Série: Romanos - O Evangelho

Série: Romanos - O Evangelho
Um Estudo Sobre Romanos 1:1-3a

Introdução: O século vinte e um trouxe mais confusão às mentes dos homens sobre o significado do Cristianismo do que qualquer outro período da história da igreja. Hoje, mesmo os termos e ensinamentos mais simples da fé não são compreendidos. Termos como "salvo", "sangue" e "inferno" são palavras emocionais associadas a pessoas estreitas, sem educação, preconceituosas ou que são pregadores de palanque. Embora seja verdade que alguns grupos tenham feito mau uso desses termos, eles são palavras bíblicas perfeitamente boas e, quando entendidas corretamente, têm um significado espiritual profundo.

Um dos termos mais mal compreendidos por aqueles fora de Cristo, e mais mal usado por aqueles que são cristãos, é a palavra "evangelho". Esta mensagem concentrará nossa atenção nas palavras de Paulo em Romanos 1:1, "o evangelho de Deus".

O Ministério de Paulo (Romanos 1:1a)

- Paulo. Fariseu na religião judaica, Paulo confiava em suas boas obras para levá-lo ao céu. Ele era tão sincero sobre sua religião que perseguiu e assassinou cristãos em nome de Deus. Antes de se tornar cristão, Paulo estava cego pela religião, boas obras e pecado. Ele era sincero, mas sinceramente errado. Quando o Senhor Jesus apareceu a ele na estrada para Damasco, ele foi salvo. Quando ele conheceu pessoalmente o Cristo vivo e ressurreto, toda a sua vida mudou.

- Servo de Jesus Cristo. Paulo, que havia sido um escravo do pecado, do egoísmo e da religião, tornou-se um escravo de Jesus Cristo. Ele foi designado por Deus para ser cristão e voluntariamente se entregou para ser um escravo de Jesus Cristo e de Sua obra.

- A escravidão a Cristo traz liberdade progressiva do pecado e do eu na vida cristã.

- Chamado para ser apóstolo. Paulo foi soberanamente chamado por Deus para ser um apóstolo. Ele não escolheu esta posição; Deus deu a ele.

- Separado para o evangelho de Deus. Paulo foi designado para este ministério especial somente por Deus. Ele foi separado e comprometido com o evangelho e é por isso que ele disse: "Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (1 Coríntios 9:16)!

Em certo sentido, todo cristão é chamado para o ministério de proclamar o evangelho de Deus.

A Mensagem de Paulo (Romanos 1:1b-3a)

- O evangelho de Deus. "Evangelho" significa "boas novas" e tem sua fonte em Deus; ele é seu originador e instigador. O evangelho é uma mensagem de boas novas de Deus, e sempre continua a ser a mensagem de Deus de salvação para os homens perdidos.

- A mensagem do evangelho não é que o homem pode ser salvo por seus próprios atos e esforços. Por natureza, todo ser humano é treinado para pensar em termos do sistema de mérito. Nenhum cristão se opõe às boas obras, mas as boas obras nunca podem tornar alguém um cristão. “não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo” (Tito 3:5). Todo cristão acredita em boas obras como resultado, não a causa, da salvação.

- A razão pela qual os homens não podem fazer boas obras para ganhar mérito diante de Deus é que eles são pecadores, separados de Deus. O melhor de suas obras fica aquém do que Deus requer deles. “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).

- Os homens são pecadores por natureza e por ação. Todos nós tendemos a nos comparar com as outras pessoas e, geralmente, sentimos que somos tão bons quanto a maioria das pessoas e melhores do que alguns. Mas como podemos nos comparar com a santidade de Deus? Ele é absolutamente santo e justo. Se um homem cometeu um ato mau, esse homem é colocado em uma categoria diferente da de Deus. O homem é um pecador quando comparado à santidade de Deus. Porque Deus é santo, ele deve julgar o pecado; se ele não julga o pecado, não pode ser Deus. Visto que os homens são pecadores, eles aguardam o julgamento de Deus.

- O pecado é uma atitude de indiferença para com Deus e é caracterizado por uma atitude de rebelião ativa ou passiva. Você observará que não estou dizendo que o pecado é apenas uma questão de ficar bêbado, cometer assassinato ou ser imoral. Esses são pecados também, mas resultam de pecados anteriores, que costumam ser muito mais passivos. Você pode então perguntar: "Quais são os sintomas de uma vida separada de Deus?" Além dos pecados mais grosseiros, existem: preocupação, irritabilidade, falta de propósito na vida, nenhum objetivo, nenhum poder, nenhum interesse real em viver, tédio absoluto, complexo de inferioridade, frustração, desejo de escapar da realidade e medo de morte. Como Paulo escreveu em Romanos 3:23, todos os homens pecaram.

- Os homens não salvos podem estar vivos fisicamente, mas todos eles estão espiritualmente mortos antes de receberem a Cristo. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23).

- Retire o plugue de um abajur de sua tomada de parede; o contato com a corrente elétrica é interrompido e a luz se apaga. O homem, por causa do pecado, quebrou a comunhão com Deus. Ele precisa se conectar de volta a Deus. Ele precisa de poder para viver para Deus.

- Todos os homens enfrentarão um juízo eterno:

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo” (Hebreus 9:27).

“Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça” (Romanos 1:18).

- Esta é uma má notícia. Se eu tivesse apenas isso para dizer às pessoas, saltaria de uma ponte porque esta é uma imagem negra da verdadeira condição do homem. A menos que haja uma maneira de resolver o problema do pecado, o homem está em uma condição desesperançada e desamparada, indo de cabeça para uma eternidade sem Deus!

- A boa notícia é o evangelho: Deus criou uma maneira de resolver o problema do pecado. Ele enviou Cristo, Seu Filho perfeito e sem pecado, para morrer no lugar dos homens pecadores. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

- Cristo morreu pelos pecadores. “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5:8). Ao crer em Cristo, a pessoa pode receber o perdão dos pecados, ser declarada justa diante de Deus e ter a vida eterna:

"Seja-vos pois notório, varões, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê" (Atos 13:38-39).

“Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida” (João 5:24).

- Estas são as boas novas, e são tão verdadeiras hoje quanto eram há dois mil anos.

- O que ele havia prometido anteriormente por seus profetas. O evangelho não é novo. Os fatos básicos ou elementares do evangelho estavam no Antigo Testamento, mas não foram revelados com clareza. Alguém colocou desta forma:

"O Novo está oculto no Velho,

O Velho é revelado pelo Novo.

O Novo está contido no Velho,

O Velho é explicado pelo Novo"

- A própria Bíblia atesta repetidamente este fato:

"Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu. Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras?" (João 5:46-47).

"como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi, pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas, a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho” (Efésios 3:3-6).

"Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar” (1 Pedro 1:10-12).

- Nas Santas Escrituras. Paulo colocou o fundamento de sua fé nas Escrituras do Antigo Testamento. A Bíblia era sua autoridade para tudo. Se devemos entender corretamente o Cristianismo e a salvação que é encontrada em Cristo, então devemos saber o que a Bíblia ensina sobre o assunto:

"Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:1-4).

- Acerca de seu Filho. O evangelho se refere a Jesus Cristo. Tudo gira em torno do que Cristo fez pelos homens. Se você quer saber como ser cristão, aprenda sobre a pessoa e a obra de Cristo pelos homens caídos. Você deve então acreditar nesta mensagem e receber a Cristo pessoalmente. “Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12).

Conclusão

Há muita confusão sobre como se tornar um cristão hoje. Algumas pessoas dizem: "Eu sou muito ruim para me tornar um cristão", mas Cristo afirmou claramente que morreu por pessoas ímpias. Outros pensam que precisam se limpar antes que Cristo os aceite. Não. Devemos vir como estamos - como pecadores indignos - e ele nos limpará. Outros ainda pensam que tornar-se cristão é abrir mão de algumas coisas. Certamente, tornar-se cristão é mudar nossa atitude em relação ao pecado, mas não é desistir de nada; é receber a pessoa de Jesus Cristo que pode dar a vida eterna e o perdão dos pecados. Outros ainda dizem: "Se eu receber a Cristo, tirarei toda a diversão da vida". Nada poderia estar mais longe da verdade. Cristo só removerá aquelas coisas de nossas vidas que atrapalham nossa experiência com ele. Experimentar Cristo é muito mais gratificante do que os pecados "divertidos" que ele remove de nossas vidas. Quando Cristo entra na vida, ele traz estabilidade, propósito e novos horizontes de aventura.

Como você se torna um cristão? Reconheça que você está separado de Deus por causa do pecado e creia que Cristo morreu em seu lugar e pelos seus pecados. Convide-o para sua vida como Senhor e Salvador pessoal pela fé e confie que o trabalho dele em seu favor, e somente o trabalho dele, é suficiente para salvá-lo. "Creia no Senhor Jesus Cristo e você será salvo". Nossos destinos eternos dependem do que fazemos com Cristo nesta vida!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem