A Prova do Amor – O Amor a Deus e ao Mundo

A Prova do Amor – O Amor a Deus e ao Mundo
Texto: 1 João 2:10-15

Introdução: Ou você ama a Deus ou ama o mundo. Não há outra possibilidade. Se você ama a Deus, você ama as coisas de Deus, mas se você ama o mundo, você ama as coisas do mundo. Por outro lado, o amor pelas coisas de Deus indica um amor por Deus, e o amor pelas coisas do mundo indica uma afinidade pelo mundo. Aquilo a que você confia seus pensamentos, sua energia e seus recursos, o deixará saber a quem você pertence. A pessoa perdida não pode honrar a Deus, um cristão carnal o desonra, mas somente um crente que está andando na luz (um crente espiritual) pode verdadeiramente honrá-lo.

Hoje, gostaria que analisássemos seriamente o que o Senhor tinha em mente quando nos ordenou que O amassemos e que amássemos uns aos outros. Este amor é frequentemente distorcido por pregadores e professores bem-intencionados, simplificado demais por alguns que têm boas intenções e ignorado por ainda mais pessoas. Oh, falamos muito sobre amar a Deus e aos outros, mas muito do que ouço é muitas vezes superficial.

Bem, eu tenho uma confissão, e é uma confissão que não gosto de fazer. Acho intrigante que muitas das pessoas que são chamadas a dar seu testemunho pessoal chocam as pessoas com seu passado sórdido ou as entretêm com histórias de sua juventude desperdiçada. Eu me pergunto, por exemplo, se não seria mais fácil para alguns admitir uma vida de vício, desonestidade e até violência do que se levantar diante de uma congregação e confessar: “Eu sou um hipócrita”. Ou “Devo confessar que passei muito tempo conversando com alguns de vocês sobre o resto de vocês. Eu sou um caluniador, um difamador e um fofoqueiro”. Eu não gostaria de dar um testemunho assim.

Bem, eu adiei tanto quanto ouso, então aqui está. No início de minha caminhada com o Senhor, eu ouvia as pessoas, seja em conversas, aulas da Escola Dominical ou sermões, falar sobre o quanto amavam a Deus e quanto amavam as outras pessoas. Algum pregador falava sem parar sobre o quanto amava seu povo, mas como um jovem pastor, tive que admitir que havia algumas pessoas que simplesmente me irritavam! Desculpe, mas com toda a honestidade, eu tinha que admitir.

Havia ocasiões em que ouvia alguém assumir um ar de espiritualidade - ou assim parecia - e em termos eufóricos “compartilhar” conosco o quanto ama o Senhor. Tive que acrescentar a palavra “compartilhar” apenas para que você soubesse que ainda sou um pregador batista. Não falamos, dizemos, expressamos, ensinamos ou pregamos - nós “compartilhamos com você”. Agora que demorei um pouco mais, deixe-me chegar ao que realmente me preocupava lá nos meus tempos de colégio. Quando eu via alguém assumir uma espécie de “brilho sagrado” e falar sobre quanto amor eles sentiam em seu coração por Deus, e quanto o amor de Deus aquecia seu coração, eu examinava meus próprios sentimentos e aparecia carente. Eu disse isso, e mesmo agora temo que alguém me entendeu mal ou me desligou antes que eu pudesse explicar.

Como um jovem crente, eu me perguntava o que havia de errado comigo. Eu estava tentando amar a Deus de todo o coração, alma, mente e força, mas alguns dos testemunhos que ouvi me deixaram com a sensação de que algo estava faltando em meu coração. Eu simplesmente não sentia o que algumas daquelas pessoas afirmavam ter sentido. Quando pensava em minha mãe e em meu pai, sentia algo, e geralmente era bom. Quando pensei em meus irmãos e minha irmã, senti amor por eles. Eu entendi isso, e embora eu não tenha dito a eles que os amava depois que eles estavam em idade escolar, eles nunca poderiam ter duvidado disso. Quando pensava no meu colega de time ou colega de escola, sentia um sentimento especial de "amizade" por ele - mas certamente não disse a nenhum amigo do sexo masculino que o amava - não naquela época. E nem eles! Como um menino de quinze anos que ia a todas as reuniões associativas de jovens que eles agendavam, descobri que essas reuniões sempre tinham mais meninas do que meninos. E toda vez que eu ia a uma reunião ou “comunhão” e alguma garota nova sorria para mim - bem, eu entendia outro tipo de amor.

Mas, por que eu não “senti” tanto amor, ou mais, quando pensei em meu Senhor, ou em todas aquelas outras pessoas que Ele me mandou amar? Então, alguns anos depois, ouvi um pastor respeitado perguntar: "Como posso amar pessoas que não são muito amáveis?" Claro, ele tinha uma resposta: “Não posso amá-los, mas Cristo em mim pode amá-los”. No começo eu vi isso como uma saída, mas então me ocorreu que Deus não ordenou a Jesus que os amasse, Ele ordenou que eu os amasse.

Então, descobri que amo a Deus e amo aqueles que ele me mandou amar - embora não tão perfeitamente quanto Ele os ama. Devo confessar constantemente meu fracasso (1 João 1:9) e buscar Sua ajuda à medida que cresço nessa área. Mas, nunca mais permitirei que algum santo bem-intencionado ou super-santo piedoso despeje sobre mim uma carga de culpa porque não sinto o que ele sente. Se você já teve um problema com isso, oro para que também encontre a solução de Deus.

I. O Amor Mútuo é a Prova de Que Estamos em Cristo. V. 10-11.

“Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos”

A. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz. V. 10.

1. O assunto é o crente.

2. O objeto é outro crente.

3. A ação é amor

Existem quatro tipos básicos de amor no Novo Testamento. Existe um amor philia, ou amor pela família. As pessoas deveriam amar naturalmente os membros de sua própria família, mas Paulo mostra claramente em Romanos 1 que há pessoas que não têm uma afeição natural por aqueles que deveriam amar naturalmente - naquele ponto, ele não estava falando sobre homossexualidade; ele vai cobrir isso bem o suficiente.

O segundo tipo de amor (Eros) é o que podemos chamar de amor romântico. Quando Hollywood fala sobre amor, geralmente está falando sobre esse tipo de amor. Filmes populares, programas de televisão e muitos na indústria da música hoje confundem amor com luxúria. Livros foram escritos sobre esse tipo de amor, mas não é com esse tipo de amor que João está lidando aqui.

Os dois tipos de amor com os quais nos preocuparemos hoje são ágape e fileo. Embora ambas as palavras sejam simplesmente traduzidas como “amor” no Novo Testamento, cada palavra tem um significado específico e distinto. Você costuma ouvir alguém dizer que ágape é o amor cristão. Bem, vamos explorar isso por um minuto. Em João 3:16, Deus ama o mundo com o tipo de amor ágape. Isso não prova que ágape é amor piedoso? Bem, vamos comparar dois versos.

Quando em João 3:35, "O Pai ama o Filho", é com um amor do tipo ágape.

Mas em João 5:20, quando “o Pai ama o Filho”, é com amor do tipo philos (phileo).

O que devemos concluir disso? Deus ama tanto com ágape como com philos. Mas fica mais interessante. Em João 3:19, lemos: “E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más”. Aqui, a palavra é ágape. Quando pessoas más amam coisas más aqui, é com amor ágape!

O que tudo isso significa? Por um lado, quando Deus ama, quer ele ame o mundo com amor ágape, ou Seu Filho com amor phileo, é sempre amor piedoso. É lógico supor que, quando pessoas piedosas estão amando os outros no poder do Espírito Santo, elas estão praticando o amor cristão. Qualquer amor que tenha Deus como sujeito é amor piedoso. Deus ama perfeitamente, seja no amor ágape ou no amor phileo. Os cristãos amam de maneira imperfeita, mas no poder do Espírito Santo, eles podem amar com um amor piedoso ou cristão. Pessoas perdidas não podem amar com um amor piedoso, mesmo quando manifestam mais amor tipo phileo do que muitos cristãos.

Então, como posso entender que tipo de amor o Senhor espera de mim? Ágape 'é um tipo de amor de atitude mental. Pode ser comandado. Eros não pode ser comandado. Se você disser a João para se apaixonar por Susana, terá tudo menos garantido que ele ficará o mais longe possível de Susana.

Mas e quanto a phileo? Suponha que um novo vizinho se mude para o lado de uma família cristã. Vamos chamá-los de Fulanos. O pastor vai visitar a nova família e depois passa para pedir aos Fulanos que visitem seus novos vizinhos - afinal, eles são cristãos e têm boas perspectivas para sua igreja. Ele explica que os pais têm mais ou menos a sua idade e os filhos deles estão nas mesmas séries que seus filhos. Os meninos jogam futebol e as meninas têm interesses semelhantes. O pastor os incentiva a cultivar um relacionamento com os novos vizinhos, garantindo-lhes que serão os melhores amigos.

Os fulanos vão com um bolo de milho para conhecer os vizinhos. Os vizinhos estão ocupados e as crianças não "se dão bem". As coisas que o pastor pensou que eles poderiam ter em comum são superadas pelas coisas que eles não têm em comum. Os Fulanos são da direita conservadores e os vizinhos são da esquerda liberais. Esta não é uma boa combinação. Tanto os Fulanos quanto seus vizinhos enfrentam um dilema: como posso amar alguém de quem nem mesmo gosto? Eles se sentirão culpados porque Deus ordena que se amem quando eles nem mesmo gostam um do outro?

O fato é que Deus ordena ágape, uma atitude mental de amor, um amor que pode ser dirigido, controlado e monitorado pela mente. Você pode amar genuinamente (ágape) uma pessoa que você ainda não ama com um amor do tipo phileo. Os cristãos são ordenados a amar uns aos outros, e entre aqueles que você ama com o tipo de amor ágape, você cultivará uma amizade profunda e duradoura (phileo) com alguns deles. Concentre-se no amor que Deus ordena, o amor que você pode direcionar com sua mente. Busque o bem maior para essa pessoa, começando com sua salvação e continuando com o serviço ou ministério a essa pessoa. Se o Senhor abençoa você a ponto de desenvolver uma amizade íntima (phileo) com essa pessoa, você é realmente abençoado.

4. O Espírito Santo permite que você ame os outros.

“e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5).

5. A Bíblia é o seu guia infalível.

O crente deve amar (ágape) a todos. Quando essa pessoa também é crente, você também deve procurar cultivar uma amizade mais profunda (phileo) por ela. Se você entender o amor que Deus ordena, você amará o que não é amado, o que não é adorável e o que parece não ser amável. Você pode ou não se tornar um amigo íntimo, mas direcionará um amor a essa pessoa que o levará a buscar suprir suas necessidades no Senhor. Você tem o maior exemplo do mundo em Jesus e o maior capacitador em seu coração na Pessoa do Espírito Santo.

6. O Espírito Santo e a Palavra de Deus o ajudarão a não tropeçar.

7. Aquele que ama os outros permanece na luz.

Jesus é a luz do mundo. Aqueles que amam como Jesus ama continuam permanecendo na luz. Chegamos a conhecê-lo gerando um sentimento afetuoso para com os outros, amamos os outros porque fomos transformados pela graça de Deus e porque estamos sendo conformados à imagem do Filho de Deus, que é o que a santificação realmente é.

Isso não significa que continuaremos sendo cristãos somente enquanto continuarmos amando uns aos outros. Significa que fomos colocados “em Cristo” pela graça de Deus e que continuamos permanecendo Nele.

B. Por outro lado, aquele que odeia seu irmão está nas trevas.

1. Jesus é a luz e nele não há trevas em absoluto.

2. As trevas do mundo não podem extinguir a luz do mundo (João 1:5).

3. Deixar de amar como Deus ordena é a prova de que ainda estamos nas trevas.

4. Aquele que não ama seu irmão é espiritualmente cego.

II. O Mandamento de Deus de Amar Uns Aos Outros é Aplicável a Todos. V. 12-14.

“Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome. Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno. Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno”

A. João aplica isso a “filhinhos”, v. 12.

1. Nos versículos 12-14, João trata de vários estágios de desenvolvimento.

a. Os filhinhos são "bebês em Cristo".

b. Os jovens são adolescentes espirituais.

c. Os pais são crentes maduros.

2. Seus pecados foram perdoados.

3. Eles são perdoados "por causa do Seu Nome"

B. Ele aplica isso aos pais. V. 13, 14.

1. Eles O conheceram (experiencialmente), que é desde o início.

2. Esses são os crentes mais maduros.

C. João aplica aos jovens. V. 13-14.

1. Eles venceram o maligno. V.13.

2. Eles são fortes. V. 14.

3. A Palavra de Deus permanece neles. V.14

III. Não Ameis o Mundo. V. 15.

“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”

A. Os crentes não devem amar o mundo ou as coisas do mundo.

1. As pessoas mundanas amam o mundo.

2. A palavra para mundo aqui (cosmos) denota o universo organizado.

3. O cosmos é o reino governado por Satanás.

Quando os cristãos falam sobre amar o mundo, devemos lembrar que, desde que o Brasil entrou na era pós-cristã, incontáveis ​​milhões de pessoas foram secularizadas por meio de nosso processo de educação. Somente os cristãos que foram ensinados no lar e na igreja podem entender os termos e conceitos das Escrituras. A Nova Era, ou juventude pós-moderna, que foi ensinada a amar a Mãe Terra e celebrar o Dia da Terra, pode ficar chocada ao descobrir que os cristãos são ensinados a não amar o mundo. Os cristãos deveriam ter o maior apreço pela criação de Deus de todas as pessoas na Terra, mas entendemos que as referências bíblicas para "o mundo" vão muito além da geografia e topografia.

O mundo é governado por Satanás, o príncipe deste mundo. Estamos falando sobre o mundo que odeia Jesus Cristo (João 7:7). Jesus disse, “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” (João 15:18-19).

O mundo denota um sistema de pensamento que está inalteravelmente definido contra Deus - não os deuses do mundo, mas contra o Criador e Juiz do mundo. Essa inimizade está especialmente focada em Jesus Cristo - e não apenas em algum pseudo-Cristo, mas no Cristo da Bíblia. Vemos essa inimizade nos sistemas políticos do mundo. O marxismo professa ser sem Deus, sem Estado e sem classes. O comunismo é mau, e agradeço a Deus pela avaliação de Ronald Reagan da velha URSS como um "império do mal". O comunismo e o nazismo têm sido responsáveis ​​por um mal além de nossas estimativas mais extravagantes. Mas e a democracia? Embora seja o maior sistema que o mundo conheceu, ele não pode redimir o mundo. Uma democracia fundada em princípios bíblicos - como os Fundadores nos asseguram que a América era - pode fornecer à igreja uma oportunidade de evangelizar o mundo, mas não pode redimir o mundo por meio da política. Na verdade, todos os três ramos do governo na América travaram uma guerra profana contra Deus e Sua Palavra por várias décadas.

O mundo não está apenas cheio de sistemas políticos ímpios, mas também de religiões ímpias. Não se engane, Satanás é a fonte e a força por trás de todas as religiões falsas. Tiago 4:4 responde:

“Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

Deus tem muitos inimigos no Congresso, nos templos religiosos e mesquitas, na educação e na sociedade em geral. Ambientalismo radical, feminismo radical e o lobby homossexual são apenas alguns exemplos.

B. Você não pode amar o Pai e o mundo.

1. A prova de seu relacionamento com o Senhor é vista em sua atitude para com o mundo.

2. As pessoas perdidas são do mundo e você espera que sejam mundanas.

a. Sua mundanidade toma a forma do mal em suas formas mais frascos.

b. Pode, entretanto, assumir a forma de bem social.

3. Os cristãos devem evitar o mundanismo.

Estamos no mundo, mas não devemos ser do mundo. Você é tão mundano quanto seus pecados o tornam. Você não pode se considerar espiritual porque se abstém dos pecados da carne e do mundo. Você é tão mundano quanto o seu ciúme o torna. Substitua o ciúme, o ódio, a inveja, a luxúria, a ganância, a amargura ou a cobiça. Por meio da oração, do estudo da Bíblia e do ministério do Espírito Santo, aprendemos a colocar nossa afeição nas coisas de Deus e a resistir a esses pecados.

Conclusão: Ou você ama a Deus ou ama o mundo. Se as coisas do mundo clamam sua atenção e sua afeição, você é mundano. Se você ama a Deus, você ama o que Ele ama e odeia o que Ele odeia. Se você está permanecendo em Cristo, você amará a Deus e amará uns aos outros. Como evito o mundanismo e como posso ter certeza de que estou andando com meu Senhor? Em Romanos 12:1-2, Paulo fornece uma resposta:

“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem