Série: Estudo do Espírito Santo (2)

Série: Estudo do Espírito Santo (2)
Na semana passada estudamos sobre Deus, Cristo e a parte do Espírito Santo na criação do mundo físico. Notamos que cada um é uma pessoa distinta e cada um teve uma função distintiva na criação do mundo físico. Observamos que Deus ordenou que a criação nascesse através de sua autoridade. (Gênesis 1:1) Observamos ao longo do primeiro capítulo de Gênesis que a frase "Disse Deus" precedeu cada ato de criação. Também notamos que Cristo foi o criador dos elementos físicos do mundo material. (Colossenses 1:16-17).

A parte do Espírito Santo na criação do mundo material foi organizá-lo e estabelecer leis pelas quais o material pudesse ser sustentado. Ele também perpetua toda a vida na Terra através das leis regenerativas que ele estabeleceu na criação. O Espírito Santo adornou os céus. (Jó 26:13). Ele renova o reino vegetal por meio de suas leis regenerativas. (Salmos 104:30). Ele também está presente em toda parte e suas leis de perpetuação se estendem por todas as galáxias. (Salmos 139:7-10). Ele está presente onde quer que estejam as leis do universo. O Espírito de Deus continua envolvido na vida física dos humanos. (Jó 33:4)

Nesta semana, quero que usemos o que aprendemos na semana passada como uma analogia com o que Deus, Cristo e o Espírito Santo estão fazendo no mundo espiritual. Existe uma analogia próxima entre o reino material e o espiritual. Deus é o Originador, Criador e Supremo Governante do universo material: a Palavra (Cristo) é o agente através do qual todas as coisas foram feitas; o Espírito Santo é o organizador, o representante da vida, legislador e guia do reino material.

O mesmo é verdade no reino espiritual; Deus, o Pai, originou e planejou isto; Ele trouxe este novo reino espiritual através do agente divino, Cristo seu Filho. Foi o Espírito Santo quem revelou as leis que sustentam o reino espiritual de Deus. No Pentecostes, o Espírito Santo veio e através dos apóstolos pregou as leis do reino espiritual de Deus através da revelação do evangelho.

I. Três Pessoas Envolvidas na Criação do Reino Espiritual de Deus

A. O estabelecimento do reino espiritual de Deus na terra foi pela autoridade de Deus. Por ordem de Deus, Cristo entrou em nosso mundo.

Quando Eva comeu o fruto proibido no Jardim, nossa relação espiritual com Deus foi destruída. A partir do momento em que o pecado entrou no mundo, Deus começou a desdobrar seu plano para uma nova criação espiritual por meio de Jesus Cristo. Nós estávamos mortos em pecado, mas agora Deus procura nos fazer sua nova criação em Cristo. (Efésios 2:1-10)

Romanos 8:3-4 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”.

2 Coríntios 5:17 “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

1. Deus enviou um anjo a Maria para anunciar o nascimento de Jesus Cristo.

Lucas 1:26-31 26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. 29 Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. 30 Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus”

2. Enquanto na terra Cristo somente ensinou o que Deus o autorizou a ensinar, foi por ordem de Deus que Cristo falou.

João 12:47-50 "47 E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. 48 Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia. 49 Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, esse me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar. 50 E sei que o seu mandamento é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Pai me ordenou"

João 5:30 “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

B. O papel do Espírito Santo na nova criação espiritual de Deus.

1. O papel do Espírito Santo foi a concepção de Cristo. Assim como o Espírito Santo estava dando vida à matéria morta na criação do mundo físico, Ele está dando vida quando Jesus é concebido na virgem Maria.

Lucas 1:34-35 "34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus"

Mateus 1:20 “E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo”

2. O papel do Espírito Santo era guiar o ensino de Cristo.

Isaías 42:1-4 "1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. ele trará justiça às nações. 2 Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na rua. 3 A cana trilhada, não a quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará a justiça; 4 não faltará nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei”.

Mateus 12:17-18 17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: 18 Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará aos gentios o juízo”.

C. Cristo voluntariamente veio ao mundo físico para nos salvar espiritualmente para sermos recriado à sua imagem. Filipenses 2:1-11

João 10:18 “Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai”.

Efésios 2:10 “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas”.

2 Coríntios 5:17-19 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação”.

II. Reino Espiritual Sustentado Pelo Espírito Santo

A. Foi através de Cristo que o Espírito Santo promulgou as leis do reino espiritual. O Espírito Santo continuou seu trabalho através dos discípulos. O Espírito Santo tomou as leis dadas por meio de Cristo e continuou a dar essas mesmas leis aos seus discípulos.

1. Jesus prometeu aos discípulos que o Espírito Santo estaria com eles.

Mateus 10:19-20 19 Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós”.

2. O Espírito Santo ensinaria todas as coisas aos discípulos e os lembraria do que Jesus havia dito enquanto estava na Terra.

João 14:25-26 "25 Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”.

3. O Espírito Santo guiaria os discípulos para toda a verdade e convenceria o mundo do pecado.

João 16:7-11 7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado”.

João 16:13 “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras”.

Essas leis dadas pelo Espírito Santo continuam a sustentar e sustentar todos aqueles que são salvos.

4. O evangelho revelado pelo Espírito Santo aos apóstolos. Nos versículos seguintes, Paulo fala do evangelho como algo que ninguém jamais viu, concebeu ou ouviu, mas Deus revelou agora o mistério das eras - o caminho da salvação de Deus. O evangelho foi revelado pelo Espírito Santo.

1 Coríntios 2:9-13 9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. 11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; 13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais”.

Efésios 3:1-6 1 Por esta razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios... 2 Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; 3 como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi, 4 pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, 5 o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas, 6 a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho”

O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e a mente não pode conceber, nos é revelado através do evangelho de Cristo. Foi escrito nas escrituras para nós entendermos.

5. Tudo o que podemos saber sobre o plano de Deus para salvar - sobre sua nova criação espiritual foi revelado pelo Espírito Santo.

2 Pedro 1:21 “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo”.

Isaías disse: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos... " (Isaías 61:1) "Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito" (Salmos 51:11) "O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua”. (2 Samuel 23:2)

Tudo o que sabemos sobre Deus nos foi revelado através do Espírito Santo tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento.

Conclusão: Podemos reconhecer claramente a parte do Espírito Santo em nossa salvação. Na próxima semana, observaremos as obras milagrosas do Espírito Santo no estabelecimento da igreja. Estudaremos também como o Espírito Santo continua a trabalhar na vida do crente.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem