desejam manter a Bíblia, mas rejeitam a ressurreição, argumentam que a ressurreição foi apenas espiritual. Para dizer isso, entretanto, esses estudiosos geralmente fazem uma de duas coisas:

a. eles rejeitam as afirmações explícitas da Bíblia sobre a ressurreição em favor de reconstruções especulativas sobre o desenvolvimento da Bíblia; ou

b. eles se envolvem em exegeses desonestas. Sugerir que a ressurreição foi apenas espiritual é negar a historicidade da Bíblia e / ou seu ensino claro.

- Esses argumentos são os melhores que os não-cristãos têm a oferecer, mas falham em satisfazer a inteligência e a razão humanas normais.

- De acordo com João 20:5-7, as roupas da sepultura foram encontradas completamente intactas. Lemos em João 19:39-42 que o corpo de Cristo foi envolto em linho e especiarias pesando cerca de cem libras. Era costume envolver o corpo dos pés aos ombros e colocar um lenço em volta do queixo e da cabeça, deixando o pescoço e o rosto abertos. As especiaria eram em pó e pomada pegajosa e endureciam as embalagens ao secar, impossibilitando o desembrulhar das roupas de linho. O lenço sobre a cabeça estava enrolado sozinho em um lugar. Isso poderia ser traduzido como "torcido" em um lugar por si só. Pode muito bem ser que o lenço ainda estivesse arredondado como estava na cabeça.

- Cristo apareceu às pessoas pelo menos quinze vezes depois de sua ressurreição. Ele apareceu para indivíduos e grupos, para homens e mulheres separadamente e corporativamente. Ele apareceu em diferentes localizações geográficas e sob várias circunstâncias. Ele até apareceu para quinhentas pessoas ao mesmo tempo. Um advogado que exerce a profissão hoje não teria problemas para ganhar um caso se pudesse apresentar uma série de testemunhas.

- As vidas transformadas dos discípulos após a ressurreição atestam a realidade da ressurreição. Após a morte de Cristo na cruz, os discípulos ficaram desanimados, desiludidos e à beira do desespero. No entanto, mais tarde, conforme registrado em Atos, eles se tornaram homens que colocaram suas vidas em perigo pela pessoa de Cristo e foram a todos os lugares ensinando a morte e ressurreição de Cristo. O duvidoso Tomé tornou-se missionário na Índia. Pedro, que negou a Cristo, tornou-se um crente convicto que morreu como mártir. Isso só pode ser explicado pela ressurreição. O cético irmão Tiago só se converteu depois da ressurreição, mas se tornou o líder da igreja em Jerusalém. Esses homens estavam convencidos de que o que Cristo disse era verdade!

- O fato de haver uma igreja hoje que é composta de crentes em todo o mundo mostra que as pessoas experimentaram o poder da ressurreição do Cristo vivo. Se alguém tivesse tentado dirigir um negócio ao longo dos anos, como a igreja tem sido administrada, ele já teria deixado de existir há muito tempo! O fato de que a igreja está aqui hoje é evidência da ressurreição de Jesus Cristo.

- Três mil almas foram salvas no Dia de Pentecostes. Se qualquer um deles duvidasse da ressurreição, eles poderiam ter caminhado um curto caminho e examinado a tumba ou poderiam ter falado com os líderes judeus ou os discípulos. Os discípulos proclamaram a ressurreição com autoridade.

- O Senhor ressuscitou no primeiro dia da semana e, portanto, o dia de adoração para os cristãos foi alterado de sábado para domingo. Se a ressurreição tivesse sido uma farsa, o dia sem dúvida teria voltado para o sábado. Todo domingo é o dia da ressurreição para o cristão.

- A história da igreja também é evidência da ressurreição de Cristo. Desde os primeiros dias, a ressurreição foi retratada em tumbas cristãs, em desenhos encontrados nas catacumbas e nos escritos e hinos de cristãos. É uma parte de todo credo cristão histórico.

A Ressurreição e o Não Cristão

- Deus vai julgar o mundo por Jesus Cristo, que ressuscitou dos mortos: “porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:31 )

- Todos os homens serão ressuscitados dos mortos. Aqueles que fizeram o bem crendo em Cristo serão ressuscitados para a vida eterna; aqueles que fizeram o mal e rejeitaram a Cristo serão ressuscitados para a condenação eterna: "Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5:26-29).

- Esta ressurreição dos mortos e o julgamento de Deus também são descritos em Apocalipse 20:11-15.

A Ressurreição e o Cristão

- Nossa salvação depende da morte e ressurreição de Cristo - ele foi ressuscitado para nossa justificação: "o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação" (Romanos 4:25).

- João 5:29 (citado acima) afirma que aqueles que creem em Cristo serão ressuscitados para a vida eterna.

- A ressurreição de Cristo garante a ressurreição do cristão: "Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda” (1 Coríntios 15:20-23; ver também 1 Coríntios 15:12-18).

Conclusão

- O pensamento de que há uma existência após a morte pertence a todo homem, mas a certeza de que há vida eterna e uma ressurreição corporal para a vida pertence apenas ao cristão.

- Homens que zombaram da morte, e colocaram uma fachada ousada sobre isso, muitas vezes tiveram pensamentos bastante diferentes sobre seu leito de morte:

  • Voltaire, o cético francês, disse em seu leito de morte: "Estou abandonado por Deus e pelos homens! Irei para o inferno! Ó Cristo! Ó Jesus Cristo!"
  • Em seu próprio leito de morte, Thomas Paine, um grande zombador da fé cristã, disse: "Eu daria mundos, se os tivesse, se a Era da Razão nunca tivesse sido publicada. Ó Senhor, ajude-me! Cristo me ajude! Fique comigo! É um inferno ficar sozinho!"

- A morte nunca pode ser um terror tão grande para o cristão. Ele sabe que Cristo tirou o aguilhão disso. Por sua ressurreição, Cristo “aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho”. Aqui estão os testemunhos de alguns cristãos na morte:

  • Michelangelo disse: "Eu morro na fé em Jesus Cristo e na firme esperança de uma vida melhor"
  • David Brainerd disse: "Estou indo para a eternidade; e é doce para mim pensar na eternidade; a infinidade dela torna isso doce. Mas, o que direi para a eternidade dos ímpios? Pensar nisso também é terrível!"
  • Augustus Toplady testemunhou: "As consolações de Deus para um desgraçado tão indigno são tão abundantes que ele não me deixa nada pelo que orar, a não ser a continuação delas. Eu já desfruto do Céu em minha alma"

- Que sensação de alegria e triunfo chega ao cristão quando ele sabe que no final desta existência temporal haverá a ressurreição para a vida eterna com Jesus Cristo para sempre!

- Você sabe que seus pecados estão perdoados? Você sabe que tem vida eterna? Você tem a certeza de que será ressuscitado para a vida eterna? Crer na morte de Cristo para o pecado e em sua ressurreição para a justificação é ter perdão, vida eterna e certeza da ressurreição futura para viver com Cristo para sempre.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem