Agar – Uma Mãe Humilhada

Agar – Uma Mãe Humilhada
Texto: Gênesis 16

Introdução: Normalmente, quando chega a hora de pregar um sermão do Dia das Mães, o pregador fala (esperançosamente da escritura) sobre os Princípios da Maternidade, ou O Privilegio da Maternidade, ou uma das Personalidades da Maternidade. Hoje, tenho o desejo de falar sobre uma pessoa na Bíblia que se tornou mãe. Eu quero falar sobre Agar.

Cada sermão do Dia das Mães que eu li começa com uma explicação - este não é exceção. Como ministros, somos lembrados de não nos tornarmos muito sentimentais sobre a maternidade porque:

a. Para alguns, a maternidade é um acidente, e nem sempre bem-vindo.

b. Para alguns, a maternidade biológica não é possível.

c. Para alguns, as mães não eram tão boas.

d. Para alguns, a maternidade, nas melhores circunstâncias, ainda é menos do que um mar de rosas.

Então, com todas essas qualificações, por que se preocupar com o Dia das Mães? Vou lhe dizer por quê - porque com todos os seus obstáculos, armadilhas e sonhos desfeitos, para todas as fraldas sujas, papel de parede marcado e planos estragados, estamos falando de um belo ideal, uma parte natural do plano criativo de Deus para traga amor e carinho à luz. A maternidade é uma oportunidade constante para o dom de amor e carinho.

Alguém disse: "Normalmente não é difícil tornar-se mãe; por outro lado, ser mãe muitas vezes é extremamente difícil!" Agora eu entendo o que a pessoa está falando, e é evidente que a referência a ser mãe não ser difícil é uma referência à concepção, porque pelo que eu entendo, carregar um bebê por nove meses e depois passar pelo processo de parto também pode ser extremamente difícil.

Eu quero falar com você esta noite sobre Agar, e quero falar sobre como Deus a libertou e a socorreu em um momento de grande angústia e dificuldade.

I. Vamos Observar a História de Agar

A. A Bíblia menciona a história da escravidão de Agar

Seu nome egípcio não é fornecido; e este, que é puramente semita, foi o que lhe foi concedido depois de sua introdução na casa de Abrão, provavelmente em referência a um incidente notável em sua vida.

1. Vemos a provável transição em sua experiência de escravidão - Gênesis 12:10-20

2. Vemos a época possível de sua experiência de escravidão. Gênesis 16:3 "Assim Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar a egípcia, sua serva, e a deu por mulher a Abrão seu marido, depois de Abrão ter habitado dez anos na terra de Canaã"

As referências de tempo de Scofield indicam que o tempo do Egito até Gênesis 16 é de cerca de 7 anos.

3. Vemos o testemunho proeminente de sua experiência de escravidão

Nos primeiros seis versículos de Gênesis 16, há uma referência em cada versículo a Agar sendo a "serva" ou a "empregada" de Sarai. E esses termos são traduzidos de uma palavra hebraica que significa "uma escrava" e indica alguém que era membro da família. No versículo 8, Deus se refere claramente a ela como "Agar, a serva de Sarai".

Treze anos depois ...

(Gênesis 21:9-10) "Ora, Sara viu brincando o filho de Agar a egípcia, que esta dera à luz a Abraão. Pelo que disse a Abraão: Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não será herdeiro com meu filho, com Isaque"

Aqui, a palavra "serva" é uma palavra hebraica diferente que também significa uma escrava, mas aqui não há indicação de conexão doméstica.

As únicas referências do Novo Testamento a Agar destacam e até mesmo enfatizam o fato de que ela era uma "serva", novamente uma escrava.

(Gálatas 4:22-24) "22 Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. 23 Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. 24 O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar"

B. A Bíblia menciona a história da situação de Agar

Há muito nessa ação de Sarai que parece merecer elogios. Em primeiro lugar, foi um ato de sacrifício genuíno e caro. Ela evidentemente disse algo assim para si mesma: "Deus prometeu a meu marido um filho, por meio do qual ele pretende cumprir todas as suas promessas. No entanto, ele nunca disse que o filho deve vir por meu intermédio, e talvez ele pretenda cumprir esta promessa outra maneira". Então ela resolve, por meio de lutas que só podemos imaginar, desistir de seus próprios direitos em um ato de renúncia corajosa. Ela abre mão do que é o bem mais precioso de uma esposa, o direito de ter a única afeição de seu marido, e oferece sua empregada ao marido para que ele possa ter um filho com ela e assim cumprir a vontade de Deus.

Abrão era, como sabemos, um monogâmico. Isso não é o mesmo que monótono! Ele tinha apenas uma esposa e estava bastante satisfeito com esse arranjo. Mas para dar a ele o filho dos desejos de seu coração, Sarai estava disposta a sacrificar esse relacionamento. Não foi apenas um ato de verdadeiro sacrifício, mas também de profunda sinceridade. Ela não esperava que ele a dissuadisse. Ela estava bem preparada para ir em frente, custasse o que custasse. Ela tomou a iniciativa de propô-lo.

Além disso, foi um ato aceitável, por mais estranho que possa nos parecer. Não havia nada de imoral nisso aos olhos da comunidade. Isso era comum na vida dessas pessoas nômades. Muitos dos líderes cananeus teriam tido mais de uma esposa e nem Abrão nem Sarai seriam menos considerados por causa desse ato. Ninguém iria rir dela, nem apontar o dedo de desprezo. Foi um ato perfeitamente adequado e adequado aos olhos da comunidade.

No entanto, quando vemos o fim dessa ação, estamos cientes de que foi um ato de precipitação e estupidez aterrorizantes, resultando em tristeza e sofrimento sem fim para todos os envolvidos. Os resultados são evidentes ainda, 4.000 anos depois! As nações árabes se originaram neste ato, e a inimizade, que surgiu entre Israel e os árabes, descendentes de Ismael, perturba o mundo até hoje. Se alguma vez temos uma imagem da longevidade do pecado, é aqui. Apesar da aparente correção disso para Sarai, era a pior coisa que ela poderia ter feito.

Sara comprometeu a Palavra de Deus, enviou Abraão a Agar, que deu à luz Ismael e perdeu a paz no Oriente Médio.

1. Houve muitos problemas e constrangimento nesta situação. Gênesis 16:1-3 "1 Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Tinha ela uma serva egípcia, que se chamava Agar. 2 Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. 3 Assim Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar a egípcia, sua serva, e a deu por mulher a Abrão seu marido, depois de Abrão ter habitado dez anos na terra de Canaã"

2. Houve orgulho e arrogância nesta situação. Gênesis 16:4-5 4 E ele conheceu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. 5 Então disse Sarai a Abrão: Sobre ti seja a afronta que me é dirigida a mim; pus a minha serva em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou desprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti"

Talvez Agar tenha pensado consigo mesma depois de conceber: "Sarai, você pode ser mais bonita do que eu, mas vou dar a ele algo que você nunca poderia ... um filho"

3. Houve paixão e raiva nessa situação. Gênesis 16:5 "Então disse Sarai a Abrão: Sobre ti seja a afronta que me é dirigida a mim; pus a minha serva em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou desprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti"

Ela está dizendo: "Estou tão chateada, e tudo isso é culpa sua!"

"Sobre ti seja a afronta que me é dirigida a mim" - Isso parece ser uma repreensão a Abrão, contendo uma insinuação de que era culpa dele que ela mesma não tivesse sido mãe.

Sarai reclamou com Abrão do desprezo que recebeu de sua empregada ... e pediu a Jeová que julgasse entre ela e seu marido.

Basicamente, ela disse: "Deus vai te pegar!"

II. Vamos Observar a Dor do Coração de Agar

A. Ela estava passando por uma dor na situação atual

1. As circunstâncias de Agar envolveram sua desgraça - As circunstâncias indelicadas. Gênesis 16:6 "Ao que disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está nas tuas mãos; faze-lhe como bem te parecer. E Sarai maltratou-a, e ela fugiu de sua face"

“maltratou-a” - uma palavra raiz primária que tem a ideia de olhar para baixo ou intimidar; deprimir - humilhar, afligir, castigar, enfraquecer.

Agar teve um caso grave de depressão pré-parto e a culpa foi de Sarai.

2. As circunstâncias de Agar envolveram sua direção - as circunstâncias antiéticas. Gênesis 16:8 "perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vieste, e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo"

Deus não faz perguntas para saber, mas para ensinar. E as coisas que Ele quer ensinar a Agar aqui é que ela se afastou do local de serviço na direção errada.

(1 Reis 19:9) "Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias?"

3. As circunstâncias de Agar envolveram seu destino - as circunstâncias incertas. Gênesis 16:8 - "donde vieste, e para onde vais?"

Sob o duro tratamento de sua senhora, a vida de Agar tornou-se insuportável e ela fugiu para o deserto, voltando seus passos naturalmente para o Egito, sua terra natal.

B. Ela estava esperando dor no filho que estava chegando. Gênesis 16:11 “Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição”.

(Gênesis 16:12) "Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos"

1. Agar foi instruída a esperar os caminhos carnais de seu filho. "Ele será como um jumento selvagem"

"Bebê Selvagem" - Ismael fala consistentemente da carne.

(Gênesis 17:18) "Depois disse Abraão a Deus: Oxalá que viva Ismael diante de ti!"

(Gálatas 4:23) "Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa"

2. Agar foi instruída a esperar os caminhos de luta de seu filho. "a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele" (Isaías 48:22) "Não há paz para os ímpios, diz o Senhor" (Isaías 57:21) " Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus"

3. Agar foi instruída a esperar os caminhos fervorosos de seu filho. "e habitará diante da face de todos os seus irmãos"

Habitar na presença de todos os seus irmãos - embora o caráter selvagem e sem lei da posteridade de Ismael provocasse uma multidão de inimigos contra eles por todos os lados, eles resistiriam com sucesso a todos os ataques e permaneceriam estabelecidos em sua terra.

III. Vamos Observa o Ajudador de Agar

A. A Bíblia revela o cenário de sua aflição. Gênesis 16:7 "Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur"

(Gênesis 16:14) "Pelo que se chamou aquele poço Beer-Laai-Rói; ele está entre Cades e Berede"

Cades significa "santuário" e Berede significa "granizo" como uma tempestade de granizo. E em algum lugar entre o santuário e a tempestade, entre a calma e o caos, no curso normal da vida é onde você precisa de um poço e um lugar para se refrescar.

1. Há uma mudança em sua experiência. Gênesis 16:6 "Ao que disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está nas tuas mãos; faze-lhe como bem te parecer. E Sarai maltratou-a, e ela fugiu de sua face"

Agar pensou que ela iria simplesmente fugir e voltar para a casa da mamãe. E às vezes pode parecer o caminho mais fácil a seguir. A experiência me ensinou que o casamento dá trabalho. A observação me ensinou que a maternidade exige trabalho. Pode parecer mais fácil fugir, mas Agar aprendeu que você pode confiar em Deus.

(Gênesis 16:7) "Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur"

"No caminho de Sur" - (Porque) esta era a estrada de Hebron para o Egito, é provável que ela agora estivesse voltando para seu próprio país.

2. Há um deserto em sua experiência. Gênesis 16:7 "Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur"

Se tivessem sido escritos na época, estes seriam os versículos da vida de Hagar. Jeremias 9:2 "Oxalá que eu tivesse no deserto uma estalagem de viandantes, para poder deixar o meu povo, e me apartar dele! porque todos eles são adúlteros, um bando de aleivosos"

(Provérbios 21:19) "Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda"

3. Há uma dificuldade em sua experiência. Gênesis 16:7 "Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur"

B. A Bíblia revela os detalhes de seu socorro

1. Seu socorro veio do Deus que vê

Esta verdade é vista em dois dos versos da passagem ...

(Gênesis 16:7) "Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur"

(Gênesis 16:13) "E ela chamou, o nome do Senhor, que com ela falava, El-Rói; pois disse: Não tenho eu também olhado neste lugar para aquele que me vê?"

Ela chamou Seu nome "Aquele que me vê"

2. Seu socorro veio do Deus que guia

(Gênesis 16:9) "Disse-lhe o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos"

Em Sua liderança e direção, Deus disse: Volte e se humilhe. Deus parece sugerir que Hagar se humilhe em vez de permitir que outra pessoa a humilhe.

(Tiago 4:10) "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará"

(1 Pedro 5:6) "Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte a seu tempo"

3. Seu socorro veio do Deus que ouve

(Gênesis 16:11) “Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição"

Você não a vê agachada na fonte, meio louca de orgulho e vergonha, e ao mesmo tempo tomada por um desespero taciturno? Ela não sabe o que fazer; nem qualquer caminho de esperança se abre diante dela. Ai, pobre Agar! Mas embora não houvesse nenhuma oração dela para que Deus ouvisse, outra voz falou em seu ouvido. O anjo que apareceu de repente a ela disse: "O Senhor ouviu a tua aflição". Essa é uma frase muito bonita. Não oraste; foste obstinada, imprudente e, por fim, desesperada e, portanto, não clamaste ao Senhor. Mas tua profunda aflição clamou por ele.

Tu estás sofrendo muito, e Deus, o Todo-Piedoso, ouviu tua aflição. A aflição tem uma voz eloquente quando a misericórdia é o ouvinte. A aflição tem um apelo ao qual a bondade não pode resistir. Embora a aflição, a tristeza e a angústia devam ser acompanhadas de oração, mesmo quando a súplica não é oferecida, o coração de Deus é movido pela própria miséria. No caso de Agar, o Senhor ouviu sua aflição. Ele contemplou de sua glória aquela solitária mulher egípcia que estava em profunda angústia e veio rapidamente em seu socorro.

Conclusão: Aqui está uma canção que poderia ter sido a música tema de Agar ...

Lágrimas são uma linguagem que Deus entende

Verso 1

Muitas vezes você se pergunta por que as lágrimas caem de seus olhos

E os fardos parecem ser muito mais do que você pode suportar

Mas Deus está perto. Ele vê suas lágrimas caindo

E as lágrimas são uma linguagem que Deus entende

Verso 2

Quando a dor o abate, faz com que as lágrimas fluam.

Quando as coisas não saíram como você planejou

Mas Deus não vai esquecer de você Suas promessas são verdadeiras

E as lágrimas são uma linguagem que meu Deus entende.

Refrão:

Deus vê as lágrimas de uma alma com o coração partido

Ele vê suas lágrimas e as ouve quando elas caem

Deus chora junto com o homem e

Ele o pega pela mão

Lágrimas são uma linguagem que Deus entende

Lágrimas são uma linguagem que meu Deus entende

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem