A Medida do Amor Cristão

A Medida do Amor Cristão
Texto: 1 João 3:16-18

Introdução: Eu amo alguns dos 3:16 do Novo Testamento. Por exemplo, há João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Aqueles que creem em Jesus Cristo definitivamente “não perecerão”, mas terão absolutamente a vida eterna.

E depois há 1 Timóteo 3:16: “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória”.  E, claro, há 2 Timóteo 3:16, que nos ensina que “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” (o versículo 17 completa essa declaração: “para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”).

Talvez o mais difícil desses 3:16 seja o primeiro versículo de nosso texto hoje: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos”

Como esse versículo é mais difícil do que qualquer outro? Oh, vemos o que diz - podemos ler, citar, explicar, ensinar e até mesmo meditar sobre isso. Na verdade, podemos até lembrar os nomes de alguns que realmente deram suas vidas "pelos irmãos". Mas nós nos apropriamos dessa verdade e a aplicamos em nossa própria vida cristã? O que você fez com esse versículo? E, por favor, não responda que se você tivesse realmente aplicado esse versículo, você não estaria aqui para responder à pergunta! Vamos olhar um pouco mais de perto agora.

I. Deus Estabelece Diante de Nós o Padrão do Amor Cristão. V. 16.

A. Deus deseja que você conheça o amor divino. V. 16a.

1. Ele quer que você saiba que Ele o ama.

2. Ele quer que você saiba que Ele ama os outros crentes.

3. Ele quer que você saiba que Ele ama as pessoas perdidas.

4. Ele quer que amemos uns aos outros.

Ilustração: Dolly Madison, esposa do quarto presidente dos Estados Unidos, foi uma das mulheres mais populares da história americana. Aonde quer que fosse, ela encantava e cativava todos os desconhecidos e conhecidos, ricos e pobres, homens e mulheres.

Uma vez ela foi convidada a explicar o segredo de seu poder sobre os outros. Surpresa com a pergunta, a Sra. Madison exclamou: "Poder sobre as pessoas. Não tenho nenhum. Não desejo nenhum. Simplesmente amo a todos". E aqueles que amam são ricamente recompensados ​​pelo amor retribuído.

5. O amor mútuo é a prova de que passamos da morte para a vida. 3:14.

B. Jesus estabeleceu o padrão para o amor cristão quando Ele entregou sua vida por nós. V. 16b.

1. Sua vida não foi tirada Dele.

2. Ele deu a vida por você e por mim.

3. Jesus morreu duas vezes na cruz.

Quando Jesus declarou: “Está consumado”, Ele completou o sacrifício por você e por mim. Ele levou nossos pecados sobre Si mesmo. Paulo escreveu: “Aquele que não conhecia pecado, tornou-se pecado por nós, para que nele nos tornássemos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21). Ryrie está certo: “Aqui está o cerne do evangelho: O Salvador sem pecado levou nossos pecados para que pudéssemos ter a justiça de Deus”. Depois que Jesus declarou que Seu sacrifício estava completo, Ele então “entregou Seu espírito”.

4. É verdade que Jesus morreu por nós.

a. Muitas pessoas morreram por outras.

b. Soldados se lançaram em granadas de mão para salvar seus amigos.

c. Bombeiros e policiais estão preparados para dar suas vidas para nos proteger.

d. Jesus, entretanto, fez algo por nós que nenhum desses jamais poderia fazer.

5. Jesus não apenas morreu, Ele deu a Sua vida, o justo pelos injustos.

6. A morte de Jesus é a medida pela qual o amor é definido e compreendido.

C. “Nisto conhecemos o amor” estabelece o padrão para o amor cristão.

Por favor, não perca isso. Desde o momento da morte de Jesus Cristo na cruz, a medida do amor piedoso foi estabelecida. Esse é o padrão para o amor. Sempre que quisermos fazer um inventário pessoal, tudo o que temos a fazer é olhar para trás, para a maior manifestação de amor neste tempo ou na eternidade. Se alguma vez sentirmos que chegamos, olhe para Jesus. Se você já foi tentado a se gabar de seu amor pelos outros, busque Jesus. Em Sua morte na cruz, não temos um homem caído morrendo por outro, seja por impulso ou por premeditação. Aquele que não conheceu pecado morreu pelas criaturas que se rebelaram contra ele. “Mas Deus demonstra Seu próprio amor para conosco, em que, enquanto éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5:8).

D. “...nós devemos dar a vida pelos irmãos”. V. 16c.

1. Porque Jesus deu Sua vida por nós, devemos “dar nossas vidas pelos irmãos”.

A mensagem aqui não é que devemos sair e buscar o martírio no sentido normal da palavra. Somos informados de que houve alguns dos primeiros crentes que tolamente perderam suas vidas porque pensaram que teriam uma recompensa maior se morressem como um mártir. Não é isso que os assassinos suicidas islâmicos estão fazendo? A ênfase nesta Escritura não é tanto morrer, mas dar vida. Jesus deu Sua vida por você e Ele espera que você dê sua vida pelos irmãos.

2. Pode ser mais difícil viver pelos outros do que morrer por eles.

3. Pode ser mais importante viver pelos outros do que morrer por eles.

4. Pode ser mais nobre viver pelos outros do que morrer por eles.

5. Nenhum poder espiritual é necessário para viver do que morrer por outra pessoa.

6. O poder espiritual é necessário para dar a sua vida como Jesus deu a vida por nós.

Jesus morreu duas vezes na cruz. Você deve morrer fisicamente para si mesmo, ninguém mais pode fazer isso por você. Só Jesus poderia morrer espiritualmente pelos outros, você não pode fazer isso. Jesus deu Sua vida “por” nós. A palavra “por” implica - não, exige expiação substitutiva, como profetizado em Isaías 53.

Não podemos morrer “por” outro neste sentido da palavra, mas esta passagem de 1 João enfatiza que “devemos dar a nossa vida pelos irmãos”. Este é realmente um versículo difícil. Um comentarista disse: “Podemos nunca ter a oportunidade de fazer isso, mas podemos dar a nossa essência”. Embora isso seja verdade, isso não cumpre as exigências deste versículo. Você pode, em algum momento, ser chamado a dar sua vida por outra pessoa. Frequentemente, neste mundo, quando isso acontece, alguém dá a vida por um membro da família - o que pessoas perdidas podem fazer tão prontamente quanto um cristão.

Devemos dar vida diariamente pelos outros. Devemos viver para eles, investir nosso tempo, talento e energia na vida de outras pessoas. Não devemos simplesmente viver para nós mesmos e nossas famílias, devemos viver nossas vidas para e diante dos outros de tal forma que pessoas perdidas sejam ganhas para Jesus Cristo, e de tal forma que outros cristãos sejam abençoados por nosso ministério, testemunho e comunhão.

II. Amemos de Fato e de Verdade. V. 17-18.

“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade”.

A. Cristãos demonstram amor ministrando aos necessitados. V. 17.

1. A pergunta no versículo 17 exige uma resposta negativa.

2. O amor piedoso não habita em quem é egoísta.

3. O amor piedoso não habita em quem é insensível.

4. O amor piedoso não é tolo, mas é generoso.

5. Existem pessoas generosas que não são cristãs.

6. Existem alguns cristãos egoístas.

7. João está falando sobre algo além de um espírito natural de generosidade.

B. João está falando sobre o tipo de amor ágape em sua expressão prática.

1. Ágape 'é uma atitude mental de amor.

2. Uma atitude mental de amor pode ser comandada.

3. Um amor movido por emoções não pode ser comandado.

Paulo escreveu: “Esteja em vós a mente que estava em Cristo Jesus”. Quando você começar a pensar como Jesus, começará a agir como Jesus. Quando você pensa como Jesus, você se sente motivado a ajudar aqueles que precisam de seu serviço ou de seus bens materiais. Deixe-me enfatizar uma coisa: amar seu cônjuge ou filho não cumpre necessariamente a Segunda Grande Comissão. Não há mérito em amar aqueles que você deveria amar naturalmente. Embora seja necessária grande ênfase em amar os membros da família de uma forma bíblica e piedosa, podemos fazer isso e ainda assim ficar aquém da perfeita vontade de Deus para nós.

C. “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade”. V. 18.

1. Recebemos a ordem de não amar apenas de palavra.

2. Muitas vezes é mais fácil falar da boca para fora do que prestar serviço prático.

3. Alguns preferem investir em palavras do que couro de sapato.

4. Recebemos o mandamento de mostrar nosso amor por meio de ações.

Isso se aplica ao serviço prático. A igreja primitiva entendeu este princípio:

“Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um” (Atos 2:44-45).

Jesus explica o princípio e fornece a motivação para este serviço:

35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? 39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mateus 25:35-40).

5. Recebemos o mandamento de mostrar nosso amor em verdade.

Os cristãos devem demonstrar seu amor pelos outros "por obras e em verdade". Compreendemos o que significa mostrar amor “por obras”, mas o que significa mostrar amor “em verdade”? Em primeiro lugar, “A Verdade” nas Escrituras se refere a Jesus, e “verdade” geralmente denota a sã doutrina. Devemos mostrar amor por obras, mas isso não significa que devemos desconsiderar princípios sólidos. O amor piedoso é generoso, mas não tolo. Por exemplo, se houver motivos para acreditar que uma pessoa gastará todo o dinheiro que você der a ela em álcool ou drogas, é melhor você determinar quais são as necessidades dela e ajudar com os mantimentos ou o aluguel.

6. Cristãos espiritualmente maduros amarão de verdade.

Ilustração: Em nossos relacionamentos com outras pessoas, muitas vezes o que passa por amor é pouco mais do que uma transação comercial organizada. As pessoas são gentis conosco, então nós as retribuímos com igual consideração. Quando eles nos tratam injustamente, nossa resposta negativa é realmente o que elas pediram. Tudo é tão equilibrado, tão justo, tão lógico com esse tipo de justiça olho por olho e dente por dente. Mas o amor cristão nunca se contenta apenas com o que é razoável. Insiste em dar misericórdia e também justiça. Ele quebra a cadeia de reações lógicas.

O general Robert E. Lee foi questionado sobre o que pensava de um colega oficial do Exército Confederado que fizera alguns comentários depreciativos sobre ele. Lee o avaliou como sendo muito satisfatório. A pessoa que fez a pergunta parecia perplexa.

"General", disse ele, "acho que você não sabe o que ele tem falado sobre você"

"Eu sei", respondeu Lee. "Mas me perguntaram minha opinião sobre ele, não a opinião dele sobre mim!"

Conclusão: “não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade”.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem