Conhecendo e Sabendo Que O Conhecemos

Conhecendo e Sabendo Que O Conhecemos
Texto: 1 João 2:3-5

Introdução: Frequentemente simplificamos demais as lições bíblicas. Por exemplo, ouvi alguém dizer que existem apenas dois temas no Novo Testamento: como ser salvo e como os salvos devem viver. Isso parece bom à primeira vista, mas considerando mais detalhes, é lamentavelmente inadequado. O tema central do Novo Testamento é Jesus Cristo. Jesus veio buscar e salvar os perdidos, então a salvação é o tema principal. No entanto, a natureza de Deus, o caráter de Deus e a vontade de Deus são todos os principais temas do Novo Testamento. E o ministério do Espírito Santo? E depois há a Escatologia, o estudo das últimas coisas.

Embora eu esteja totalmente ciente do problema da simplificação excessiva, arriscarei isso ao olhar para os três versículos que estamos vendo hoje, 1 João 2:3-5. Como vimos, o propósito declarado no Evangelho Segundo João é convencer as pessoas de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e persuadi-las a confiar nEle para a salvação. Sem dúvida, um tema central da Primeira Epístola é encontrado nas palavras: “E nisto sabemos que o conhecemos ...” (vs. 3a). Aqueles que subscrevem a doutrina da perseverança dos santos, ou segurança dos crentes, citarão uma série de textos de prova nesta pequena epístola. No entanto, quero me concentrar na certeza da salvação neste momento.

Muitas vezes descobri que, quando prego sobre a certeza da salvação, recebo uma resposta que não havia previsto a princípio. Não é tanto que aqueles que comentaram sobre a mensagem estavam duvidando de sua salvação, mas sim que eles apenas apreciaram a certeza de que realmente são filhos de Deus, crentes nascidos de novo, os redimidos do Senhor. Eu sei que minha esposa me ama, mas se ela nunca me dissesse, eu ficaria desapontado. Sei que meu filho sempre será meu filho biológico, mas é especialmente gratificante ouvi-lo dizer: “Eu te amo”. Da mesma forma, mas de uma forma mais elevada, é com um sentimento de amor, admiração e gratidão que li esta pequena epístola e com os ouvidos do meu espírito ouço meu Deus dizer: “Sim, eu salvei você e você é meu. Amo você e quero que saiba, sem dúvida, que me pertence. Deixe-me dar-lhe algumas provas que sempre o ajudarão a saber que você me conhece”

I. Deus Quer Que Você Saiba Que O Conhece. V. 3-4.

A. Esta garantia destina-se apenas àqueles que nasceram de novo.

1. Nunca devemos oferecer falsas esperanças a alguém que não é salvo.

a. Pessoas perdidas podem buscar segurança no batismo.

b. Elas podem colocar fé na membresia da igreja.

c. Elas podem ter confiança nas boas obras.

d. Muitos chamam a Deus de Senhor e não são Seus.

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23).

Fui chamado para entregar a mensagem fúnebre para muitos parentes e alguns amigos íntimos. Em algumas ocasiões, deixei algumas pessoas um pouco nervosas quando preguei o Evangelho, em vez de simplesmente fazer um elogio. Certa vez, fiz um apelo urgente a um grande número de pessoas que compareciam ao serviço religioso para um de nossos parentes. Eu disse:

Preguei muitos funerais e conversei com muitas famílias ao longo dos anos. Que alegria é ver uma família com absoluta certeza de que sua mãe ou pai foi salvo e, portanto, "preparada para encontrar o Senhor". Sua dor era compreensível, mas sua alegria era inconfundível. Como um homem disse após a morte de sua mãe: "O céu vai ser um pouco mais doce agora". No entanto, quando há sérias dúvidas sobre se o falecido era um verdadeiro crente, as famílias tendem a racionalizar. Algumas vezes eles colocam muita fé em algumas evidências um tanto frágeis. Agora, deixe-me fazer este apelo urgente a você. Se você é cristão, não guarde isso em segredo de sua família e amigos. Por favor, não deixe sua família vir a um culto como este e se perguntar se você já recebeu Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor.

2. Você deve ser salvo pela graça, por meio da fé, Efésios 2:8-9.

3. O Evangelho de João nos diz como ser salvo, João 3:1; 16-18.

B. As Escrituras dizem que podemos saber que o conhecemos. v. 3.

“E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos”

1. “Sabemos” está no tempo presente - podemos saber agora.

2. “Conhecemos” é um indicativo ativo perfeito.

Os gnósticos se orgulhavam de seu conhecimento superior de Cristo, e João aqui desafia sua ostentação por meio de um apelo ao conhecimento experimental de Cristo, que é mostrado ao guardar seus mandamentos, frase inteiramente joanina (12 vezes no Evangelho, 6 nesta Epístola, 6 no Apocalipse).

O Evangelho de João foi escrito para que possamos saber que Jesus é o Cristo e que possamos confiar nEle para nossa salvação (João 20:30). Este versículo revela o propósito da Primeira Epístola de João: Que possamos ter conhecimento presente e contínuo de que chegamos a um conhecimento pessoal Dele. Esta é a resposta às afirmações gnósticas de conhecimento especial ou místico. Esse conhecimento está disponível, não apenas para certos indivíduos especialmente dotados ou abençoados que podem se gabar de um conhecimento superior, mas para todos os crentes.

Se você é um crente nascido de novo, você pode saber agora que conheceu Jesus Cristo como Salvador em algum momento no passado, e que ainda O conhece. Deus quer que você saiba disso e eu devo saber. Essa é a razão pela qual o Espírito Santo inspirou a escrita desta epístola.

C. Temos a certeza de que O conhecemos se guardarmos Seus mandamentos.

1. Isso não quer dizer que somos salvos por guardar Seus mandamentos.

2. Guardar Seus mandamentos é prova de que O conhecemos.

3. Em 1 João 5:3, João expande isso: “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos”

4. Isso ensina que nos abstemos de práticas pecaminosas porque amamos o Senhor.

5. Ensina que a obediência não é um fardo para os filhos de Deus.

a. Testemunhar não é pesado para os filhos de Deus.

b. A adoração não é um fardo para Seus filhos.

c. O ministério não é pesado para os verdadeiros crentes.

d. A mordomia não é um fardo para aqueles que sabem que conhecem Jesus Cristo.

e. A oração não é pesada para aqueles que O conhecem.

f. O estudo da Bíblia não é pesado para aqueles que O conhecem.

D. João amplifica isso no versículo 4. “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade”

1. Se você diz que conhece a Deus e não guarda seus mandamentos, você é um mentiroso.

a. Esta é uma linguagem forte (veja também 1:8, 10).

b. Por favor, entenda que é Deus quem está chamando você de mentiroso, não o pregador.

2. Tal afirmação enganosa vem somente de alguém que não conhece a verdade.

a. A verdade inclui a sã doutrina.

b. A verdade aqui inclui a realidade interna.

Em João 14:6, encontramos as palavras familiares: “Jesus disse-lhe:“ Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Jesus é a verdade eterna. A pessoa que afirma conhecer a Deus, mas não sente necessidade nem desejo de guardar Seus mandamentos, está se enganando. Uma pessoa perdida não pode saber a verdade, mas um cristão pode ficar confuso se estiver andando na carne. O Espírito Santo, que testifica ao seu espírito que você pertence a Deus, se entristece com o pecado, e Sua influência é extinguida quando o indivíduo persiste em tentar servir a Deus em seu próprio poder. Devemos primeiro conhecer Jesus como "o Caminho" e então, precisamos entender o princípio doutrinário em ação aqui. O amor de Deus se manifestará em obediência a Deus.

II. O Amor de Deus é Manifestado em Obediência a Ele. V. 5.

“mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele”

A. O amor de Deus é aperfeiçoado naqueles que guardam sua palavra.

1. A obediência a Deus é uma obrigação sagrada.

2. O Amor de Deus se manifesta por meio da obediência.

3. O Amor de Deus é aperfeiçoado naqueles que são obedientes a Deus.

A palavra grega para perfeito (teleios), pode ser definida como "tendo atingido o seu fim". Isso significa completo ou maduro. Um homem adulto é o teleios de um menino. Um grande carvalho é o teleios de uma bolota que caiu na terra muitos anos atrás. Um cristão maduro é um servo obediente do Senhor, cuja obediência manifesta o amor a Deus e o amor de Deus.

B. Por nossa obediência, sabemos que estamos em Deus.

1. “Em Deus” denota um relacionamento pessoal com ele.

2. Não estamos posicionados “em Deus” por meio de boas obras (Efésios 2:9; Gálatas 2:16).

3. Obediência é a prova de que estamos “em Deus”.

Obediência aqui denota obediência habitual, não atos ocasionais de obediência. Para o filho de Deus, a obediência é um estilo de vida, uma fonte de alegria. Nunca é um fardo. Alguém disse: “Muitas vezes ficava cansado no trabalho, mas nunca me cansava do trabalho”.

Aqueles que acreditam nas Sagradas Escrituras são obrigados a observar seus ensinamentos. Aqueles que não o fizerem serão limitados por suas consequências.

  • Eu realmente pertenço a ele?
  • Eu realmente reconheço Seu direito sobre mim?
  • Eu respondo à Sua autoridade e reconheço a Sua propriedade?
  • Eu encontro liberdade e realização completa neste arranjo?
  • Sinto um propósito e um profundo contentamento por estar sob Sua direção?
  • Conheço descanso e repouso, além de um senso definido de emocionante aventura, em pertencer a Ele?

Antes de poder dizer que Ele é meu pastor, preciso responder a essas perguntas.

Conclusão: Deus quer que você o conheça pessoal e intimamente. Se você nunca nasceu de novo, a Bíblia diz que este é o dia da salvação. Se você está procurando por algo, mas não entende termos como “nascer de novo”, deixe-me tentar explicar isso e orar por você. Se você é um crente nascido de novo em Jesus Cristo, muitas vezes procurará por segurança e, embora haja muitas passagens sobre o assunto, faz sentido começar bem aqui:

“E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos”

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem