Série: Romanos - O Que Você Pensa de Cristo?

Série: Romanos - O Que Você Pensa de Cristo?
Um Estudo Sobre Romanos 1:3-4

Introdução: Esta mensagem do livro de Romanos se concentrará nas palavras "Filho", "seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor" e "o Filho de Deus" de Romanos 1:3-4. A pergunta é: "De quem é o filho Jesus Cristo?"

Há alguns anos, uma senhora muito simpática e sua filha adolescente vieram à minha porta vendendo a revista Torre de Vigia. Sabendo que eram Testemunhas de Jeová, recusei suas publicações e perguntei se haviam confiado em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Elas disseram que sim. Então fiz a pergunta principal: "Quem é Cristo? A Bíblia não diz que ele é Deus?"

"Oh, não", respondeu a mulher, "a Bíblia não ensina que Jesus é Deus. Ele certamente é um filho divino, mas não Deus". Ela continuou: "Você não acredita na Trindade, não é?"

"Certamente que sim", respondi. "A igreja, desde o seu início, manteve este conceito do Deus triúno". Eu continuei explicando a ela que se ela não cresse que Jesus Cristo era o Deus-homem, Deus encarnado, então ela não poderia ser uma Cristã porque o próprio fundamento do Cristianismo repousa no fato de que Jesus Cristo é Deus e homem e remover este princípio fundamental do Cristianismo é destruir a fé. Expliquei que se ela não mudasse sua crença sobre Jesus Cristo, ela iria para uma eternidade sem Cristo. Ela estava disposta a chamar Cristo de filho, o primeiro ser criado de Deus, e nesse sentido uma criatura divina, mas ela não diria que ele era o Deus encarnado, aquele que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Cristo perguntou aos religiosos de sua época: "Que pensais vós do Cristo? De quem é filho?" (Mateus 22:42). Ele é um mero filho natural? Ele é um filho criado? Ou ele é o Filho eterno, a segunda pessoa da Trindade?

O "evangelho de Deus" que foi prometido pelos profetas do Antigo Testamento e pregado pelos apóstolos diz respeito ao Filho de Deus, Jesus Cristo nosso Senhor. O evangelho se resume no Filho de Deus, que é um com o pai.

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas" ( Hebreus 1:1-3).

Aquele que é igual ao Pai é o próprio Cristo a quem todos os cristãos adoram.

O Filho de Deus é chamado: "Jesus", que fala dele como o salvador que livra seu povo; "Cristo", que fala dele como o Ungido e o Messias do Antigo Testamento; e "Senhor", que fala de sua divindade e autoridade soberana.

O Filho de Deus e a Trindade

Na Bíblia, o termo "Filho de Deus" é usado para declarar a divindade de Cristo - que Jesus Cristo é Deus. A palavra "Filho" é usada para expressar a relação eterna do Pai com o Filho. Isso está envolvido na doutrina da Trindade. A Bíblia se refere ao Pai como Deus: "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Deuteronômio 6:4). Ele chama o Filho de Deus: "Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino" (Hebreus 1:8). Em Atos 5:3-4, o Espírito Santo também é chamado de Deus:

"Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus"

No entanto, eles são um: "Ide, portanto, e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:19).

A Bíblia não ensina três deuses (triteísmo) ou um Deus com três manifestações (modalismo). A Bíblia ensina três pessoas que subsistem em uma única divindade; ensina uma essência ou natureza e três personalidades distintas.

A Trindade é um mistério e incompreensível para a mente humana, mas é bíblica. Este é um enigma divino onde um faz três, e três faz um. Talvez Deus esteja tentando se comunicar conosco em uma linguagem celestial que não podemos compreender completamente. Nossas mentes não podem compreender a Trindade mais do que uma concha pode conter toda a água do mar. Para mim, esta é uma prova definitiva da inspiração da Bíblia - nenhum homem poderia ter concebido um Deus em trindade; isso só poderia vir por revelação especial de Deus. Um de meus filhos na fé uma vez me disse que não conseguia entender a Trindade. "Nem eu", assegurei-lhe.

Vivemos no reino das trindades e as aceitamos como ocorrências cotidianas. Uma trindade é gelo, água e vapor. Outra é um ovo: casca, clara e gema. Outra ainda é a luz: actínica, que não é vista nem sentida (o Pai); luminífero, que é visto mas não sentido (o Filho); calorífico, que é sentido, mas não visto (o Espírito Santo). É claro que essas ilustrações não fazem justiça à doutrina da Trindade, mas nos ajudam a começar a conceber a existência real do Deus Triúno.

Aceitamos a doutrina da Trindade pela fé porque a Bíblia a ensina. "Onde a razão mal pode andar, a fé pode nadar". A doutrina da Trindade não é contra a razão, mas acima dela; é revelação divina. Jesus é o Filho eterno de Deus, e o título "Filho de Deus" se refere ao fato de que ele é Deus. Alguém disse: "Se alguém tenta compreender a Trindade, perde o juízo; se rejeita a Trindade, perde a sua alma"

As Reivindicações de Cristo

Cristo afirmou ser um em essência, substância ou natureza com o Pai:

“Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me? Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus" (João 10:30-33).

Os judeus, por serem monoteístas, queriam apedrejar o Senhor, pois entenderam que ele afirmava ser Deus.

Cristo afirmou que vê-lo era ver o Pai: “Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:9).

Cristo afirmou ser eterno: "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou" (João 8:58).

Quando questionado diretamente pelo sumo sacerdote, Jesus Cristo afirmou ser o Filho de Deus: "... Tornou o sumo sacerdote a interrogá-lo, perguntando-lhe: És tu o Cristo, o Filho do Deus bendito? Respondeu Jesus: Eu o sou; e vereis o Filho do homem assentado à direita do Poder e vindo com as nuvens do céu" (Marcos 14:61-62).

Além disso, Cristo fez afirmações indiretas que mostraram que ele era Deus. Por exemplo, ele chamou a si mesmo de pão da vida: "Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede" (João 6:35). Ele também se proclamou a luz do mundo. "Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12). Cristo afirmou ser o caminho, a verdade e a vida: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6 ) Quem senão Deus poderia fazer essas afirmações?

As Reivindicações de Outros

O apóstolo João disse que Cristo era Deus. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1).

O apóstolo Paulo disse sobre Cristo:

“E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória” (1 Timóteo 3:16)

O apóstolo Tomé testemunhou que Cristo era Deus: "Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!" (João 20:28).

As Obras de Cristo

A Bíblia declara: que Cristo é o criador e sustentador do mundo; que ele perdoa o pecado; que ele ressuscita os mortos; que ele recompensa os santos; que ele julga o mundo; e que ele concede vida eterna. Quem pode fazer essas coisas senão Deus?

A Importância da Divindade de Cristo

No início do século IV, houve uma grande controvérsia na igreja no Norte da África entre Ário, um bispo, e Atanásio, um diácono. Ário acreditava que Jesus Cristo era o primeiro ser criado pelo Pai, mas ele não era uma divindade. Atanásio, vendo a loucura dessa posição, defendeu o fato de que Jesus Cristo era co-eterno com o Pai, observando que se Cristo não fosse Deus e eterno, ele não poderia conceder vida eterna aos crentes.

Ele estava dizendo que não pode haver salvação para os homens a menos que Cristo seja Deus. Ário disse que Cristo era homoiousios (como Deus em substância, mas não Deus). Atanásio disse que Cristo era homoousios (a substância exata de Deus, portanto, que Cristo era Deus). Eles se dividiram em um iota no grego, o equivalente da letra "i" em português. Em 325 d.C. no Concílio de Nicéia, a igreja declarou seu apoio à posição de Atanásio. Ele condenou o arianismo como herético e afirmou a verdade de que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Esta tem sido a posição oficial da igreja desde aquela época. Curiosamente, antes de Nicéia, Atanásio sofreu por sua crença e foi exilado oito vezes por suas convicções trinitarianas.

Mas ele "aguentou firme" e preservou na igreja a visão bíblica da Trindade. Os homens costumavam dizer: "Atanásio contra o mundo e o mundo contra Atanásio". Graças a Deus por um diácono fiel! Nunca devemos pensar que a teologia não é importante.

Hoje, as Testemunhas de Jeová são quase uma duplicata da heresia ariana condenada há mil e seiscentos anos.

Embora muitos que professavam fé em Jesus Cristo se afastassem dele depois de ouvir seu ensino sobre a salvação e os requisitos para o discipulado, Pedro percebeu que somente Cristo tinha as palavras da vida eterna, pois Cristo era o Filho eterno de Deus:

"Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós já temos crido e bem sabemos que tu és o Santo de Deus" (João 6:67-69 )

Não há salvação a menos que Jesus Cristo seja Deus.

Conclusão

"O que você pensa de Cristo? De quem ele é filho?" Você tem apenas duas escolhas e deve decidir sobre uma ou outra: Cristo ou é o Filho eterno de Deus, igual ao Pai e verdadeira divindade, ou ele é um mero homem. Se ele for apenas um homem, o Cristianismo é uma farsa!

C. S. Lewis, um excelente erudito cristão que antes de sua conversão a Cristo era um ateu importante na Inglaterra, declarou:

“Estou tentando aqui impedir que alguém diga a coisa realmente tola que as pessoas costumam dizer sobre Ele (Cristo): "Estou pronto para aceitar Jesus como um grande professor moral, mas não aceito sua afirmação de ser Deus", uma coisa que não devemos dizer. Um homem que disse o tipo de coisas que Jesus disse não seria um grande professor de moral. Ele seria um lunático - no mesmo nível do homem que diz que é um ovo escalfado - ou então ele seria o Diabo do Inferno. Você deve fazer sua escolha. Ou este homem era, e é, o Filho de Deus: ou um louco ou algo pior. Você pode calá-lo por ser um tolo, pode cuspir nele e matá-lo como um demônio; ou você pode cair a Seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas não vamos entrar com nenhuma bobagem paternalista sobre Ele ser um grande professor humano. Ele não deixou isso em aberto para nós. Ele não pretendia ser"

Seu destino eterno depende do que você faz com a pessoa de Jesus Cristo. Rejeite o fato de que ele é Deus, e a Bíblia afirma que seu destino é o castigo eterno. Aceite-o como seu Senhor, Deus e salvador do pecado, e a Bíblia afirma que seu destino é o céu. Novamente é feita a pergunta: "O que você pensa de Cristo? De quem Ele é filho?"

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem