Esboços de Sermões Para o Dia das Mães: Sim ou Não?

Esboços de Sermões Para o Dia das Mães: Sim ou Não?
Os sermões do Dia das Mães, pelo menos em alguns círculos, podem ser um pouco controversos. Afinal, o Dia das Mães não é um feriado litúrgico, uma parte oficial do calendário da Igreja.

Então, você deve pregar sermões para o Dia das Mães? Em uma palavra, sim. Este ano (2021), deixe-me dizer ainda mais fortemente, seria melhor para você...

Não Seja Surdo, Ignorando os Sermões do Dia Das Mães

Antes de esboçar meu próprio pensamento sobre o assunto, deixe-me acrescentar que você deve pregar um sermão para o Dia das Mães, especialmente este ano, quando as mães estão sobrecarregadas de trabalho ou super solitárias por estarem isoladas durante a pandemia. Parece-me que o papel principal do pregador é falar o Evangelho claramente. Mas, nestes dias, temos que reconhecer as necessidades pastorais que cada família está experimentando.

A pandemia foi uma panela de pressão para muitos. Ela expôs rachaduras e fissuras nos relacionamentos conjugais. Isso revelou aos pais o quão ocupados costumavam estar com as atividades. Alguns pais descobriram que as telas e dispositivos nas mãos dos filhos são muito viciantes. Tirá-los causa sintomas de abstinência dolorosos para todos.

Portanto, este ano, um pregador que não aborda a nova realidade que as mães enfrentam pode ser surdo. Pastor e pregador, por favor, ouça isto: Este domingo é uma oportunidade FANTÁSTICA de se dirigir às famílias de sua igreja como um todo. Fale com as famílias. Fale com as mães. Fale com as crianças.

Você Deve Pregar Sermões Para o Dia Das Mães?

SIM!

Alguns leitores vão discordar veementemente. Mas acalme-se. Pense nisso por alguns minutos ... me escute.

A bíblia enfatiza o papel vital das mulheres na transmissão da fé.

Não só a maternidade é vital no Antigo Testamento, Paulo destaca a mãe de Timóteo e sua avó. Ele as honra por serem aquelas que deram a Timóteo uma visão do que crer. "trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti" (2 Timóteo 1:5). Se Paulo destacou mães e avós por conduta meritória, nós também deveríamos!

Como Uma Mãe Para Mim

Há um momento comovente em Romanos 16 que me comove quase toda vez que penso nisso.

Paulo está enviando sua saudação pessoal aos amigos em Roma. Ele diz, efetivamente, "Saúdem Rufo, ...e sua mãe, que tem sido mãe também para mim" (versículo 13 NVI)

Uau! O que ele acabou de dizer?

Nós sabemos quem é Rufo. Ele era filho de Simão de Cirene, que carregou a cruz de Cristo na última etapa da dolorosa jornada da Sexta-Feira Santa. Isso significa que Simão (provavelmente) voltou para casa depois dessa experiência como um homem mudado. E ele compartilhou o poder daquele momento com sua esposa que então, provavelmente, o compartilhou com seus filhos, Alexandre e Rufo (Marcos 15:21).

Você não fica comovido ao imaginar que ela ouviu de seu marido sobre seu encontro íntimo com Jesus ... e que os dois meninos também ouviram? E então, em uma notável interseção amorosa de fé e circunstância, ela pode ter compartilhado isso com Paulo. (Como eles se conheceram, onde se conheceram e em que circunstâncias esta notável coincidência ocorreu, nunca saberemos)

Mas imagine isso: ela era como uma mãe para o Grande Apóstolo Paulo. Paulo de Tarso pode ter aprendido sobre os momentos finais da vida de seu novo Senhor com a esposa do homem que carregou a cruz do Senhor, Simão Cireneu. Ela era como uma mãe para ele. O que quer que isso signifique para Paulo, devemos ser gratos por ela.

E seu cuidado e amor por Saulo de Tarso, o terrorista que virou missionário, deve inspirar a todos nós. Pense nisso. Sem saber quem ele se tornaria, ela foi a mãe do convertido mais significativo da história da igreja. Glória a Deus por ela!

Gênero Salvou o Mundo

O útero é a grande ferramenta de Deus para a salvação da raça humana.

Deus teve que "pedir emprestado" um para cumprir seu plano. Ele cumpriu a promessa por meio de um útero emprestado (Gálatas 4:4).

Pense nisso por um tempo. Vivemos em uma época em que o sexo é louvado e reverenciado, mas o gênero é confuso e a maternidade é zombada. Mas Deus não usou sexo para salvar o mundo.

Em vez disso, ele usou gênero.

Deus usou o gênero feminino para nos salvar. Ele honrou a gravidez e a maternidade de uma forma que nossa cultura não faz hoje. Deus ignorou o que nossa cultura "adora" hoje (sexo) e usou o que nossa cultura descarta como sem importância (maternidade). As mães devem ser honradas por nós ... Deus honrou a todos com a Encarnação.

Claro, existem mulheres que não têm filhos ou que não podem ter filhos.

E há muitas mães que perderam filhos por morte precoce ou infortúnio. Um pregador deve ser muito sensível a esse fato. Mas, todos nós precisamos de mães em nossas próprias vidas. E essas mães, vivas ou mortas, boas ou más, deram a vida por nós ... ou para nós. Devemos pelo menos agradecer por nossas mães ... todas as nossas mães.

Não, eu normalmente não prego os feriados marcantes (Dia dos Namorados, Dia da Marmota, etc.), mas acho que os sermões do Dia das Mães são um lembrete da fidelidade de Deus para nós em tantos níveis ... merece mais do que uma menção. Ser mãe é digno de honra.

Como Pregar Grandes Sermões Para o Dia Das Mães

A maternidade é um dos papéis humanos mais fundamentais, dado por Deus e entrelaçado em nosso DNA. Há oportunidades únicas para o pregador neste domingo construir uma mensagem de esperança e encorajamento para as mulheres e mães. Aqui estão algumas maneiras de torná-lo especial.

Pregue um sermão para crianças. O terceiro motivo mais comum que as pessoas dão para frequentar a igreja é para o bem de seus filhos. Neste domingo, peça às famílias que se reúnam como uma família e, então, pregador, dê a mensagem de seus melhores filhos às crianças. As mães vão adorar!

Ore por toda a família. Pastor / pregador, por que não pedir às famílias de sua igreja que façam isso? No momento certo do culto, peça às famílias que unam se a sua mãe e imponham as mãos sobre ela. Então você ora por eles.

Reserve um tempo durante o culto para fazer algo que você NUNCA gostaria de fazer na igreja. Peça a todos que têm um telefone celular ou dispositivo para enviar uma mensagem de texto para sua mãe ou para a pessoa que tem sido "como uma mãe para mim", como diz Paulo. Reserve um momento no culto. Mesmo. Aproveite o tempo. Temos muito disso. Peça à sua congregação para enviar uma mensagem ao vivo para uma mãe amorosa ou uma pessoa parecida com uma mãe agradecendo a Deus por sua vida.

Algumas pessoas se preocupam com o fato de que muita ênfase na "maternidade" é excludente. Mas o Dia das Mães é o momento MAIS inclusivo do ano. Por quê? Todos nós temos mães. Todos nós. Por que não usar este dia para lembrar de agradecer por todas as mães, vivas ou mortas? Considere enviar um e-mail para sua igreja e peça a cada família ou pessoa que encontre uma fotografia de sua mãe, viva ou morta, para ajudar em sua própria oração.

Finalmente, você pode fazer uma oferta representativa. E se você simplesmente dissesse isso na hora da oferta. ”Em nome de nossa igreja e em ação de graças por todas as mães em nossa vida, nossa igreja doará 10% da oferta de hoje”. Escolha um ministério centrado no evangelho e amigo da família para doar. NAQUELA semana, envie um cheque ao ministério.

Aqui estão mais algumas ideias para ajudar a tornar o dia um momento maravilhoso e memorável para sua congregação.

Um amor superior

Embora honremos corretamente o vínculo único entre mãe e filho, nossa cultura (e nós mesmos) muitas vezes diviniza o amor de uma mãe como sagrado por conta própria. Mas o evangelho nos lembra que, a menos que nossos amores sejam gerados e sujeitos a Cristo, mesmo os amores mais profundos serão distorcidos pelo pecado. Na verdade, vemos precisamente esta cena se desenrolar: o amor outrora puro de uma mãe foi corrompido em algo egoísta e destrutivo. Essa mensagem pode começar com as mães, mas inclui a todos - quando nossa primeira devoção é a Cristo, todos os nossos outros amores são preenchidos por ele.

A maternidade de Deus

Nós nos concentramos muito nos atributos masculinos ou paternos de Deus. Não há nada de errado com isso, a menos que essas metáforas terrenas definam ou limitem nossa compreensão de Deus. O Dia das Mães é um momento perfeito para lembrar a todos as belas imagens maternas aplicadas a Deus nas Escrituras (por exemplo, Salmo 131:2, Isaías 49:15, 66:13, Oséias 13:8, Lucas 13:34, 1 Pedro 2:2)

Mães com grande comissão

Cada mãe (e pais e avós) é um missionário. O chamado para ir e fazer discípulos começa com a rotina diária de criar filhos. As mães não estão à margem do campo missionário - elas estão na linha de frente, transmitindo a fé como Loide e Eunice (2 Timóteo 1:5) ou a mãe "adotiva" de Paulo mencionada em Romanos 16:13. Qualquer pessoa que criou um adolescente conhece a tarefa do missionário de levar o evangelho a um grupo de pessoas com seus próprios costumes, língua e cultura únicos!

Vá para a velha escola

Os pastores às vezes lutam para trazer narrativas do Antigo Testamento para o púlpito. Por que não usar o Dia das Mães como uma oportunidade para mergulhar fundo na história de Sara ou Ana ou a mãe de Moisés? (Muitos / a maioria de sua congregação pode não saber o nome da mãe de Moisés)

Criança má, boa mãe

É tentador usar uma anedota excessivamente sentimental sobre a maternidade, mas esse tipo de emocionalismo soa vazio. Em vez disso, lembre-se de uma época em que você não era um filho ou filha particularmente bom. (Talvez você tenha muito material para escolher aqui.) É uma chance de abrir seu sermão com humor autodepreciativo para fazer um ponto válido - às vezes é quando estamos no nosso pior que as mães dão o melhor de si. (E uma palavra para os pregadores sábios: NUNCA faça que uma mãe seja a parte pior de uma piada!)

Honra tua mãe

Não pregue apenas para as mães - pregue para todos que já tiveram uma mãe. Pergunte a eles o que significaria ir além da gratidão para com os pais, mas honrar. Enquanto nossa cultura celebra o crescimento, e até mesmo a condenação, das gerações anteriores, o mundo do Antigo Oriente Próximo buscava respeitar os dons e a sabedoria que nossas mães nos deram. Desafie seus ouvintes a tornar isso concreto com seus próprios pais, independentemente da fase da vida em que se encontram.

Envolva as crianças

Quem conhece as mães melhor do que as crianças? Conte com o ministério de seus filhos (ou pais) para ajudar. Mostre alguns retratos de mães em um projetor, desenhados por seus filhos. Compartilhe as "coisas favoritas" das crianças sobre a mãe. Não precisa ser muito, mas pode começar seu sermão na nota certa, destacando toda a família de Deus.

Picos e vales

Para muitos, o Dia das Mães é um dia muito alegre para lembrar alguns dos momentos mais preciosos de nossas vidas. Para alguns outros, é um lembrete de relacionamentos rompidos, perdas trágicas e esperanças não realizadas. É melhor reconhecer tudo isso. Lembre seus ouvintes de que esse negócio de amor, esse negócio de uma nova vida - este é um negócio do evangelho. E esse mesmo evangelho abrange a tristeza da cruz e a alegria da ressurreição.

Ore pelas mães

Dedique um tempo no final do sermão para orar pelas mães e avós. Esta é uma oração de gratidão, com certeza, mas veja-a também como um comissionamento, pedindo a Deus para encorajá-los em seu papel.

Textos Bíblicos Para os Sermões do Dia Das Mães

Visto que o Dia das Mães é um feriado marcante e, portanto, não está no lecionário típico, aqui estão algumas das melhores passagens (não mencionadas acima) para enfatizar sua mensagem.

  • Filipenses 1:2-3;
  • I Coríntios 13:4-7;
  • Efésios 6:1-3,
  • Provérbios 22:6, 23:25,
  • Provérbios 11:16;
  • Salmo 139:13,
  • 1 Pedro 3:4,
  • Salmo 127:3,
  • Êxodo 20:12,
  • Salmo 139:13,
  • Provérbios 14:1,
  • Provérbios 31:10-12 e 25-31

Confira alguns esboços de sermões para o dia das mães para sua inspiração

  1. Um Péssimo Exemplo de Mãe – A Mãe de Mica
  2. Agar e a Maternidade Moderna – Dia Das Mães
  3. Agar – Uma Mãe Humilhada
  4. Lágrimas de Uma Mãe
  5. A mãe aprovada por Deus é uma mulher que teme ao senhor
  6. A honra de ser mãe
  7. As semelhanças de uma mãe
  8. Eunice – Mulher que fez a diferença
  9. A Mulher Sábia Edifica a Sua Casa
  10. A Mãe do Tipo de Deus
  11. Ser mãe em tempo de crise: a estratégia de Joquebede
  12. A Grande Honra de Ser Mãe
  13. Abigail: Uma mulher que sabia administrar suas emoções
  14. As 4 fases da mulher na historia

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem