O Poder de Deus - Um Estudo Sobre Romanos 1:8-17

O Poder de Deus - Um Estudo Sobre Romanos 1:8-17
O Poder de Deus - 
Um Estudo Sobre Romanos 1:8-17

Introdução: Nos primeiros sete versículos do primeiro capítulo de Romanos, Paulo deu uma introdução formal de si mesmo e de sua mensagem. Ele declarou: 1) seu apostolado; 2) o evangelho, sua mensagem; 3) a divindade e humanidade de Cristo; 4) a ressurreição de Cristo dentre os mortos; e 5) a graça de Deus derramada sobre os cristãos romanos ao providenciar sua salvação. Esta introdução formal nos dá uma visão das convicções doutrinárias de Paulo.

Nos versículos 8-17, Paulo deu uma introdução mais pessoal. Embora nunca tivesse estado em Roma, Paulo mostrou seu intenso interesse pelos romanos e seu desejo de estar com eles. Esta introdução pessoal mostrou algo do coração do apóstolo Paulo. Ele não era apenas um homem que tinha muitas convicções doutrinárias, mas também tinha um coração voltado para Cristo, para o evangelho e para as pessoas. Ele tinha um conhecimento mental e uma pulsação de Cristo.

O Amor de Paulo Pelos Outros Cristãos (Romanos 1:8-13)

- "Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós". Paulo era um homem de oração. Ele orou por outros cristãos, embora não conhecesse muitos deles pessoalmente. Ele sempre agradeceu a Deus por qualquer graça que encontrasse em qualquer santo.

- Nesse versículo, ele parou para agradecer ao Senhor pelas evidências externas da realidade de Cristo nos cristãos romanos. O que estimulou Paulo a orar foi a grande obra de Deus nos romanos.

- Muitas orações pessoais e reuniões públicas de oração seriam mais vitais se fôssemos inspirados a orar por motivos espirituais profundos. Muitas reuniões de oração nada mais são do que uma lista de chamada em uma enfermaria.

- A ordem da oração é ao Pai, por meio do Filho, no poder do Espírito.

- "porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé". A "fé" aqui é a fé em Cristo ou doutrina que se aplica à vida. As palavras "vossa fé" não enfatizam o atributo da fé, mas sim o que foi crido. Essas pessoas eram sãs na doutrina e na vida, e isso foi anunciado em todo o mundo romano.

- A igreja de Roma tornou-se famosa por sua fé. As igrejas hoje são famosas por todos os tipos de coisas: arquitetura; janelas com vitrais; órgãos; coros; as cantatas cantadas no Natal e na Páscoa; um pregador suave e eloquente; o número de milionários que comparecem; e assim por diante. Uma igreja deve se tornar famosa por causa de sua solidez doutrinária e sua disposição de defender e propagar as verdades da Bíblia.

- Observe que a fé dos romanos tornou-se conhecida por meio da palavra falada, sem televisão, rádio, internet, jornais ou outros meios modernos de comunicação. Quando um grupo de cristãos é obediente ao Senhor e propaga sua fé, não demora muito para que uma cidade, estado ou mesmo nação inteira fale sobre eles.

- "incessantemente faço menção de vós, pedindo sempre em minhas orações". É óbvio que Paulo cria em oração, pois ele orava constantemente por esses romanos. A oração nunca é fácil; é trabalho. A oração funciona, a oração é trabalho e a oração leva ao trabalho. Se ficarmos sentados e esperarmos que Deus nos mova a orar, vamos nos encontrar orando muito pouco.

- "pedindo sempre em minhas orações que, afinal, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião para ir ter convosco". Paulo orou para que pudesse ir a Roma e que navegasse bem. Anos se passaram antes que ele finalmente fosse para Roma, e ele não foi por uma jornada próspera, mas por uma jornada perigosa com muitos perigos e até naufrágios.

- Deus deu a Paulo seu desejo, mas ele não teve uma jornada fácil. Frequentemente, Deus concede nosso desejo quando oramos, mas o realiza de uma forma bem diferente do que esperávamos. A jornada de Paulo foi na vontade de Deus, mas não de acordo com seus planos humanos.

- "Porque desejo muito ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais fortalecidos". Paulo pode ter se referido a um dom do espírito, mas provavelmente pensou mais em termos de algum outro tipo de bênção espiritual. Ele pode ter desejado compartilhar o evangelho com eles por meio de seu ministério de ensino, para que pudessem ser melhor instruídos na verdade.

- Devemos sempre pregar a palavra - todo o conselho de Deus. Nada além da Palavra de Deus estabelecerá um cristão. Você não pode encontrar nem mesmo um cristão nesta terra que tenha desenvolvido em força de sabedoria e testemunho no Senhor que o tenha alcançado por qualquer outro meio que não o estudo e meditação na Palavra de Deus:

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17)

“desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação” (1 Pedro 2:2).

“Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados” (Atos 20:32).

- "isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado em vós pela fé mútua, vossa e minha". Paulo reconheceu a importância não apenas do ministério dos líderes da igreja para os leigos, mas também do ministério da igreja para seus líderes. Embora Paulo tenha falado especificamente sobre conforto, ele também pode ter tido em mente a exortação e o ensino. Certamente Paulo foi capaz de beneficiar os cristãos romanos dessas maneiras, mas o Espírito havia ensinado os romanos também, e eles provavelmente tinham coisas para ensinar a Paulo. Deus tenha misericórdia do pastor que não pode aprender com seu rebanho!

- Paulo raramente enfatizou uma distinção nítida entre leigos e clérigos. Ele sabia que os romanos tinham um ministério para ele e que os líderes da igreja em geral eram homens que precisavam dos leigos assim como os leigos precisavam do clero. Um homem chamado para ser pastor, professor ou evangelista tem um cargo designado por Deus, mas ele é um ser humano como qualquer outra pessoa. Ele faz parte da comunhão e deve ser aceito à luz dessas coisas.

- "muitas vezes propus visitar-vos (mas até agora tenho sido impedido)”. Paulo planejou muitas vezes visitar Roma, mas foi impedido. Ele não disse se foi Deus ou Satanás quem atrapalhou, mas tudo estava sob a soberania de Deus. Isso mostra que os planos humanos do apóstolo não eram mais inspirados do que os dos cristãos hoje.

- "para conseguir algum fruto entre vós, como também entre os demais gentios". Paulo desejava ir a Roma para pregar o evangelho para que alguns respondessem a Jesus Cristo. Ele esperava frutos quando falava a outros sobre Cristo.

O Amor de Paulo Pelo Evangelho e os de Cristo (Romanos 1:14-17)

- "Eu sou devedor". A Nova Versão Transformadora diz, "pois sinto grande obrigação". Paulo se sentia obrigado a toda a raça humana. Ele era um devedor a Deus por sua salvação e um devedor à humanidade porque lhe foi confiado o evangelho. A posse do evangelho torna a pessoa devedora de todos os que não ouviram.

- Aqueles que conhecem o evangelho têm um senso de dívida para com todos os que não o conhecem. Também deve haver um senso de dever e responsabilidade se o evangelho deve chegar a outras pessoas.

- "tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes". Os romanos e os gregos consideravam civilizados apenas aqueles que falavam a língua grega e que haviam adotado a cultura grega; todos os outros eram bárbaros. O cristão é obrigado a levar o evangelho a todos os tipos de pessoas, sejam ou não consideradas civilizadas pelos outros. O cristianismo é transcultural.

- Os termos "sábios e ignorantes" ou "sábios e tolos", como em outras versões, referem-se aos instruídos e não instruídos, à intelectualidade e ao povo comum. O evangelho é tanto para o professor universitário refinado quanto para os que estão "de baixo e de fora" em dificuldades.

- “De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma". Por causa de sua dívida para com a humanidade, Paulo estava pronto e desejoso de pregar o evangelho. Alguém disse: "Ninguém tem o direito de ouvir o evangelho duas vezes até que todos no mundo tenham ouvido uma vez". No entanto, a maioria dos chamados cristãos no Brasil já ouviu o evangelho muitas vezes e não sente nenhuma obrigação real ou fardo de contar a outros esta mensagem. John Guest disse uma vez:

“O incrédulo não acredita na Bíblia e não faz nada a respeito; ele está operando em suas convicções. Mas os cristãos afirmam amar a Cristo e à Bíblia e não espalham as boas novas de Cristo para os outros. Não é o incrédulo que é desonesto e de duas faces, mas é o cristão professo"

- Paulo tinha o desejo de espalhar as boas novas de Cristo e se colocou à disposição para contar aos outros. Ele foi um vaso rendido para o propósito de Deus. Ele estava ciente de que seu único propósito era pregar o evangelho.

- As últimas palavras de nosso Senhor nesta terra foram: "Sereis minhas testemunhas" (Atos 1:8). Eu questiono seriamente se qualquer pessoa neste mundo que professa ser um Cristão é na realidade um Cristão se ele não fizer qualquer movimento para contar aos outros sobre isso! Se não estivermos dispostos a ser testemunhas, não temos o direito de nos denominarmos cristãos. Evangelismo é a batida do coração do Cristianismo.

- "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo". Paulo nunca se esquivou de uma oportunidade de falar a outros sobre Cristo. Ele nunca reteve o evangelho; ele se gloriava nisso completamente. Ele nunca foi um covarde ou traidor da pessoa de Jesus Cristo.

- As pessoas têm vergonha de testemunhar por causa do que os outros vão pensar delas. Elas têm medo da opinião mundial e das pressões sociais. Mas Deus prometeu nos abençoar se formos testemunhas fiéis.

- "Pois é o poder de Deus para a salvação". Paulo estava convencido de que o evangelho era o poder de Deus para levar uma pessoa à fé em Cristo:

"Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.... nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus” (1 Coríntios 1:18,23,24).

- Paulo esperava frutos porque sabia que, ao proclamar fielmente o evangelho, alguns responderiam a Jesus Cristo. Ele sabia que o poder de converter os homens estava no evangelho e não nele.

- O que é o evangelho? O evangelho é uma boa notícia; está preocupado com o fato de que Cristo morreu pelos pecados dos homens, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia para declarar aqueles homens justos:

"Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:1-4).

- Todos os que crerem nisso e confiarem sua salvação apenas em Cristo serão salvos, pois o evangelho é o poder de Deus para a salvação. A história do evangelho é sobre a ruína completa do homem no pecado e o remédio perfeito de Deus em Cristo.

- O que é salvação? Salvação significa "segurança" e indica que o homem é libertado da culpa e da penalidade do pecado, que ele não está mais sob a ira de Deus.

- Ninguém pode se tornar cristão até perceber que precisa de um Salvador. A pessoa deve se ver como um pecador, afastado de Deus, espiritualmente morto, sem esperança, sem forças e incapaz de fazer qualquer coisa para obter mérito diante de Deus. A pessoa deve perceber que sem Cristo ela está perdida e dirigida para o julgamento eterno. Uma vez que uma pessoa percebe que é pecadora, então, e somente então, ela fugirá para o Salvador, que é o único que pode perdoar pecados. A fórmula mais simples para o cristianismo é: eu mereço o inferno; Jesus Cristo levou meu inferno; não há nada para mim, exceto seu céu"

- "Para todos" O evangelho é para todos; a oferta é ilimitada. É para toda a raça humana. Qualquer um que deseja ser cristão pode ser.

- “Aquele crê”. Embora o evangelho seja oferecido a todos, a realidade da salvação pertence apenas àqueles que creem. Aqui, "crer" significa "confiar ou entregar-se a Cristo como sua única esperança de salvação". É comprometer-se ou submeter-se somente a Cristo como caminho de salvação. Isso não é apenas consentimento mental, mas compromisso com Cristo! Alguém crê que Cristo morreu por seus pecados, suportou sua punição e ressuscitou no terceiro dia para sua justificação.

- "primeiro do judeu, e também do grego". Aqui Paulo expressou a apresentação histórica do evangelho conforme foi primeiro aos judeus e depois aos gentios. Isso não significa que o judeu sempre terá o evangelho apresentado a ele antes de ir para os outros; é precedência, não preferência!

- "Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus". O evangelho fala aos homens pecadores sobre a justiça que Deus dá aos homens quando eles creem em Cristo e que os torna aceitáveis ​​a ele. A ira de Deus deve descer sobre todos os homens, pois todos são pecadores, sem nenhuma justiça pessoal que os torne aceitáveis ​​a Deus. Mas, por meio da morte de Cristo, Deus pode dar a uma pessoa justiça que a torna justa diante de Deus. Essa justiça não é sentida nem experimentada, mas se torna propriedade de cada pessoa que coloca sua fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal! Essa justiça é "de fé em fé", isto é, pela fé do início ao fim.

- "O justo viverá da fé". A salvação é pela fé e não pelas obras. Uma pessoa só pode ser declarada justa diante de Deus pela fé - não por boas obras, não pelo batismo, não por ser membro de uma igreja. Somente Jesus Cristo pode oferecer o perdão dos pecados e creditar na conta de alguém uma justiça que dará uma posição perfeita perante o Deus Todo-Poderoso. Aqueles que foram declarados justos devem continuar a andar pela fé.

Conclusão

Se você confiar em Jesus Cristo, submetendo-se a ele como seu Salvador pessoal, você receberá o perdão dos pecados e uma justiça que o tornará um pecador aceitável a Deus.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem