Andando na Luz - Comunhão Com Deus

Andando na Luz
Texto: 1 João 1:5-6

Introdução: Os três primeiros relatos do Evangelho foram inspirados pelo Espírito Santo para proclamar a Pessoa, nascimento, vida e ensinamentos de Jesus Cristo, Lucas foi escrito especificamente para nos dar um relato histórico preciso de tudo o que Ele fez e ensinou - isto é, tudo o que ele foi inspirado escrever. O quarto Evangelho foi “escrito para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31). A Primeira Epístola de João foi escrita para nos ajudar a “saber que o conhecemos” (1 João 2:3a). Conhecer Jesus como Salvador não é um sentimento - a salvação iniciará os sentimentos, mas os sentimentos nunca iniciarão a salvação.

Embora a Primeira Epístola de João tenha sido escrita para equipar a igreja para sua guerra contra uma heresia específica daquela época (e, portanto, para heresias semelhantes de nossos dias), também foi escrita para fornecer aos crentes a garantia de sua salvação. Deus quer que você saiba que o conhece!

I. Deus é Luz. V. 5

“E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas”

A. Esta é a mensagem que os apóstolos receberam do próprio Jesus.

1. Esta é a mensagem que ele proclamou.

2. Esta é a mensagem que o Espírito Santo está proclamando agora por meio de João.

B. Luz aqui é uma metáfora para Deus.

1. Ninguém pode definir Deus.

2. Várias metáforas, atributos e títulos nos ajudam a conhecê-lo mais intimamente.

3. Nenhum tema ou metáfora usado com tanta frequência na Bíblia é insignificante.

C. A luz é uma metáfora muito especial para Deus.

1. Existem muitas qualidades e atributos da luz.

2. Existem sete cores básicas.

Existem três cores primárias, vermelho, azul e amarelo, e a partir dessas cores, todas as outras cores são feitas. As três cores secundárias, laranja, roxo e verde se unem às cores primárias para completar o arco-íris. A integridade do arco-íris ilustra a integridade de Deus.

As cores do arco-íris refletem várias quantidades de luz. Também temos preto e branco, bem como tons e sombras. Uma tonalidade é qualquer matiz com branco adicionado a ela. Uma sombra é qualquer matiz com preto adicionado a ela. O branco reflete a luz. O preto absorve a luz, mas não a reflete. Talvez seja nessas qualidades específicas que as metáforas sejam mais apropriadas. A luz revela, a escuridão oculta.

Para a pessoa perdida, encontrar significado nessa metáfora seria um pouco como um cego procurando um gato preto em um quarto escuro - que não está lá. Ele pode gastar muita energia, mas não encontrará nada. A razão pela qual somos capazes de ver Deus (com olhos espirituais), de percebê-lo e compreendê-lo é que Ele está constantemente se revelando a nós para nos capacitar a conhecê-lo - e saber que o conhecemos.

3. O espectro completo fala de um Deus que é completo e absoluto.

D. Existem três qualidades da luz que tornam a metáfora mais significativa.

1. Existe atividade - ela é vista e sentida.

2. Há luminescência - é vista.

3. Existe calor - é sentido.

E. Nossa Salvação é a Obra de Deus, Quem é Um é Essência, Três em Personalidade.

1. O Pai planejou.

2. O Filho o executou.

3. O Espírito Santo o revelou com poder.

II. A Prova da Comunhão Com Deus Está no Caminho Que Andamos. V. 6

“Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade”

A. Os verdadeiros crentes podem ter comunhão com Deus.

1. O cristão tem o privilégio de ter comunhão com o Senhor.

2. Alguém pode reivindicar comunhão sem tê-la.

3. A cada momento você está sob o controle do Espírito Santo, ou a velha natureza pecaminosa.

4. Aqui, “se” introduz a primeira das cinco cláusulas condicionais nesta seção.

Existem quatro condições de classe no Novo Testamento grego:

1. A condição de primeira classe - assumida como verdadeira (se for uma árvore - e é).

2. A condição de segunda classe - presumida não ser verdadeira (se eu fosse uma árvore - mas não sou).

3. A condição da terceira classe - pode ser verdade ou não (se você continuar na dieta, perderá peso e protegerá seu coração - pode ou não).

4. A condição da quarta classe - eu gostaria que fosse, mas não é - como em 1 Pedro 3:17.

A condição de terceira classe usada aqui significa que alguém pode reivindicar comunhão com Deus ou não. A comunhão com Deus está disponível para todos os crentes, mas muitos que afirmam ter comunhão com Ele estão mentindo para si mesmos e para os outros. A Escritura aqui revela como cada pessoa pode saber se está ou não em comunhão com Deus. Isso é fundamental - você precisa saber; é melhor você saber!

Lembre-se de que nenhuma pessoa perdida tem comunhão com Deus. Uma pessoa que está em comunhão com Deus é um cristão cheio do Espírito Santo, uma pessoa que anda no Espírito ou na luz (v. 7). Uma pessoa que está fora da comunhão com Deus é uma pessoa perdida ou um crente que é dominado por sua velha natureza pecaminosa; isto é, ele está caminhando nas trevas. Sua vida reflete muitos dos mesmos padrões e hábitos encontrados em pessoas perdidas. Ele é carnal, entristecendo o Espírito Santo pelo pecado, extinguindo o Espírito Santo por meio das obras da carne (até mesmo as boas obras). Ele está caminhando nas trevas, mesmo quando afirma estar em comunhão com Deus. Você não pode andar na escuridão e andar na luz ao mesmo tempo.

B. Muitos não praticam a verdade.

1. Pessoas perdidas não podem praticar a verdade porque não conhecem a verdade.

2. Os crentes carnais não estão praticando a verdade.

3. Moralidade não é Cristianismo.

Você não consegue ser um cristão sendo moral, você tem o poder de viver uma vida moral quando recebe Jesus Cristo. Alguém que está andando de acordo com a carne, ou sua velha natureza pecaminosa, pode ser muito difícil de distinguir de uma pessoa perdida - ou, ele pode ser muito difícil de distinguir de um crente que está andando na luz. Pode-se obedecer às regras, abster-se de vícios, ir à igreja todos os domingos e ainda assim estar perdido ou ser um crente que não está em comunhão com o Senhor.

A moralidade é o subproduto do Cristianismo, o Cristianismo nunca é o subproduto da moralidade, nem o Cristianismo deve ser igualado à moralidade. Deus é muito claro sobre isso.

4. Uma pseudo-espiritualidade professa comunhão com Deus, mas não pratica a verdade.

Isso pode assumir várias formas. Alguns confundem meios e resultados. Boas obras são fruto da nossa salvação, não a raiz. Boas obras não nos enchem com o Espírito Santo; ser cheio do Espírito Santo produz boas obras. A pseudo-espiritualidade pode personificar personalidades ou certos traços vistos em outras pessoas, desde roupas, a fala, a expressões faciais e até mesmo clichês religiosos. A pseudo-espiritualidade leva a pessoa a comparar sua vida com a de outras pessoas, ao invés de Cristo. Ele observa os outros quando deveria seguir a Palavra de Deus. Ele ou ela pode estar se enganando com expressões exteriores de religião, variando de rituais simples a ascetismo, jejum, abstinência de álcool ou maquiagem.

5. Estou convencido de que muitos que afirmam ter comunhão com Deus hoje estão mentindo.

Estou convencido hoje de que muitas pessoas estão vindo à igreja para se divertir. Eles querem que o pastor os entretenha, eles querem que o coro os entretenha, eles querem que os músicos os entretenham. O que eles não querem é o verdadeiro arrependimento diante de Deus. Estamos vendo muito do que é chamado de crença fácil por parte das pessoas que vão à igreja com um pensamento em mente: elas querem partir sentindo-se bem consigo mesmas.

Existem dois grupos de pessoas que são culpadas de mentir para Deus e outras pessoas. Primeiro, existem aqueles que vivem em pecado declarado. A jovem que se gaba de sua imoralidade para com a amiga em um momento e no momento seguinte ela anuncia para outro: “Estarei orando por você”.

O segundo grupo a praticar essa pseudo-espiritualidade é formado por pessoas que estão sempre na igreja, mas não querem ser confrontadas com o pecado. Eu dividiria este grupo. Primeiro, há aqueles que parecem entediados com tudo isso. Eles geralmente estão em cultos, mas não há muito em sua atitude que atrairia pessoas perdidas para Jesus Cristo. Depois, há aqueles que parecem pensar que a prova de sua espiritualidade é sua disposição de esclarecer todas as outras pessoas. Quantas vezes vi um adulto sênior criticar um jovem por algo trivial e depois contar aos outros o que disse a ele, nunca parando para considerar como isso foi percebido do outro lado.

O próximo grupo é formado por pessoas felizes, contentes e elogiosas. Eles adoram cantar, acenar com as mãos, dançar, balançar, alguns deles com uma expressão vertiginosa. Mas não diga nada negativo. Condene o pecado e você será um julgador, e ser crítico é pior do que o pecado de bruxaria, imoralidade ou violência.

Alguém anunciou recentemente para uma grande congregação que o cristianismo não é sobre missões, é sobre adoração. Em termos teológicos profundos, isso é estúpido! Essa pessoa leu a Grande Comissão recentemente? Por que qualquer cristão deveria separar a adoração e as missões ou evangelismo?

A adoração e o louvor são bíblicos, mas o Evangelho costuma ser um confronto e hoje, quer eles queiram ouvir ou não, devemos enfatizar as missões e o evangelismo pessoal. Devemos exigir arrependimento do pecado e uma vida separada. Devemos encorajar as pessoas a falar com Deus por meio do louvor, mas adverti-los do perigo de não ouvir quando Deus está falando com eles.

Recentemente, conversei com um homem que me disse que recebeu Jesus Cristo em um mosteiro quando era adolescente. Ele disse que orou e pediu a Jesus para salvá-lo e ele nunca vai esquecer por causa de um sentimento caloroso que se apoderou dele. Se este homem recebeu Jesus Cristo, ele foi salvo, independentemente de onde estivesse no momento. No entanto, se você deseja ter certeza de sua salvação, um sentimento caloroso não é a prova ou teste mais confiável. Os sentimentos estão sujeitos a mudanças conforme suas circunstâncias mudam, mas a Palavra de Deus nunca muda.

Sua salvação é importante demais para ser deixada por conta dos sentimentos de alguém. Deus deseja que você o conheça e que você saiba que o conhece (1 João 2:3). Depois que meu jovem amigo me disse que sabia que tinha sido salvo quando adolescente, perguntei a ele sobre a leitura ou o estudo da Bíblia e ele admitiu que não lê a Bíblia - mas ele sabe que deveria. O Senhor nos deu muitos testes ou provas para nos ajudar a saber que O conhecemos. Mas, se você quiser saber, e por que não gostaria de saber, entre na Palavra de Deus e apresente o Espírito Santo como seu guia e o Senhor lhe dará a certeza de que você precisa.

Conclusão: A condição de terceira classe neste versículo implica uma escolha que deve ser feita. Você pode reivindicar comunhão com Deus ou não. Você pode realmente ter comunhão com Deus ou não. Se você está em comunhão com Ele, regozije-se e peça a Ele para fortalecer sua comunhão, enchendo-o com Seu Espírito.

Se você está convencido do fato de que, embora não esteja andando em comunhão com Deus, pode muito bem ser que você esteja perdido e precise ser salvo. Se você nunca nasceu de novo, a comunhão com Deus é impossível. Deus enviou Seu Filho para morrer na cruz por você e se você colocar sua confiança Nele, Ele lhe dará a vida eterna, e isso inclui acesso a Ele (Romanos 5) e comunhão com Ele.

Nem todos os cristãos que afirmam ter comunhão com Deus estão dizendo a verdade. Eles estão mentindo para Deus, mentindo para outras pessoas e, sim, mentindo para si mesmos. O que eles precisam fazer? Eles precisam confessar seus pecados a Deus, arrepender-se, encontrar perdão e restauração para ter comunhão com Deus.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem