Série: Sermão da Montanha - Uma Vida Sincera

Série: Sermão da Montanha - Uma Vida Sincera
Texto: Mateus 5

Introdução: À medida que continuamos nosso estudo, vamos observar como a vida de um discípulo é uma vida sincera. Embora a palavra sincera não seja usada nos versículos que examinaremos, é certamente o conceito em consideração. Sincero é aquele que diz o que ele realmente sente ou acredita e não é desonesto ou hipócrita. Um discípulo de Cristo não pode ser um hipócrita.

Nossas ações externas devem estar em harmonia com nossos pensamentos e motivações interiores. Os fariseus eram conhecidos por sua hipocrisia (Mateus 23:2, 13) e Jesus disse que nossa justiça deve exceder a deles (Mateus 5:20). Como Ele explicou nesses versículos, a vida de um discípulo deve ser uma vida sincera.

Advertência Contra o Louvor Dos Homens

"Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 6:1).

Por que uma pessoa não revelaria com sinceridade quem ele é e o que ele acredita? É porque ele está preocupado com o que os outros pensam dele. Se ele acredita que os outros não vão gostar de quem ele é genuinamente, ele se retrata como sendo outra coisa. Os cristãos não podem estar preocupados com o que os outros pensam deles. Paulo disse aos Coríntios: "Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por qualquer tribunal humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo" (1 Coríntios 4:3). Infelizmente, para muitas pessoas, é uma questão de extrema importância o que os outros pensam deles, para isso eles se moldam para atender as expectativas dos outros. Como cristãos, devemos nos contentar em sermos diferentes do mundo (Romanos 12:2), mesmo que os outros falem mal de nós por causa disso (1 Pedro 4:4).

Jesus emitiu uma advertência: "Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles" (Mateus 6:1). É claro que Ele acabara de dizer: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:16). Ele não se contradisse. Haverá algumas coisas que fazemos que serão notadas pelos outros. Não há maneira de evitar isso; portanto, devemos deixar nossa luz brilhar e ser bons exemplos para aqueles que nos rodeiam. A advertência de Jesus tinha a ver com a intenção. Ele advertiu contra praticar a justiça com o propósito de ser notado pelos homens. Quando nosso propósito é agradar a Deus e trazer glória a Ele, então é bom para nós nos engajarmos em boas obras. Quando nosso propósito é simplesmente ser notado pelos homens, então nossas boas ações são inúteis.

Há um ponto importante neste versículo - é possível fazer o bem e ainda estar perdido. Jesus disse que alguns que praticavam a "justiça" não teriam "recompensa" de Deus. Simplesmente realizar os atos exteriores por si mesmos não nos salvará. Devemos obedecer a Deus "de coração" (Romanos 6:17). Em outras palavras, devemos fazer o bem porque somos motivados a agradar a Deus e, portanto, queremos fazer tudo o que Ele nos instruiu a fazer. Mesmo que ninguém mais veja, Deus vê o que fazemos. Isso deve ser suficiente para nós.

Jesus então citou três exemplos de atividades que poderiam ser feitas para mostrar ou em sinceridade. Em cada um deles, devemos examinar a nós mesmos e garantir que estamos servindo-o com sinceridade.

Ajudando Com Sinceridade

"Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6:2-4).

Observe as ações dos que Jesus identificou como hipócritas. Eles estavam dando aos pobres, mas eles estavam chamando tanto a atenção para si mesmos quanto possível, para que outros pudessem vê-los e observar o que estavam fazendo (Mateus 6:2).

É certamente possível ajudar os pobres desta maneira. Quando alguém dá dinheiro a um mendigo, se ele faz isso discretamente ou com muita fanfarra, no final o mendigo recebe algum dinheiro que pode lhe fornecer alguma ajuda temporária. Mas como discípulos de Cristo, devemos examinar nossos motivos. É nossa intenção simplesmente ajudar os pobres ou é para ser reconhecido por outros como ajudar os pobres?

Jesus disse que devemos ajudar em segredo (Mateus 6:3-4). Se ninguém está ciente do que estamos fazendo, isso deve ser perfeitamente ótimo para nós. Sabemos que Deus vê e que Ele nos recompensará (Mateus 6:4). Isso deve ser suficiente para nós.

Orando Com Sinceridade

"E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes" (Mateus 6:5-8).

Novamente, observe as ações dos hipócritas. Eles estavam orando em um lugar público em um local altamente visível (Mateus 6:5). Eles usavam "muitas palavras" para que fossem ouvidos pelos homens (Mateus 6:8).

Como observamos com aqueles que tornaram ajudar os pobres em um espetáculo, é possível beneficiar os outros quando estas orações forem oferecidas. Se alguém estiver conduzindo outros na oração, embora seu coração possa ser corrupto, sua oração pode beneficiar aqueles que são sinceros que estão sendo conduzidos nessa oração. Mas quando oramos em público, a nossa intenção é oferecer orações e súplicas a Deus ou é para impressionar os outros com a nossa eloquência?

Jesus disse que devemos orar em segredo (Mateus 6:6). Isso não significa que não podemos oferecer orações públicas ou orar em um lugar público. O ponto é que as orações privadas devem ser privadas. Se fizermos uma oração (não levar os outros em oração em uma assembleia que se reuniu para esse propósito) em um lugar público (como orar antes de uma refeição em um restaurante), devemos fazê-lo discretamente e não fazer uma demonstração. Outros podem perceber o que estamos fazendo, mas não devemos orar de forma a atrair mais atenção para nós mesmos. Devemos orar a Deus, não para sermos notados pelos outros.

Além disso, Jesus disse que devemos orar com simplicidade, em vez de usar "repetição sem sentido" e "muitas palavras" (Mateus 6:7). Não precisamos tentar impressionar ninguém com nossa eloquência ou verbosidade. Lembre-se do que Jesus disse: "vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes" (Mateus 6:8). Portanto, nossas orações não precisam conter muitas palavras desnecessárias; elas só precisam ser oferecidas em simplicidade e sinceridade.

Jejuando Com Sinceridade

"Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6:16-18).

Jesus descreveu os hipócritas como jejuando e desfigurando seus rostos - colocando um rosto sombrio e negligenciando sua aparência - a fim de tornar óbvio para os outros que eles estavam em jejum (Mateus 6:16). Em suas mentes, este era um componente necessário ao jejum. Eles queriam que os outros soubessem o que estavam fazendo.

Assim como ajudar os pobres e orar, é possível fazer algum bem enquanto jejuavam desta maneira. Outros poderiam vê-los em jejum, ser encorajados pela exibição e serem motivados a se comprometerem mais plenamente com Deus. No entanto, precisamos novamente examinar nossos motivos. É a nossa intenção de jejuar, a fim de se concentrar em coisas espirituais (como a oração) ou é para chamar a atenção para o show que estamos fazendo?

Jesus disse que aqueles que jejuam devem fazê-lo de maneira que "o jejum deles não seja notado pelos homens" (Mateus 6:18). Ao contrário dos hipócritas que negligenciavam sua aparência, os discípulos de Jesus "ungiam sua cabeça e lavavam seu rosto" (Mateus 6:17). O jejum deve ser feito em segredo, porque está entre aquele que jejua e Deus. Deus é invisível e vê o que é invisível. Ele recompensará os fiéis, mesmo que os outros não reparem no que fazem.

A Oração Modelo

"Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]”

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas" 
(Mateus 6:9-15).

Para ir com o que Jesus disse anteriormente sobre não usar repetições sem sentido ou muitas palavras em oração (Mateus 6:7-8), Jesus deu uma oração modelo. É importante notar que isso não é "A Oração do Senhor", embora muitos se refiram a ela como tal. A oração que Jesus deu é um exemplo, não uma fórmula especial que devemos recitar de memória - mesmo na sinceridade. Mas quando consideramos a oração que Ele deu como exemplo, vemos uma que é muito simples e direta. Simples não significa insincera. Observemos o que Jesus disse que seus discípulos deveriam incluir em suas orações:

Ore para louvar a Deus - "Pai nosso que está nos céus, santificado seja o teu nome" (Mateus 6:9). Devemos sempre reconhecer que Deus é digno de nosso louvor. O salmista escreveu: "Invoco o Senhor, que é digno de ser louvado" (Salmo 18:3). Uma das maneiras pelas quais devemos expressar nosso louvor a Deus é através da oração.

Ore pelo reino - "Venha o teu reino" (Mateus 6:10). Hoje, nossa oração pelo Reino será redigida de forma um pouco diferente da forma como foi expressa por Jesus. A razão é porque Jesus deu este exemplo numa época em que o reino ainda não havia chegado; vivemos em um tempo em que o reino está aqui. O reino, que é a igreja (Mateus 16:18-19), foi estabelecido no dia de Pentecostes após a morte de Jesus (Atos 2:47). Começando então, e continuando hoje, todos que se tornam cristãos são "transferidos ... para o reino de seu Filho amado" (Colossenses 1:13). Mas o fato de que o reino chegou agora não significa que já não oremos por ele. Embora não oremos para que venha, devemos orar para que a igreja cresça e realize a obra que Deus lhe deu para fazer.

Ore para que a vontade de Deus seja feita - "Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mateus 6:10). João assegurou-nos que a vontade de Deus será cumprida: "E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido" (1 João 5:14-15). Por meio de nossa fé em Deus, devemos reconhecer que as orações respondidas de acordo com a vontade de Deus, em vez de nossa própria vontade, são um benefício para nós. Lembrem-se do que Deus disse através do profeta Isaías: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:8-9).

Ore por necessidades físicas - "Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia" (Mateus 6:11). Tiago nos lembrou que "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tiago 1:17). Deus é aquele que "nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos" (1 Timóteo 6:17). No entanto, isso não significa que podemos orar por "nosso pão diário", então sentar e esperar por Deus para dar milagrosamente a nós. O Senhor espera que aqueles que são capazes de trabalhar, o façam, a fim de prover para si próprios (2 Tessalonicenses 3:10). Mas mesmo quando trabalhamos para nos sustentar, o fruto de nosso trabalho é "o dom de Deus" (Eclesiastes 5:19); Então devemos orar por essas necessidades físicas.

Ore pedindo perdão - "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como também perdoamos aos nossos devedores" (Mateus 6:12). Os discípulos têm a certeza de que quando pecamos, Deus nos perdoará. João escreveu: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9). No entanto, devemos reconhecer nosso pecado se esperamos ser perdoados. João continuou: "Se dissermos que não pecamos, nós o fazemos mentiroso e a Sua palavra não está em nós" (1 João 1:10). Devemos também estar dispostos a perdoar os outros, se quisermos que Deus nos perdoe (Mateus 6:14-15).

Ore pedindo orientação - "E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal" (Mateus 6:13). Depois de orarmos para que Deus não nos deixe cair em tentação, precisamos nos lembrar do que Paulo escreveu à igreja de Corinto: "Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar" (1 Coríntios 10:13). Deus prometeu prover-nos um caminho de escape para que possamos vencer a tentação; mas devemos estar dispostos a procurar essa maneira de escapar, reconhecê-la, e então ter a coragem e a convicção de tomá-la.

Esta não é uma lista exaustiva de coisas que podem ser incluídas em nossas orações. Mas, à medida que nos esforçamos para ser sinceros em nosso serviço a Deus, devemos nos aproximar dele em oração com sinceridade e orar da mesma maneira - embora não as mesmas palavras literalmente - como Jesus descreveu aqui.

Conclusão

A hipocrisia é uma das desculpas mais comuns que as pessoas dão por se recusar a ouvir a verdade. Elas veem os cristãos como hipócritas e não querem nenhuma parte da verdade ou da igreja. Infelizmente, muitos cristãos professos são hipócritas. Mas aqueles que são verdadeiramente discípulos de Cristo devem viver vidas de sinceridade - não apenas para evitar que as pessoas se afastem, mas também para agradar ao Senhor.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem