Série: Estudo do Espírito Santo (3)

Série: Estudo do Espírito Santo (3)
1. O Espírito Santo é uma pessoa distinta. Ele é a terceira pessoa da divindade. Compreender que o Espírito Santo é uma pessoa remove muito do mistério. Observe as referências do pronome pessoal nos versos a seguir.

João 14:14-17 14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. 15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós”.

2. O Espírito estava ativamente envolvido em lembrá-los de todas as coisas que Jesus disse, convencendo o mundo do pecado, guiando os apóstolos em toda a verdade e mostrando-lhes as coisas futuras.

João 14:25-26 "25 Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”.

João 16:7-9 7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim”

João 16:13-15 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará”.

I. A Obra do Espírito Santo no Novo Testamento.

A. Jesus batizaria os discípulos com o Espírito Santo.

1. João Batista ensinou que Cristo batizaria com o Espírito Santo.

Mateus 3:11-12 "11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. 12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível"

2. Cristo promete que trabalharia com seus discípulos depois de sua ascensão ao céu.

Marcos 16:17-20 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam”

a. A ajuda de Cristo viria através do envio do Espírito Santo. O Espírito Santo foi enviado para confirmar a palavra dos apóstolos.

Lucas 24:46-49 "46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; 47 e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas destas coisas. 49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”.

Atos 1:4-5 "4 Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. 5 Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias”

Atos 1:8-9 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos”.

B. Os discípulos são batizados pelo Espírito Santo, como Jesus prometeu.

Atos 2:1-4 1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

1. O Espírito Santo confirma a palavra dos discípulos através do falar milagroso das línguas. Não havia línguas misteriosas, mas línguas conhecidas.

Atos 2:5-11 "5 Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando? 8 Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 cretenses e árabes-ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus”.

a. Notamos que os discípulos estão em Jerusalém, conforme ordenado por Cristo em Atos capítulo 1, e eles estão revestidos com poder do alto.

b. Cristo está confirmando sua palavra através do falar milagroso em línguas que nunca haviam estudado. No entanto, os judeus de todas as nações foram capazes de ouvi-los em suas próprias línguas.

c. O milagre de falar em outras línguas serviu como sinal da presença e aprovação de Deus do que os discípulos estavam dizendo. Os judeus crentes no Pentecostes entenderam as maravilhas de Deus declaradas pelos discípulos de uma maneira inteligível.

2. O Espírito Santo dá direção no Pentecostes através do evangelho falado pelos apóstolos. Os ouvintes não são ordenados a serem batizados pelo Espírito Santo, ao contrário, ouvem as palavras que falam e recebem o dom do Espírito. (Atos 2:39)

a. Pedro pede que eles ouçam as palavras que ele estava dizendo.

Atos 2:22 "Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis”

Atos 2:36-39 "36 Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar”.

b. Pedro pede que eles sejam batizados "em nome de Jesus Cristo". "Em nome de Jesus Cristo" significa simplesmente pela autoridade de Cristo. Portanto, vemos que o Espírito está guiando os apóstolos a pregar e ensinar as coisas que eles ensinaram pela autoridade de Cristo.

c. Vemos o cumprimento da promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo. Vemos o Espírito convencer os pecadores ao guiar os discípulos para revelar o evangelho.

3. O Espírito também convenceu os apóstolos do que Deus queria que eles fizessem. O Espírito Santo convenceu Pedro de que Deus havia concedido o arrependimento tanto a judeus como a gentios.

Atos 10:44-48 44 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; 46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. 47 Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? 48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias”.

Atos 11:15-18 "15 Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio. 16 Lembrei-me então da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade, batizou com água; mas vós sereis batizados no Espírito Santo. 17 Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus? 18 Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida"

4. O trabalho do Espírito Santo em todos os casos era convencer aqueles que ouviam a vontade de Deus. Em Atos, capítulo 1, aqueles que ouvem os apóstolos são convencidos da vontade de Deus. Em Atos 10, os apóstolos foram convencidos da vontade de Deus falada pela boca dos gentios. No entanto, em cada caso, todos seguiram as coisas ensinadas pelos discípulos para serem salvos. Nunca foi algo melhor sentido do que dito. Os gentios não foram salvos pelo batismo do Espírito Santo, eles foram ordenados a serem batizados.

C. Cristo confirmou a palavra dos apóstolos em todo o livro de Atos através de sinais milagrosos.

a. Cura do aleijado nas portas do templo feitas pela autoridade de Cristo. Atos 3:6, 12-13
b. A morte de Ananias e Safira. Atos 5:3
c. A conversão dos samaritanos. Atos 8:4-8
d. O espírito guiou Filipe ao eunuco etíope. Atos 8:29
e. Pedro levantou Tabita dos mortos pelo poder de Cristo. Atos 9:36-43
f. Paulo foi salvo de uma picada de cobra venenosa. Atos 28:1-6

4. O evangelho foi recebido pelo poder de convicção do Espírito Santo. Cada vez que um milagre era feito, era para confirmar o que tinha sido dito ou o que estava prestes a ser dito. O processo de conversão dependia de pessoas que atendiam à palavra falada pelos apóstolos. 

1 Tessalonicenses 1:4-5 4 conhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição; 5 porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós”.

Hebreus 2:3-4 "3 como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram: 4 testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade”.

5. Portanto, podemos crer nas Escrituras. 

Efésios 3:2-5 2 Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; 3 como pela revelação me foi manifestado o mistério, conforme acima em poucas palavras vos escrevi, 4 pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, 5 o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas”

2 Timóteo 3:16-17 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”.

Conclusão: Cristo estava trabalhando através do Espírito Santo para confirmar o evangelho.
Aqueles que rejeitaram a Cristo puderam mais tarde crer nas palavras dadas pelo Espírito de Deus e serem salvos. Mas aqueles que rejeitam as palavras do Espírito não podem ser salvos. Não há outra maneira de serem salvos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem