Antes de Tentar Desempenhar o Ministério

Antes de Tentar Desempenhar o Ministério
Alguns anos atrás, tive a honra de falar para um grupo de missionários da América do Norte que estavam sendo enviados para a Ucrânia, Escócia, Espanha e Nova Zelândia. Eis o que eu disse a eles para serem missionários bem-sucedidos e fiéis.

1. Aprenda.

O ensino é parte da Grande Comissão (Mateus 28:18-20), mas devemos aprender antes de ensinar.

Não seja o cara com todas as respostas, especialmente se você estiver em um país estrangeiro ou uma cultura desconhecida. Seja primeiro um aprendiz. Se quisermos aprender, primeiro devemos estudar. Os bem-aventurados missionários interculturais estudam a cultura, o contexto e os estilos de comunicação de seu novo mundo. Então eles ensinam.

2. Lidere.

Mas, o que é liderança e qual a melhor maneira de liderar no meu novo contexto?

Muitos missionários (e pastores, plantadores de igrejas e líderes de ministérios voluntários) pensam que servir é um trampolim para uma liderança - que devemos servir para que um dia possamos liderar. Isso é exatamente o oposto do que Jesus ensinou.

Quando Tiago e João pediram para se sentar à direita e à esquerda de Jesus, eles estavam pedindo posição de liderança e autoridade. Jesus disse que estavam pensando em liderança como os gentios (pessoas distantes de Deus). Ele então descreveu sua visão de liderança com duas palavras que Tiago e João nunca usariam para descrever a liderança: servo e escravo.

Muitos são ensinados erroneamente que o serviço é o caminho bíblico para a liderança. Jesus ensinou exatamente o oposto. Ele ensinou que a liderança é uma plataforma para servir (Marcos 10:35-45). Os melhores missionários pensam e atuam como servos.

3. Ame.

É comum que as pessoas boas passem gradualmente ao ponto em que amam o fruto, a aventura e as recompensas do ministério mais do que amam a Deus. Nunca começa assim, mas acontece.

Alguns encontram o caminho de volta ao seu primeiro amor, outros passam suas vidas trabalhando para Deus ou fugindo de Deus. Pedro negou Jesus três vezes, depois voltou a pescar peixes em vez de pescar homens. Jesus restaurou Pedro. Mas observe que o relacionamento de Pedro com Jesus foi restaurado antes que seu ministério fosse restaurado. Jesus fez a Pedro perguntas relacionais, depois restaurou seu ministério. "Você me ama? ... você me ama? ... você me ama?"

Três negativas e três chances de expressar seu amor. Se Pedro tivesse negado quatro vezes, acho que Jesus teria lhe dado quatro chances de afirmar seu amor. Uma vez que o relacionamento foi restaurado, só então Jesus recomendou Pedro ao ministério. "Apascenta os meus cordeirinhos... Pastoreia as minhas ovelhas... Apascenta as minhas ovelhas" (João 21:15-19). Todo o ministério deve sair do relacionamento. Aqui está a ordem: ame Jesus, faça o ministério.

Mal posso esperar para ouvir sobre esses missionários quando estiverem no campo. Eu sei que Deus fará grandes coisas por eles, neles e através deles. Provavelmente nessa ordem.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem