Porque eu Creio no Nascimento Virginal de Jesus

Porque eu Creio no Nascimento Virginal de Jesus

Um Estudo Sobre Romanos 1:3b e Lucas 1:26-35

Introdução: Já vimos que Paulo proclamou Jesus Cristo como o Filho de Deus. Ele é a verdadeira divindade, co-igual e co-eterno com o pai. É claro que o próprio Cristo e os escritores do Novo Testamento afirmaram que Jesus Cristo era Deus.

Veremos agora a última parte de Romanos 1:3, concentrando nossa atenção nas palavras "acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne". Este versículo afirma que Jesus Cristo também foi um homem. Ele é Deus e homem - humanidade perfeita e divindade intacta unida em uma pessoa para sempre. Ele é único em todo o universo!

Você pode perguntar: "Como pode Deus tornar-se homem? Como pode o infinito tornar-se finito? Como pode o eterno ser limitado ao tempo?" Examinaremos essas e outras questões ao estudarmos as implicações do nascimento virginal sobrenatural de Jesus Cristo.

Primeiro, é importante reconhecer que muitas pessoas hoje rejeitam a noção de um nascimento virginal milagroso. Existem muitas razões, entretanto, pelas quais um milagre tão maravilhoso é completamente razoável e verossímil. Não é preciso ser um tolo ou um incompetente exegético, nem cometer suicídio intelectual para acreditar no nascimento virginal. Baseia-se na realidade sólida do fato histórico e é muito lógico quando visto de um contexto cristão.

O nascimento virginal foi um ensinamento essencial ao longo da história da Igreja. Um dos primeiros credos que temos é o Credo dos Apóstolos, que afirma:

"Eu creio ... em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo Espírito Santo, nascido da virgem Maria"

A Bíblia Ensina o Nascimento Virginal

- Lucas 1:26-35 afirma claramente que Jesus deveria nascer da virgem Maria. A palavra grega parthenos usada aqui significa "uma mulher que nunca conheceu um homem sexualmente". A palavra usada em Isaías 7:14 é almah, que pode ser traduzida como "donzela" ou "virgem". Mateus 1:18-25 também deixa claro que o Espírito Santo concebeu Jesus no ventre virgem de Maria. A razão humana diz que esta concepção do Espírito Santo é uma impossibilidade biológica, mas tal razão falha em explicar o sobrenatural e o poder de Deus. O nascido seria uma coisa sagrada (Lucas 1:35) - sem pecado.

- A Bíblia ensina o nascimento virginal. É compreensível que uma pessoa negue o nascimento virginal de Jesus, mas alegar que a Bíblia não ensina o nascimento virginal é pura tolice. Porque a Bíblia ensina o nascimento virginal, eu creio. É a verdade revelada de Deus.

A Pessoa de Cristo

- Desde toda a eternidade, Cristo é Deus. Ele é um ser sobrenatural. Não é incrível acreditar que um ser sobrenatural veio ao mundo de uma maneira sobrenatural. A divindade de Cristo espera e exige o nascimento virginal.

A Possibilidade de Milagres Existe

- Aceitar o nascimento virginal significa que se deve aceitar o conceito de um milagre. A crença na possibilidade de milagres reside na visão que alguém tem de Deus e do mundo.

Durante a década de 1920, a Igreja na América experimentou uma terrível cisão na controvérsia liberal-fundamentalista. O liberalismo se infiltrou em todas as denominações importantes. Os fundamentalistas, que acreditavam em uma Bíblia inspirada e infalível, tentaram repelir os liberais. Eles centraram seus argumentos em torno de cinco pontos de doutrina, cinco "fundamentos" essenciais para a preservação do cristianismo bíblico e histórico. Esses pontos eram:

  1. Uma Bíblia inerrante;
  2. O nascimento virginal;
  3. A divindade de Cristo;
  4. A expiação substitutiva; e
  5. A ressurreição física e a segunda vinda física de Cristo.

- O nascimento virginal, então como agora, era uma questão chave - pois se Cristo não nasceu de uma virgem, então ele não é Deus, e se ele não é Deus, então ele não poderia conceder aos homens a vida eterna. Além disso, negar o nascimento virginal é negar o sobrenatural e, se alguém negar esse milagre, pode negar a todos.

- Nenhum cristão é contra a ciência, pois os verdadeiros fatos da ciência e da Bíblia nunca entrarão em conflito. No entanto, quando um cientista deixa o reino dos fatos verdadeiros e começa a especular sobre o significado de certos dados, é aí que o cristão pode questionar. Existem muitos cientistas excelentes que são cristãos. No entanto, a ciência ateísta afirma que o mundo está operando de acordo com certas leis fixas ou regulares da natureza. Isso é chamado de "uniformitarismo", a crença de que todas as coisas existem como sempre existiram e que todos os fenômenos físicos continuam de acordo com leis naturais invioláveis. Eles rejeitam o sobrenatural, aderindo fielmente a um sistema fechado sem possibilidade de milagres.

- O cristão acredita que Deus é o Criador e Sustentador deste universo, e que ele é soberano sobre sua criação. Aquele que criou as leis aparentemente fixas da natureza pode intervir em sua criação quando e como quiser - mesmo que tal intervenção pareça "violar" as "leis" da natureza. O reconhecimento de Deus admite a possibilidade de milagres.

- A ciência não está em posição de julgar um milagre. Ela lida com as leis regulares e normais da natureza, como a gravidade. O conhecimento científico avança por meio da observação e do experimento, trabalhando com dados fornecidos pelos cinco sentidos físicos. Mas um milagre envolve o reino espiritual, não o físico, e não pode ser tratado em bases científicas.

- Um milagre não pode estar em conformidade com nenhuma lei conhecida, ou não seria um milagre. O cristão que defende um milagre não é contra a regularidade da natureza como um princípio geral, mas é contra a regularidade necessária da natureza em todos os casos. Deus pode mudar ou suspender a lei natural se quiser. Todas as leis são leis de Deus e ele é livre para mudá-las a qualquer momento.

- A questão então é Deus. Se Deus existe, então existe a possibilidade de milagres. O nascimento virginal é apenas um das centenas de milagres que Deus fez!

Profecia Cumprida

- Em Isaías 7:14, que foi escrito em 700 a.C., o profeta predisse o nascimento virginal, e aconteceu exatamente como previsto (Mateus 1:22-23). Os liberais que negaram o nascimento virginal tentaram mudar a data da escrita de Isaías para torná-la um pouco antes da época de Cristo. Essa teoria foi totalmente refutada pela descoberta dos Manuscritos do Mar Morto. Esses rolos foram escritos pelo menos duzentos anos antes de Cristo.

- Mais de trezentas profecias sobre a primeira vinda de Cristo foram literalmente cumpridas; a possibilidade matemática de serem cumpridos em uma pessoa por puro acaso ou acidente é 1 em 841097 - isso é 84 com 97 zeros depois disso!

Um Sinal Sobrenatural

- O nascimento virginal era para ser um sinal para Israel e para o mundo que Jesus Cristo era o Deus-homem. “Portanto o próprio Senhor vos dará um sinal; eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e porá o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14). Os judeus exigem sinais para crer (1 Coríntios 1:22), e um sinal deve ser extraordinário para ter muito impacto. O que é mais extraordinário do que um nascimento virginal?

Cristo Não Tinha Pecado

- Muitos teólogos acreditam que a parte imaterial do homem (a alma, a natureza pecaminosa, etc.) é transmitida através da geração natural. Se alguém adotar essa perspectiva, então cada pessoa nascida neste mundo recebeu uma natureza pecaminosa de Adão por meio de seus pais. Se Cristo tivesse um nascimento normal, ele teria herdado uma natureza pecaminosa como todas as outras crianças nascidas no mundo. Nesta visão, o nascimento virginal de Cristo impediu sua herança de uma natureza pecaminosa.

- Embora esta não seja a única (ou mesmo a melhor) explicação de como a natureza pecaminosa é herdada, o fato de que Jesus realmente não tinha pecado desde o momento de seu nascimento indica que seu nascimento e sua pessoa eram absolutamente sobrenaturais. Por qualquer meio que o pecado seja comunicado de Adão para sua posteridade (geração natural, imputação direta, etc.), o fato de que esse pecado não infectou Jesus demonstra seu nascimento sobrenatural.

A Maldição da Linhagem Real Foi Removida

- Quando Davi era rei de Israel, Deus prometeu que sua semente e seu reino seriam estabelecidos para sempre:

"12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, que sair das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. 13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. 14 Eu lhe serei pai, e ele me será filho. E, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens;... 16 A tua casa, porém, e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre" (2 Samuel 7:12-14,16).

Mais tarde, Isaías profetizou que esta semente seria o Messias:

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso" (Isaías 9:6-7).

- Aquele qualificado para ocupar o trono de Davi teria que ser uma pessoa que tivesse o sangue e o direito real de ser rei. Ele tinha que ser capaz de traçar sua linhagem através de seus pais (ancestrais masculinos) diretamente a Davi. A genealogia de Jesus, especialmente conforme descrito em Mateus 1:1-17, torna clara a reivindicação de Jesus ao trono de Davi. Houve muitos governantes em potencial antes de Jesus que poderiam ter reinado no trono de Israel, mas eles não puderam reinar porque a nação estava em cativeiro por causa de seu pecado. José estava na linha real, um desses governantes em potencial.

- Jeoiaquim (às vezes chamado de Jeconias) era um rei na linhagem real de Davi. Por causa do pecado de Jeoiaquim, Deus lançou uma maldição sobre ele e seus filhos, declarando que nenhum de seus descendentes jamais se sentaria no trono de Davi (Jeremias 36:30-31).

- Como o problema pode ser resolvido? Uma maneira pela qual os teólogos responderam à pergunta é argumentando que a maldição sobre a linhagem real não se aplicava a Jesus porque ele era o filho adotivo de José, e não o filho natural de José. Visto que a maldição se aplicava à linhagem natural de Jeoiaquim, ela não afetou Jesus, que não era o filho natural de José. Ao se casar com Maria e ter o Jesus não nascido sob seus cuidados protetores, José se tornou o pai legal de Jesus, permitindo assim que Cristo reivindicasse o trono de Davi. Cristo se tornou o Messias legal, o Messias real, o Messias não amaldiçoado e o verdadeiro Messias.

Conclusão

O Cristianismo não é adorar o bebê, nascido de uma virgem, mas o Deus-homem que veio para ser o sacrifício perfeito pelos pecados dos homens. Se você crer que Cristo é o seu Senhor e Salvador pessoal, você compreenderá que Cristo morreu por você. Então você receberá a vida eterna, a justiça de Cristo e o perdão dos pecados.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem