Série: Romanos - Introdução

Série: Romanos - Introdução
Introdução a Romanos

Alguns homens afirmaram que o Livro de Romanos é "a escrita mais profunda que existe". Este livro é grande porque faz parte da Sagrada Escritura de Deus e porque é uma grande literatura e lógica. É a maior das filosofias e é mais do que uma filosofia porque afirma claramente como os homens pecadores podem conhecer a Deus. É sem dúvida a declaração mais clara do plano divino para a redenção dos homens que Deus tem o prazer de nos dar. Se tivéssemos apenas o livro de Romanos, saberíamos muito do que é essencial para o Cristianismo. Este livro satisfaz a mente simples, mas o intelecto mais brilhante não consegue sondar suas profundezas.

Cada grande reavivamento nos dois mil anos de Cristianismo foi direta ou indiretamente ligado ao Livro de Romanos. Chyrsostom mandava ler o livro para ele duas vezes por semana, pensando que Romanos era o ápice da verdade cristã. Lutero se converteu quando leu Romanos 1:17, "O justo viverá da fé", e disso veio a Reforma Protestante. João Wesley foi levado à ação quando ouviu um grupo de cristãos simples discutindo o livro de Romanos em uma reunião de oração em Aldersgate, em Londres. Daí vieram os grandes reavivamentos wesleyanos na Inglaterra e na América.

Sabe-se que as faculdades de direito exigem que seus alunos memorizem Romanos por causa de sua lógica magistral. Nunca houve um livro como Romanos - é profundo na doutrina, mas extremamente prático.

Martinho Lutero disse a respeito de Romanos:

"É a verdadeira obra-prima do Novo Testamento, e o evangelho mais puro, que é bem digno e merecedor que um homem cristão não apenas o aprenda de cor, palavra por palavra, mas também que ele deve diariamente lidar com ele como o pão diário das almas dos homens. Pois nunca pode ser muito ou muito bem lido ou estudado; e quanto mais é manuseado, mais precioso se torna e melhor tem seu sabor"

David Brown disse sobre o livro:

"Não apenas todas as frases fervilham de pensamento, mas todas as cláusulas; embora em alguns lugares todas as palavras possam ser ditas para sugerir algum pensamento pesado ou para indicar alguma emoção profunda"

Dr. Francis L. Patten, o falecido presidente da Universidade de Princeton disse:

"A única esperança do cristianismo é a reabilitação da teologia paulina. É de volta, de volta, de volta ao Cristo encarnado, e ao sangue expiatório, ou é ao ateísmo e ao desespero"

O Autor

Seria impossível entender a batida do coração desta epístola sem entender o passado do homem que a escreveu - Paulo.

Antes de sua conversão a Cristo, Paulo era conhecido como Saulo de Tarso. Ele era um fariseu convicto na religião judaica e um homem bom e sincero. Um fariseu pode ir ao templo três vezes ao dia e orar sete vezes ao dia. Saulo fez todo o possível para guardar a Lei de Moisés e pensou que isso lhe garantiria uma boa posição no céu. Ele estava cego por sua religião e sinceridade, pois estava tentando ganhar mérito com Deus por meio de boas obras:

"Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu; quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível" (Filipenses 3:4b-6).

Ele era tão sincero sobre sua religião que fez com que os cristãos fossem perseguidos e até assassinados em nome de Deus:

“E persegui este Caminho até a morte, algemando e metendo em prisões tanto a homens como a mulheres” (Atos 22:4).

“Eu, na verdade, cuidara que devia praticar muitas coisas contra o nome de Jesus, o nazareno; o que, com efeito, fiz em Jerusalém. Pois havendo recebido autoridade dos principais dos sacerdotes, não somente encerrei muitos dos santos em prisões, como também dei o meu voto contra eles quando os matavam. E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, obrigava-os a blasfemar; e enfurecido cada vez mais contra eles, perseguia-os até nas cidades estrangeiras" (Atos 26:9-11).

Em todas as religiões e boas obras de Saulo, ele era um pecador perdido e condenado, pois não sabia que a salvação é pela graça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo. Ele era exatamente como muitos de nós hoje que somos membros da igreja batizados. Alguns de nós trabalham na escola dominical e na igreja, e acham que essas coisas trarão mérito a Deus. Aqueles de nós que pensam assim confiamos em obras, e não em Cristo para a salvação.

Saulo foi um dos grandes intelectos de sua época. Ele falava hebraico, grego, aramaico e provavelmente latim. Ele era um cidadão romano, formado em filosofia e religião judaica, e estava bem familiarizado com os filósofos gregos de sua época: platônicos, aristotélicos, epicureus, estóicos, etc. Saulo foi um dos homens mais bem treinados e notáveis ​​de sua época, e tinha uma das melhores mentes. Ele estava chegando ao topo no judaísmo e, se não tivesse se tornado cristão, provavelmente teria se tornado um grande líder na religião judaica.

Mesmo com todo o seu intelecto, entretanto, Saulo estava separado de Deus por causa de seu pecado. Assim como Paulo fez, muitas pessoas hoje usam o argumento intelectual como uma cortina de fumaça para o problema mais profundo do pecado.

Saul também era zeloso por aquilo em que acreditava. Ele foi o maior evangelista judeu. Ele era sincero, mas sinceramente errado, sobre o fato de que sua religião, zelo e boas obras o habilitariam para o céu. Sua religião, zelo e intelecto eram pedras de tropeço para ele, de modo que não podia e não queria aceitar a Jesus Cristo como o Filho de Deus, o portador do pecado por seus pecados.

Jesus Cristo interveio soberanamente na vida de Saulo para trazê-lo das trevas para a luz, convertendo-o ao cristianismo. Isso marcou a grande virada na vida de Paulo, e ele se tornou o maior cristão de todos os tempos. Após sua conversão, ele não se chamava mais Saulo, mas Paulo. Paulo vem do latim e significa "pouco". Antes da salvação, ele era conhecido como Saulo, um grande homem, mas depois da salvação, ele era Paulo, o pequeno santo. O contato com o Cristo vivo e ressuscitado mudou toda a vida de Paulo!

A conversão de Paulo é um dos argumentos fortes para a realidade da fé cristã. Este jovem, zeloso, inteligente e talentoso judeu - que provavelmente teria se tornado a pessoa mais poderosa de Jerusalém, e provavelmente seria famoso em todo o mundo romano - abandonou tudo para se tornar um servo e apóstolo de Jesus Cristo. Deus pegou Paulo, um judeu que odiava os gentios, e fez dele o apóstolo dos gentios. Ele foi um recipiente da graça de Deus. Além de um novo nascimento sobrenatural, não há como explicar por que Paulo fez o que fez!

Os Destinatários

A igreja em Roma era predominantemente uma igreja gentia com apenas um punhado de convertidos judeus. Roma era o grande centro comercial, militar e cultural do mundo - "todas as estradas levavam a Roma". Pessoas de todo o império iam para lá para estabelecer negócios e morar.

Pensa-se que a igreja em Roma continha muitos dos convertidos de Paulo que confiaram em Cristo antes de se mudarem para Roma. Foi o que aconteceu com Áquila e Priscila: "Saudai a Prisca e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios" (Romanos 16:3-4). Sem dúvida, houve conversos em Roma desde o dia de Pentecostes, e muitos responderam a Cristo naquela grande cidade por meio do testemunho dos leigos que viviam lá.

Pelo que sabemos, nenhum apóstolo tinha estado em Roma antes de Paulo escrever, e é bastante óbvio que o próprio Paulo não tinha estado lá:

“E não quero que ignoreis, irmãos, que muitas vezes propus visitar-vos (mas até agora tenho sido impedido), para conseguir algum fruto entre vós, como também entre os demais gentios” (Romanos 1:13).

“deste modo esforçando-me por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio” (Romanos 15:20).

Mesmo assim, a igreja em Roma reconheceu Paulo como seu apóstolo. Isso argumenta contra a ideia do catolicismo romano de que Pedro foi o primeiro apóstolo a Roma.

A maioria dos convertidos na igreja de Roma provavelmente era da classe média (empresários). Havia também alguns escravos, e alguns até mesmo da família de César, mas todos estavam unidos em Cristo. Grupos de crentes se reuniram por toda a cidade, reunindo-se em várias casas de cristãos:

"Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo. Saudai a Maria, que muito trabalhou por vós. Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros de prisão, os quais são bem conceituados entre os apóstolos, e que estavam em Cristo antes de mim. Saudai a Ampliato, meu amado no Senhor. Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado. Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da casa de Aristóbulo. Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da casa de Narciso que estão no Senhor. Saudai a Trifena e a Trifosa, que trabalham no Senhor. Saudai a amada Pérside, que muito trabalhou no Senhor. Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles. Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão" (Romanos 16:5,10,11,14,15 )

Quando Foi Escrito

O livro de Romanos foi escrito por volta de 58 d.C. Paulo já era cristão havia vinte anos naquela época. Ele conheceu e andou com o Cristo vivo e ressuscitado por muitos anos, estava preparado educacional, espiritual e emocionalmente para escrever esta epístola fenomenal.

O Tema

O tema de Romanos é "Justiça". Isso é mostrado nos versículos 16 e 17 do primeiro capítulo:

"Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé"

Romanos nos mostra como um homem culpado diante de Deus e sob a pena do pecado pode obter uma justiça que o tornará aceitável diante de Deus. Essa justiça é encontrada no evangelho de Jesus Cristo. A boa notícia é que Deus dará a uma pessoa uma justiça que a tornará aceitável a Deus. Essa justiça é encontrada somente em Cristo, e uma pessoa deve vir a Cristo para receber esse dom gratuito da justiça.

O livro pode ser resumido da seguinte forma:

  • 1:1 - 3:20 - A necessidade de justiça do homem
  • 3:21-26 – A provisão de justiça de Deus
  • 4:1-25 - Pela fé, o homem recebe esta justiça
  • 5:1-21 - Jesus Cristo é esta justiça
  • 6:1 - 8:39 - A justiça pode ser produzida experimentalmente no cristão pelo Espírito Santo
  • 9:1 - 11:36 - Por que Israel rejeitou esta justiça
  • 12:1 - 16: 27 - Produzindo justiça prática na vida cristã

Conclusão

Ao prosseguirmos no estudo do livro de Romanos, nos beneficiaremos mais dele se o lermos à luz do evangelho que Paulo e os outros apóstolos proclamaram. Ou seja, se acreditamos em Cristo, três coisas acontecem conosco imediatamente:

Recebemos o perdão dos pecados: “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça” (Efésios 1:7).

Recebemos a justiça de Cristo: "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21).

Recebemos a vida eterna: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:31).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem