O Perigo e a Tentação de Comparar o Seu Ministério Com o de Outros

O Perigo e a Tentação de Comparar o Seu Ministério Com o de Outros
É da natureza humana. Especialmente para os homens de Deus. Nós comparamos, contrastamos e pesamos nossos ministérios pelos sucessos, fracassos e expectativas dos outros. Independentemente do seu estágio ou nível de ministério, esta tentação é um inimigo persistente. O realizador em todos nós quer sobressair e avançar.

Queremos ganhar almas, construir edifícios, reuniões de livros, crescer ministérios, falar com frequência, o ministro das vezes, e aumentar a nossa rede. No entanto, alguns homens, em nome do ministério, estão simplesmente tentando fazer um nome para si mesmos. Nesse processo, podemos comparar e contrastar as nossas vidas com os outros afetando assim a nossa motivação para o que fazemos.

Você já se sentiu inferior ou superior como resultado da comparação? Vamos ser honestos, todos nós em um momento ou outro têm se confrontado com esta tentação. Eu certamente tenho; mas um dos maiores dias em meu ministério foi quando o Senhor me mostrou que eu estava medindo pelos padrões errados. Meu sucesso ou fracasso não é determinada pela experiência de outro; ele é medido pela minha obediência à palavra de Deus, e minha aceitação à vontade de Deus.

Então, como vamos superar um assunto tão depreciativo? Como você pode obter vitória sobre a comparação?

Perceba as Consequências da Comparação

Quando comparamos nossos ministérios com os dos outros uma das duas coisas vai acontecer: vamos ficar cheios de orgulho, ou cheios de piedade. Cheios de orgulho se estivermos fazendo "melhor" do que o colega, pena total se ficarmos aquém do sucesso dele. O Senhor não quer que nossos ministérios sejam caracterizados por uma ou outra destas mentalidades.

Não Acredite em Tudo Que Lê

Um dos perigos da mídia social é toda a promoção que se passa em ministérios particulares. Eu também já fui culpado de postar grandes dias sobre o culto de domingo (almas salvas, famílias unidas, recorde de público, altas reuniões espirituais). Não há nada de errado em ter essas experiências - Eu oro para que todos nós tenhamos esses tipos de experiência, todos os domingos.

No entanto, também já estive na outra extremidade: má experiência na pregação, assistência fraca, domingos difíceis ... você sabe, os altos e baixos, apenas para ler sobre como Deus salvou 10.000 em outra igreja (brincadeira). Não que eu esteja com ciúmes, não, pelo contrário, eu fico alegre das almas salvas em outras reuniões. Mas quando eu comparo com a minha experiência, dá espaço para eu questionar.

Regra de ouro: não acredite em tudo que você lê; eu lhe garanto, do outro lado, eles estão tendo dias difíceis também.

Meça o Seu Sucesso Por Sua Obediência a Cristo

Deus não dá a todos o mesmo ministério. Noé teve um ministério de construir. Moisés teve um ministério de pastorear. Davi teve um ministério de escrever. Nós todos temos tarefas e atribuições particulares que são ordenadas por Deus. Na maioria das vezes nós ficamos em apuros quando cobiçamos o que Deus concedeu a outros.

Minha verdadeira medida do sucesso é a minha obediência a Cristo. Se é a vontade dele para minha vida, pastorear 30 ou 3000 pessoas, devo comprometer minha lealdade e afeto a esse plano, independentemente do seu tamanho. Ao fazer isso, eu cumpro meu dever final - a submissão à vontade e o desígnio de Deus para a minha vida.

Mantenha Seus Motivos em Cheque

Por que está fazendo o que está fazendo? Você prega por popularidade? Você começa ministérios porque está buscando reconhecimento? Você tem uma certa abordagem por causa das expectativas dos "irmãos"? De tempos em tempos, devemos fazer um inventário de nossos motivos e nos perguntar esta pergunta prevalecente: isso é para a glória de Deus? Se for, continue fazendo! Se não for, deixa isso de lado, ou se livre disso.

Arrependa-Se

Sim, esta palavra deve ser parte do nosso vernáculo moderno ... mesmo para pregadores, ouso dizer, especialmente para os pregadores. Se este hábito insidioso de comparação conquistou seu coração e atenção, peça ao Senhor para perdoá-lo, e manter uma muralha em torno de suas intenções e vontade.

O único lugar que esta lei de comparação e contraste devem ser permitidos existir é na nossa abordagem hermenêutica da Escritura. Tire isso de seu coração e peça a Deus para perdoá-lo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem